Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nascimento de Jesus - Para montar Móbile ou Contar a História




Esses visuais são colaboração da amiga Simone Camilo que trabalha com a turminha de Maternal.

Eles podem ser preparados como um Móbile, nas bolinhas na ponta ao alto de cada estrelinha fure a marca com um furador e prenda uma fita, ou mesmo um barbante e à medida que vai apresentando a Lição Bíblica sobre o Nascimento de Jesus vá prendendo em alturas diferentes em um cabide (daqueles que usamos para pendurar roupas mesmo) cada figura.

Pode ser também preparado um Livrinho. Na marca da bolinha onde será furado poderá ser colocado um tipo de grampo conhecido como "colchete", que é encontrado facilmente nas papelarias.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projeto de Oração "31 dias de Clamor pelo Brasil" - Hoje é dia de Orarmos pelo Rio de Janeiro!!!

Deus é tremendo mesmo!!! Estamos a 5 dias de concluir o Projeto de Oração "31 Dias de Clamor pelo Brasil" e o Senhor Deus que é Onisciente, sabe de todas as coisas, preparou exatamente nesta 6 ª feira, um dia para intercedermos pelo Estado do Rio de Janeiro.
Não preciso me prolongar muito aqui sobre a avalanche de violência que abateu-se sobre o Estado onde vivo. Todos vocês devem ter acompanhado através da Televisão nos noticiários e pela internet também as diversas ações de violência espalhadas por diversas cidades do Estado.
Hoje pela manhã, enquanto orava ao Senhor e intercedia pelo Estado do Rio de Janeiro as imagens de vários homens subindo uma estrada de terra num morro no Rio e vários andando como em fila aparentando um verdadeiro exército, meu coração ficou doído ao pensar que a grande maioria daqueles homens muitas vezes são jovens que tem uma vida inteira pela frente e que poderiam estar servindo ao Senhor, mas que estão à beira da morte por uma causa tão vã.
Ontem ouvi os repórteres dizendo que muitos menores de idade estavam sendo utilizados pelo tráfico para realizarem ações como criar barricadas de pneus queimados nas ruas para atrapalhar a ação da Polícia.
Diante de tanta informação negativa fiquei pensando quanto trabalho temos a fazer na Evangelização das Crianças aqui no Rio de Janeiro e por esse imenso Brasil, já que a violência está em cada canto de nossa nação.
Oremos hoje pelo Estado do Rio de Janeiro, mas façamos desta uma prática diária em nossas orações: orar por nossa Nação!!!

Deixo para vocês meditarem, louvarem e adorarem ao Senhor com a Canção CLAMA BRASIL da cantora Fernanda Brum do Cd APENAS UM TOQUE, veja a letra:

Para ouvir clique no link
http://www.4shared.com/audio/5FYv4rdC/fernanda_brum_-_clama_brasil.htm

Quando o povo orar
Em unidade clamar
Em jejum se humilhar
E se multiplicar
Conquistar a cidade e profetizar
Deus irá curar a nossa nação.

Clama Brasil, a paz para o Rio
Clama que Deus te ouvirá
Prepare um altar
Ofereça um louvor
Que o Rio sarado será

Clama, oh Rio
Que Deus te ouvirá
Teu pranto se transformará
Em alegria, teu povo dirá:
"Pra sempre Yaweh Shamah".

"O SENHOR dará força ao seu povo; o SENHOR abençoará o seu povo com paz."
Isaías 26.12

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mais um Selinho... Desta vez da Amiga Rosana Mafra


A amiga Rosana Mafra do blog http://escobiblica.blogspot.com/ me presenteou com este selinho muito fofinho. Visitem o blog dela, pois além de lindo tem materiais bem úteis e interessantes.
Obrigada Irmã Rosana pelo seu carinho.
Deus te abençoe!!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BÍBLIAS INFANTIS PARA MATERNAL E JARDIM

Nesta 6ª feira (dia 19/11/10) eu e minha filha Eduarda tivemos um momento muito especial juntas. Fomos até uma livraria evangélica para comprarmos entre outros, sua 1ª Bíblia para em família estudarmos um pouco mais da Palavra de Deus.
Eu já tinha uma Bíblia Infantil aqui em casa que a minha mãe adquiriu, logo assim que se converteu, deu para minha irmã caçula que depois me deu para usar quando iniciei no Ministério Infantil. Essa Bíblia já está até com algumas páginas amareladas, em virtude da ação do tempo.
Me lembro quando tinha meus 12 para 13 anos e já fazia parte do Ministério Jovem na Igreja na qual me converti e recebi a missão de ajudar em cultos que eram realizados em um morro no bairro da Ponta D'Areia na cidade de Niterói - RJ. O Ministério Jovem foi muito importante na minha vida! Eu conheci muitos irmãos abençoados lá e aprendi muitos princípios da Palavra de Deus que me ajudaram a me firmar na presença do Senhor numa fase da vida que eu considero uma das mais críticas para servirmos a Deus: adolescência e juventude. Nessas fases Satanás lança muitas tentações para nos desviarmos dos caminhos de Deus.
Bem, quando então comecei a ajudar no evangelismo e realização de cultos naquele bairro eu jamais imaginaria que ali teria início o Ministério mais apaixonante, mais lindo e tão precioso para o qual o Senhor me escolhera: o Ministério Infantil.
Naquele morro, onde realizávamos cultos todas as tardes de domingo, na casa de uma Irmã da Igreja, começaram a vir uma boa quantidade de crianças e para aqueles que trabalham com os pequeninos sabem que eles não ficam quietinhos o tempo todo durante um culto de adultos. Foi daí então que o líder daquele trabalho conversou comigo e pediu que eu e mais outras irmãs que participavam daquela equipe, tomássemos conta daquelas crianças. Nossa!!! Fiquei um tanto insegura, não sabia o que fazer, por onde começar. E agora?
O que eu podia fazer era orar e pedir a Deus que me capacitasse e enviasse os recursos, já que eu mesma também não os tinha para começar.
Naquela época em que minha mãe estava começando a trilhar sua caminhada na fé vivíamos um período muito difícil em nossas vidas, pois sem a ajuda do meu pai, que nos abandonou, criava a mim e minha irmã crendo na provisão do Senhor e trabalhando muito.
Quando a minha mãe adquiriu a Bíblia Infantil, que me referi anteriormente, não tinha nenhum material visual que pudesse me auxiliar para ensinar a Palavra de Deus aos pequeninos, por isso fiquei muito feliz. Mas, como minha mãe tinha adquirido neste dia duas Bíblias uma Infantil e uma para leitura e eu não tinha ainda Bíblia para estudar a Palavra de Deus, ela me deu a escrita e para a minha irmã a ilustrada. Puxa, como era difícil convencer minha irmã a me emprestar aquela Bíblia, pois ela me dizia que as crianças da Comunidade iríam estragar a Bíblia dela. A minha irmã era bem pequena nesta época e eu até entendo que ela tinha sua razão, pois uma vez um dos pequeninos rabiscou um pouquinho uma página. Mas, Deus é Bom!!! Ela me emprestou por muitas e muitas vezes aquela Bíblia e por final depois que cresceu me deu.
Estou contando esse pequeno resumo do meu início no Ministério Infantil para que vocês pudessem entender qual foi a minha satisfação, alegria e gratidão a Deus por ter o privilégio de poder comprar para minha filha a 1ª Bíblia dela. Na verdade eu comprei duas Bíblias para ela com textos pequenos e ilustrações bem simples, próprias para a idade dela.
Vejam as capas de cada uma:

Já começamos a sentar e estudar juntas as histórias da Palavra de Deus na sua nova Bíblia. Creio que logo, logo terei muitas experiências interessantes sobre estes momentos para compartilhar com vocês!

"Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra." Deuteronômio 11.18-21

Deixo estas duas Bíblias como sugestão para todos aqueles que trabalham com as classes de Maternal e Jardim, como ótima alternativa para você ensinar a Palavra de Deus.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Prêmio "Esse blog é Essencial" - Carinho da Amiga Sandra Veneziani

Mais uma vez a amiga Sandra Veneziani me presenteou com o seu carinho. O blog dela é muito lindinho. Eu gosto de ver o carinho dela com o pessoal. Acesse http://www.aotoquedoamor.blogspot.com/
Você é uma abençoada Sandra!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Louvores para Ensinar sobre a Oração as Crianças

Em minhas pesquisas sobre louvores que ensinassem sobre a Oração as Crianças, além do TELEFONE DO CÉU da cantora Elaine de Jesus no Cd NANI FOR KIDS, descobri mais dois louvores bem legais para trabalhar sobre este tema com os pequeninos.

No cd TURMINHA DA CRISTINA MEL encontrei a canção MINHA ORAÇÃO que é bem interessante:

Com os olhinhos fechados,unindo as mãos,é assim que se faz uma oração. (2x)
Que é...

Falar com Deus o que vai no coração.
Falar com Deus,isso é uma oração.
Bem alto, baixinho, sentado, pulando...
Eu vou orar...
Falar com Deus o que vai no coração. Falar com Deus,isso é uma oração
.

Inclusive eu preparei uma coreografia com gestos relacionados ao que a canção diz para ensinar as crianças.
Neste Cd você encontrará estes louvores:



1.VEM COMIGO
2.SOU DIFERENTE
3.DEUS É BOM
4.SOL DA PRAIA
5.TURMINHA DA MEL
6.MIRIAM
7.S.0.S PLANETA TERRA
8.PIUÍ - PIUÁ
9.BOM, BOM, BOM
10.NÓS QUATRO
11.COMER É BOM
12.MEDLEY KIDS - CRIANCINHAS NA CASA DE DEUS / A CRISTO DAÍ LOUVOR / O SABÃO / CUIDADO / PRA JESUS EU DIGO SIM
13.MINHA ORAÇÃO
14.VOCÊ (MEU BEBÊ)



Já no Cd MARA LIMA E SEUS AMIGUINHOS VOL. 5 você encontra os seguintes louvores:
1. Adicionei Jesus
2. Aleluia
3. Meu Super-Herói
4. O Criador
5. Erguei em Mãos
6. De Dois em Dois
7. Telefone
8. Todas as Nações
9. Não foi o Coelhinho
10. Um Lugarzinho
11. O Sabão
Bônus Play-Back
A canção TELEFONE também fala sobre Oração, veja a letra:
Se você quiser com Deus conversar, o telefone é muito fácil de usar
É só dobrar os joelhinhos no chão e orar
A ligação é feita sem DDD, e a conta não vai ser cobrada porque o telefone é do céu
Não tem chiado, essa linha não cai

E você fala direto com o Pai
Ele te atende e vai te responder
É dele todo poder
Ele te ouve não importa o lugar
A qualquer hora você pode ligar
Ele vai te escutar e vai te ajudar
Ligue agora que o Senhor vai com você conversar

Ligue, sinta este amor Ele quer te escutar
Peça o que você quiser, Ele é Deus e pode dar
Quando triste estiver Ele vai te alegrar (2x)
É muito importante variarmos os Recursos Didáticos e Visuais para ensinarmos os princípios da Palavra de Deus as nossas crianças.
Com relação a Oração isso é de grande importância, já que ensinar os pequeninos falar com Deus exige de qualquer voluntário que trabalho com ensino Bíblico de Crianças perseverança, fé, criatividade e muito amor.
Estarei postando outras sugestões de Louvores que podem ser utilizados no período de Oração e Adoração com os pequeninos, mas se alguém conhecer mais algum louvor que trata sobre a Oração para crianças deixe um comentário no final desta postagem com o título da música, título do cd e nome do cantor, cantora ou grupo que canta.
Este blog é feito com muito carinho para ajudar quem deseja ensinar cada vez melhor a Palavra de Deus as crianças. Gosto muito quando vocês participam com suas ideias e sugestões também.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

JESUS E A INCREDULIDADE DE TOMÉ_VISUAL PARA COLORIR

"Acontece que Tomé, um dos discípulos, que era chamado de “o Gêmeo”, não estava com eles quando Jesus chegou.
Então os outros discípulos disseram a Tomé:

— Nós vimos o Senhor!
Ele respondeu:
— Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!
Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse:

— Que a paz esteja com vocês!
Em seguida disse a Tomé:

— Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!
Então Tomé exclamou:

— Meu Senhor e meu Deus!
— Você creu porque me viu? —
disse Jesus.

— Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!"
João 20.24-29

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Jesus e a Incredulidade de Tomé_Para Colorir

À pedido da amiga Marceli estou postando este desenho para colorir do encontro de Tomé com o Senhor Jesus após a sua ressurreição. Este relato pode ser lido em João 20.19-31.
Este desenho me foi enviado pela colaboradora do blog Mariângela Moura.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"...E Jesus lhes disse: ...Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?" - Apresentação das Crianças IIGD/Resende - RJ

No último domingo do mês de Outubro, dia 31 no Culto das 8h. além do mesmo ter sido muito abençoado com a preciosa presença de Deus, através do Seu Espírito Santo, nossa turminha abençoada se apresentou comemorando assim o Dia das Crianças.
O Pastor Carlos Rodrigues abriu um espaço no Culto para que as crianças então apresentassem os Louvores alegres e animados da Cristina Mel, que ensaiamos durante o mês com a garotada: Rock Gospel e Pra Jesus Louvar.
Para mim, em especial, foi um Domingo que jamais esquecerei, pela alegria, satisfação de ver as crianças louvando tão lindamente ao Senhor e neste dia vocês nem imaginam como o diabo fez de tudo para tirar a minha paz e me deixar preocupada.
A Eduarda, minha filhinha passou tão mal durante esta apresentação e quando as crianças íam descendo do altar após o término da mesma acabou vomitando ali.
Na 6ª feira que antecedeu este domingo da Apresentação das Crianças ela teve uma febre que foi a 39°C. Satanás fez de tudo para me deixar preocupada, porém mais uma vez me firmei nas promessas de Jesus e repreendi todo espírito de enfermidade na vida da minha filha. Passei a noite de 6ª feira (dia 29/11) para Sábado dia (30/11) impondo as minhas mãos por algumas vezes na minha filha e orando durante a madrugada numa verdadeira batalha espiritual.
Quando amanheceu o sábado ela estava muito bem, sem febre. E passou o dia assim. No domingo, como já mencionei, o diabo tentou estragar a Festa de Louvor à Jesus. A Duda passou o tempo todo em que as crianças cantavam chorando muito!!!
Mas, logo que ela vomitou chorou um pouco e depois ficou tudo bem.
Sei que o diabo fez de tudo para silenciar o Louvor da minha filha Eduarda Karolina porque ele conhece a Palavra de Deus e lá no Salmo 8.2 existe uma promessa que diz respeito ao que é proferido pela boca das crianças:
"Da boca das crianças e dos que mamam tu sucitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres calar o inimigo e vingativo."
Seguem abaixo algumas fotos que foram tiradas, mas que não estão com uma boa resolução, pois foram tiradas com celular. Mas, eu não podia deixar de compartilhar essa alegria com vocês: amigos, irmãos em Cristo, simpatizantes deste blog que gostam do trabalho que o Senhor Jesus realiza através da minha vida no Ministério Infantil.



Eu, Karol, de blusa verde no meio da criançada contando ao Povo de Deus presente no Culto um pouco do trabalho que temos realizado com as crianças. A Irmã Silvana, de blusa creme do meu lado vai saindo. Todas as tias presentes vieram até o altar e foram apresentadas é uma peninha que esse momento não foi registrado.

Consegui registrar as Irmãs Silvana (à esquerda) e Margarida dando apoio a Apresentação das Crianças.

O Pastor Carlos Rodrigues, meu esposo, pai da Duda, louvou a Jesus junto com a filhotinha.


Ao término da apresentação o Pastor fez uma oração por todas as crianças da nossa nação e como elas precisam!!!


Quero deixar aqui registrado o meu muito obrigada as minhas irmãs em Cristo que servem a Jesus no Ministério Infantil, juntamente comigo e que arrumaram a Igreja com um colorido lindo. Sheila, Silvana, Marcinha, Creuzeni, Maria Alice, Thaiane e Margarida que o Senhor recompense as obras das mãos de vocês!!!
Minha Oração de Agradecimento ao meu Maravilhoso Senhor Jesus:
"Meu Deus muito obrigada por mais esta oportunidade de ver todo esforço, cada lágrima derramada, toda luta travada e vencida, cada hora gasta neste trabalho tão especial, precioso e importante para Ti, que é o Ministério Infantil. A Tua Palavra diz assim: "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." (Salmo 126.5-6) Obrigada Deus!"

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como salvar Imagens nos Álbuns do Picasa_Tirando as Dúvidas

Meu blog está com um problema para aqueles que o acessam salvarem as imagens aqui postadas. Muitas imagens que eu posto, de uns tempos para cá, a grande maioria, não abre corretamente quando clicamos em cima delas.
Eu sei que muitos já sabem utilizar a net e os Recursos dos Àlbuns do Picasa, que é para onde todas as imagens de quem tem blog vai parar quando as postamos.
Mas, como sempre tem pessoas iniciando seus trabalhos com as ferramentas que a net nos oferece e pode não saber "Salvar" as imagens corretamente por lá vou tentar explicar aqui da maneira mais clara possível como "Salvar" as imagens nos álbuns do Picasa, sem que você perca a qualidade de cada figura. Pois quando salvamos imagens muito pequenas na net ficam muito ruins para impressão.

(Atenção!!! Este passo-a-passo serve para "Salvar" as imagens que você clica diretamente aqui do meu blog. Se você abrir a minha galeria com todos os meus álbuns neste endereço http://picasaweb.google.com/karolpoerner o procedimento é um pouco diferente)

1º) Quando você clica em muitas das imagens aqui do meu blog você é redirecionado para a mesma, mas em um dos meus Álbuns no Picasa.
2°) Lá logo acima da imagem você verá escrito "Fazer Download", clique em cima
3°) Aguarde, pois a imagem abrirá. Se aparecer uma pequena lupa com o sinal de + dentro dela, clique, pois assim será possível salvar a imagem em tamanho maior.
4°) Clique com o botão direito do seu mouse e selecione "Salvar Imagem Como".
5°) Selecione uma pasta no "Minhas Imagens" no seu computador e salve.

Gostaria muito que as imagens estivessem abrindo direitinho para que vocês não tivessem essa mão - de - obra toda para salvar os materiais.
Mas, essa é uma solução que achei no momento para que consigam os mesmos sem que eles fiquem com a resolução prejudicada para a impressão.

Se alguém tiver alguma dúvida sobre salvar as imagens nos Álbuns do Picasa é só deixar um comentário no final desta postagem, ou entrar em contato comigo pelo meu e-mail karolpoerner@gmail.com

domingo, 7 de novembro de 2010

Moisés e as Orientações de Deus sobre a Construção do Tabernáculo e seus Utensílios_Visuais Coloridos

Para ver se ajudam a Irmã Roselma que me enviou um e-mail pedindo ajuda sobre o tema ARCA DA ALIANÇA espero que estes visuais possam ajudá-la, ou ajudar a outros que estejam trabalhando sobre este tema.










Estes visuais estão relacionados com as passagens bíblicas do livro de
Êxodo do capítulo 24 até o 28.
(se alguma imagem não abrir corretamente para você salvar, é só acessar meus álbuns de imagens no Picasa. Está tudo lá

sábado, 6 de novembro de 2010

Ensinando as Crianças a Orar - Artigo

É muito importante incutir nas crianças um período de oração diária. Sei que é difícil, mas precisamos colocar em prática este ato.
Primeiramente, converse com as crianças sobre oração: o que é, por que fechamos os olhos quando oramos, por que pedimos em nome de Jesus.

Lembre-se de que:
X O período de Oração deve ser breve;
X A linguagem deve ser simples para que as crianças possam entender facilmente.

Ajude a orar em público dando sugestões como:
aSugerir coisas que devemos agradecer e pedir a Deus;
aPedir às crianças que já oraram antes que iniciem a oração, a fim de que as outras venham a segui-la;
aEnsinar as crianças pedirem coisas concretas e específicas;
aNão deixe de informar as crianças das respostas às suas orações, levando-as a agradecer a Deus por elas.

Fonte: Revista Aprendendo para Crescer – Primários (7 a 8 anos) n° 8, Editora Central Gospel, pg. 17

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cartãozinho da Amiga Sandra Veneziani_Obrigada pelo Carinho!!!

Recebi este cartãozinho lindo da amiga Sandra Veneziani do blog AO TOQUE DO AMOR

Obrigada mais uma vez querida pelo seu carinho para comigo!!!

