terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Jesus Acalma a Tempestade_Atividade Manual

Estamos ensinando nas Sextas - Feiras e Domingos sobre os MILAGRES DE JESUS
O próximo milagre que vamos ensinar será "JESUS ACALMA A TEMPESTADE". Pesquisando na internet sobre o assunto encontrei uma postagem muito legal no blog Ovelhinhas Lanudas
Uma sugestão de Atividade Manual, mas que pode ser ampliada e impressa em tamanho maior para apresentar a Lição Bíblica as crianças de uma maneira interessante. 

Veja o modelo para você imprimir:

Abaixo imagens de como fica fica quando colorido e a maneira de ser feita a dobradura:



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Atividade Bíblica - Jesus cura um Paralítico em Cafarnaum_para Colorir


Atividades Bíblicas - Jesus Cura um Paralítico em Cafarnaum

Duas Atividades Bíblicas sobre a Cura do Paralítico em Cafarnaum. Essa e outras Atividades Bíblicas você encontra no site ESCOLA BÍBLICA DINÂMICA ON LINE. (clique no nome do site e será redirecionado a ele.)
Atenção!!! Para você salvar as imagens numa resolução boa para impressão é preciso que você clique sobre ela, assim a mesma será aberta em uma nova janela na qual você deverá salvar.



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

JESUS CURA O PARALÍTICO EM CAFARNAUM - UM TEXTO PARA MEDITAR

Nossa próxima Lição Bíblica a ser ensinada aos pequeninos será sobre A Cura do Paralítico de Cafarnaum (estude-a em Mateus 9.1-8, Marcos 2.1-12 e Lucas 5.17-26).
Faz algumas semanas que terminei a leitura do livro "TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA” e um trecho desse livro traz um entendimento muito interessante acerca dessa passagem bíblica que compartilho a seguir.

“Carregadores de Leito”

A alegria de orar com outras pessoas é que podemos nos unir aos intercessores. Gosto de pensar que podemos nos tornar “carregadores de leito” para outras crianças. Marcos 2 relata o que aconteceu enquanto Jesus estava ensinando e curando pessoas na sala de uma casa.

2.1   Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa.
2.2   Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem,
2.3   trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens,
2.4   mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.
2.5   Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: — Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
2.6   Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar:
2.7   “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!”
2.8   No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: — Por que vocês estão pensando essas coisas?
2.9   O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”?
2.10   Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico:
2.11   — Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
2.12   No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: — Nunca vimos uma coisa assim! (Texto extraído da Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Quatro homens foram até lá para levar um amigo doente até Jesus. Eles sabiam que se conseguissem levá-lo até Jesus, ele seria curado. Embora eles tivessem seus próprios afazeres, separaram um tempo para carregar aquele paralítico até o local onde Jesus estava. O quanto eles caminharam, só Deus sabe, cada um segurando uma ponta do leito.
Nem mesmo a multidão conseguiu detê-los. Tiveram a ousadia de subir no telhado da casa de uma outra pessoa, abrir um buraco para baixar o leito onde jazia o amigo paralítico e colocá-lo bem na frente de Jesus. Esses homens enfrentaram uma situação impossível para trazer o amigo até Jesus, que tornou o impossível, possível. Você consegue imaginar aqueles quatro homens espiando através de um buraco no telhado, esperando ver um milagre? A seguir, Jesus olhou para eles e disse que curaria aquele homem graças à fé de seus amigos. Foi a fé daqueles homens, não a fé do paralítico, que fez com que o milagre acontecesse.
Intercessores são como esses quatro homens. Cada um segura numa ponta do leito para levar seus queridos, um de cada vez, até Jesus. Muitas de nossas crianças estão paralisadas  pelo pecado, e esse fardo é muito pesado para os pais suportarem sozinhos. Muitos ficam desanimados quando não percebem nenhuma mudança de atitude e não enxergam nenhum indício de uma resposta à oração.    
(...) Quando você intercede regularmente por uma determinada criança, desenvolve um amor sincero por ela."

(fonte: NICHOLS, FERN, Todo Filho precisa de uma Mãe que ora, São Paulo: Editora Hagnos,2010, 147-150 pgs)

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PLANO DE AULA - ESCLARECENDO AS CRIANÇAS À LUZ DA PALAVRA DE DEUS SOBRE O CARNAVAL

Entre os meses de Fevereiro e Março temos esse feriado repugnante, abominável chamado de Carnaval.
Pensando na importância de esclarecer as crianças porque os cristãos não participam dessa Festa estive fazendo pesquisas na internet, peguei algumas sugestões que encontrei e elaborei um Plano de Aula que trabalhei com as Crianças anteriormente.
Não adianta dizermos só para as crianças que elas não devem participar do Carnaval, pois na visão das Crianças essa festa pode parecer ser somente alegria e diversão.
Mas, nós precisamos aprender a esclarecer as crianças, numa linguagem acessível e compreensível, o porquê, que nós que pertencemos e professamos a fé em Jesus Cristo não compartilhamos de certas comemorações e costumes.
 O Molde para o Preparo dos Visuais me foram concedidos há um tempo atrás pela Pra. Gabriela P. Fiúza do blog Portal Sementinha Kids.
Elaborei a Lição Bíblica.

Tema: Alegrai-vos no Senhor!
Aula Especial para falar sobre o Carnaval

INÍCIO - MOMENTO DE CELEBRAÇÃO: Prepare louvores bem animados para começar essa aula, se possível, leve louvores que peçam para as crianças fazer gestos.
Sugestões: 
  • Festa de Louvor – Cd Cristina Mel for Kids
  • Pra Jesus Louvar – Cd Clube da Cristina Mel
  • Perna, Dedo, Mão – Cd Cristina Mel e os Vegetais
  • Rock Gospel – Cd Cristina Mel e os Vegetais
Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode escolher muitas outras.

VERSÍCULO BÍBLICO: Prepare um cartaz, ou leia diretamente na Bíblia o Salmo 133.1, 3b:
“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! ... porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”
Explique as crianças que quando nos reunimos para adorar a Deus de todo nosso coração o Senhor promete enviar sua bênção sobre nossas vidas.

PERÍODO DE ORAÇÃO: Peça que todos coloquem suas mãos sobre seus corações e fechem os olhos para orar. Antes de começar a Oração pergunte se alguma criança tem algum pedido de oração especial nesse dia.
Realize a Oração Inicial apresentando a aula ao Senhor, em nome de Jesus, para que seja frutífera, que cada criança aprenda os ensinos da Palavra de Deus e os coloque em prática.

LIÇÃO BÍBLICA:

Introdução
Hoje gostaria de conversar com vocês sobre uma festa que estamos vendo muito nesses dias na televisão. Os artigos para participar dessa festa já estão à venda nas lojas. E durante a próxima semana muitos adultos e crianças estarão aparecendo na televisão dançando nela em muitos lugares do Brasil.
Será que alguém sabe de que Festa estou falando? (Aguarde participações das crianças.)

Desenvolvimento
Isso mesmo! Estou falando da festa de Carnaval.
Quero mostrar a vocês que a Palavra de Deus (Levante sua Bíblia nesse momento diante das crianças. É muito importante que você sempre esteja com a Bíblia quando for ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos.) nos mostra que o Senhor Deus é totalmente contra que nós participemos dessa comemoração.
Em 1ª Coríntios 6.20 diz assim:
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
A Bíblia está dizendo que devemos usar nosso corpo para adorar a Deus.
O Salmo 103.1 diz:
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” 
Durante os dias em que se comemora o Carnaval o que os adultos, e até mesmo as crianças fazem? (Aguarde participações.)
Infelizmente, pessoas dançam nuas, muitas bebem bebidas alcoólicas, que as fazem brigar (às vezes até matar), usam drogas, cantam músicas que louvam outros ídolos, enfim, fazem muitas coisas que são contrárias a Palavra de Deus.
As pessoas que praticam essas coisas, a Bíblia diz que não estão agradando a Deus.
Romanos 8.8:
“Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
O Carnaval também é conhecido como a “Festa da Carne”.
(A palavra "carnaval" está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval)
Mas, não é a carne que comemos junto na comida não.
Quando a Bíblia nos fala de “obras da carne” ela está querendo nos alertar de vários pecados que quando praticamos nos afastam de Deus.
O Senhor deixou uma lista com essas “Obras da Carne” que não devemos praticar.

(Para ilustrar as “Obras da Carne” e o “Fruto do Espírito” prepare um Coração grande em e.v.a, ou papel cartão ou cartolina vermelho que representará a vida de cada criança.
Dentro do coração você fixará o bichinho do molde abaixo, que deverá ser ampliado em tamanho grande (pode ser o tamanho de uma folha A4) que irá representar as “Obras da Carne” quando estiver ensinando sobre elas.
Para ensinar sobre o “Fruto do Espírito” prepare o Molde abaixo em tamanho grande, proporcional ao coração, dividido em 9 partes. Você deverá retirar o bichinho que representa as “Obras da Carne” e fixar as partes que representarão o “Fruto do Espírito” e ir colocando cada uma à medida que for lendo na sua Bíblia.)
Para que vocês entendam bem direitinho eu preparei esse bichinho que irá representar essas obras.
Leia Gálatas 5.19-21:
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenssões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”
Vocês ouviram direitinho quais são as Obras da Carne? Encontramos essas Obras no Carnaval crianças? (Essas perguntas servirão para você avaliar se as crianças entenderam.)
O Senhor Deus também deixou escrito na Sua Palavra as atitudes que devem existir na vida de quem afirma que é filho Dele.
Essas atitudes juntas é como se fossem um único fruto.
Leia Gálatas 5.22:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Conclusão
A Bíblia diz em Salmo 1.1:
“Feliz a pessoa que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores.”
Você será feliz se obedecer a Palavra de Deus!
Devemos festejar sim! Dançar e louvar somente o Único que é digno e merecedor de ser adorado: Jesus!!!
“Louvarei ao Senhor em todo tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.” Salmo 34.1

Depois de ensinada a Palavra de Deus você poderá levar o cd ou dvd PARA ADORAR AO SENHOR   do Crianças Diante do Trono e colocar a canção TEMPO DE FESTA para as crianças louvarem mais um pouco a Deus.  

SUGESTÃO PARA O LANCHE: Se na sua Região tem feito um calorão que tal preparar um lanche refrescante para a turminha? Prepare copinhos com Gelatina, ou então Picolés, ou quem sabe copinhos deliciosos de Sorvete.

POSTAGENS MAIS VISITADAS