sexta-feira, 22 de maio de 2015

Lição Bíblica "Ouvindo aos Mais Velhos" (Estudando o Livro de Êxodo - Êxodo 18. Moisés e Jetro)_Falando de Classe Mista

Nas últimas Palestras que realizei no ano de 2014 e nesse início de 2015 tenho feito uma pesquisa perguntando aos voluntários de Ministério com Crianças: Quem trabalha com classes mistas (onde estão reunidas crianças de faixas etárias diferentes)?
Tenho tido como resultado o que para mim não foi nenhuma surpresa: a maioria das Igrejas Cristãs tem classes mistas para ensinar a Palavra de Deus as crianças.
Uma classe mista existe por diversos motivos, alguns deles são: falta de voluntários suficiente para a divisão das faixas etárias, falta de espaço físico para que se dividam as crianças, esses dois fatores juntos entre outros.
Essa realidade pode parecer desanimadora para quem está iniciando seu serviço ao Senhor no Ministério com Crianças.
De fato cuidar de crianças de faixas etárias tão diferentes e ensinar-lhes a Palavra de Deus é um verdadeiro DESAFIO, mas não é IMPOSSÍVEL!
Durante esses meus 16 anos que trabalho com o ensino da Palavra de Deus aos pequeninos, só tive a oportunidade de trabalhar com classes dividas por faixa etária em duas oportunidades e aprendi muito com cada experiência.  Aprendi que não é impossível ensinar a Palavra do Senhor quando se tem crianças de idades diferentes.
Atualmente no Ministério Infantil temos crianças que vão de 2 à 11 anos. É preciso equilibrar bem cada aula para alcançar todas as crianças, isso em tudo: Período da Oração, Período dos Cânticos, Atividades, Versículo do Dia e a mais importante parte de um programa com as crianças Lição Bíblica.
Eu vinha observando nas aulas que os mais pequenininhos de 2 à 5 anos não estavam participando muito no Período da Lição Bíblica, por mais que eu adaptasse a Lição à uma linguagem acessível que eles compreendessem, sem palavras difíceis, mas estava faltando alguma coisa.
Com certeza, você que já trabalha há algum tempo com crianças já deve ter ouvido, de uma criança nessa faixa etária, o seguinte pedido durante uma aula sua:
"-Eu quero ir na minha mãe!"
Sinceramente isso me incomoda, pois com exceções que a criança possa estar se sentindo mal ou outra situação semelhante, pode estar faltando alguma coisa na aula para que ela não queira permanecer ali.
Orando a Deus pedi que o Senhor me desse uma direção do que fazer para que essas crianças pudessem participar mais ativamente do Período da Lição Bíblia e assim aprender os importantes ensinamentos bíblicos.
Como estamos estudando o livro de Êxodo, aprendendo sobre a jornada do povo de Deus no deserto, na Lição Bíblica com o tema "Ouvindo aos Mais Velhos (Êxodo 18.)" que é a narrativa do encontro entre Moisés, seu sogro Jetro e sua família. Trabalhando o conselho que Jetro dá à Moisés senti de fazer algo diferente.
Por uma inspiração do Senhor senti de preparar a Lição com dedoches de cada personagem pensando da seguinte forma: Nossa pequenininha de 2 aninhos que não fica sentada para aprender a Lição Bíblica vai me ajudar com suas mãozinhas enquanto eu vou ensinando a Lição aos demais.
No momento em que reuni as crianças para iniciarmos o ensino bíblico do dia eu chamei nossa pequenininha e a coloquei uma cadeirinha do lado para ela me ajudar.
Peguei minha Caixa Bíblia e disse as crianças que tinha uma surpresa ali dentro para mostrar à elas, você consegue imaginar carinhas de crianças curiosas querendo saber o que tinha lá dentro?
Quando termino de abrir minha outra Bíblia que contém o texto bíblico e vou dar início ao ensino da Lição Bíblica eis que uma outra menininha chega-se pertinho de mim e diz a frase:
"-Tia, eu quero ir na minha mãe!"
Rapidamente eu disse a ela:
"- Vou mostrar à você o que tem dentro da minha Bíblia, mas vou lhe mostrar só se você me emprestar suas mãozinhas para ajudar a contar a história de hoje!"
Essa outra menininha concordou na hora. Tive que colocar uma no colo e essa outra amiguinha ficou na cadeirinha do meu lado.
As demais crianças prestaram atenção na Lição Bíblica. Fui fazendo as vozes dos personagens, o diálogo entre Moisés e Jetro, os israelitas indo um por um falar com Moisés. As crianças menores davam risada com as vozes que eu fazia. 




As maiores que já sabem ler e trazem suas Bíblias acompanharam o texto.



E para a minha surpresa no final todas quiseram colocar os dedoches. Eu pensei que nossos grandões não iriam querer participar da brincadeira, mas eles gostaram!



O bom preparo de uma Lição Bíblica entre outros pontos importantes, inclui o estudo da narrativa diretamente na Bíblia e o preparo de um recurso didático que facilite a compreensão das crianças.


"Vede, não desprezeis algum destes pequeninos,..." Mateus 18:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS