Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

terça-feira, 22 de março de 2011

SOBRE A PÁSCOA - ESCLARECIMENTOS E RESPOSTAS

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus nesta parte.
Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe a sua alma, como ao fiel Criador e praticar o bem."
1ª Pedro 4.12-16,19

No dia 17 de Março de 2011 fiz uma postagem entitulada "SOBRE A PÁSCOA - MEU PONTO DE VISTA PESSOAL"  
Como diz o título era o meu ponto de vista sobre a maneira como a Páscoa tem sido celebrada e o que eu penso disso.
Um dia aprendi numa pregação da Palavra de Deus que quando decidimos praticar e compartilhar aquilo que aprendemos e cremos temos de estar preparados para os mais diversos tipos de resposta das pessoas que nos ouvem, no caso aqui do blog, que lêem minhas postagens.
Pois bem, decidi escrever esse texto resposta para esclarecer alguns pontos da postagem "SOBRE A PÁSCOA - MEU PONTO DE VISTA PESSOAL"  , já que recebi comentários de algumas pessoas, cujas palavras não abrirei aspas para complementar esse texto, pois julguei alguns numa linguagem própria de pessoas que querem divergir, mas faltam com respeito.
Vou por partes, já que são pontos diferentes.

  • No comentário feito pela Edna Dias ela diz que trabalha há 25 anos com as crianças, que sempre deu chocolates a elas nessa data e que não vê nenhum mal  em completar as lembrancinhas com chocolates. Edna respeito e discordo da sua opinião. Quem leu direitinho a minha postagem viu que eu não disse que ninguém deve deixar de usar o chocolate. Disse que "EU" não uso o chocolate, certo?! Meu blog não é regra de fé e prática para ninguém. Jamais incentivei e nem jamais incentivarei isso aqui. Nossa base para tomarmos decisões só deve ser uma e essa eu aconselho que todos nós venhamos consultar sempre: A BÍBLIA SAGRADA!

  • A Cinthia Gomes disse que eu não possuo conhecimentos bíblicos e históricos para ter escrito sobre a utilização do chocolate na Páscoa e que eu disse que não é bíblico comer chocolate na Páscoa. Em tom de zombaria me perguntou se eu dou o cordeiro, ou pães asmos para as crianças. Para finalizar seu comentário diz que dá graças a Deus de não ter filhos na Igreja onde eu ensino a Palavra de Deus as crianças.
Primeiro: Sobre o fato de não possuir conhecimentos bíblicos e históricos para falar da utilização do chocolate na Páscoa tenho duas coisas a dizer: O fato é que realmente reconheço minhas limitações diante da grandeza e excelência na quantidade de ensinamentos que preciso aprender na Palavra de Deus. Preciso e jamais quero deixar de aprender com meu Deus a Sua Palavra!!!
Mas, entre a Bíblia e fatos históricos prefiro ficar com a Palavra do Senhor que é verdadeira e inerrante.
Muitos dos fatos históricos que nos são ensinados, que chegam aos nossos ouvidos correram o risco de manipulação humana e maligna para a mentira. Nunca podemos dizer que fatos históricos são ensinados com total veracidade.
No ensino da Palavra de Deus as crianças fatos históricos não estão em primeiro plano, de maneira nenhuma!!! Na Igreja, que é o local onde trabalho o ensino bíblico com as crianças, não estou ali para gastar o pouco e precioso tempo que tenho junto a elas para ensinar a origem do cacau como você citou. Estou ali para compartilhar as boas-novas da Palavra de Deus que realmente pode abençoá-las e lhes ensinar a escolher o caminho certo a seguir. Gostaría que você me mostrasse em qual linha do meu texto na postagem  "SOBRE A PÁSCOA - MEU PONTO DE VISTA PESSOAL"  eu disse que não é bíblico comer chocolate na Páscoa. O que eu disse é que EU (Karolline Poerner) não como. É um posicionamento pessoal.
Segundo: Quanto a dar o Cordeiro ou pães asmos aos pequeninos, eu te respondo:
O cordeiro não. Ele fez parte da Primeira Comemoração da Páscoa junto dos Pães Asmos e Ervas Amargosas que os hebreus deviam comer naquela noite especial de libertação do cativeiro do Egito.  (Êxodo 12.1-51)
Sobre o Pão Asmo eu lhe pergunto você sabe o que ele significa?
Jesus celebrou e nos ensinou como devemos comemorar a Páscoa.
Leiam Mateus 26.17-30 e vejam a refeição Pascal feita e instituída pelo Senhor Jesus.
A Santa Ceia  que participamos em nossas Igrejas é a Páscoa que Jesus ensinou.
No Ministério Infantil ao qual faço parte não temos o costume de servir a Santa Ceia as crianças. O que eu aprendi  e concordo é que uma criança só deve participar da Santa Ceia se ela já possui um compromisso com o Senhor Jesus por sua decisão e vontade próprias. E ainda se ela possuir compreensão daquilo que está participando.
Mas, não vou me estender muito nesse assunto, visto que ele gera outra polêmica, pois existem outras opiniões e entendimentos acerca dele. Deixa para uma outra postagem falar dele.
Terceiro: Quanto a você dar graças a Deus de não ter filhos na Igreja que coopero no Ministério Infantil deixo bem claro que se viessem seriam muito bem vindos e que haveria a possibilidade de eles comerem chocolate sim em uma de nossas aulas, já que isso é tão importante pra você. Fazemos uso do chocolate sim, desde que não seja no domingo de Páscoa, para não causar uma confusão na cabeça das crianças, no meu entendimento.  

