terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

JESUS CURA O PARALÍTICO EM CAFARNAUM - UM TEXTO PARA MEDITAR

Nossa próxima Lição Bíblica a ser ensinada aos pequeninos será sobre A Cura do Paralítico de Cafarnaum (estude-a em Mateus 9.1-8, Marcos 2.1-12 e Lucas 5.17-26).
Faz algumas semanas que terminei a leitura do livro "TODO FILHO PRECISA DE UMA MÃE QUE ORA” e um trecho desse livro traz um entendimento muito interessante acerca dessa passagem bíblica que compartilho a seguir.

“Carregadores de Leito”

A alegria de orar com outras pessoas é que podemos nos unir aos intercessores. Gosto de pensar que podemos nos tornar “carregadores de leito” para outras crianças. Marcos 2 relata o que aconteceu enquanto Jesus estava ensinando e curando pessoas na sala de uma casa.

2.1   Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa.
2.2   Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem,
2.3   trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens,
2.4   mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.
2.5   Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: — Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
2.6   Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar:
2.7   “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!”
2.8   No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: — Por que vocês estão pensando essas coisas?
2.9   O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”?
2.10   Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico:
2.11   — Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
2.12   No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: — Nunca vimos uma coisa assim! (Texto extraído da Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Quatro homens foram até lá para levar um amigo doente até Jesus. Eles sabiam que se conseguissem levá-lo até Jesus, ele seria curado. Embora eles tivessem seus próprios afazeres, separaram um tempo para carregar aquele paralítico até o local onde Jesus estava. O quanto eles caminharam, só Deus sabe, cada um segurando uma ponta do leito.
Nem mesmo a multidão conseguiu detê-los. Tiveram a ousadia de subir no telhado da casa de uma outra pessoa, abrir um buraco para baixar o leito onde jazia o amigo paralítico e colocá-lo bem na frente de Jesus. Esses homens enfrentaram uma situação impossível para trazer o amigo até Jesus, que tornou o impossível, possível. Você consegue imaginar aqueles quatro homens espiando através de um buraco no telhado, esperando ver um milagre? A seguir, Jesus olhou para eles e disse que curaria aquele homem graças à fé de seus amigos. Foi a fé daqueles homens, não a fé do paralítico, que fez com que o milagre acontecesse.
Intercessores são como esses quatro homens. Cada um segura numa ponta do leito para levar seus queridos, um de cada vez, até Jesus. Muitas de nossas crianças estão paralisadas  pelo pecado, e esse fardo é muito pesado para os pais suportarem sozinhos. Muitos ficam desanimados quando não percebem nenhuma mudança de atitude e não enxergam nenhum indício de uma resposta à oração.    
(...) Quando você intercede regularmente por uma determinada criança, desenvolve um amor sincero por ela."

(fonte: NICHOLS, FERN, Todo Filho precisa de uma Mãe que ora, São Paulo: Editora Hagnos,2010, 147-150 pgs)

Um comentário:

  1. A paz amada!!!!
    Que linda mensagem a ser transmitida aos nossos pequeninos!!! Deus abençoe ricamente sua vida...abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS