Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

sábado, 29 de outubro de 2011

HALLOWEEN - UMA FESTA QUE NÃO AGRADA A DEUS_MEU PLANO DE AULA

Nessa 6ª feira (dia 28/10/11) estive com a turminha ensinando a Palavra de Deus.
Como havia postado no começo da semana preparei minha aula tendo por base bíblica  a historia bíblica que narra A IDOLATRIA DE MANASSÉS que está em 2° Crônicas 33.1-20.
Segue abaixo o meu Plano de Aula no qual ensinei as crianças sobre o erro de se participar da Festa de Halloween. 


CHEGADA E MOMENTO DE ADORAÇÃO
No início da aula realize uma Oração. É muito importante ensinarmos as crianças a falar com Deus através de suas orações.  Se você possui um Caderno de Oração anote os nomes dos pequeninos nele. Em nosso Ministerio Infantil temos ungido as crianças com o Azeite que consagramos a Deus.

MOMENTO DE CELEBRAÇÃO

LIÇÃO BÍBLICA
Tema: HALLOWEEN: UMA FESTA QUE NÃO AGRADA A DEUS
Texto – Bíblico: 2° CRÔNICAS 33.1-20
Versículo do Dia: “E NÃO VOS ASSOCIEIS ÀS OBRAS SEM FRUTOS DAS TREVAS, MAS ANTES, REJEITAI-AS .”Efésios 5.11
Objetivos da Lição: Ensinar as crianças porque não devemos participar da Festa de Halloween segundo a Palavra de Deus e as consequências ruins que ela traz sobre a vida de quem a pratica.
Estudando a Historia Bíblica
INTRODUÇÃO
Vamos hoje aprender ensinamentos importantes da Palavra de Deus para nossas vidas.
Quero apresentar a vocês o Rei Manassés.
Alguém aqui já ouviu falar dele?






DESENVOLVIMENTO
Manassés se tornou rei quando tinha apenas 12 anos de idade. Ele reinou durante 55 anos em Jerusalém.
Mas, ele fez muitas coisas erradas, que não agradavam a Deus.
A Bíblia nos diz que o Rei Manassés participava de comemorações que Deus detesta.
Quero mostrar a vocês uns enfeites e gostaria que me dissessem em que festa os vemos.
Isso mesmo! Esses enfeites são para Festa de Halloween.
O Halloween ou Dia das Bruxas, como também é conhecido, é uma comemoração que não agrada a Deus. Nessa Festa cheia de monstros, caras feias e coisas assustadoras do diabo, inimigo de Deus e nosso também, ele é adorado.
O rei Manassés não guardou os mandamentos do Senhor em seu coração e passou a participar de bruxaria, feitiçarias e advinhações. Isso deixava Deus muito triste e irado.
O Senhor, em Sua Palavra nos mostra que é contra tudo que é praticado na Festa de Halloween.
Em Efésios 5.11 lemos assim:
“E não vos associeis às obras sem frutos das trevas, mas antes rejeitai-as.”
As crianças, assim como os adultos devem rejeitar tudo o que desagrada a Deus.

O rei Manassés fez coisas muito horríveis. (Mostrar figura do Rei com rosto Mau). Ele jogou seus filhos no fogo como oferta para o diabo.
Manassés levou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém a cometerem pecados ainda piores do que aqueles cometidos pelas nações que o SENHOR Deus havia expulsado da terra conforme o seu povo ia avançando.
O SENHOR Deus falou com Manassés e com o seu povo, mas eles não lhe deram atenção.
Tem crianças que não vêem nada de mal participar da Festa de Halloween. Mas, vejam o que aconteceu com o rei Manassés.
Os comandantes do exército assírio invadiram o país de Judá. Eles prenderam Manassés com ganchos, amarraram com correntes e o levaram como prisioneiro para a Babilônia. (Mostrar figura do Rei com rosto Triste).
O rei Manassés perdeu todas as coisas boas que ele tinha em sua vida: sua liberdade, sua família, sua casa e viu que nenhuma daquelas comemorações erradas tinha lhe trazido algo de bom.
No seu sofrimento Manassés orou com fervor ao SENHOR, seu Deus; cheio de humildade, ele se arrependeu diante de Deus. (Mostrar figura do Rei com Rosto chorando).
Deus ouviu a sua oração e atendeu o seu pedido, deixando que ele voltasse para Jerusalém e fosse rei de novo. Aí Manassés declarou que o SENHOR é Deus.
Ele tirou do Templo as imagens dos deuses falsos que havia colocado lá, derrubou os altares que havia mandado construir no monte onde ficava o Templo e em outros lugares de Jerusalém e os jogou fora da cidade.
Consertou o altar do SENHOR, ofereceu nele ofertas de paz e ofertas de gratidão e ordenou ao povo de Judá que adorasse o SENHOR, o Deus de Israel. (Mostrar figura do rei com Rosto Feliz)
O povo passou a adorar ao SENHOR, seu Deus.

(Os desenhos que foram utilizados para contar a historia do Rei Manassés foram retirados da Revista Pluguinho n° 6 - Aluno_Editora Cristã Evangélica)


CONCLUSÃO
A Bíblia nos diz que Deus detesta tudo que é relacionado a magia, feitiçaria e bruxaria.
Ouçam o que está escrito em Deuteronômio 18.9-14.
Todas as pessoas que não quiserem deixar essas práticas erradas não poderão entrar no Céu.(Apocalipse 22.15)
Assim como na vida do Rei Manassés aconteceram muitas coisas ruins, por causa da sua desobediência, é hoje na vida de quem não crê e participa dessa Festa das Trevas.
Espero que vocês tenham entendido o recado de Deus e que sejam obedientes para serem muito abençoados.

ATIVIDADES DO DIA
Preparei uma Folhinha com Atividades relacionada a Lição Bíblica. 

HORA DA BRINCADEIRA
Uma dinâmica ou brincadeira muito legal, fácil de fazer e que a minha turminha gostou muito é a Caixa de Perguntas Musical. Seu preparo e execução é muito simples.
  1. Encape com papel de presente ou outro colorido uma Caixa de Sapatos e prepre  várias perguntas relacionadas a Lição Bíblica ensinada em pedacinhos de papéis.
  2. Organize as crianças em círculo e coloque uma música bem animada. 
  3. As crianças deverão passar a Caixa de Perguntas de mão em mão. 
  4. Pare a música subitamente. 
  5. A criança que estiver com a Caixa de perguntas nas mãos nesse momento deverá retirar uma pergunta e responder.
  6. Se ela não souber você deverá decidir se ela sai, ou se poderá ser ajudada por um amigo.
  7. Pode-se oferecer um brinde para quem acertar, tais como: pirulito, bala, chocolate e outros semelhantes. 
  Para essa Caixa de Perguntas Musical preparei essas perguntas
  • Qual era o nome do rei da historia de hoje?
  • Quantos anos o rei da historia tinha quando começou a reinar?
  • Do que o rei participava e deixava o Senhor Deus muito triste?
  • O que o rei fez com seus filhos?
  • O que aconteceu de ruim com o rei?
  • O que o rei fez na prisão que mudou a sua vida?
  • Por que a Festa de halloween não agrada a Deus?

LANCHE
Reúna as crianças após as Atividades. Escolha algumas para ajudar a servir o Lanche. Antes de servir realize uma Oração agradecendo pelo mesmo.
MOMENTO DAS DOAÇÕES
Ensine acerca do significado do Dízimo e da Oferta as crianças. É importante mostrarmos as crianças que Dízimo não é a mesma coisa que Oferta. Faça cartazes e ilustre esse ensino também.

ENCERRAMENTO
No final desse encontro pode ser passado para as crianças o episódio A IDOLATRIA DE MANASSÉS do dvd MIDINHO: O PEQUENO MISSIONÁRIO vol.14.
Realize a oração de Encerramento e peça que o Senhor abençoe a vida de cada criança e as leve em segurança para os seus lares, em nome de Jesus!

13 comentários:

  1. Obrigada querida irmã!!
    Mesmo sem saber você tem me ajudado muitíssimo...
    Moro na Suiça e a pouco mais de 1 ano tomo conta do grupo das crianças de 7 a 12 anos. Era totalmente despreparada e comecei quase por nescessidade, pois tenho os meus filhos nesta classe, e não tinha ninguém para instrui-los.Eu não tinha idéia de como desenvolver uma aula.. Foi então que comecei a pedir e procurar ajuda de várias formas e nem me lembro como(coisa de Deus) encontrei você,com este trabalho maravilhoso!! Que tem me ajudado tanto para a Glória do Senhor nosso Deus!!
    Mais uma vês muito obrigado. Você esta de Parabéns!! Que Deus continue te capacitando e dirigindo em tudo em nome de Jesus amém.
    Selma Pieri

    ResponderExcluir
  2. olá achei muito interessante e muito bom seu material obrigado por nos ajudar com as crianças imail tiapequenasemente@hotmail.com facebook e orkut! fica com deus ! obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Amei este material e vou preparar um Culto Infantil. Jesus lhe abençoe Karoll. Beijo. Dani

    ResponderExcluir
  4. Deus continue e abençoar, isso mesmo minha querida continue a este talento maravilhoso que o Pai tem lhe dado para abençoar nossas vidas. Eu estava procurando algo para ensinar nossas crianças e achei. Louvo ao Senhor por pessoas como você que se dispõem a compartilhar estudos maravilhosos como este. Continue sendo vaso de honra nas mãos do grande Oleiro.

    ResponderExcluir
  5. Amei este estudo, irei aplicar para as crianças, agradeço a Deus por usar pessoas como você para está nos abençoando com o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Karol paz querida tem como você postar as figuras do plano de aula sobre Halloween pois estava no multiply e não tem mais como acessar. Obrigada e parabéns pelo lindo trabalho

    ResponderExcluir
  7. Estava explicando para meu filho de 10 anos de idade o significado do halloween. Vou mostrar essa postagem...achei maravilhosa. Os nossos filhos sofrem com essas influência, principalmente na escola. Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada
    Uma Benção
    Andrademanuela442@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Entrei akii no sabado procurando alguma coisa p apresentar um trabalho na igreja na segunda falando o q a biblia diz a respeito do halloween...estou bem mais aliviada pois encontrei boa parte do q eu estava procurando

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso, sem palavras...estou aqui motivada para começar a montar essa aula...obrigada pelo seu carinho, por permitir que pudéssemos crescer mais com a sua edificadora postagem!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por postar esse plano de aula sobre o halloween , que Deus continue te capacitando para o ministerio .Deus te abencoe ricamente!.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns karol entrei no YouTube procurando histórias sobre halloween e encontrei seu plano de aula , poxa estou muito agradecida a Deus por Ele ter me concedido essa bênção,foi muito útil para o culto de outubro ������ que Deus continue te abençoando querida. Tmb trabalho com crianças amo esse ministério que Deus me deu ��. A paz amada ������

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS