AMIGOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

Agenda 2014 aberta

Agenda 2014 aberta

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SEMANA DE ORAÇÃO DAS CRIANÇAS - PROJETO DA APEC

A APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) estará realizando 1 semana de Oração Especial pelas crianças, especificamente do dia 03 à 09/10. Cada dia com propósitos específicos.
Leia o material abaixo e se sentir no coração divulgue para aqueles que você conhece que também trabalham com crianças.
(Clique em cada imagem e elas se abrirão em uma nova Janela, onde logo em cima da imagem terá um quadrinho com o seguinte dizer FAZER DOWNLOAD.
Clicando nele aparecerá um logo abaixo escrito FAZER DOWNLOAD DA FOTO e após abrirá um quadrinho no seu computador perguntando "DESEJA SALVAR OU ABRIR ESTE ARQUIVO?", clique em SALVAR e então selecione a pasta onde deseja que a imagem seja salva.)







Se mesmo seguindo o passo a passo para abrir as imagens, você tiver dificuldade para ler o conteúdo, veja aqui onde eu o consegui http://sites.google.com/site/conexaogilceleti/semana-de-oracao-da-crianca---1a-semana-de-outubro
Vamos orar pelos nossos pequeninos! O clamor não pode parar!!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

UM ABRAÇO AOS AMIGOS CATÓLICOS...

"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!
E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.
Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo,...
Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei ( não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns.
E eu faço isso por causa do evangelho, para ser também participante dele."
1ª Coríntios 9.16-23
Quero deixar aqui registrado o meu abraço a todas as amigas católicas que entram em contato comigo através de e-mail, ou como a Rose Mari que deixou um carinhoso recado no meu muralzinho, aqui no blog.
Quando iniciei este blog não podia imaginar que ele poderia alcançar pessoas não evangélicas, mas quando colocamos o que fazemos nas mãos de Deus, o Senhor pode usar da maneira que Ele quer.
Eu fico muito feliz que o meu blog esteja sendo lido por vocês, amigos católicos!!!
Deus abençoe grandemente a vida de vocês.

O Pastor e as Ovelhas - para colorir

Este desenho dá para ser usado em algumas combinações de textos bíblicos.
Pode servir como atividade para colorir, ou até mesmo visual para contar a história do menino Davi, pode ser usado para a Parábola da Ovelha perdida.


Só não consegui me lembrar onde encontrei este desenho para dar o crédito a pessoa que o postou. Se quem postou esta imagem o vê aqui, por favor entre em contato para que eu cite seu endereço aqui no blog.

SÉRIE DE LIÇÕES BÍBLICAS - PLANEJAMENTO_CRIANÇAS ABENÇOADAS POR DEUS

No mês de Outubro estaremos trabalhando algumas histórias bíblicas onde aparecem crianças. Em cada lição bíblica os pequeninos aprenderão como Deus tem amor todo especial pelos pequeninos e deseja usá-los também para abençoar outras pessoas.
Atenção!!! Se tiver algum amigo ou amiga que utiliza estes esboços como base para ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos e tiver outras Sugestões para estas lições, ficarei feliz de receber seu e-mail contando suas experiências e ideias. E se me for permitido vou postar sua sugestão aqui.

1ª Lição - TEMA: Jesus também foi Criança
TEXTO-BÍBLICO: Lucas 2.41-52
VERSÍCULO DO DIA: “Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais Dele.” Lucas 2.52
OBJETIVOS DA LIÇÃO: As crianças deverão aprender com o exemplo de Jesus que devem amar estar na Casa de Deus, aprendendo a Sua Palavra e também obedecer seus pais.

INTRODUÇÃO
Olá crianças como vocês estão? E a família de vocês, vai bem?
Hoje vamos aprender mais uma linda lição do livro que só tem histórias verdadeiras. Será que alguém sabe me dizer qual é? Muito bem, a Bíblia Sagrada!
Neste mês estudaremos um tema muito interessante. Veremos que a Bíblia nos conta muitas histórias de crianças, iguaizinhas a vocês que foram abençoadas pelo Senhor Deus.
Vamos começar nossos estudos com a história de alguém muito especial, na verdade o mais especial de todos, que também foi criança e que deixou um belo exemplo de como deve se comportar uma criança que serve à Deus.
Estão curiosos? Querem saber de quem estou falando?
Então agora vamos prestar muita atenção para aprendermos esta linda história!

DESENVOLVIMENTO
Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa.
Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume.
Com certeza o menino Jesus deve ter ficado muito feliz por ter ido à Casa de Deus. E vocês, ficam felizes quando vem na Igreja?
Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo.
Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo.
Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles.
Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados.
E a sua mãe lhe disse:
— Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você. Jesus respondeu:
— Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?
Jesus tinha uma missão: fazer a vontade de Seu Pai Celestial, o Senhor Deus. Mas Maria e José ainda não compreendiam isso.
Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles.
E a sua mãe guardava tudo isso no coração.
Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.

CONCLUSÃO
Em tudo Jesus obedecia aos seus pais. Eles formavam uma família feliz.
Quando os filhos obedecem aos pais o lar é mais abençoado!
Jesus foi um ótimo filho! Ele gostava de ver seus pais felizes, por isso, era sempre muito obediente.
Toda criança deve ser obediente aos seus pais. A obediência agrada a Deus.
É importante também que você obedeça aos seus professores, aos pastores, todas as autoridades de uma maneira geral.
Quem ama não reclama por ter que obedecer.
Vocês são obedientes ao papai e a mamãe? Vamos orar pedindo a ajuda de Deus para sermos obedientes.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
rO Versículo do Dia poderá ter suas partes escritas dentro do molde de “templo”. Não se esqueça de fazer um “templo” para colocar a referência bíblica onde o versículo se encontra.




2ª Lição
- TEMA: João Batista: O Menino Escolhido para ser Profeta
TEXTO-BÍBLICO: Lucas 1.5-25, 57-80
VERSÍCULO DO DIA: “... Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o SENHOR Deus me escolheu; eu em havia nascido, quando ele me chamou pelo nome.” Isaías 49.1
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que antes mesmo de nascermos o Senhor Deus tem um plano muito especial para a vida de cada criança.

INTRODUÇÃO
Quando Herodes era o rei da terra de Israel, havia um sacerdote chamado Zacarias. A esposa dele chamava-se Isabel e também era de uma família de sacerdotes. Esse casal vivia a vida que para Deus é correta, obedecendo fielmente a todas as leis e mandamentos do Senhor. Mas não tinham filhos porque Isabel não podia ter filhos e porque os dois já eram muito velhos.

DESENVOLVIMENTO
Certo dia na Igreja em Jerusalém, Zacarias estava fazendo o seu trabalho de sacerdote, pois era a sua vez de fazer aquele trabalho diário. Conforme o costume dos sacerdotes, ele havia sido escolhido por sorteio para queimar o incenso no altar e por isso entrou no Templo do Senhor.
Durante o tempo em que o incenso queimava, o povo lá fora fazia orações.
Então um anjo do Senhor apareceu em frente de Zacarias, de pé, do lado direito do altar.
Quando Zacarias o viu, ficou com medo e não sabia o que fazer.
Mas o anjo lhe disse:
— Não tenha medo, Zacarias, pois Deus ouviu a sua oração! A sua esposa vai ter um filho, e você porá nele o nome de João. O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente, pois para o Senhor Deus ele será um grande homem. Ele não deverá beber nenhuma bebida alcoólica. Ele será cheio do Espírito Santo desde o nascimento e levará muitos israelitas ao Senhor, o Deus de Israel. Ele será mandado por Deus como mensageiro e será forte e poderoso como o profeta Elias. Ele fará com que pais e filhos façam as pazes e que os desobedientes voltem a andar no caminho direito. E conseguirá preparar o povo de Israel para a vinda do Senhor.
Então Zacarias perguntou ao anjo:
— Como é que eu vou saber que isso é verdade? Estou muito velho, e a minha mulher também.
O anjo respondeu:
— Eu sou Gabriel, servo de Deus, e ele me mandou falar com você para lhe dar essa boa notícia. Você não está acreditando no que eu disse, mas isso acontecerá no tempo certo. E, porque você não acreditou, você ficará mudo e não poderá falar até o dia em que o seu filho nascer.
Enquanto isso, o povo estava esperando Zacarias, e todos estavam admirados com a demora dele no Templo. Quando saiu, Zacarias não podia falar. Então perceberam que ele havia tido uma visão no Templo.
Sem poder falar, ele fazia sinais com as mãos para o povo. Quando terminaram os seus dias de serviço na Casa de Deus, Zacarias voltou para casa.
Zacarias ficou mudo, porque não acreditou na notícia que o anjo Gabriel havia lhe trazido, de que ele seria pai, mesmo ele e Isabel sendo já velhos.
Nós nunca devemos duvidar das promessas que Deus tem para nossas vidas. Porque toda promessa que o Senhor faz, Ele cumpre.
Chegou o tempo de Isabel ter a criança, e ela deu à luz um menino. Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela.
Quando o menino estava com oito dias, as pessoas queriam lhe dar o nome do pai, isto é, Zacarias. Mas a sua mãe disse:
— Não. O nome dele vai ser João.
Então disseram:
— Mas você não tem nenhum parente com esse nome!
Aí fizeram sinais ao pai, perguntando que nome ele queria pôr no menino. Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e escreveu: “O nome dele é João.” E todos ficaram muito admirados.
Nesse momento Zacarias pôde falar novamente e começou a louvar a Deus. Os vizinhos ficaram com muito medo, e as notícias dessas coisas se espalharam por toda a região montanhosa da Judéia.
Todos os que ouviam essas coisas e pensavam nelas perguntavam:
— O que será que esse menino vai ser?
Pois, de fato, o poder do Senhor estava com ele.
Zacarias, o pai de João, cheio do Espírito Santo, começou a profetizar. Ele disse:
— Louvemos o Senhor, o Deus de Israel, pois ele veio ajudar o seu povo e lhe dar a liberdade. Enviou para nós um poderoso Salvador, aquele que é descendente do seu servo Davi. Faz muito tempo que Deus disse isso por meio dos seus santos profetas. Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e nos livrar do poder de todos os que nos odeiam. Disse que ia mostrar a sua bondade aos nossos antepassados e lembrar da sua santa aliança. Ele fez um juramento ao nosso antepassado Abraão; prometeu que nos livraria dos nossos inimigos e que ia nos deixar servi-lo sem medo, para que sejamos somente dele e façamos o que ele quer em todos os dias da nossa vida. O meu filho será chamado de profeta do Deus Altíssimo e irá adiante do Senhor a fim de preparar o caminho para ele. Você anunciará ao povo de Deus a salvação que virá por meio do perdão dos pecados deles. Pois o nosso Deus é misericordioso e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós a sua luz e do céu iluminará todos os que vivem na escuridão da sombra da morte, para guiar os nossos passos no caminho da paz.

CONCLUSÃO
Depois que nasceu o menino João Batista foi crescendo e ficou cheio da presença de Deus em sua vida. Quando João Batista tornou-se um adulto ele cumpriu o plano que Deus tinha para sua vida, ser um profeta, alguém que ensinaria as pessoas a Palavra de Deus. Quando cresceu, João viveu no deserto até o dia em que apareceu diante do povo de Israel.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
rPara o Versículo do Dia desta Lição pode ser feito um cartaz com figura de mulher grávida, ou com acessórios que um bebê usa, exemplos: chupeta, mamadeira, chocalho.
r Após a Lição Bíblica que tal fazer uma Brincadeira para avaliar se as crianças aprenderam o que foi ensinado?
Traga uma bola e prepare perguntas relacionadas a história que foi contada, com antecedência.
Faça um círculo com as crianças e antes de começar a brincadeira explique as regras:
Não jogar a bola no amigo(a), mas sim entregar em suas mãos;
Não ficar segurando a bola enquanto a música estiver tocando;
Não responder a pergunta que for feita a outra criança.
É muito importante definir as regras da brincadeira antes que esta comece para evitar desordem. Se alguma criança desrespeitar alguma regra deverá ser tirada da brincadeira sendo lembrada de que regra desrespeitou.
Dê a bola a uma das crianças, coloque um louvor animado no rádio e a medida que o louvor for tocando a bola deve ser passada de mão em mão. Quando você parar a música a criança que estiver com a bola na mão deverá responder uma das perguntas que você preparou. (Se a sua turma for com crianças de várias idades como a que trabalhamos em nossa igreja, lembre-se que a pergunta deve ser selecionada de acordo com a idade da criança. Prepare perguntas “não tão difíceis” para os menores, e perguntas mais bem elaboradas para os maiores.)
Se a criança responder corretamente prossegue na brincadeira, se não deverá sair da roda, sentar-se e esperar a brincadeira terminar. Ganha quem ficar até o fim.

3ª Lição - TEMA: Josias: O Menino Rei
TEXTO-BÍBLICO: 2° Reis 21.19-26, 2° Reis 22., 2° Reis 23.1-20, 2° Crônicas 34.
VERSÍCULO DO DIA: “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” 2ª Timóteo 3.15
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que é importante aprender e praticar a Palavra de Deus durante toda a nossa vida.

INTRODUÇÃO
A Bíblia nos conta a história de um rei de Judá que se chamava Amom. Ele reinou em Jerusalém durante dois anos.
Amom não foi um bom rei. Ele fez muitas coisas erradas que não agradavam a Deus. Ele adorou e serviu os ídolos, que seu pai Manasses havia adorado.
Assim Amom abandonou o Senhor e foi desobediente a Ele.

DESENVOLVIMENTO
Quando Amom morreu o seu filho Josias ficou no lugar dele como rei.
Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou trinta e um anos em Jerusalém. A mãe dele se chamava Jedida.
Mas, será que Josias imitou as atitudes de seu pai Amom? Será que ele também assim, como o seu pai e avô, foi desobediente ao Senhor?
(Aguarde a participação das crianças.)
Não! Josias fez o que agradava a Deus, o SENHOR; ele seguiu o exemplo do rei Davi, e não se desviou nem para um lado nem para o outro.
Quando Josias fez dezesseis anos ele começou a adorar a Deus. E com vinte anos começou a limpar seu pais da adoração aos falsos deuses.
O rei Josias andou por todo o seu reino destruindo todos os lugares onde havia adoração aos ídolos.
O tempo foi passando e quando o rei Josias fez vinte e seis anos, depois de ter acabado com o pecado da idolatria, ele escolheu alguns homens para fazerem os consertos na Casa de Deus que estava abandonada.
O rei Josias deu a seguinte ordem a um homem chamado Safa:
— Vá falar com Hilquias, o Grande Sacerdote, e diga a ele que conte o dinheiro que os sacerdotes que tomam conta da entrada do Templo têm recebido do povo. Ele que entregue esse dinheiro aos homens que estão encarregados dos consertos do Templo: os carpinteiros, os construtores e os pedreiros e comprar a madeira e as pedras para os consertos.
Safã deu a ordem do rei a Hilquias, e este lhe contou que havia achado o Livro da Lei no Templo. Hilquias lhe entregou o livro, e ele o leu.
Depois Safã voltou e contou ao rei o seguinte:
— Os seus servidores pegaram o dinheiro que estava no Templo e o entregaram aos encarregados dos consertos.
E Safã disse também:
— Tenho aqui comigo um livro que Hilquias me entregou. E leu o livro em voz alta para o rei.
Quando ouviu o que o Livro da Lei dizia, o rei rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
Então o rei Josias deu a seguinte ordem aos homens que estavam lhe servindo:
— Vão consultar a Deus, o SENHOR, por mim e por todo o povo de Judá a respeito dos ensinamentos deste livro. Deus está muito triste conosco porque os nossos antepassados não fizeram o que este livro manda.
Os servidores do rei Josias foram falar com uma profetisa chamada Hulda. Vocês sabem o que é uma profetisa?
Assim como um profeta, ela conta as pessoas as mensagens enviadas por Deus.
Hulda disse que, os homens enviados pelo rei voltassem e lhe dessem a mensagem que o Senhor Deus iria permitir que o povo do reino de Josias fosse castigado, pois eles haviam abandonado a Deus. Mas por causa do arrependimento que Josias tinha demonstrado depois de ouvir a Palavra de Deus, Hulda disse:
— Você ouviu o que está escrito no livro, e se arrependeu, e se humilhou diante de mim, rasgando as suas roupas e chorando quando ouviu como ameacei castigar a cidade de Jerusalém e o seu povo. Eu vou fazer com que Jerusalém vire um lugar horrível de se ver, e o nome desta cidade será usado para rogar pragas. Mas eu ouvi a sua oração e por isso só depois da sua morte é que vou castigar Jerusalém. Vou deixar que você morra em paz.
Então os homens levaram ao rei essa resposta.
Depois disso, o rei Josias mandou que todos se reunissem com ele e fossem juntos até a Casa de Deus, desde os mais ricos até os mais pobres.
Então o rei leu diante deles a Palavra de Deus que havia sido achada no Templo.
Josias ficou em pé, e fez com Deus, o SENHOR, uma aliança pela qual eles lhe obedeceriam e guardariam as suas leis e mandamentos com todo o coração e com toda a alma. E também cumpririam tudo o que a aliança mandava fazer, como estava escrito no livro.
E todo o povo prometeu cumprir a aliança.

CONCLUSÃO
A Bíblia nos diz crianças que não houve outro rei que serviu a Deus como Josias, com todo o seu coração, mente e força.
Josias acabou com todos os ídolos que havia nas terras dos israelitas e fez com que todos eles adorassem o SENHOR, seu Deus. Enquanto Josias viveu, o povo não deixou de obedecer ao Deus verdadeiro.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
rO Versículo do Dia poderá ter suas partes escritas dentro do molde da “coroa” que está em anexo. Não se esqueça de fazer uma “coroa” com a referência bíblica onde o versículo se encontra.
rPoderá ser utilizado o DVD MIDINHO – O PEQUENO MISSIONÁRIO vol. 10, a história JOSIAS E O LIVRO DA LEI.




4ª Lição
- TEMA: A Menina Mensageira de Deus
TEXTO-BÍBLICO: 2° Reis 5.1-19
VERSÍCULO DO DIA: “...—Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.” Marcos 16.15
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Saber que Deus pode usar uma criança para falar da Sua Palavra e abençoar vidas.

INTRODUÇÃO
Quem aqui sempre ajuda a mamãe nas tarefas de casa, ou o papai? Deus fica muito feliz quando ajudamos, fazemos o bem às outras pessoas.
E por falar nisso, hoje nós vamos estudar aqui na Palavra de Deus a história de uma menina que ajudou uma família a conhecer o nosso Deus.

DESENVOLVIMENTO
Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios.
Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele. Esta doença chama-se lepra.
Num dos seus ataques contra Israel, os sírios haviam levado como prisioneira uma menina israelita, que ficou sendo escrava da mulher de Naamã.
Um dia a menina disse à patroa:
— Eu gostaria que o meu patrão fosse falar com o profeta que mora em Samaria, pois ele o curaria da sua doença.
Então Naamã foi falar com o rei e contou o que a menina tinha dito. E o rei ordenou:
— Vá falar com o rei de Israel e entregue esta carta a ele.
Vejam só que coisa maravilhosa crianças, Naamã e sua esposa acreditaram nas palavras da menina, sem duvidar!
Com certeza a menina era uma serva boa e obediente que, mesmo estando distante dos pais, não deixou de acreditar em Deus. Vocês também podem falar do poder de Deus para os seus amigos de uma forma simples, sem precisar usar palavras difíceis. Basta falar daquilo que tem aprendido na Palavra de Deus e crê.
Então Naamã saiu, levando uns trezentos e cinqüenta quilos de prata, e uns setenta quilos de ouro, e dez mudas de roupas finas. A carta que ele levava dizia assim:
“Esta carta é para apresentar Naamã, que é meu oficial. Eu quero que você o cure.”
Quando o rei de Israel leu a carta, rasgou as suas roupas em sinal de medo e exclamou:
— Como é que o rei da Síria quer que eu cure este homem? Será que ele pensa que eu sou Deus e que tenho o poder de dar a vida e de tirá-la? Ele está querendo briga!
O profeta Eliseu soube do que havia acontecido e mandou dizer ao rei:
— Por que o senhor está tão preocupado? Mande que esse homem venha falar comigo, e eu mostrarei a ele que há um profeta em Israel!
Então Naamã foi com os seus cavalos e carros e parou na porta da casa de Eliseu. Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.
Mas Naamã ficou muito zangado e disse:
— Eu pensava que pelo menos o profeta ia sair e falar comigo e que oraria ao SENHOR, seu Deus, e que passaria a mão sobre o lugar doente e me curaria! Além disso, por acaso, os rios Abana e Farpar, em Damasco, não são melhores do que qualquer rio da terra de Israel? Será que eu não poderia me lavar neles e ficar curado?
E foi embora muito bravo.
Então os seus empregados foram até o lugar onde ele estava e disseram:
— Se o profeta mandasse o senhor fazer alguma coisa difícil, por acaso, o senhor não faria? Por que é que o senhor não pode ir se lavar, como ele disse, e ficar curado?
Então Naamã desceu até o rio Jordão e mergulhou sete vezes, como Eliseu tinha dito. E ficou completamente curado. A sua carne ficou firme e sadia como a de uma criança.
Depois ele voltou com todos os seus homens até o lugar onde Eliseu estava e disse:
— Agora eu sei que no mundo inteiro não existe nenhum deus, a não ser o Deus de Israel. Aceite um presente meu, por favor.
Eliseu respondeu:
— Juro pelo SENHOR, o Deus vivo, a quem sirvo, que não aceitarei nenhum presente.
Naamã insistiu com ele para que aceitasse, mas ele não quis. Aí Naamã disse:
— Já que o senhor não quer aceitar o meu presente, então deixe que eu leve para casa duas mulas carregadas de terra, pois de agora em diante eu não vou oferecer sacrifícios e ofertas que são completamente queimadas a nenhum deus, a não ser a Deus, o SENHOR. Mas eu gostaria que ele me perdoasse uma coisa, que é a seguinte: quando eu tiver de acompanhar o meu rei ao templo de Rimom, o deus da Síria, para ali adorar, eu vou ter de adorá-lo também. Que o SENHOR Deus me perdoe por isso!
Eliseu disse:
— Adeus! Boa viagem!

CONCLUSÃO
Ah! Que grande alegria para a pequena menina! Ela havia ajudado uma família a conhecer o verdadeiro Deus!
O comandante Naamã acreditou no Senhor através das palavras daquela menina. Vocês crianças, não precisam esperar crescer para falar de Jesus para os seus coleguinhas e familiares, pois Deus chamou cada um de vocês para serem mensageiros Dele.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
rVocê poderá preparar como Método Visual para esta lição “Palitoches” (figuras no palito) dos personagens principais desta história bíblica. No anexo você encontrará: Naamã, a esposa de Naamã, Profeta Eliseu, a Menina Israelita.



rComo na lição de hoje tivemos um exemplo da menina que falou do Deus verdadeiro para a família do comandante Naamã, que tal confeccionar com seus alunos um convite para que eles convidem seus amigos a virem na Igreja. Você poderá escrever todas as informações importantes (data, horário, endereço, o texto do convite) e deixar um desenho para que as crianças pintem. Peça que eles levem para um amigo, ou mais amigos se você der mais de um convite para cada criança, que ainda não conhece Jesus.
rPoderá ser utilizado o DVD MIDINHO – O PEQUENO MISSIONÁRIO vol. 4, a história A CURA DE NAAMÃ.
rPara o Versículo do Dia poderá ser feito um cartaz com figuras de crianças das mais diversas partes do mundo.

5ª Lição - TEMA: Você é Especial para Deus!
TEXTO-BÍBLICO: 2° Reis 4.8-37
VERSÍCULO DO DIA: “Mas, agora, assim diz o Senhor que te criou,..., e que te formou,...: Não temas, porque eu te resgatei; chamei-te pelo teu nome; tu és meu.” Isaías 43.1
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Mostrar que Deus importa-se com as lutas que cada criança enfrenta e que elas podem buscar a ajuda do Senhor para vencer qualquer problema

INTRODUÇÃO
Glória a Deus! Estamos terminando mais um mês e quantas coisas maravilhosas aprendemos na Palavra de Deus!
Alguém aqui se lembra como se chamava o profeta que foi usado por Deus para mandar Naamã lavar-se no rio Jordão e ficar curado?
O profeta Eliseu! Ele era um homem de Deus e através dele o Senhor operou muitos outros milagres, além da cura do comandante Naamã.

DESENVOLVIMENTO
Um dia Eliseu foi até a cidade de Suném, onde morava uma mulher rica. Ela o convidou para uma refeição, e daí em diante, sempre que ia a Suném, Eliseu fazia as suas refeições na casa dela. Ela disse ao seu marido:
— Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá.
Um dia Eliseu voltou a Suném e subiu ao seu quarto para descansar. Ele disse a Geazi, o seu empregado, que fosse chamar a dona da casa. Quando ela chegou, Eliseu disse a Geazi:
— Pergunte o que eu posso fazer por ela para pagar todo o trabalho que ela tem tido, cuidando de nós. Talvez ela queira que eu vá falar em favor dela com o rei ou com o comandante do exército.
Mas a mulher respondeu:
— Eu tenho tudo o que preciso aqui, no meio do meu povo.
Eliseu perguntou a Geazi:
— Então o que posso fazer por ela?
Ele disse:
— Bem, a mulher não tem filhos, e o marido dela é idoso.
— Diga a ela que venha aqui! — ordenou Eliseu.
Ele a chamou, e ela foi e ficou na porta. Então Eliseu disse:
— No ano que vem, por este tempo, você carregará um filho no colo.
A mulher exclamou:
— Por favor, não minta para mim! O senhor é um homem de Deus!
Mas, como Eliseu tinha dito, no ano seguinte, no tempo marcado, ela deu à luz um filho.
Alguns anos depois, no tempo da colheita, o menino saiu para se encontrar com o pai, que estava no campo com os trabalhadores que faziam a colheita. De repente, ele começou a gritar para o pai:
— Ai! Que dor de cabeça!
Então o pai disse a um dos empregados:
— Leve o menino para a mãe.
O empregado carregou o menino até o lugar onde a mãe estava. Ela ficou com ele no colo até o meio-dia, e então ele morreu.
Xiii... Que tristeza para aquela mãe. Primeiro ela não tinha filhos, e agora que tinha ele morreu. E agora crianças, o que vocês acham que aquela mulher iria fazer? Como ela estava se sentindo?
A sunamita pegou o filho morto no colo, carregou para o quarto de Eliseu e o pôs na cama. Depois saiu e fechou a porta.
Então chamou o marido e disse:
— Mande um empregado trazer uma jumenta. Eu preciso ir falar com o profeta Eliseu. Volto o mais depressa que puder.
O marido perguntou:
— Por que você vai falar com ele hoje
— Tudo vai bem! — respondeu ela.
Aí mandou que pusessem os arreios na jumenta e ordenou ao empregado:
— Faça o animal andar o mais depressa que puder e só pare quando eu mandar.
E assim ela saiu e foi para o monte Carmelo, onde Eliseu estava.
Quando ela ainda estava um pouco longe, Eliseu a viu chegando e disse ao seu empregado Geazi:
— Veja! A mulher de Suném vem vindo aí. Corra até lá e pergunte se tudo está bem com ela, com o marido e com o filho.
A mulher disse a Geazi que estava tudo bem; porém, quando chegou ao lugar onde Eliseu estava, ela se ajoelhou diante dele e abraçou os seus pés. Geazi ia tirá-la dali, mas Eliseu disse:
— Não faça isso! Você não está vendo que ela está muito aflita? E o SENHOR Deus não me disse nada sobre isso!
Então a mulher disse a Eliseu:
— Senhor, por acaso, eu lhe pedi um filho? Não lhe pedi que não me enganasse?
Eliseu virou-se para Geazi e disse:
— Apronte-se, pegue o meu bastão e vá. Não pare para cumprimentar ninguém que você encontrar e, se alguém cumprimentar você, não perca tempo respondendo. Vá direto e ponha o meu bastão em cima do menino.
Mas a mulher disse a Eliseu:
— Juro pelo SENHOR Deus e juro pelo senhor mesmo que eu não o deixarei aqui.
Aí Eliseu se levantou e foi com ela.
Geazi foi à frente deles e colocou o bastão em cima do menino. Porém ele não soltou nenhum gemido, nem havia nele qualquer outro sinal de vida. Então Geazi voltou para encontrar Eliseu e disse:
— O menino não acordou.
Quando Eliseu chegou, entrou sozinho no quarto e viu o menino morto na cama. Então fechou a porta e orou a Deus, o SENHOR.
Depois deitou-se sobre o menino, pondo a sua boca sobre a boca dele, os olhos sobre os olhos e as mãos sobre as mãos.
Quando Eliseu se deitou sobre o menino, o corpo da criança começou a esquentar.
Eliseu levantou-se e andou de um lado para outro do quarto. Depois voltou e deitou-se de novo sobre o menino. Aí o menino espirrou sete vezes e abriu os olhos.
Então Eliseu chamou Geazi e mandou que ele chamasse a mãe. Quando a mulher entrou, Eliseu disse:
— Pegue o seu filho.
Ela caiu aos pés de Eliseu e encostou o rosto no chão. Depois pegou o filho e saiu.

CONCLUSÃO
Vejam crianças, como Deus é realmente maravilhoso!
Aquele menino já estava morto, não tinha mais vida nele. Porém, o Senhor Deus não tinha terminado o Seu plano na vida daquela criança e por isso usou o profeta Eliseu para orar por ela para que o milagre da ressurreição acontecesse.
Vocês não precisam e nem devem ter medo de nada nesta vida. Sabem por quê?
Porque o controle de tudo o que acontece conosco está nas mãos de Deus. Ainda que o nosso inimigo, o diabo, queira nos fazer algum mal nós não precisamos ficar apavorados, mas podemos dizer como a sunamita:
— Tudo vai bem!
Pois vocês foram criados por Deus e são muito especiais para Ele. O Senhor cuida da vida de cada criança!

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
rPara o Versículo do Dia desta lição você pode escrevê-lo dentro de um coração grande feito em uma cartolina rosa. Se utilizar cartolina vermelha, lembre-se de usar um hidrocor grosso e escuro, pois
com canetinha fina e clara ficará difícil das crianças mais distantes lerem o versículo.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mini - Cartaz_João 10.14

Sugestões para a Parábola da Ovelha Perdida_ATENDENDO PEDIDO DA AMIGA BIANCA_parte 2

Leia a parte 1 desta postagem aqui

http://karolpoerner.blogspot.com/2010/09/sugestoes-para-parabola-da-ovelha.html

Continuando a atender o pedido da amiga Bianca...

Sugestões de Atividades






Versículo Chave, ou para Memorizar - Para visualizar o versículo principal da lição, os desenhos abaixo podem ser ampliados e podem ser trocadas as palavras dentro das ovelhinhas e referência bíblica, se for outro versículo.

Espero que estas sugestões ajudem não somente a Irmã Bianca que me enviou seu e-mail, mas também a tantos outros que precisarem preparar aula, culto, ou outro relacionado a esta história bíblica.

Sugestões para a Parábola da Ovelha Perdida_Atendendo o Pedido da Amiga Bianca_parte 1

À pedido da amiga Bianca quero deixar aqui algumas sugestões que podem ser incluídas em uma aula, ou quem sabe talvez num Culto Infantil e até mesmo em algum outro tipo de programação especial com as crianças em que o tema esteja relacionado a da Parábola da Ovelha Perdida, que pode ser estudada em Mateus 18.12-14 e Lucas 15.4-7.
Na Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que eu utilizo muito para preparar minhas aulas com as crianças, pela sua linguagem simples, clara e objetiva, esta parábola está escrita assim:
Certa ocasião, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram perto de Jesus para o ouvir.
Os fariseus e os mestres da Lei criticavam Jesus, dizendo:
— Este homem se mistura com gente de má fama e toma refeições com eles.
Então Jesus contou esta parábola:
— Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la.
Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros.
Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.”
— Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.
Visuais – Aqui no blog já tenho postados alguns visuais sobre esta Parábola












Trabalhos Manuais – Pode ser confeccionado um dos Modelos de Máscara abaixo e fazer uma dramatização desta Parábola, que não é muito longa e por isso dá para fazer inclusive com Turmas como Maternal e Jardim.




Pode ser dada também esta Ovelhinha para as Crianças montarem.



Louvor – Neste Cd da Turma do Printy tem uma canção muito linda entitulada O BOM PASTOR. O legal é que neste Cd vem os play-backs para ensaiar as crianças se for para elas se apresentarem na Igreja, ou em qualquer outro lugar. Muito bom!

Como falar de alguém tão especial
Que cuida de mim, me faz bem assim
Um amigo sem igual
E nas dificuldades
ele está junto a mim
Sua vida tem dado
e com ele ao meu lado
Sinto o amor de Deus, oh sim
O bom pastor
Dá a vida por seu rebanho
Dá alimento e atenção
Como um verdadeiro pai
O bom pastor
Sempre está ao nosso lado
Nos cativa a ama-lo
E a seguir seu coração
Lembrancinhas – Neste Álbum no Picasa, entre diversa idéias, têm muitas sobre Ovelhinhas, muito interessantes. Vale a pena você conferir
Na próxima postagem vou colocar alguns desenhos para colorir relacionados a Parábola da Ovelha Perdida.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UM ABRAÇO PARA OS AMIGOS...

Estes dias não tenho postado nenhuma novidade, mas é por uma boa razão estou bem ocupada entre outras tarefas preparando para postar aqui no blog o novo Planejamento de Lições Bíblicas que tem por título CRIANÇAS ABENÇOADAS POR DEUS, para o mês de Outubro. Não é fácil, preparar um Planejamento. Exige dedicação, estudo, pesquisa e para ficar excelente a bênção de Deus!
Gostaria de saber se tem algum ou alguns seguidores deste blog que fazem uso das Lições Bíblicas por mim postadas.
Mas, estou passando aqui para deixar registrado o meu carinho pelos amigos que deixam suas mensagens no meu Muralzinho. Um abraço para Ediléa Rosa, Maristela, Ruth Magalhães, minha abençoada irmã em Cristo, Mariangela, Luciana Profeta, Adriana do Carmo, Ruth, Pr. Fernando e Nilma.
Para aqueles que tem um blog sabem como é legal quando alguém deixa um recado ou comentário sobre nossas postagens, incentiva ao blogueiro, ou blogueira a manter seu blog sempre com novidades e as palavras de vocês que me enviam recados, comentários e e-mails enchem meu coração de alegria e satisfação de saber que o Senhor tem me usado para ajudar tantos irmãos.
Deus abençoe muito mesmo todos vocês!!!

sábado, 18 de setembro de 2010

TRAVESSIA DO MAR VERMELHO_1 Desenho para Colorir e 1 Visual Colorido


Estes desenhos estão relacionados com a passagem bíblica de Êxodo 14. quando Deus de uma maneira poderosa dá o livramento ao Seu povo da morte e dos inimigos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dvd Midinho - O Pequeno Missionário Vol.5

Veja as histórias que você poderá encontrar no volume 5 de Midinho - O Pequeno Missionário

  • O SALVAMENTO DE MOISÉS
  • DEUS FALA COM MOISÉS
  • DEUS FALA COM O FARAÓ
  • A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO

Conheça toda a Coleção dos DVD's do Midinho - O Pequeno Missionário no site da Graça Editorial

DEUS ABRE O MAR VERMELHO_VISUAIS COLORIDOS

Pedi uma ajudinha a minha querida irmã em Cristo Mariangela e ela me fez o favor de postar este material lá no picasa dela. Quem quiser fazer uma visitinha lá vai encontrar outros materiais bem legais. Acesse http://picasaweb.google.com/Mariangell16







terça-feira, 14 de setembro de 2010

AULA DEUS É MINHA FORÇA_OS RESULTADOS

Olá!!!
Quero compartilhar com vocês algumas coisas que aconteceram na minha aula de Domingo (12/09) às 8h.
Bem, postei aqui como elaborei o passo-a-passo da aula, cujo tema foi DEUS É MINHA FORÇA. Quem não leu pode acessá-la aqui. http://karolpoerner.blogspot.com/2010/09/deus-e-minha-forca-um-plano-de-aula.html
Contei a vocês de como esta Lição Bíblica foi utilizada por Deus para fortalecer a minha fé para vencer uma luta na área da saúde. http://karolpoerner.blogspot.com/2010/09/deus-e-minha-forcaum-testemunho-pessoal.html
E agora quero contar as bênçãos que aconteceram no encontro com as crianças.
No início da aula, como havia planejado, fiz a dinâmica do Versículo Fatiado com as crianças. Eu disse assim:
“— Crianças, preciso da ajuda de vocês para montar este cartaz que eu trouxe para colar aqui na nossa sala.”
Coloquei a cartolina no chão e entreguei as partes em que, o Salmo 5.3 estava dividido, às crianças. Elas sentaram-se no chão e começaram a tentar montar o versículo na ordem correta. Então, me sentei no chão juntamente com eles e quando conseguiram descobrir o versículo entreguei a parte onde estava escrita a referência bíblica. Na hora de colar cada parte na cartolina foi uma alegria só! Deixei que cada um passasse a cola nas partes para colar e como eles gostaram, todo mundo participando.
Depois do cartaz pronto, colei-o na parede e comecei a perguntar as crianças o que o Salmo 5.3 nos ensina.
A amiguinha Meiriane disse:
“— Tia, está dizendo que de manhã devemos orar.”
Maravilha!!! Neste momento então comecei a falar sobre a importância de iniciarmos nosso dia falando sempre com o Senhor.
Tinha preparado no meu Plano de Aula fazer o Louvor depois da Oração, mas como nossa função é planejar e a do Senhor dirigir, o Momento de Celebração foi antes.
E aí eu observei que um menino, o Vítor, que quase nunca participa com entusiasmo do Louvor, acabou chamando a minha atenção, pois cantou os louvores e fez até a coreografia de um deles.
Quando terminamos então o Momento de Celebração e íamos orar e fiz então a pergunta:
“—Quem virá aqui na frente para apresentar este dia e nossa aula a Deus?”
Naquele instante, vi que o Vítor demonstrou um certo interesse de fazer a Oração, mas estava com vergonha. Aí, o Espírito Santo, tocou no meu coração e eu falei assim:
“—Vítor, o Senhor hoje já está muito contente com você, mas se você vier fazer a oração Ele ficará mais feliz ainda!”
Ele me perguntou:
“—Tia, porque Deus está feliz comigo?”
Eu respondi:
“— Ah, isso eu só vou te contar depois que você vier aqui orar.”
Ele se encheu de coragem e veio até a frente, as crianças ficaram rindo para ele. Eu pedi que todos fechassem seus olhos, pois aquele era um momento muito especial de falarmos com Deus.
O Vítor precisou de uma ajudinha minha, mas com poucas palavras fez sua oração.
Depois que ele orou eu contei a ele de como Deus havia ficado feliz de receber o louvor que ele ofereceu com alegria e mais ainda alegrou o coração de Deus dele ter falado com o Senhor.
Depois disso a aula transcorreu normalmente e quando chegou a Hora do Lanche tentem descobrir quem se ofereceu para fazer a Oração de Agradecimento pelo mesmo... O Vítor!
Novamente, a vergonha o atrapalhou um pouco, mas ele orou.
Neste momento do lanche, teve um outro detalhe que me emocionou muito ver a minha filha, a Dudinha com suas mãozinhas erguidas, de olhinhos fechados orando também.

Ah! Aí já viu né, misturou o coração apaixonado pelo Ministério Infantil da “Tia Karol” com o coração de “Mãe Karol”.
Estou contando estes detalhes do meu trabalho com as crianças que me enchem tanto de alegria e que eu creio que são fontes vindas de Deus para me motivar.
Que nós que trabalhamos com crianças, possamos sempre ter aquele mesmo olhar de amor que o Senhor Jesus teve, quando os pais as trouxeram para que Ele as abençoasse.
Quero deixar aqui registrado o meu carinho pela Irmã Márcia, mais conhecida como “Tia Marcinha” que me ajudou nesta aula e já me auxiliou em tantas outras. Que Deus a abençoe muito mesmo!!!
Agora, novo desafio esta semana: Preparar a aula DEUS É PODEROSO! Só que nesta semana, na 6ª feira será só para o Jardim e no Domingo para as demais faixas etárias!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ANJOS_Figuras

À pedido da Aline estou postando estes desenhos de Anjo.

Aqui no blog já existem algumas postagens de histórias bíblicas onde os anjos aparecem. Clique nos links e veja:

http://karolpoerner.blogspot.com/2009/05/desenhos-do-anuncio-do-nascimento-de.html

http://karolpoerner.blogspot.com/2009/12/o-anuncio-do-nascimento-de-jesus-maria.html

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra” (Salmos 34:7)

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DEUS É MINHA FORÇA_ Um Plano de Aula para a Lição Bíblica de Davi e Golias

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres.” Salmo 126.3

Se por um lado as lutas não param de se levantar, por outro O Deus Maravilhoso nos dá capacidade para conseguirmos preparar uma aula bem interessante para suas ovelhinhas tão queridas, as crianças.
É com muita alegria no coração que vou tentar descrever da melhor maneira possível a abençoada aula que pretendo dar às crianças neste domingo.
Para quem é novato aqui no blog e gostaria de acompanhar as lições que utilizo para ensinar a Palavra de Deus as crianças é só clicar na barra lateral a sua esquerda na palavra PLANJ + O TÍTULO DESEJADO. Todo mês eu posto uma série de Lições Bíblicas novas.
Este mês estamos trabalhando com as crianças o
Planejamento QUEM É DEUS?_parte 2.
Nesta semana eu vou dar a Lição DEUS É MINHA FORÇA.
Atenção!!!
No final desta postagem vou deixar um link para quem desejar baixar os materiais e atividades mencionados.

Confira o meu Plano de Aula

(Procuro sempre chegar antes das crianças, pelo menos 30 à 40 min. Para arrumar a sala e o material que será utilizado. Quando chegamos cedo temos tempo de organizar tudo com calma, porque quando chegamos junto com as crianças fica difícil arrumar o que é necessário, sendo que precisamos dar atenção à elas.)

RECEPÇÃO E MOMENTO DE ADORAÇÃO
Conforme as crianças forem chegando anoto os nomes completos de cada uma delas e suas idades no Caderno de Oração.
No período inicial da aula estou levando a dinâmica do Versículo Fatiado do Salmo 5.3. Nesta aula selecionei este versículo que fala de apresentarmos a nossa oração pela manhã ao Senhor, e como a aula é de manhã antes de começarmos a orar vou levar uma cartolina com esta figura do menino orando abaixo, colada e as partes do versículo para que eles me ajudem a montar o mesmo, terminando de completar o cartaz.


Depois de montarmos o versículo vou conversar com as crianças sobre iniciarmos os nossos dias falando com Deus. Inclusive preparei uma atividade para as crianças que já sabem escrever realizar durante a semana. Selecionei um versículo que fala sobre oração no livro de Salmos para cada dia da semana eles copiarem numa folhinha com um desenho para colorir e terão que trazer pronta no próximo domingo. Não vou dizer que quem fizer vai ganhar um brinde, porque senão as crianças realizarão a atividade com a motivação errada, pela premiação. O que eu quero é que elas criem o hábito de orar e estudar a Palavra do Senhor todos os dias, mas no domingo que vem quero levar um saquinho de doces, ou pirulito, ou bombom e premiá-las pelo seu esforço.
Neste mês, estamos ensaiando com as crianças os louvores que farão parte do nosso Culto Infantil em Outubro. O louvor de abertura será Preciso de Ti do Diante do Trono, que uma criança irá cantar. Então vou iniciar a aula com este louvor e depois orar.

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO
Este período é sempre marcado por muitos sorrisos e alegria, pois as crianças ficam prestando bastante atenção como a “Tia Karol” vai fazer a coreografia para eles aprenderem. É muito legal!!!
Não sei se vamos conseguir cantar os três louvores bem animados que estamos ensaiando também para o Culto Infantil, devido as outras atividades, mas dependendo do tempo vamos louvar:

Pra Jesus Louvar – Cd Clube da Cristina Mel
Rock Gospel – Cd Cristina Mel e os Vegetais
Perna, Dedo e Mão – Cd Cristina Mel e os Vegetais

Procurem adquirir este Cd ou Dvd Cristina Mel e os Vegetais, vocês vão ver como seus alunos vão amar. É bem interessante, porque para quem tem grupo de coreografia com crianças na Igreja, tem uma coreografia para cada louvor. Fica aqui a dica.

ORAÇÃO E LIÇÃO-BÍBLICA
Após o Momento de Celebração realizo mais uma oração para pedir que o Senhor fale ao coração de cada pequenino. É bom também, porque aquelas crianças que chegaram atrasadas e não participaram da Oração Inicial tem sua oportunidade de falarem com Deus.
Vou utilizar estes visuais para ensinar a história bíblica da vitória de Davi sobre Golias.











Confira a história bíblica numa linguagem prática para ensinar as crianças no Planejamento que eu mencionei no início desta postagem.
O ideal é que você aprenda a contar a Lição – Bíblica com suas palavras, recorrendo à leitura de alguns versículos do texto-bíblico para mostrar que aquela história está realmente na Palavra de Deus e não ficar lendo o tempo todo. A leitura de muitos versículos bíblicos, como esta história bíblica, por exemplo, de Davi e Golias ou do texto para o professor que eu coloco no Planejamento é cansativa e não deve ser feita quando você for ensinar a Palavra de Deus às crianças.

VERSÍCULO DO DIA
No final da Lição-Bíblica vou mostrar o mini-cartaz que fiz falando que Deus é nossa força.

LANCHE
Nesta aula, vou fazer um pouco diferente, geralmente realizamos a Hora do Lanche após as atividades, mas eu vi a Irmã Maria Alice, que trabalha comigo no Ministério Infantil, fazendo e vou copiar, ela dá o lanche depois da Lição Bíblica. Variar algumas partes da aula de vez enquanto faz bem.
Antes de servirmos, apresentamos tudo à Deus.
Jesus, no relato da 1ª Multiplicação dos Pães e Peixes, apresentou os alimentos dando graças à Deus.(João 6.11)

ATIVIDADES DO DIA
Baixando todos os anexos relacionados a esta aula, você verá que eu coloquei uma atividade de Cruzadinha, que eu mesma elaborei e que na minha opinião ficou muito legal (Mas eu sou suspeita para falar né. Vejam e deixem suas opiniões.) para os Juniores e para crianças menores coloquei um desenho de Davi vitorioso sobre o Gigante.
(Quero deixar aqui o meu “Muito Obrigada!” a minha querida parceira de Ministério Infantil Sheila, que teve o trabalho de scanear o desenho da Atividade do Jardim para mim.)
Depois que todos tiverem terminado as atividades vou levar o DVD Midinho – O Pequeno Missionário vol. 2 que tem a história de Davi e Golias para passar para as crianças.

MOMENTO DAS DOAÇÕES

Utilizando alguma passagem bíblica de alguém que deu o seu Dízimo e a sua Oferta explico as crianças à importância de ajudarmos a Casa do Senhor. Recolho as doações que foram trazidas, faço uma oração agradecendo e pedindo a bênção da Prosperidade sobre a vida das crianças e depois pergunto quem precisa do envelope do Dízimo, e ou da Oferta.


ENCERRAMENTO

No final da aula reúno as crianças para entregar as atividades que foram feitas. Preparei um Cartãozinho com o Versículo do Dia para todos levarem para casa.
Vou entregar a Atividade para Casa, para os que já sabem ler e escrever, e pretendo falar sobre esta tarefinha com os responsáveis, para que se possível eles incentivem seus filhos na realização dela e participem com eles do seu aprendizado. É claro que tem aquelas crianças que não contam com a bênção de ter pais convertidos e aí não dispõe desta valiosa ajuda, mas vou incentivá-las para que façam.
Realizo uma última oração colocando todos nas mãos de Deus.

RELEMBRANDO... NO LINK ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ

  • Versículo Fatiado do Salmo 5.3
  • Mini-Cartaz com o Versículo do dia - Habacuque 3.19
  • 1 Atividade de Cruzadinha para Juniores e 1 Atividade para Jardim
  • 1 Tarefinha para quem já souber ler e escrever para Casa
  • Cartãozinho com Versículo do Dia

Obs: Para abrir e ver todo o conteúdo do arquivo você precisa ter o programa WinRar para descompactar.

http://www.4shared.com/file/ToYZKxHZ/DEUS__MINHA_FORA_MATERIAIS_E_A.html

Gostaria que aqueles que fizerem uso deste Plano de Aula compartilhassem comigo os resultados. Eu fico muito feliz de saber das bênçãos nos ministérios dos meus irmãos em Cristo.

Ah, e se alguém tiver uma idéia legal para ser realizada dentro deste tema "Davi e Golias" e quiser me enviar ficarei feliz de postar suas sugestões.

Deus os abençoe!!!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DEUS É MINHA FORÇA!_UM TESTEMUNHO PESSOAL DA KAROL

O tema da aula desta semana é DEUS É MINHA FORÇA, com texto bíblico baseado na história da vitória de Davi sobre Golias (1° Samuel 17.1-53).
A Palavra do Senhor diz “Os meus tempos estão nas tuas mãos;...” (Salmo 31.15)
A Palavra de Deus não mente, não falha e é Fidelíssima!
Esta Lição – Bíblica trouxe grande fortalecimento para a minha vida, Deus envia a Palavra certa para o momento oportuno.
Desde que o inverno começou o diabo tem se levantado na área da saúde na minha casa. Uma hora na saúde da Eduarda, minha filha, ou na minha, ou do meu esposo.
Na semana passada, precisei levar a Eduarda ao médico, pois estava com uma tosse incontrolável e que não deixava nem ela e nem ninguém dormir. Quem é pai, ou mãe, que já ficou com uma criança pequena bem resfriada ou já ficou com muita tosse a ponto de não conseguir dormir direito consegue entender perfeitamente o problema que passei.
Conversei com a médica e ela receitou alguns medicamentos, mas quando a Eduarda começou a tomar os remédios foi impressionante ela teve uma piora.

Eu confesso que a preocupação começou a bater a porta do meu coração. Dando os remédios, tomando os cuidados que toda boa mãe procura ter para um filho não ficar resfriado e via minha filha parecer piorar. O diabo trouxe diversos maus pensamentos e com a minha fé ia repreendendo todos eles.
Orando pela cura da minha filha, o Senhor trouxe ao meu coração a passagem bíblica que narra A Cura da Sogra de Pedro (Lucas 4.38-39), onde o Senhor Jesus dá uma ordem diretamente a febre para que esta deixasse a sogra de Pedro e assim foi. Esta mesma história narrada por Mateus diz que após a cura da sogra de Pedro muitas outras pessoas foram trazidas à presença de Jesus para que o Senhor as libertasse e curasse. Ele curou à todos. (Mateus 8.14-17)
Tudo aquilo aconteceu “para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.” (Mateus 8.17)
Firmada sobre a promessa de que o Senhor quer a nossa saúde, combati o mal que estava atingindo minha filha e hoje quero através deste blog, que é uma porta para eu testemunhar da minha fé, contar a vocês que desde 3ª feira a tosse insistente perdeu força e a Duda está bem melhor, mas continuo firme na fé para que todos os sintomas que ainda tentam insistir não prevaleçam e que o Deus que eu creio e sirvo, é fiel para completar a boa obra.
Mas, voltando ao assunto da aula de domingo (12/09/10) que vou dar, quero dizer a todos que trabalham com ensino bíblico de crianças de como é importante primeiro vivermos o que pretendemos ensinar. Seria muito fácil simplesmente chegar domingo na Igreja e falar aos pequeninos da fé de Davi para vencer Golias e não viver.

Mas, quando o “Golias” se levanta em nossas vidas, a nossa fé é provada e ficamos firmes naquilo que cremos é que realmente mostramos que conhecemos o que ensinamos!
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tiago 2.17-18

Durante esta e outras lutas que tenho enfrentado o que Deus tem trazido ao meu coração é justamente a mensagem que vou ensinar às crianças “DEUS É MINHA FORÇA!”.
As Lições Bíblicas que ensinamos às crianças precisam primeiro funcionar em nossa vida. Tenho aprendido ao longo destes anos, trabalhando no Ministério Infantil que não terá efeito algum o ensino daquilo que eu não creio realmente.
Espero que esta postagem ajude algum amigo, ou amiga que está enfrentando um problema de saúde, ou outro problema qualquer, que esteja tentando atrapalha-lo de fazer a obra de Deus.
Lembre-se, creia e confie Deus é Sua Força!!!
Ah, quero dizer para os amigos que tem me enviado e-mails e deixado seus comentários dizendo que gostam das dicas, ideias e sugestões para as aulas com as crianças que dou aqui no blog, que estou terminando de preparar o passo-a-passo desta aula DEUS É MINHA FORÇA e logo mais estarei postando os detalhes aqui.
Deus abençoe todos que gostam deste blog e o utilizam como ferramenta nos seus Ministérios.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

POSTAGENS MAIS VISITADAS