  • Sobre o comentário da Fátima Antunes de Mello que declara minha opinião sem fundamento e preconceituosa, digo que este é um direito seu de pensar assim e respeito plenamente sua decisão. Respeito como já disse anteriormente, quem faz uso do chocolate na sua comemoração da Páscoa, mas não consigo entender a falta de respeito para comigo por não utilizá-lo! Quero lhe dizer Fátima, que quando em maio de 2008 dei início a construção desse blog, minha intenção já ia muito além de oferecer somente Recursos Didáticos, para quem trabalha no Ensino Bíblico de crianças, como você diz que deveria ser. Tenho construído um espaço onde possa ter a liberdade de falar de todos os tipos de assuntos relacionados ao Universo Infantil. Quanto a sua sugestão de nome para o meu blog nem vou tecer nenhum comentário.
A conclusão que tiro de todos esses acontecimentos é a seguinte e eu deixo para que vocês pensem. Para vocês que trabalham ensinando as crianças, que são crentes em Cristo Jesus eu deixo a seguinte questão:

As nossas convicções quanto a uma tradição que nem na Bíblia está, aqui no caso em questão: dar ou não dar chocolate e comê-lo, são maiores e mais importantes do que a união que devemos ter em Cristo Jesus, ainda que tenhamos pontos de vista diferentes??? É essa a Páscoa que Jesus ensinou?

Digo isso porque uma pessoa brigou comigo por causa dessa postagem.

Nenhum desses acontecimentos abalam minha fé. Continuarei a utilizar esse blog para compartilhar do que tenho aprendido na Palavra de Deus e aqueles que se sentirem edificados será um prazer vê-los aqui participando das mais diversas formas.
Termino essa postagem dizendo que um dia ouvi uma outra pregação onde o Pastor ensinava que ninguém persegue fracassado, ou derrotado, mas sim aquele que tem lutado e alcançado vitórias.
Para a honra e glória do Senhor Jesus recebo muitas mensagens, e-mails de pessoas que eu nem conheço, jamais vi na minha vida, me contando de toda ajuda que o blog MINISTÉRIO BÍBLICO INFANTIL VIRTUAL tem lhes dado em seus Ministérios com crianças. Eu só posso ser grata a Deus que tem me dado a sua graça e sabedoria para compartilhar, como disse uma irmã outro dia, do dom que recebi do Senhor.   

"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz,..."  1ª Coríntios 14.33a

Gostaría de esclarecer que você tem todo o direito de discordar e enviar seu comentário para mim, mas não estarei publicando comentários que contenham palavras ofensivas, palavrões e outros semelhantes a esses.
Também não vou publicar comentários que discordem de alguma postagem e que sejam anônimos.  

Fiquem na paz do Senhor.

7 comentários:

  1. Ooooi! Carol, fiquei triste ao ler essa postagem e perceber como as pessoas estão confusas e se sentem perseguidas quando alquém manifesta a sua opinião ou posiciona -se.Vc e todos tem o direito de ter entendimento sobre o que é páscoa e como vai representa-la no meio em que vive, mas qndo se trata de doutrina de Cristo aí as coisas mudam de figura e ñ podemos misturar.O que é de Cristo è de Cristo, e sucumbir aos apelos comerciais é outra coisa(chocolate ñ representa a páscoa)e devemos nos repeitar isto sim é ordem do Senhor.kiss no seu coraçaõ Carol
    Sonia Lage

    ResponderExcluir
  2. Linda e amada de papai, a árvore q ñ da bons frutos ela é abandonada, desprezada, + aquela q da frutos bons é disputada, apedrejada pq todos desejam comer seus frutos. Vc tem sido essa árvore de bons frutos, há 4 semanas minha irmã começou a trabalhar com crianças na igreja dela e vc tem sido um grande instrumento de Deus, pois é aqui q tenho buscado recursos p ajudar minha irmã, Deus tem me abençoado muito através de vc amada de Papai, e tb aqueles pequeninos q minha irmã cuida, vc é vaso de honra do Senhor, vaso de barro, pq vc passa toda a glória para Deus. Continue assim! Seu ministério vai crescer mais e mais, Deus ainda vai te honrar muito mais. Te amo, e a partir de hj estarei incluindo seu nome em minhas orações! Te admiro pq vc não visa ganhar algo por esse blog, seu objetivo é povoar o céu e despovoar o inferno. A Paz do Nosso Senhor Jesus, q excede todo entendimento!

    ResponderExcluir
  3. Oi,concordo com vc em tudo,quem conhece a palavra de Deus de verdade também concordará,infelizmente a cegueira também se manifesta entre o povo de Deus,vale ler um pouco Mateus 7:14.
    Continue firme e não se incomode com os ataques ,é normal para quem faz a vontade de Deus!
    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  4. "Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4.12
    Creio que confiar nesta palavra ja nos basta para tranquilizar o coração. Fique na Paz do Senhor minha amada!!

    ResponderExcluir
  5. Karoline poerner concordo plenamente com você, essas pessoas que ficam procurando confusão por discordarem de sua opinão é poqrque não lêem a Bíblia e tambem não sabem respeitar o ponto de vista das pessoas a luz da Biblia.Parece que comer chocolate é mais importante do que viver o amor que a biblia nos ensina.Oremos para que Deus venha abrir a mente dessas pessoas

    ResponderExcluir
  6. Ana Kelen

    Amada Irmã Karol, gostei muito do que vc falou a respeito da Páscoa, a sua opinião quanto a comemoração. Quero dizer que eu repassei para as professoras do departamento infantil no qual sou líder e quero lhe encorajar que o seu trabalho tem sido edificante para mim em especial. Quanto as opiniões contrárias a sua fiquei muito triste. Pois hoje em dia muitos dos nossos irmãos e muitas igrejas tem deixado de lado o que realmente é essencial no reino de Deus deixando o mundo invadir as sua igrejas e casas com ensinos totalmente anti-bíblicos, e louvo a Deus pelo seu trabalho de esclarecer na palavra o sentido da páscoa. Que Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amada, graça e paz! Ás vezes pensava que eu era sozinha na multidão por ter pensamentos iguais aos seus em relação a páscoa. Quanto aos desenhos que vc não recomenda,da mesma forma, acredito que confunde a cabecinha das crianças e acabam por formar cristãos sem convicção ou com medo de falar a verdade, como por exemplo estas irmãs que se manifestaram a você de forma tão desonrosa e desrespeitosa, eu é que agradeço a Deus por não tê-las como professoras de minhas filhas, afinal se não souberam interpretar e respeitar uma postura descrita em um artigo, elas vão saber lhe dar com crianças em uma sala de uma EBD? Pois crianças divergem e ás vezes insistem nas próprias convicções. Parabéns Karol seu blog é uma benção, e é uma referência para nós que queremos levar este trabalho a sério de forma exclusivamente bíblica. "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas nem te espantes pois o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares" Josué 1:9 Gisele Christine

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS