Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

POSTAGENS MAIS VISITADAS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA - LIÇÃO 1 "E ASSIM DEUS CRIOU" - REVISTA PLUG KIDS N°1

É hora de preparar a primeira aula dominical do ano. Que alegria! Mais um ano onde teremos a oportunidade de ensinar as crianças os preciosos ensinamentos da Palavra de Deus.
A você que é visitante desse blog, ou não leu ainda sobre o Planejamento de Lições Bíblicas que estarei trabalhando durante esse ano leia essa postagem http://karolpoerner.blogspot.com/2010/12/revista-plug-kids-n1-as-primeiras.html


Dentro do Manual do Professor você encontrará sugestões para o Desenvolvimento da Aula.
Segue abaixo algumas sugestões minhas para enriquecer essa aula.


Creio que será bem legal se você preparar na sua salinha um novo mural bem bonito de boas-vindas, assim: Se você não tem muita prática, assim como eu, para fazer letras grandes que fiquem bem bonitas, pode adotar um recurso bem prático. Em papelarias e lojas de artigos de festa já são vendidas letras em E.V.A. Você pode comprar uma letra de cada e formar o seu alfabeto e utilizá-lo para fazer palavras ou frases em E.V.A, ou no material que quiser. Poderá ser feito um mural, ou cartaz com a seguinte frase: "Sejam Bem-Vindos! Em nome de Jesus!" ou "Sejam Bem - Vindos! Que alegria ter você aqui conosco!" Enfeite a sala com umas bolas coloridas. Vocês já ouviram a frase que a primeira impressão é a que fica? Imagine como os pequeninos ficarão felizes em serem recebidos com novidades.

Chegada: No início da aula faça um semi-círculo com as crianças e numa conversa pergunte o que elas gostaríam que o Senhor fizesse em suas vidas nesse ano, que coisas boas elas querem que aconteçam. No começo da aula eu sempre realizo um Período de Oração com as crianças e creio que na maioria dos Ministérios Infantis também seja assim. Tenho aprendido que é importante ensinarmos e estimularmos a prática da Oração na vida dos pequeninos.
Para este momento como vamos conversar sobre sonhos e planos com as crianças achei o Salmo 37.4 ideal para ser lido.
Preparei o cartaz abaixo usando a Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje para ser melhor compreendido pelos pequeninos. Um louvor mais suave e tranquilo pode ser acrescentado a este momento também.
Momento de Celebração: A aula de hoje fala sobre a Criação do Mundo e o Salmo 148.1-13 nos mostra um convite do salmista a todo Universo para adorar ao Senhor. Pode ser feito um cartaz com figuras que o ilustrem para ficar fixado na classe durante esse mês com essa referência bíblica. Para esse momento escolha 1 ou dois louvores de sua preferência bem animados para cantar com as crianças.

Lição Bíblica: Tema: E ASSIM DEUS CRIOU
TEXTO - BÍBLICO: Gênesis 1. - 2.1-3
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender o que Deus fez a cada dia da Criação. Sentir gratidão pela criação de Deus. Identificar no dia-a-dia como pode cuidar do mundo que Deus criou.
No Manual do professor você encontrará a história bíblica como deve ser ensinada e no Caderno Complementar encontrará os visuais. (Quero deixar registrado aqui que elaborei todas essas sugestões com a postagem feita pela irmã em Cristo e amiga Paula Belquice em seu site, pois meu material ainda não havia chegado. Ela postou algumas Lições da Revista do Professor, Visuais e Atividades também. Quem quiser dar uma olhadinha acesse http://belquice.multiply.com/photos/album/62/As_Primeiras_Coisas)

Versículo do Dia: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;..." Gênesis 1.31

Atividades: Como nossa turminha aqui na Igreja é mista estaremos utilizando a Revista Plug Kids Aluno n° 1 (crianças de 6-8 anos) e a Revista Pluguinho Kids (crianças 4-6 anos). Todas duas com o título AS PRIMEIRAS COISAS. As duas trabalham os mesmos temas nas Lições Bíblicas, mas trazem atividades próprias para cada faixa etária.

Atividades Extras: Além das Atividades que as crianças realizam de maneira individual para essa aula pode ser preparado um Joguinho da Memória bem interessante. Prepare 15 cartões tamanho 10cmX10cm em cartolina, ou papel cartão. Em 7 cartões enumere-os de 1 à 7 , em outros 7 reduza os visuais abaixo e cole em cada um. Com o visual onde está escrito "Deus Disse" você pode preparar uma carta surpresa a criança que virá-la pode responder uma pergunta sobre a Lição Bíblica. Caso não queira fazer uma carta surpresa você poderá colá-la numa caixinha onde guardará o Joguinho da Memória.
Modo de Brincar: Faça um círculo com as crianças, embaralhe os cartões e arrume-os no chão, ou sobre a mesa. Peça para uma criança de cada vez virar dois cartões. Quando os demais pequeninos virem as combinações entre os dois cartões pergunte se está correto, se estiver deixe as cartinhas viradas para cima, ou então retire do jogo. Se não fizerem par peça que outra criança vire outros dois cartões. A brincadeira termina quando todos os cartões tiverem sido acertados. Essa atividade lhe ajudará a observar se o que foi ensinado foi assimilado por seus alunos.

Momento das Doações: Eu não sei como funciona o ensino de Dízimos e Ofertas no Ministério Infantil de sua Igreja. Aqui nós entregamos um envelope para as crianças colocarem seus Dízimos e outro para suas ofertas. Se você também utiliza esse método para as doações com seus alunos, que tal preparar um Porta Envelopes para que eles coloquem seus envelopinhos?

Para esse Porta-Envelopinhos ficar num tamanho bom sugiro que você imprima e leve numa Copiadora para que eles ampliem para uma folha tamanho A3. Você pode pintar e colar algodão e papel crepom verde para enfeitar os detalhes.

Encerramento: Nessa aula as crianças aprenderam que Deus criou o Universo com o poder da sua Palavra. Então fiquei pensando para finalizar essa aula de um jeito bem legal, que tal comprar um saco de pirulitos no formato de uma boca (não sei se na sua cidade você achará, mas caso não encontre compre um saquinho de pirulitos comuns mesmo), apresentá-los durante a semana a Deus e pedir ao Senhor que coloque uma unção no mesmo que abençoe a vida das crianças.


Comente no final da aula que assim como a Palavra de Deus foi poderosa o suficiente para criar o Universo e tudo o que nele há, o Senhor nos ensina que nossas palavras também são poderosas para abençoar ou amaldiçoar (Provérbios 18.21). Com isso finalize a aula ensinando as crianças que palavras feias tais como: fofocas, palavrões, malcriações e mentiras não devem estar na boquinha da criança que ama Deus.
Realize a Oração Final agradecendo a Deus pela oportunidade de mais um dia juntos na Casa de Deus. Peça que o Senhor abençoe a semana de cada um. Despeça todos e na saída entregue o Pirulito abençoado.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Experiência no Ministério Infantil - Testemunho da Irmã Marinara Noronha

A amiga Marinara Eulalia L. Noronha da Igreja Batista da Paz, em Castilho - São Paulo me escreveu um e-mail muito lindo contando um pouquinho de sua recente experiência servindo ao Senhor no Ministério Infantil.
Leia abaixo o lindo testemunho dessa irmã:
" (...) Começei a trabalhar com crianças este ano, devido a necessidade de mais uma professora, acabei gostando,e hoje não sei como fiquei tanto tempo sem trabalhar com as crianças.
Me surpreendo a cada aula ministrada, com cada rostinho novo que aparece, estou muito satisfeita.
E logo depois de começar a dar aulas, iniciei um Ministério de Dança infantil o qual leva o nome Menina dos Olhos de Deus. E tive uma experiência muito linda, pois na primeira apresentação do grupo, após se apresentarem as crianças começaram a chorar, estavam todas quebrantadas na presença de Deus, foi muito gratificante ver aquela cena,ver que realmente se quebrantam na presença de Deus (...)"
Conheça agora a Marinara e suas lindas aluninhas do Ministério de Dança:


Essas lindinhas são: Cinthya, Maria Eduarda (com carinha de choro) e Sara. Muito lindas!!!

"Louvem a Deus, o Senhor, com danças ..." Salmo 149.3

Que o Senhor abençoe rica e abundantemente seu Ministério com os Pequeninos irmã Marinara. Possa Deus usar poderosamente sua vida para tocar a vida das crianças e abençoá-las, em nome de Jesus!!!

Eu fiquei muito feliz pela irmã Marinara ter compartilhado comigo essa experiência e ter me permitido contar para vocês também.

Meu blog está sempre com suas páginas abertas para receber os testemunhos daqueles que trabalham com crianças e suas experiências com elas. Quem quiser também compartilhar conosco alguma experiência que tenha tido com seu rebanho é só escrever pro meu e-mail karolpoerner@gmail.com. Escreva seu nome completo, sua cidade e estado e Igreja onde congrega. Será uma alegria e satisfação postar aqui seu Testemunho.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Confraternização no Ministério Infantil - Foi uma Bênção!!!

Domingo, dia 19/12 tivemos nossa última reunião de Planejamento para orarmos por nossas vidas, pelas crianças e aprendermos um pouco mais sobre assuntos importantes relacionados ao Ministério Bíblico Infantil. Além disso, tivemos uma abençoada Confraternização onde cada tia tirou o nome de uma companheira do ministério e antes de chegar o dia da confraternização deveria orar pela mesma e trazer uma lembrança.


Nesta Reunião trouxe a 2ª parte de um estudo que fiz com as tias baseado em um dos capítulos do Livro PASTOREANDO AS CRIANÇAS DESTA GERAÇÃO da Pastora Cláudia Guimarães. O capítulo no qual realizamos esse estudo foi o 5° cujo título é PASTOREANDO A VIDA DAS CRIANÇAS. A leitura desse Livro para mim foi muito edificante e o estudo que fiz com as irmãs do Ministério Infantil creio que também abençoou a vida delas. Deus usou de uma forma muito especial a vida da Pra. Cláudia Guimarães para escrever esse livro e falar de muitos assuntos importantes relacionados ao Ministério Bíblico com crianças.



Depois de realizarmos nosso estudo e falarmos alguns assuntos relacionados ao nosso trabalho com os pequeninos na Casa de Deus as irmãs contaram algumas experiências vividas com as crianças dentro de sala de aula durante os encontros com elas.
Após isso realizamos nosso Amigo Especial, onde cada tia veio a frente deu dicas para que descobrissemos quem cada uma havia tirado. Foi um momento muito abençoado!!!
Encerramos nossa Reunião fazendo um grande Círculo de Oração onde além de unirmos nossas mãos unimos a nossa fé para determinarmos desde já um ano de 2011 com muitos frutos, próspero e cheio de vitórias nas nossas vidas e no Ministério Infantil, em nome de Jesus. Compartilhamos logo em seguida um Lanche bem caprichado, onde cada irmã trouxe algo e para mim foi um momento bem legal, de descontração e alegria na presença de Deus!




Da esquerda para a direita, Irmã Rosana e Irmã Marcinha.




Da esquerda para a direita, Irmã Rosana e Irmã Maria Alice.


Da esquerda para a direita, Irmã Maria Alice e Irmã Marcinha.

Irmã Silvana dando as dicas de quem era sua Amiga Especial.


Da esquerda para a direita, Irmã Thaiane e Irmã Sheila.

Ah, acho que essas duas vocês não vão acertar quem são! Será??? Essa sou eu Karolline Poerner e minha filha abençoada Eduarda Karolina.

A Dudinha comendo um doce na nossa Confraternização. Essa minha filhota é uma lindona mesmo (xiii... olha meu lado mãezona aparecendo ai gente!!!)
"Vejam, quão bom e quão agradável é que os irmãos vivam em união!"
Salmo 133.1
Obrigada meu Deus por nos proporcionar momentos como este!!!
O Senhor é Maravilhoso e Fiel!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vídeos Interessantes da APEC no YouTube - Acesse os Links

Olá Amigos!!!
Quero compartilhar com vocês alguns links para que assistam partes de Palestras e Oficinas Interessantes que a APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) realizou em um de seus Congressos realizado no Ceará.
Não sou de acessar muito o YouTube, mas fazendo umas pesquisas lá estou vendo que tem muito material interessante que pode nos ajudar a ter idéias maravilhosas para nossos encontros com os pequeninos.
Segue abaixo os títulos de cada vídeo e seus links correspondentes:

3° Simpósio Apec - Música no Ministério Infantil
http://www.youtube.com/watch?v=23R_9aaiBLc&feature=related

3° Simpósio Apec - Oficina de Comunicação Visual 1
http://www.youtube.com/watch?v=GBUFzAw-l9o&feature=related

3° Simpósio Apec - Oficina de Comunicação Visual 2
http://www.youtube.com/watch?v=IRJF_5VYwgE

3° Simpósio Apec - Seminário: Não são pequenos demais?
http://www.youtube.com/watch?v=mu_LW8kxkao&feature=related

3° Simpósio Apec - Missões e a Criança
http://www.youtube.com/watch?v=ukNujn8U--A&feature=related

3° Simpósio Apec - Métodos Criativos para Evangelizar Crianças
http://www.youtube.com/watch?v=W5qvToYqj-k

3° Simpósio Apec - Clubes Bíblicos
http://www.youtube.com/watch?v=bRgBi3zuAAE&feature=related

3° Simpósio Apec - Preparando o Adolescente para a Vida
http://www.youtube.com/watch?v=rGXacL-49EM&feature=related

3° Simpósio Apec - Uma Criança Precisa de uma Família Saudável http://www.youtube.com/watch?v=4FtGX3-UwDQ

sábado, 4 de dezembro de 2010

Vitória sobre o Medo_O Pequenino e a Fé - Testemunho da Eduarda, Minha Filhota


Na 3ª feira, dia 30/11/10 minha filha Eduarda teve uma experiência de vitória em sua vida.
A Eduarda entrou numa fase onde começou a ter medo de várias coisas ao mesmo tempo: bichos, pessoas... Não muito, mas de escuro também.
Atenta a isso comecei a orar e pedir sabedoria ao Senhor para saber como lidar com tal situação. Acho uma coisa impressionante: para eu que trabalho com ensino bíblico de crianças já há algum tempo sempre tive mais facilidade de trabalhar qualquer tema com eles, mas com a minha filha tudo tem sido um desafio. Passar para ela os verdadeiros ensinos da Palavra de Deus é uma prova, pois observo que a Duda está fase de crescimento e descobertas novas quase que diariamente.
Bem, certo dia eu, meu esposo estávamos no centro da cidade e um cachorro passou latindo e correndo, acho que correndo com outro cachorro que queria pegar pombos que estavam por ali. Não sei ao certo o que acontecia com aqueles bichos, pois não estava prestando muita atenção neles, mas vinha caminhando de mãos dadas com minha filha e conversando com meu esposo naquele momento. O que me recordo muito bem e não mes esqueço é que daquele dia em diante a Eduarda passou a ter pavor de pombos!
Ela não podia ver um pombo perto dela, ou qualquer outro passarinho que já me agarrava e começava a chorar, ficar com suas mãozinhas geladas. Ficava muito nervosa!
Fui conversando com ela sobre não ter medo. Mostrei através de histórias bíblicas que ela não precisava temer. Orei por ela e junto dela a respeito do assunto. Sempre ensinando que Jesus é seu grande amigo e que está sempre juntinho dela.
No dia 30/11 como disse anteriormente fomos ao centro da cidade para resolvermos algumas coisas. Enquanto eu entrei numa loja para ver o preço de algo a Duda ficou com o pai andando no calçadão.
Quando fui ao encontro deles meu esposo me contou algo que muito me surpreendeu e alegrou, a Duda agora não tinha mais medo dos pombos. Ela foi correndo em direção a vários para os espantar como que brincando. Olha que meu esposo me mostrou e eram vários mesmo!
Eu a elogiei muito pela sua vitória sobre o medo. Falei para ela que garotinha de fé ela era.
A Eduarda ficou tão feliz com a sua vitória que no dia seguinte várias vezes me lembrava sobre que ela tinha corrido com o pai para o pombo.
Na 4ª feira, quando foi participar da aula bíblica no Ministério Infantil da Igreja falei com a tia Sheila que a Duda tinha um testemunho para contar e eu a ajudei contar aos amiguinhos sobre sua vitória sobre o medo de pombos.
Só quem realmente tem chamado e se interessa de verdade pelas almas das crianças pode entender as vitórias espirituais deles!!!
Outro dia recebi um e-mail de uma mãe de um menininho de 3 anos que vinha enfrentando medo de escuro, espero que tão logo possa postar aqui o testemunho dela com seu filho também. Pois ela é uma mãe cristã que também se importa com a vitória de seu filho.
Esse é mais um testemunho de que a Palavra de Deus pode ter resultados sim na vida das crianças bem pequenas!!!
Obrigada Senhor por se mostrar tão presente e tão fiel na vida dos pequeninos também!!!


"Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4.12

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os Magos Visitam Jesus_Visuais Coloridos


OS PASTORES E O NASCIMENTO DE JESUS_VISUAIS COLORIDOS

O NASCIMENTO DE JESUS_VISUAIS COLORIDOS

O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS_VISUAIS COLORIDOS

MARIA E ISABEL_VISUAIS COLORIDOS

Eesses visuais de Maria e sua prima Isabel são colaboração da Mariângela Moura.

NOVA SÉRIE DE LIÇÕES BÍBLICAS - APRENDENDO COM JESUS E SUA FAMÍLIA

Escola Bíblica Infantil
Lições Bíblicas: Dezembro – 4ª feira e 6ª feira / 2010
Tema Central: APRENDENDO COM A FAMÍLIA DE JESUS

1ª Lição - TEMA: Maria e José: Um Casal Obediente a Deus
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 1.26-38; Mateus 1.18-25

VERSÍCULO DO DIA: “Servi ao Senhor com alegria;” Salmo 100.2
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar as crianças que devemos servir ao Senhor porque O amamos. Precisamos dar a Deus o primeiro lugar em nossas vidas.

INTRODUÇÃONeste último mês do ano vamos aprender sobre uma família que serviu a Deus, obedecendo a Sua Palavra. Na lição de hoje vamos conhecer dois jovens que amavam ao Senhor e que por obedecerem a Palavra de Deus receberam uma bênção muito especial nas suas vidas. Será que alguém sabe de quem eu estou falando?

DESENVOLVIMENTOMorava na pequena cidade de Nazaré uma moça que amava muito a Deus. Ela se chamava Maria e estava noiva de um moço que também servia a Deus, chamado José.
Certo dia, Maria recebeu uma visita muito especial que veio lhe trazer uma notícia muito importante. Apareceu-lhe um anjo do Senhor, o anjo Gabriel. Imaginem o susto que Maria deve ter levado!
O anjo Gabriel então disse a Maria:
— Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.Mas, Maria ficou sem saber o que fazer e, admirada, ficou pensando o que anjo queria dizer com aquelas palavras. Então, o anjo continuou:
— Não tenha medo Maria, o Senhor irá abençoá-la de uma forma muito especial. Você terá um bebê e dará a ele o nome de JESUS. Ele é o Filho de Deus. Ele reinará e o Seu reino nunca mais terá fim.Maria, ainda sem entender aquela notícia que o anjo tinha lhe trazido, disse ao anjo que não poderia ter um bebê, pois ainda não era casada.
Porém, o anjo Gabriel contou a Maria que aquele bebê que ela teria não seria filho de José, mas, sim, Filho de Deus.
Então, Maria respondeu:
- Eu sou uma serva do Senhor, que aconteça comigo o que Deus disse. Depois disso, o anjo Gabriel foi embora.
Quando José soube que sua noiva, Maria teria um neném, ele não entendeu como sua noiva teria um filho antes de se casar com ele. José pensou então em terminar o noivado, sem que ninguém soubesse de nada.
Mas, uma noite José teve um sonho no qual um anjo que lhe disse:
—José, não tenha medo de se casar com Maria. Deus a escolheu para gerar Seu próprio Filho. Ele se chamará JESUS e salvará as pessoas dos seus pecados.

Quando José acordou, entendeu o plano de Deus para sua vida e a vida de sua noiva, ele obedeceu às ordens que o Senhor havia lhe dado.

CONCLUSÃODeus fica muito contente quando encontra pessoas obedientes as Suas ordens. Assim como Maria foi obediente a Deus, recebendo com alegria a missão de ser a mãe do Filho de Deus e José que não deixou Maria sozinha, mas casou-se com ela, Deus também deseja que você sirva a Ele com alegria.
Quando ouvimos a voz de Deus através da Sua palavra e praticamos os seus mandamentos, agradamos a Deus e recebemos Suas bênçãos nas nossas vidas.

2ª Lição - TEMA: Jesus Nasceu!
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 2.1-7

VERSÍCULO DO DIA: “... Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
Lucas 2.11
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Mostrar a importância que o nascimento de Jesus teve. Ele nasceu para trazer a salvação do pecado para todo aquele que nEle crê.

INTRODUÇÃOQuem aqui ter irmãos? Como você e sua família ficaram quando souberam que um bebê estava chegando à família?

DESENVOLVIMENTOMaria e José se casaram e ficaram esperando a chegada do bebê.
Quando Maria já estava quase na época de dar à luz, o imperador César Augusto mandou uma ordem para que todos os cidadãos se registrassem na cidade onde nasceram os seus familiares, a fim de ser feita uma contagem da população. José pertencia à família do rei Davi, por isso ele deveria ir para a cidade de Belém, para também ser contado.
José levou Maria consigo. Porém, quando eles chegaram a Belém, a cidade estava cheia de gente e eles não encontraram nenhuma vaga nas pousadas, hotéis de lá para passarem a noite.
O único lugar disponível era um estábulo (local onde os animais descansam e se alimentam).
Então José e Maria passaram a noite junto com ovelhas, burrinhos, cavalo ...
Naquela mesma noite, ali, naquele lugar tão simples, nasceu Jesus o Filho de Deus!
Maria enrolou o bebezinho Jesus em panos e com muito amor o colocou para dormir numa aconchegante manjedoura.

CONCLUSÃOQuando Jesus nasceu Deus estava cumprindo a sua promessa de resgatar todas as pessoas das mãos do diabo. Por causa da desobediência de Adão e Eva, lá no Jardim do Éden, todas as pessoas, inclusive vocês crianças, já nascem separadas de Deus.
Mas para nos mostrar o quanto nos ama e não quer ficar longe de nós, Deus enviou o Seu único Filho, Jesus Cristo, que nunca tinha cometido pecado algum para morrer em nosso lugar derramando Seu precioso sangue lá na cruz e nos trazendo de volta para perto do Pai. Vamos ler a mais linda promessa de Deus para nós em João 3.16.

3ª Lição - TEMA: Deus Protege Jesus e sua Família
TEXTO – BÍBLICO: Mateus 2.13-23

VERSÍCULO DO DIA: “O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua vida.”
Salmo 121.7
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que Deus está no controle de todas as coisas. Ele tem todo poder em Suas mãos. O Senhor nos cerca e não deixa nenhum mal nos atingir.

INTRODUÇÃOSerá que alguém aqui já passou por uma situação de grande perigo e que se não fosse Deus te ajudar algo muito ruim teria lhe acontecido?

DESENVOLVIMENTOCerta noite, alguns sábios estudiosos das estrelas viram uma estrela diferente no céu. Eles perceberam que aquela estrela era o sinal do nascimento do grande Rei, Jesus.
Os sábios foram para Jerusalém e no palácio do rei Herodes, que era o rei de Jerusalém naquela época, perguntaram sobre o novo Rei dos Judeus.
(Atenção: A Bíblia não diz em Mateus 2.1 o número de magos que foram visitar o Senhor Jesus, por isso não caia no erro de ensinar as crianças dizendo assim “os três reis magos...”, pois a Bíblia também não declara se eles eram reis. A palavra magos utilizada no texto pode equivaler para nós hoje como astrônomos, que são aquelas pessoas que estudam os movimentos do Universo. Mas, para que fique bem fácil para as crianças menores entenderem usamos alguns homens sábios que estudavam as estrelas.)Ouvindo que os sábios tinham vindo adorar o Rei dos Judeus, o rei Herodes chamou os sacerdotes e estudiosos da Bíblia para descobrir onde a criança haveria de nascer.
Com medo de perder o seu trono, o rei Herodes chamou os sábios em segredo e lhes pediu que quando eles achassem o menino Jesus o avisassem para que ele também pudesse adorá-lO. Os sábios continuaram seguindo a estrela, até que ela parou bem em cima de uma casa. Eles ficaram muito, muito felizes.
Quando entraram na casa viram o menino Jesus com sua mãe. Então, os sábios se curvaram diante dele e abriram os presentes que haviam trazido para Jesus: ouro, incenso e mirra. (Muito cuidado quando ensinar esta lição para não ilustrá-la ou preparar atividades contendo desenho de Jesus na manjedoura e os magos presenteando-O. A verdade é que os magos não visitaram Jesus na noite do seu nascimento, mas sim, os pastores, porque os magos levaram um determinado tempo viajando e entregaram os presentes ao menino Jesus quando Ele já estava em casa. Leia Mateus 2.11)Depois disso, os sábios foram avisados em sonho para não se encontrarem com o rei Herodes e, por isso, seguiram outro caminho de volta para casa.
Quando o rei Herodes percebeu que os sábios não voltariam para dar notícias sobre o Rei Jesus ficou furioso. Ele resolveu mandar matar todos os meninos com até dois anos de idade que havia na cidade de Belém e nos locais vizinhos, para que Jesus, quando adulto não tomasse seu trono.
Mas Deus que sabe de todas as coisas já havia providenciado uma saída.
Um anjo do Senhor apareceu a José em um sonho e lhe contou os planos malignos do rei Herodes, ele mandou que José tomasse Maria e Jesus, fugissem para o Egito e ficassem lá até que recebesse a ordem de Deus para voltar. José era um homem muito obediente a Deus e fez tudo como o anjo lhe dissera.
À noite, José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até a morte do rei Herodes.

CONCLUSÃOAprendemos com a fuga da família de Jesus para o Egito que aqueles que andam segundo a vontade do Pai, são protegidos e guardados por Deus que é fiel.

4ª Lição - TEMA: O Bebê Jesus vai à Igreja.
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 2.21-40

VERSÍCULO DO DIA: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”
Salmo 122.1
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que quando uma criança nasce ela deve ser apresentada ao Senhor. E com os exemplos das vidas de Simeão e Ana.
Mostrar que Deus abençoa todos aqueles que são fiéis a Ele.

INTRODUÇÃOQuem pode abrir a Bíblia no livro de Salmos e ler o capítulo 122.1?

DESENVOLVIMENTOQuando Jesus tinha oito dias de nascido recebeu o seu nome e seus pais o levaram a igreja para ser apresentado ao Senhor.
José e Maria estavam muito felizes pelo filho que Deus lhes tinha dado. Eles também prepararam dois pombinhos para oferecerem como oferta de amor ao Senhor.
Ao entrarem na igreja, encontraram um senhor chamado Simeão. Ele era um homem que amava muito a Deus e que há muito tempo esperava pela chegada de Jesus. Naquele dia, o Espírito Santo tocou no coração de Simeão para que ele fosse à igreja.
Quando Simeão viu o bebê Jesus, ele soube que aquele menino era o Salvador enviado por Deus.
Simeão pegou o menino em seus braços e começou a louvar a Deus: Senhor, agora já posso morrer feliz. Eu vi o Salvador prometido por Ti. Ele é a Luz do mundo, a Glória do teu povo.
Maria e José ficaram ali, maravilhados com o que ouviram. Simeão os abençoou.
Outra pessoa também estava na igreja naquele dia e viu Jesus. Era uma senhora com a idade bem avançada que se chamava Ana. Ela ficava no templo servindo a Deus com suas orações e jejuns. Ana também era uma profetisa, ela entregava mensagens de Deus para as pessoas.
Ana se aproximou do menino Jesus e Deus a fez saber que aquele menino era o Salvador prometido.
Ana ficou tão alegre que, louvou ao Senhor, depois ela contou a várias pessoas sobre Jesus.
Depois que Maria e José apresentaram Jesus ao Senhor eles voltaram para a cidade de Nazaré que era onde eles moravam. A Bíblia nos conta que quanto mais Jesus crescia, Ele ficava mais sábio.

CONCLUSÃOSimeão e Ana estavam sempre na igreja, orando e louvando a Deus, por isso eles foram abençoados.
Você também pode e deve servir ao Senhor na igreja. Quando Jesus ainda era uma criança, foi apresentado por seus pais a Deus. Toda criança quando nasce deve ser apresentada ao Senhor e quando cresce deve continuar vindo à igreja para aprender mais da palavra do Senhor.

5ª Lição - TEMA: Jesus: Que Menino Inteligente!
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 2.41-52

VERSÍCULO DO DIA: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”
Lucas 2.52
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Jesus com apenas doze anos já conhecia muito a Palavra de Deus e tinha prazer de estar na igreja. Incentivar cada criança ter a sua Bíblia e sempre vir à igreja.

INTRODUÇÃOQuem aqui é inteligente? Em qual matéria na escola vocês tiram as melhores notas?
Será que o menino Jesus era inteligente?

DESENVOLVIMENTOJesus morava com sua família na cidade de Nazaré. Todos os anos Maria e José viajavam para a cidade de Jerusalém para participarem da “Festa da Páscoa”. Isto é, relembravam a saída do povo judeu do Egito.
Jesus tinha completado doze anos de idade e agora já podia acompanhá-los até a igreja em Jerusalém para a grande comemoração.
A viagem de Nazaré para Jerusalém era muito longa, por isso Jesus e seus pais se uniam as várias outras pessoas que também iam a Festa da Páscoa para viajarem juntos. A Festa da Páscoa durava sete dias.
Após os sete de duração da Festa, todo o povo arrumava suas malas e seus animais e retomavam o caminho de volta para casa. Maria nem se preocupava com Jesus durante a viagem. Ele era um menino obediente e, por isso, não dava trabalho. Certamente, ao sentir que ele não estava ao seu lado ela pensava: “Deve vir com alguém, ou, então, com outras crianças um pouco mais atrás.” Maria e José já estavam no caminho para Nazaré, mas depois de um dia inteiro de viagem sem ver Jesus ficaram preocupados. Perguntaram aos companheiros viajantes se tinham visto o menino Jesus, mas ninguém o havia visto
Maria e José voltaram a Jerusalém à procura do seu filho.
Finalmente, depois de três dias procurando, eles encontraram Jesus. Crianças sabem onde ele estava? Jesus tinha ficado na igreja conversando sobre a Bíblia, com homens muito estudiosos das Sagradas Escrituras.
Os estudiosos ficaram admirados com a maneira com que Jesus lhes respondia.
Quando Maria e José viram e ouviram a Jesus, eles também ficaram admirados.
Jesus se despediu dos doutores e como era obediente voltou com seus pais para Nazaré.
Quando os filhos obedecem aos pais o lar é mais abençoado!

CONCLUSÃONessa história da vida de Jesus que aprendemos hoje vimos que ele tinha doze anos, era uma criança passando para a fase de adolescente e que mesmo assim fazia duas coisas que muitas crianças não dão à mínima importância e não praticam em suas vidas, no seu dia-a-dia.
1º) Jesus ficou muito feliz de ir à igreja com seus pais. Você também precisa vir à igreja porque você ama a Deus e não porque seus pais, tios, ou avós mandam você vir.
2º) Jesus conhecia tanto a Palavra de Deus que conversou com homens adultos sem ficar todo confuso ou embaraçado na hora de responder as perguntas que lhe eram feitas. Será que você tem estudado sua Bíblia todos os dias para aprender mais de Deus?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010