Que Deus te abençoe grandemente.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Daniel na Cova dos Leões - + Visuais Coloridos





Encontrei estes visuais no blog http://sementinhakids.wordpress.com/
(Não sei o que acontece na hora que estou fazendo o "upload", que é baixar as imagens do meu computador para o blog, que faz algumas imagens não abrirem corretamente para vocês salvarem. Mas aquelas que não abrirem é só vocês acessarem meus álbuns no Picasa. Está tudo lá. http://picasaweb.google.com/karolpoerner/)

A ORAÇÃO E O BEBÊ - EXPERIÊNCIAS DA MINHA FILHA EDUARDA DE 2 ANOS E 9 MESES


Num dia desses, minha filhinha Eduarda de apenas 2 aninhos e 9 meses fez algo que me surpreendeu e me deixou um tanto feliz e emocionada de ver.
Estávamos no quarto, eu, meu esposo e ela quando então a "Duda" pegou a minha mão e a mão do meu esposo fechou os olhinhos e orou assim:
"- Senhor Jesus abençoa os dois!" (É claro que vocês podem imaginar que uma criança na idade dela não fala as palavras bem certinhas como escrevi na frase, mas a oração dela foi exatamente esta.)
Depois ela viu que sorrimos, eu bati palmas elogiando-a dizendo que ela tinha feito algo muito lindo, aí ela se empolgou e continou com mais uma oração. Novamente pegou nas nossas mãos, mas agora a oração seria específica:
"-Senhor Jesus abençoa a mamãe!" (fez isto olhando para mim) e depois olhando para o meu esposo orou: "-Senhor Jesus abençoa o papai!"
Pronto meu dia estava ganho! Ver a minha filhotinha ter uma iniciativa desta só confirmou no meu coração que não estou perdendo tempo, ou no caminho errado quando tenho ensinado a ela que deve falar com Deus: quando acorda, quando vai se alimentar, sair, dormir entre outros momentos.
Antes desta experiência em casa tivemos um episódio interessante na vida de Oração da Eduarda.
Fomos a uma pizzaria, quando a pizza foi servida em nossa mesa e eu coloquei um pedaço no prato para dar para a "Duda" comer, ela fechou os olhinhos estendeu suas mãozinhas e abençoou a fatia de pizza.
Deixo aqui uma palavra de incentivo e ânimo a você que além de trabalhar com crianças na Igreja, ou em qualquer lugar ensinando a Palavra de Deus que se esforçe para que seja a Oração uma realidade na vida dos seus filhos. Sejam eles ainda bem pequeninos, com bem pouca idade ou já grandinhos.
Eu creio que "...; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."(Tiago 5.16) também se aplica as crianças.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Daniel na Cova dos Leões - Visuais Coloridos








"E Daniel ... sobre seus joelhos se ajoelhava, orava e dava graças, como antes costumava fazer."
Daniel 6.10

terça-feira, 2 de novembro de 2010

ORAÇÃO:MINHA CONVERSA DIÁRIA COM DEUS - SÉRIE COM 4 LIÇÕES BÍBLICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS

Neste mês de Novembro/2010 estaremos ensinando aos pequeninos a importância que a Oração deve ter na vida de todo filho de Deus. Durante nossos encontros semanais aos Domingos estaremos trabalhando passagens bíblicas que narram exemplos de pessoas que tiveram experiências valiosas nas suas vidas de oração.

