Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

domingo, 30 de março de 2014

Evangelismo Infantil - 44° Aniversário da Assembléia de Deus em Inoã - Maricá / RJ

Na 4ª feira, dia 26 de Março de 2014, a Igreja Assembléia de Deus em Inoã, na cidade de Maricá-RJ, Pastor Ananias Neves, deu início a comemoração dos seus 44 anos de existência com um Culto Infantil com o tema especial "Com Jesus a Vida é mais Colorida!".

As crianças da Igreja aniversariante estavam lindas! Todas com aventais de t.n.t personalizados com as cores do Plano da Salvação, que foram confeccionados pelas irmãs voluntárias do Ministério Infantil.
Crianças e Adultos de Igrejas adjacentes vieram participar da Festividade. 



À convite da dirigente do Ministério Infantil, diaconisa Beth Ramalho, estive de volta à Igreja para ministrar a Palavra do Dia.




Como o tema tinha por base o Plano da Salvação, apresentei o mesmo através da Lição Evangelística "Bily - O Trenzinho Missionário".



Com a Bíblia em mãos fui apresentando ponto à ponto do Plano de Salvação. Fui escolhendo alguns pequeninos que me ajudaram segurando os vagões do Trenzinho.

Quando cheguei ao momento do apelo uma alegria e satisfação indescritível invadiram meu coração, pois no meio daquela imensidão de crianças presentes, duas meninas levantaram a mão e vieram à frente com o desejo de receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Aleluias!!!




Encontrei na Palavra de Deus, em Lucas 15.5-7, o que o meu coração sentiu ao conduzir essas crianças a salvação em Cristo Jesus:




"E, achando-a, a põe sobre seus ombros, cheio de júbilo; e chegando à sua casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." 

Agradeço a Deus por essa oportunidade de compartilhar suas Boas Novas nesta Festividade.
Agradeço ao Pastor Ananias Neves e a diaconisa Beth Ramalho pelo convite, foi bom estar com vocês novamente!


sábado, 29 de março de 2014

Treinamento Intensivo para Voluntários de Ministério Infantil - Bairro Santa Catarina_São Gonçalo/RJ_Março de 2014

No último dia 22 de Março de 2014, sábado, a Igreja Assembléia de Deus - Betel no bairro de Santa Catarina - São Gonçalo / RJ abriu suas portas para a realização do Treinamento Intensivo para Voluntários de Ministério Infantil.
Com diversas ideias e sugestões o Ensino Bíblico Criativo foi trabalhado com os diversos voluntários de Ministério com Crianças participantes do Treinamento. 

O Pr. Moisés França, Pastor da Igreja fazendo as boas vindas aos participantes do Treinamento.


Começamos o Treinamento com Oração e Adoração a Deus.





A mesa ficou pequena para colocar todos os Recursos Bíblicos Didáticos que foram apresentados durante o Treinamento.



Antes de aprendermos sobre os métodos que podemos utilizar para evangelizar as crianças e lhes ensinar a Palavra de Deus de maneira criativa, meditamos em alguns textos bíblicos que Deus nos revela a condição espiritual dos pequeninos.






Voluntários de Ministério Infantil participantes do Treinamento.



As crianças precisam ser ensinadas e estimuladas a terem sua vida de Oração com Deus.








O Período dos Cânticos não pode ser feito como um passatempo sem objetivo, ele deve contribuir para ajudar na fixação do Tema Bíblico que será trabalhado no dia da aula.
Ele pode ser feito de diversos modos.











Muitas risadas e descontração nesse momento.


Com o texto bíblico estudado e de maneiras diferenciadas podemos apresentar a Lição Bíblica e assim garantir um ensino eficaz!












Meu coração se alegrou em Deus quando vi irmãos participando desse Treinamento, pois sabemos como é rara a presença masculina nos Departamentos Infantis. Deus abençoe os irmãos!


Porções da Palavra de Deus devem ser semeadas nos corações dos pequeninos na apresentação do Versículo do Dia.



Na parte final do Treinamento realizamos um wokshop (aula prática) sobre o "Plano de Salvação - A Mensagem mais Importante".





Agradecimentos:
Em primeiro lugar agradeço ao meu bom Deus que me deu mais essa oportunidade de compartilhar muitas sugestões e informações a respeito do Ministério Infantil com os irmãos em Cristo, voluntários de Ministério com Crianças de diversas Igrejas.
Obrigada a irmã Cláudia França que teve a iniciativa de realizar esse Treinamento e ao seu esposo, Pr. Moisés França que apoiou. Deus os abençoe grandemente! Obrigada pelo carinho com que fui recebida.
Obrigada a irmã Jéssica Farias que organizou o Treinamento e fotografou o mesmo. Vai nesta tua fé, jovem guerreira do Senhor!
Obrigada ao irmão Iata que ficou no som.
Deus abençoe as irmãs Denise e Maria José que prepararam o almoço.
Obrigada ao Presbítero Aldamir e a sua esposa pela disponibilidade no transporte.
Que o Senhor abençoe grandemente cada Ministério Infantil de cada Igreja que foi representada e todos os demais envolvidos que tenham participado direta, ou indiretamente desse Treinamento. 
Espero voltar à cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro, que como tantas outras do Brasil e do mundo tem tantas crianças que precisam aprender do amor de Jesus.

Antes de fazer essa postagem já recebi testemunhos na minha página no Facebook de irmãos que participaram do Treinamento que tiveram seus ministérios abençoados pelo Senhor! Louvado seja Deus, pois o propósito do Treinamento vai sendo alcançado.


Se você é líder de Ministério com Crianças, Pastor e entende a importância de semear a Palavra de Deus nos corações das crianças agende um Treinamento Intensivo para Voluntários de Ministério Infantil em sua Igreja!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Celebração da Páscoa - E.B.I.G_Itaipú/Niterói - RJ - 2013

No ano de 2013 realizamos uma simples Celebração de Páscoa com as crianças na E.B.I.G. (Escola Bíblica Infantil da Graça de Deus) de Itaipú / Niterói - RJ. 
Gostaria de ter feito muito mais, porém como estava organizando minha mudança para Niterói não tive condições.
Você pode ver o que aconteceu durante o Ensino sobre a Páscoa no ano de 2013 na postagem a seguir A PRIMEIRA PÁSCOA - PLANO DE AULA

A seguir nossa mesa com lanche especial e a Cestinha com o Cordeiro cheia de Doces que foi dada as crianças como lembrancinha.




domingo, 16 de março de 2014

Sugestão de Leitura - Ensinando a Fé Cristã às Crianças

Hoje quero deixar uma dica de leitura de um livro que acabei de ler.
Indico o livro "Ensinando a Fé Cristã às Crianças - Um guia para Pais e Professores".
Esse é um Livro muito sucinto em diversos assuntos importantes relacionados ao Ministério com Crianças.
Deixo essa dica principalmente para todos os Pais e Responsáveis por crianças e voluntários de Ministério Infantil que estão iniciando nessa abençoada e importante jornada de fé e amor!




"Neste livro a autora aborda questões relacionadas ao ensino e à evangelização infantil. A obra vai auxiliar professores de educação infantil cristã e pais a ensinar de forma criativa, a fé cristã às crianças. Veremos que elas podem conhecê-lo e prosseguir no conhecimento (Oséias 6.3). É na infância que os alicerces da fé precisam ser construídos. (...)
Ensinar a fé cristã às crianças é antes de tudo uma ordenança do Senhor para sua igreja (Mateus 28.19-20). (...)"

Venha curtir da minha página no Facebook. Sua participação é muito bem vinda!
https://pt-br.facebook.com/pages/Karolline-Poerner/526409244037160

segunda-feira, 10 de março de 2014

Ministério Infantil de Mãos dadas com a Família - Agressividade Infantil

Olá amigos do Ministério Bíblico Infantil Virtual! Que saudades de postar!
Para a glória de Deus estou trabalhando bastante por esses dias.
Fazendo um Recurso aqui, outro ali, compartilhando coisas boas do Reino de Deus com voluntários de Ministério com Crianças. E principalmente anunciando Jesus aos corações das crianças! Isso é bom demais!

Nesse ano de 2014 iniciei uma seção aqui no meu blog direcionada a trabalharmos situações vivenciadas dentro do lar, em família, que envolvam as crianças.
Ainda não tinha dado um título para essa seção, mas já escolhi um título e ela se chamará "Ministério Infantil de mãos dadas com a Família".

Recebi um email da mamãe Patrícia Brasil dizendo assim:

"Olá Karol,
Achei seu blog e adorei, muito bom, Parabéns!
Li que você responde para as mães sobre crianças,dentro da Palavra de Deus. Meu filho de 5 anos sempre teve comportamento agressivo, na escola, na rua com as crianças e dentro de casa com os adultos. Já usei castigo, conversa, cantinho da disciplina da supernanny, etc. Nada deu certo. Oro a noite, ungindo a cabeça dele e pedindo a Deus a melhora desse comportamento. Mas se você tiver mais opinões, agradeço, pois já estou desistindo de sair com ele devido esse comportamento e também a hiperatividade. Grata, Deus a abençoe." Patrícia Brasil

Respondendo a Patrícia Brasil:
Primeiramente obrigada pelas palavras de carinho.
Antes de escrever aqui algumas linhas conversando com vocês, amigos voluntários de Ministério com Crianças ou pais e responsáveis por elas, sobre a questão apresentada pela mamãe Patrícia, quero deixar bem claro que desejo ajudar aos pais com orientações que tenho aprendido na Palavra de Deus, durante esses anos que trabalho com as crianças e também compartilhando experiências desse tempo em que sou mãe.
A questão da agressividade tem sido algo muito notável na vida de muitas crianças.
Se eu estivesse conversando pessoalmente com você Patrícia faria algumas perguntas:
Como é o dia-a-dia do seu filho? Quem cuida dele? O que seu filho assiste na televisão durante o dia? Ele já vai à escola?
Tive uma experiência de ver minha filha ficando agressiva com a mesma idade que seu filho, aos 5 anos. 
Por isso comecei a investigar o que seria a fonte para aquela agressividade. 
Como na minha casa somos muito seletivos quanto ao que a Eduarda assiste na televisão, alguns desenhos que deixava ela assistir e percebi algum traço de violência, cortei.
Porém percebi que a Eduarda continuava apresentando em seu comportamento atitudes de lutas violentas.
Houve um dia em que ao ser repreendida por alguma atitude errada, que não me recordo no momento, minha filha veio próximo a mim e esboçou a reação que iria me morder.
Aquilo foi um forte alerta para mim, pois percebi que a situação estava ficando complicada.
Orando e pedindo sabedoria a Deus, um dia quando fui deixar minha filha na escola, enquanto me despedia dela na porta de sua sala de aula vi a violência com que os meninos da sala dela se tratavam enquanto brincavam de luta.
Foi a resposta ao meu questionamento acerca daquele comportamento violento que a Eduarda estava começando a ter em casa.
Então, creio que o primeiro passo que um pai, uma mãe precisa dar para descobrir um comportamento estranho de seu filho, ou filha é orar e investigar o que leva aquela criança a agir desse jeito. 

Algumas perguntas podem ajudar:
Será que essa criança está sendo acuada por alguma outra criança, ou adulto?
Essa criança convive com outras crianças que tem o mesmo comportamento?
Dentro do lar, como os adultos se tratam na frente dessa criança?
Eu tenho separado um tempo de qualidade para brincar com meu filho?

Muitas outras perguntas podem surgir e nós precisamos gastar tempo para ajudar nossos filhos com seus problemas, ainda que estes pareçam insignificantes e sem grande importância. 
A Bíblia diz em Provérbios 20.11:
"Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta."

As atitudes de uma criança revelam muitas coisas a respeito delas.
Para as crianças determinados problemas, como por exemplo o medo de escuro, ou ser zombada por outros, podem ser verdadeiros gigantes.  
O próximo passo que pode ser adotado é buscar na Palavra de Deus, histórias bíblicas completas, ou mesmo versículos bíblicos que ajudem a criança a entender que o seu mau comportamento desagrada a Deus.
Mostrando a criança que ela está pecando e desagradando ao Senhor Deus, dê os primeiros passos no ensino da Oração de Confissão.
É importante ajudarmos nossos pequeninos a enxergarem aquilo que é errado segundo a Palavra de Deus
A criança pode demonstrar resistência no princípio, mas com uma boa dose de paciência e perseverança, é possível ir incutindo dentro do coração e personalidade da criança os princípios da Palavra de Deus que irão ajudá-la a mudar completamente de comportamento.
Você disse no seu email que ora por ele todas as noites, mas te aconselho a ensinar seu pequenino a usar as palavras dele para falar com Deus. Incentive seu filho a orar por conta própria, mas acompanhe-o sempre pare esse momento.
A oração jamais deve ser aplicada como se fosse um castigo. Ela deve ser apresentada a criança como uma forma de diálogo com Deus, se aplicada como castigo a criança passará a sentir raiva de ter que realizá-la.

Com relação a hiperatividade, não sei muito sobre esse assunto, creio que um especialista (geralmente neurologista, pediatra ou psiquiatra) deva ser consultado para lhe dar informações e orientações que lhe ajudem.
Creio muito no poder da oração (Tiago 5.16) e sei que se você orar mamãe Patrícia, o Senhor Deus irá lhe dirigir em todos os passos que precisar dar.


"Ministério Infantil de Mãos dadas com a Família"

Se você é papai, mamãe, vovô, vovó, titio, ou titia e quiser participar dessa seção aqui no blog envie seu email para karolpoerner@gmail.com
Você pode enviar uma dúvida, pedido de ajuda, ou também um testemunho na vida de uma criança para compartilharmos por aqui.


Deus nos ajude na nossa Missão de Pais e Responsáveis pelas Crianças!

POSTAGENS MAIS VISITADAS