Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

1° ENCONTRO EVANGELÍSTICO INFANTIL_2° dia - TEMA: FILHO MEU, DÁ-ME O TEU CORAÇÃO!

Na 4ª feira, dia 31 de Agosto, realizamos o 2° Dia do 1° ENCONTRO EVANGELÍSTICO INFANTIL na EBIG (Escola Bíblica Infantil da Graça de Deus) de Resende - RJ
O Encontro Evangelístico Infantil teve como proposta apresentar a Mensagem mais importante da Palavra de Deus para todo ser humano: o PLANO DE SALVAÇÃO!
No 2° dia a Palavra de Deus foi ensinada através de uma Lição Evangelística conhecida por muitos que evangelizam crianças: a historia da ANA CORAÇÃO. Pesquisando na internet encontrei muitos blogs mostrando ministrações de diversas formas para as crianças usando essa lição evangelística.
Estive presente no 2° dia de Encontro que foi dirigido pelas minhas amadas irmãs em Cristo: Rosana Martins, Sheila com o apoio da irmã Márcia mais conhecida carinhosamente como Marcinha.
Foi uma bênção!!!

Confira abaixo o Roteiro com a Programação elaborada para esse dia e algumas das fotos que tirei.

Tema: Filho meu, dá-me o teu coração! 
"E vos darei um novo coração ..." Ezequiel 36.26

Roteiro da Programação

Boas Vindas: Esteja com todo material e a sala organizada para recepcionar as crianças, conforme forem chegando.
Anote seus nomes completos e idades para serem apresentados posteriormente em oração a Deus.
Entregue o pequeno coração de cartolina vermelha a cada Criança e peça que elas escrevam os nomes de familiares e amigos que ainda não conhecem a Deus. Aquelas que ainda não souberem escrever ofereça ajuda.
Quando todas já tiverem terminado reúna-as em um círculo, abra sua Bíblia e leia Jeremias 29.13. Explique que a Oração que Deus aceita é aquela que é feita com sinceridade.
Peça que levantem os corações de cartolina com seus pedidos aos céus e realize uma Oração

Cânticos: Para esse período você poderá preparar os Recursos Visuais abaixo:
  •    Mãos e Coração em E.V.A
Vi esse Recurso na Loja da Tia Pri.com

  •  Sugestões de Cânticos que falam sobre o Coração
  • A Alegria está no Coração
  • O Coração do Menino e da Menina
  • Casinha do Coração – Cd Clube da Cristina Mel
  • Toc, Toc, Toc - Cd Pare e Pense da Marilene Vieira vol.3
Lição Evangelística: Ana Coração (historia de Helenita Borja)
Esse é o livro ANA CORAÇÃO da autora HELENITA BORJA editora Bíblica Infantil.

Hoje eu trouxe uma amiguinha comigo. Vocês querem conhecê-la? Seu nome é Ana. (Mostre o coração n°1)
Vocês já pensaram se toda a vez que a gente desobedecesse ou mentisse a língua crescesse?

Logo que Ana levantou, sua mãe pediu que ela guardasse os seus brinquedos; sabem o que ela respondeu:
— Ah! Eu não vou guardar agora, eu tenho que brincar lá fora.
Ela saiu batendo a porta. Ela desobedeceu sua mãe. Sua língua cresceu um pouco. (Mostre o coração n° 2, com a 1ª parte da língua n° 1 (palavra desobediência)).
No mesmo dia quando estava na escola a professora perguntou quem estava conversando, ela mentiu, dizendo que era sua colega que estava puxando assunto. Sua língua cresceu mais um pouco. (Mostre o coração 2, com a 2ª parte da língua n°1(palavra mentira)).
Na hora do recreio as meninas estavam jogando queimado e como ela não foi escolhida, ficou com raiva e xingou palavras feias. A sua língua cresceu mais um pouco. (Mostre o coração 2, com a 3ª parte da língua n° 1 (palavra palavrão)).
Há um versículo na Bíblia que diz: “O homem vê o exterior, porém o Senhor conhece o coração.” (1° Samuel 16.7). Deus estava vendo o coração de Ana. Que vocês acham que Deus via?  (Mostre o coração 2).
Um dia Beto convidou Ana para assistir uma Classe Bíblica. (Mostre o coração n°3) Ela não queria ir, mas sua mãe insistiu tanto que Ana acabou indo. Lá na Classe Bíblica, Ana estava inquieta, puxava a saia da menina da frente, jogava papelzinho nos meninos. (Mostre coração n°4).
Mas, a professora estava contando a historia de uma menina parecida com ela. Será que ela estava falando dela? Mas a menina tinha outro nome. E a menina da historia havia mudado de vida. Por que será? Ana começou a prestar atenção na historia para saber a razão da mudança da menina. Sabem por que ela mudou? É porque ela reconheceu que era pecadora que fazia uma porção de coisas erradas. Mas o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz por ela e ela creu pedindo que Jesus fosse seu Salvador.
A professora da Classe perguntou se alguém queria aceitar o Senhor Jesus como seu Salvador e permitir que Ele mudasse a sua vida. Ana mais que depressa levantou a mão. A professora ajudou-a a orar. Deus que sempre vê o coração, viu que agora o coração de Ana estava completamente mudado. Em vez de ser mau, mentiroso, agora era manso e humilde (Mostre o coração n° 5).
Em Jeremias 29.13 diz: “E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” O sangue de Jesus limpou todos os pecados de Ana.
No dia seguinte a mãe de Ana pediu para ela não sair sem escovar os dentes. Ela respondeu:
— Eu já vou, mamãe.
Da sua língua não saíram mais palavrões, ela não estava mais suja. Agora o coração de Ana era um coração alegre. (Mostre o coração n°6).
Ana lia a Bíblia todos os dias. Os seus olhos estavam bem abertos para entender a Palavra de Deus. (Mostre o coração n°7).
Ela também orava todos os dias. Como é bom conversar com Deus. (Mostre o coração n°8).


Na escola quando a professora chamou-lhe a atenção, ela disse:
—Desculpa, tia Vânia, eu vou procurar não conversar mais durante a aula.
Agora sua boca não saía respostas duras, nem palavrões, mas saía corações. (Mostre o coração n°9 com a língua saindo corações).
Na hora do recreio Ana ficou contente porque ela ajudou sua amiguinha que caiu e se machucou.
Não demorou muito, as pessoas começaram a observar que Ana havia mudado. Agora ela tinha um coração bondoso. Da sua boca só saíam palavras amáveis. (Mostre o coração n°9 com a língua de corações.)
O Salmo 119.11 diz: “Guardo no coração as Tuas Palavras, para não pecar contra Ti.”
Por que será que Ana mudou tanto?
Ana mudou porque Jesus veio morar no seu coração. Só Jesus pode transformar nossas vidas.
Comente que, assim como Ana teve sua vida transformada, Jesus deseja transformar a vida de cada um que está nesse encontro.
No final da Lição será o momento de Fazer o Convite para a Salvação.

 (As irmãs Rosana Martins e Sheila dividiram a historia da Ana Coração em duas partes e cada uma apresentou uma.)


 
(A irmã Rosana Martins teve uma ideia muito interessante, ao invés de ficar segurando o corações para apresentar a Lição Evangelística, ela colou atrás de cada um dos corações uma parte do velcro e a outra num avental. A historia foi apresentada assim: a medida que a historia era contada os corações eram fixados no avental. Gostei bastante da ideia, pois deixam as mãos livres.)   
Versículo para Memorizar: Para memorizar o Versículo do Dia prepare 7 corações grandes com alça para pendurar no pescoço, semelhante ao que foi usado no Período de Cânticos, ou corações médios colados com palitos de churrasco para serem segurados como plaquinhas. Escreva as palavras do versículo dentro deles.
Escolha 7 crianças e pendure os corações em seus pescoços ou dê a elas as plaquinhas para segurarem.
Apresente-as enfileiradas diante das demais crianças, mas não na ordem certa. Peça que as crianças coloquem o versículo em ordem.













(Esses Corações foram preparados pela irmã Rosana Martins.)

ATIVIDADES: As Atividades ficarão por conta da criatividade de vocês.

PERÍODO DAS DOAÇÕES: Para ensinar sobre o Dízimo leia Malaquias 3.10 e enfatize a promessa de Deus sobre aqueles que são dizimistas. Para ensinar sobre o amor que devemos ter ao ofertar e ajudar na Casa de Deus leia e visualize rapidamente a história da Oferta da Viúva (Marcos 12.41-44, Lucas 21.1-4). Para esse período poderá ser utilizada a música A Oferta da Viuvinha_Cd Aline Barros & Cia vol.1.

ENCERRAMENTO: Ao final desse encontro realize uma Oração agradecendo a Deus por mais essa oportunidade de estarem juntos na presença Dele e peça que o Senhor leve cada um em segurança para sua casa.
Poderá ser confeccionado um cartãozinho com o versículo de Ezequiel 36.26 em formato de coração para ser dado a criança juntamente com um pirulito que tenha formato de coração também. 

(Essa foi a lembrancinha oferecida as crianças no término do 2° Dia de Encontro Evangelístico Infantil: uma Dobradura de Coração, com um lembrete com o Versículo do Dia e um Pirulito. Essa lembrancinha teve uma mãozinha muito especial da filha da irmã Rosana Martins, a Raquel. Deus lhe abençoe!) 

As crianças gostaram batante da historia da Ana Coração, eles ficaram atentos do início ao fim. Foi uma experiência muito abençoadora esse Encontro!!!
Obrigada Senhor Deus por mais essa oportunidade!!!
Esse Roteiro de Programação pode ser uma boa sugestão para o DIA DAS CRIANÇAS que está chegando.

2 comentários:

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS