sexta-feira, 22 de maio de 2015

Lição Bíblica "Ouvindo aos Mais Velhos" (Estudando o Livro de Êxodo - Êxodo 18. Moisés e Jetro)_Falando de Classe Mista

Nas últimas Palestras que realizei no ano de 2014 e nesse início de 2015 tenho feito uma pesquisa perguntando aos voluntários de Ministério com Crianças: Quem trabalha com classes mistas (onde estão reunidas crianças de faixas etárias diferentes)?
Tenho tido como resultado o que para mim não foi nenhuma surpresa: a maioria das Igrejas Cristãs tem classes mistas para ensinar a Palavra de Deus as crianças.
Uma classe mista existe por diversos motivos, alguns deles são: falta de voluntários suficiente para a divisão das faixas etárias, falta de espaço físico para que se dividam as crianças, esses dois fatores juntos entre outros.
Essa realidade pode parecer desanimadora para quem está iniciando seu serviço ao Senhor no Ministério com Crianças.
De fato cuidar de crianças de faixas etárias tão diferentes e ensinar-lhes a Palavra de Deus é um verdadeiro DESAFIO, mas não é IMPOSSÍVEL!
Durante esses meus 16 anos que trabalho com o ensino da Palavra de Deus aos pequeninos, só tive a oportunidade de trabalhar com classes dividas por faixa etária em duas oportunidades e aprendi muito com cada experiência.  Aprendi que não é impossível ensinar a Palavra do Senhor quando se tem crianças de idades diferentes.
Atualmente no Ministério Infantil temos crianças que vão de 2 à 11 anos. É preciso equilibrar bem cada aula para alcançar todas as crianças, isso em tudo: Período da Oração, Período dos Cânticos, Atividades, Versículo do Dia e a mais importante parte de um programa com as crianças Lição Bíblica.
Eu vinha observando nas aulas que os mais pequenininhos de 2 à 5 anos não estavam participando muito no Período da Lição Bíblica, por mais que eu adaptasse a Lição à uma linguagem acessível que eles compreendessem, sem palavras difíceis, mas estava faltando alguma coisa.
Com certeza, você que já trabalha há algum tempo com crianças já deve ter ouvido, de uma criança nessa faixa etária, o seguinte pedido durante uma aula sua:
"-Eu quero ir na minha mãe!"
Sinceramente isso me incomoda, pois com exceções que a criança possa estar se sentindo mal ou outra situação semelhante, pode estar faltando alguma coisa na aula para que ela não queira permanecer ali.
Orando a Deus pedi que o Senhor me desse uma direção do que fazer para que essas crianças pudessem participar mais ativamente do Período da Lição Bíblia e assim aprender os importantes ensinamentos bíblicos.
Como estamos estudando o livro de Êxodo, aprendendo sobre a jornada do povo de Deus no deserto, na Lição Bíblica com o tema "Ouvindo aos Mais Velhos (Êxodo 18.)" que é a narrativa do encontro entre Moisés, seu sogro Jetro e sua família. Trabalhando o conselho que Jetro dá à Moisés senti de fazer algo diferente.
Por uma inspiração do Senhor senti de preparar a Lição com dedoches de cada personagem pensando da seguinte forma: Nossa pequenininha de 2 aninhos que não fica sentada para aprender a Lição Bíblica vai me ajudar com suas mãozinhas enquanto eu vou ensinando a Lição aos demais.
No momento em que reuni as crianças para iniciarmos o ensino bíblico do dia eu chamei nossa pequenininha e a coloquei uma cadeirinha do lado para ela me ajudar.
Peguei minha Caixa Bíblia e disse as crianças que tinha uma surpresa ali dentro para mostrar à elas, você consegue imaginar carinhas de crianças curiosas querendo saber o que tinha lá dentro?
Quando termino de abrir minha outra Bíblia que contém o texto bíblico e vou dar início ao ensino da Lição Bíblica eis que uma outra menininha chega-se pertinho de mim e diz a frase:
"-Tia, eu quero ir na minha mãe!"
Rapidamente eu disse a ela:
"- Vou mostrar à você o que tem dentro da minha Bíblia, mas vou lhe mostrar só se você me emprestar suas mãozinhas para ajudar a contar a história de hoje!"
Essa outra menininha concordou na hora. Tive que colocar uma no colo e essa outra amiguinha ficou na cadeirinha do meu lado.
As demais crianças prestaram atenção na Lição Bíblica. Fui fazendo as vozes dos personagens, o diálogo entre Moisés e Jetro, os israelitas indo um por um falar com Moisés. As crianças menores davam risada com as vozes que eu fazia. 




As maiores que já sabem ler e trazem suas Bíblias acompanharam o texto.



E para a minha surpresa no final todas quiseram colocar os dedoches. Eu pensei que nossos grandões não iriam querer participar da brincadeira, mas eles gostaram!



O bom preparo de uma Lição Bíblica entre outros pontos importantes, inclui o estudo da narrativa diretamente na Bíblia e o preparo de um recurso didático que facilite a compreensão das crianças.


"Vede, não desprezeis algum destes pequeninos,..." Mateus 18:10

terça-feira, 19 de maio de 2015

Festa!!! Nesse mês de Maio/2015 o blog MBIV completa 7 anos

"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum só de seus benefícios." Salmo 103.2

Mais um mês de Maio e com ele uma data muito especial, no dia 11 o blog Ministério Bíblico Infantil Virtual_por Karolline Poerner completou 7 anos de existência.



Eu só tenho a agradecer a Deus por esse canal de comunicação onde Ele nos dá a oportunidade de edificar-nos uns aos outros. (1ª Ts 5.11)
Agradeço a Deus pelos os irmãos em Cristo que já deixaram alguma contribuição para postagens aqui no blog.
É impossível citar o nome de todos aqueles que já me escreveram comentários, mensagens e emails contando de como alguma postagens, ou várias postagens ajudaram em suas aulas e encontros com as crianças nesses 7 anos. Meu muito obrigada a todos vocês!
Deus abençoe os pais e responsáveis que já me escreveram contando de como o blog ajudou no ensino bíblico de seus filhos em casa.
Um abraço grande e especial aqueles que prestigiam esse trabalho e compartilham minhas postagens em suas páginas na internet. Obrigada aqueles que colocam o endereço do blog e ajudam na divulgação de estratégias e sugestões diversas para o ensino bíblico dinâmico e eficaz. 
Que o Senhor abençoe todos os seguidores do blog e assinantes também!
Agradeço a Deus por cada criança que ele permite passar pela minha vida, pois através delas o Senhor me ensina tanto! Sem as crianças esse blog certamente não existiria.
Como essa postagem é especial gostaria de pedir que aqueles que tem um testemunho bonito do que Deus fez na sua casa, com seus filhos, ou no seu Ministério com as Crianças em uma aula e que Deus usou esse blog para te ajudar que deixassem um comentário aqui no rodapé no final dessa postagem.
Com o coração cheio de gratidão agradeço pelos mais de 4 milhões de acessos. 
Deus seja louvado por essa ferramenta, que nos permite chegar em lugares onde meus pés talvez jamais pisem fisicamente.


"Ora, ao Rei  dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém!" (1ª Timóteo 1.17)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Dia das Mães 2015 - Lembrancinha do Ministério Infantil (E.B.I.G Itaipú - Niterói/RJ)

Gostaria de parabenizar a equipe do Ministério Infantil da IIGD Itaipú (Niterói-RJ) por ter preparado essas lindas canetas decoradas de florzinhas para presentear as mamães!
Ficaram lindinhas!



Deus abençoe a vida das minhas irmãs em Cristo: Damiana Barbosa, Mariana Garcia, Luana Victorino e Alexandra Barbosa.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Curso Preparatório para Voluntários da E.B.I.G na IIGD - Niterói/RJ (Sede Regional)_Apresentação de Lição Bíblica

Essa postagem é uma continuação dessa aqui.
Na última aula do Curso Preparatório para Voluntários da E.B.I.G na IIGD de Niterói/RJ, no dia 25 de Abril de 2015, as voluntárias iniciantes no Ministério com Crianças tiveram a missão de apresentar diversas Lições Bíblicas com os temas que passei previamente para elas. 

A irmã Fabiana Rios iniciou essa aula com oração e uma Palavra para as voluntárias. Entre as instruções que ela deu uma me chamou a atenção e creio que valha eu compartilhá-la com vocês: "Os Recursos para apresentação da Lição Bíblica poderão ser aprimorados, melhorados, mas para ensinar uma determinada Lição Bíblica à criança você poderá ter uma única chance."

A apresentação da Lição Bíblica foi em duplas. As voluntárias tiveram que estudar e preparar um Recurso Didático para apresentar sua Lição Bíblica.

A irmã Aida e Ana Beatriz apresentaram a Lição Bíblica "Josias: A Bíblia que Livro Importante!" (2° Cr. 34; 2° Re.22-23.1-30), com os fantoches de meia Lica e Leco. 



A irmã Juliana iria apresentar com uma outra irmã, mas essa não pode, então ela contou com a ajuda da Ana Beatriz na apresentação da Lição Bíblica "Jeremias: Escolhido por Deus para uma Importante Missão!" (Jr1.1-10) com teatrinho de fantoche.

As irmãs Márcia e Dayane apresentaram a Lição Bíblica "Nova Vida para o Jovem Possesso" (Mt. 17.14-21; Mc. 9.14-29; Lc. 9.37-43). Elas prepararam uma dinâmica para durante a apresentação da Lição.



As irmãs Wanda e Antônia apresentaram a Lição Bíblica "Ester: De Orfã à Rainha" (Ester 2.) 


AGRADECIMENTOS

Fico feliz com mais uma turma de irmãs que estarão se dedicando a levar a Palavra de Deus aos coraçõezinhos das crianças.
Desejo que o Senhor dê entendimento, sabedoria e capacidade a cada uma, pois nessa última aula percebi que o Senhor tem separado pessoas para alcançar as crianças fora da Igreja também, o que é uma urgente necessidade!
Espero em breve ouvir lindos testemunhos da semente que o Senhor plantou no coração de cada uma de vocês!
Agradeço mais uma vez a irmã Fabiana Rios pelo convite e todas as irmãs da equipe da E.B.I.G - Niterói/RJ que me receberam com tanto carinho.
Que o Senhor abençoe o nosso Pastor André Oikawa e sua família, em nome de Jesus!
Deus abençoe todos aqueles que abraçam a missão de levar a Palavra de Deus aos coraçõezinhos das crianças!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Curso Preparatório para Voluntários da E.B.I.G na IIGD - Niterói/RJ (Sede Regional)_Aula sobre Recursos Bíblicos Didáticos

À convite da coordenadora da Escola Bíblica Infantil da Graça de Deus (E.B.I.G) Niterói/RJ, irmã Fabiana Rios estive ministrando a aula sobre Recursos Didáticos, no Curso Preparatório para Voluntários da E.B.I.G na Igreja Inter. da Graça de Deus  (Niterói/RJ) que é pastoreada pelo Pastor André Oikawa.

Fiquei feliz por poder estar presente no Curso nesse segundo ano consecutivo e poder contribuir com um pouquinho daquilo que Deus tem nos dado.

Nessa aula, que aconteceu no dia 28 de Março de 2015, tive a missão de mostrar as irmãs iniciantes no Ministério Infantil a utilização eficaz e criativa de diversos Recursos Bíblicos Didáticos durante suas aulas bíblicas com as crianças.

Aprendemos a realizar um Período de Cânticos de maneira animada com as crianças:

Vimos maneiras diferenciadas de apresentação da Lição Bíblica:


Na parte final dessa aula abordamos o assunto Plano da Salvação, que é de extrema importância que um voluntário de Ministério com Crianças saiba:



Encerrei a aula deixando uma tarefa para o próximo encontro em que eu estaria presente com elas no Curso: deixei temas para que as irmãs preparassem suas Lições Bíblicas para apresentar na conclusão do curso.
Continuação na próxima postagem.


"Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;" Romanos 12.7

terça-feira, 5 de maio de 2015

Especial Dia das Mães 2012 - Musical apresentado pelas crianças da E.B.I.G Resende/RJ (Recordando!!!)

Estava dando uma olhada aqui no blog no marcador "Dia das Mães" e vi que acabei não postando um dia muito lindo que aconteceu há 3 anos atrás, quando ainda servia a Deus com meu esposo, Pastor Carlos Rodrigues, na cidade de Resende. (Deus abençoe grandemente todos os irmãos em Cristo que temos lá!)

No ano de 2012 as crianças do Ministério Infantil ensaiaram a canção Mãe do Cd "Datas Comemorativas vol.3 - Turma do Printy" e apresentaram na Igreja no domingo do Dia das Mães. Eu falei sobre a canção nessa postagem aqui "SUGESTÃO DE MÚSICA PARA O DIA DAS MÃES".

Eu gosto muito de fotografar os pequeninos, pois me faz recordar momentos preciosos junto deles.

Nas imagens abaixo momentos antes de apresentarmos o musical.



Ver essas imagens me fizeram lembrar da minha filhota com seus 3 aninhos! 



Os pequeninos cantaram lindamente!



Quis compartilhar com vocês essa apresentação pois pode ser que a sugestão de fazer corações para pendurar como aventais nas crianças possa servir a alguém que ainda está preparando sua apresentação para o próximo domingo.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Uma Bíblia de Capa Nova - Capa de Bíblia Customizada em e.v.a

Por uma incrível coincidência no mês de Maio de 2014 compartilhei aqui no blog na seção "Amigos MBIV (Amigos do Ministério Bíblico Infantil Virtual)" uma postagem onde a amiga Lúcia Rodrigues mostrou como restaurou diversas Bíblias que estavam com as capas desgastadas dando a elas novas  capas em e.v.a. Veja essa postagem aqui.

Eu tenho diversas Bíblias, grande, pequena, fina, mais grossa e pesada e com o muito manuseio e ação do tempo infelizmente algumas capas não resistem.
Tenho uma Bíblia que gosto muito dela, pois tem muitas anotações que eu costumo fazer enquanto estou estudando, durante as pregações que ouço, costumo anotar nos rodapés e onde mais houver um espacinho, pinto com lápis de cor histórias e versículos bíblicos. Ah, como eu amo essa Bíblia! Mas, a capa dela foi ficando ruinzinha e eu acabei guardando-a, pois não consigo conceber a ideia de jogar uma Bíblia fora sabendo que, em alguns países as pessoas lutam para ter um exemplar em seu idioma. 



Por isso aproveitei duas sugestões para fazer a restauração dessa minha Bíblia: a  da postagem "Restaurando Bíblias com a Tia Lú" e uma Bíblia Expositora em e.v.a que confeccionei e está na postagem "Especial de Natal_parte 1 e Dia da Bíblia/2014 - E.B.I.G Itaipú (Niterói RJ). 
Agora depois de um ano (nossa quanto tempo né?) confeccionei uma Capa Personalizada para essa Bíblia que estava guardadinha e será minha companheira no ensino bíblico às crianças.
Levei para uma aula e as crianças gostaram.



Eu tenho uma outra Bíblia grande que ganhei e assim que eu a personalizar compartilho com vocês.
Será que na sua casa, ou quem sabe na sua Igreja não tem uma Bíblia com a capa precisando ser restaurada.
Deixo essa postagem para que você se inspire e crie.
Depois compartilha com a gente na seção AMIGOS MBIV suas criações. 
É só enviar as fotos para o meu email karolpoerner@gmail.com
Tenho certeza que não só eu, mas todos que visitam essa página ficaremos muito felizes de conhecer o que Deus tem te capacitado pra realizar no seu Ministério com Crianças!


"Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!" Isaías 41.6

sábado, 2 de maio de 2015

Mini Cartaz - Versículo Visualizado Salmo 63.4

Para o Período de Cânticos em uma aula onde a Lição Bíblica é a narrativa da vitória do Povo de Deus sobre os amalequitas e os mesmos vencem enquanto Moisés está com suas mãos estendidas (Êxodo 17.8-16) 
preparei esse Mini Cartaz com o 
Salmo 63.4.

1° Treinamento Intensivo para Voluntários do Ministério com Crianças na Cidade de Niterói/RJ

É com o coração agradecido a Deus que venho compartilhar com vocês que no dia 21 de Março de 2015 o Ministério Bíblico Infantil_por Karolline Poerner realizou o 1° Treinamento Intensivo para Voluntários no Ministério com Crianças na cidade de Niterói no Rio de Janeiro.

O Treinamento Intensivo para Voluntários do Ministério com Crianças teve como tema central MINISTÉRIO INFANTIL COM EXCELÊNCIA.

Os participantes receberam uma apostila com o conteúdo de cada Palestra.



Quatro Palestras foram ministradas ao longo de um dia de Treinamento:



  • A Importância do Ministério com Crianças
  • 10 Características Importantes aos Voluntários de Ministério Infantil
  • O Ensino Bíblico Infantil - O Plano de Aula
  • O Ensino Bíblico Infantil Dinâmico - O Uso de Recursos Visuais e Dinâmicas

Nesse Treinamento conheci muitos guerreiros de Cristo que estão em campo trabalhando com muita perseverança, fé e amor para que as crianças aprendam a Palavra de Deus!

Iniciamos nosso Treinamento com Oração ao Senhor.



Na Palavra de Deus aprendemos qualidades indispensáveis aqueles que se propõe a colocar a mão no arado e cuidar das crianças ensinando-lhes a Palavra de Deus.



Em momentos de muita alegria e aprendizado aprendemos cânticos bem alegres, ritmados para ensinar as crianças em nossos encontros bíblicos com elas.


"Louvarei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca." Salmo 34.1






Alguém já disse que "Criança aprende brincando!". 
Nas Palestras sobre Ensino Bíblico infantil - O Plano de Aula e O Ensino Bíblico Infantil Dinâmico - O Uso de Recursos Visuais e Dinâmicas aprendemos diversas maneiras de ensinar a Palavra de Deus às crianças de maneira atrativa e criativa.



Aprendemos brincadeiras que podem ser feitas com pouco espaço, pois essa é a realidade da maioria de nossas Igrejas Cristãs. 
Não é porque não temos muito espaço, ou um grande pátio na Igreja que não podemos realizar algumas brincadeiras cujo objetivo principal é avaliar se as crianças entenderam a mensagem ensinada.


Muita gente bonita e abençoada esteve presente no Treinamento Intensivo para Voluntários no Ministério com Crianças.





O Ateliê Karol Poerner marcou presença disponibilizando Recursos Bíblicos Didáticos para que a vida das crianças seja abençoada.


Vivi muitas experiências interessantes e incríveis com Deus no período de preparo que antecedeu esse Treinamento.
Os amigos que lá estiveram presentes tomaram conhecimento de como Deus operou para que esse Treinamento fosse realizado.
Um dia, durante o período em que as inscrições estavam sendo feitas o meu Pastor me disse:
- Karol, você acredita que o Senhor é poderoso para trazer caravanas de longe a esse Treinamento?

"...Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;" 
2° Crônicas 20.20

E foi justamente o que aconteceu, a maioria dos inscritos para o Treinamento vieram de longe e alguns de bem longe mesmo!


Irmãs de Barra do Piraí

Irmãs de Magé

Nunca me esquecerei da querida irmã Maria do Céu, do Rio de Janeiro, que foi a 1ª a se inscrever nesse Treinamento e acreditar nessa Missão do 
Ministério Bíblico Infantil_por Karolline Poerner.


Irmãs de São Gonçalo e Rio Bonito


Irmãs queridas da equipe da Pastora Racheu Palhares


Todos os queridos participantes do 
1° Treinamento Intensivo para Voluntários do Ministério com Crianças


AGRADECIMENTOS 
Em primeiro lugar sempre, a honra, a glória e todo o louvor seja a Deus pela a realização desse Treinamento.
"Porque Dele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas; GLÓRIA, pois, a Ele eternamente. Amém!" Romanos 11.36
Deus abençoe minha família: minha mãe, meu esposo e querida filha, que hoje formam toda a equipe de apoio que tenho. Vocês são grandemente usados por Deus para me encorajar! Amo vocês!
Que Deus possa abençoar de uma maneira toda especial o Ministério com crianças de cada um dos participantes desse Treinamento!
"Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!" Isaías 41.6
Louvo a Deus, porque cada participante acreditou nessa Obra que Deus está realizando e plantou a sua semente. Vocês colherão frutos excelentes em seus Ministérios junto as crianças, em nome de Jesus!
"...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6.7b
Deus abençoe a vida da Aline Vieira! Obrigada pelas fotos!
Jamais esquecerei esse 1° evento realizado por conta dessa MISSÃO que Deus colocou em minhas mãos e que começou aqui na internet: MINISTÉRIO BÍBLICO INFANTIL.
Estou orando e segundo a vontade de Deus espero poder levar essa e outras Palestras relacionadas ao Ministério com Crianças onde o Senhor nos permitir. 



POSTAGENS MAIS VISITADAS