Escola Bíblica Infantil
Planejamento Mensal: Novembro – Domingo/ 2010
Tema Central: Oração: Minha Conversa Diária com Deus
TEMA: Conversando todo dia com Deus
TEXTO-BÍBLICO: Daniel 6.
VERSÍCULO DO DIA: “Daniel, pois, ... três vezes ao dia se punha de joelhos e orava e dava graças diante do seu Deus,...” Daniel 6.10
OBJETIVOS DA LIÇÃO: As crianças deverão aprender sobre a Oração de Adoração. Que todos os dias devem falar com o Senhor através da Oração para terem uma verdadeira amizade com Deus.
INTRODUÇÃO Bem crianças, que bom que vocês vieram hoje para aprender mais sobre o nosso melhor Amigo: Deus!
Quem aqui tem muitos amigos? Como eles se chamam? Do que vocês gostam de conversar?
(Incentive que todas as crianças participem. Estabeleça a ordem para que cada um fale na sua vez, dando assim a oportunidade de todos participarem.) Na história bíblica de hoje vamos conhecer alguém que tinha um amigo muito especial. Essa pessoa gostava tanto desse amigo que eles conversavam três vezes ao dia, todos os dias!
Será que vocês conhecem essa história verdadeira que está escrita aqui na Bíblia?
DESENVOLVIMENTO Daniel já era um homem velho. Seu cabelo e sua barba já eram grisalhos. E ainda ele morava na terra longínqua da Babilônia. Ali ele era um servo nobre do rei. Mas Nabucodonosor não era mais rei. Esse já estava morto há muito tempo. Agora havia outro rei, que se chamava Dario.
O rei Dario estimava-o e dizia:
— Daniel é o melhor servo de todos. Quero fazê-lo muito mais importante ainda. Vou nomeá-lo vice-rei. Então ele será o chefe de todo o meu reino e de todos os outros servos meus. Quando os outros servos souberam disso, ficaram com muita inveja. Eles disseram: —Deverá ele ser o mais importante de todos? Isso não deve acontecer. Nós é que queremos ser os mais importantes. Vamos espreitá-lo bem para ver se Daniel faz alguma coisa errada. E então iremos contar logo ao rei. Então o rei não gostará mais tanto de Daniel. Desde então, todos os dias iam espiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada. Mas Daniel não fazia nada de errado. Fazia seu serviço da melhor maneira possível. E orava três vezes ao dia. Quando Daniel orava, ele se ajoelhava em seu quarto, frente à janela aberta. Bem ao longe ficava Jerusalém. Ali estava uma vez o lindo templo, que agora estava queimado. Mas algum dia, o povo de Daniel iria morar lá de novo. E haveria lá também um novo templo, quando o castigo do povo tivesse passado.
Daniel olhava para longe, para lá, onde ficava Jerusalém, e orava dizendo:
—Senhor, deixa meu povo voltar em breve para sua pátria. Daniel nunca se esquecia de orar. Isso ele fazia fielmente três vezes ao dia. Os outros servos podiam vê-lo. E daí aqueles homens falsos imaginaram um plano para trazer desgraça sobre Daniel e para impedir que ele continuasse a ser o homem mais nobre e importante do país.
Eles foram falar com o rei. Inclinaram-se profundamente. Comportaram-se muito corteses e amáveis, e disseram:
—Oh rei, nós sabemos uma coisa boa. O senhor sabe o que deve fazer? O senhor deve ordenar que todas as pessoas em seu país não peçam mais nada a ninguém, nem a homens e nem a Deus, durante um mês inteiro. Somente ao senhor poderão pedir o que quiserem, pois o senhor é o nosso rei poderoso. Isso agradou bem ao rei. Ele gostou do plano. —Sim, isto eu farei, disse ele.
—E quem for desobediente será castigado com rigor, disseram os homens malvados. Este deverá ser jogado na grande cova, onde estão os leões.
—É, isso mesmo
, disse o rei.
Então ele mandou seus empregados passarem pelo país. E estes avisaram o povo por toda parte que ninguém mais devia orar nem devia pedir nada a ninguém, senão ao rei. Todos ouviram esta ordem. Daniel também ouviu. Ele percebeu bem quem tinha imaginado este plano perverso. Foram seus inimigos. Estes queriam sua desgraça.
Que devia fazer Daniel? Deus tinha dito que cada um que o amasse, também devia orar a Ele. Mas o rei ordenou que isso não devia ser, mas que Daniel devia esquecer-se de Deus. A quem Daniel devia obedecer agora? A Deus naturalmente.
E por isso Daniel continuava ajoelhando-se, três vezes por dia, frente à janela aberta. Mas perto da janela estavam seus inimigos, espiando. E quando viram que Daniel assim mesmo orava, correram depressa para contá-lo ao rei.
—Rei, disseram eles, o senhor não disse que ninguém devia pedir coisa alguma senão ao senhor, durante um mês?
—Sim, respondeu o rei, isto eu disse.
—E se alguém é desobediente, não deve ele ser lançado na cova dos leões?
—Sim, disse o rei, assim deve ser
—Oh rei! Exclamaram eles. Então Daniel tem que ser lançado na cova dos leões. Ele foi desobediente. Ele ora a seu Deus, três vezes por dia.
Aí o rei se assustou. Compreendeu como os homens tinham sido falsos.
—Daniel não, gritou ele. Não, Daniel não! Mas os homens disseram: —Foi o senhor que deu essa ordem rei e agora o senhor também tem que cumpri-la! Sim, era assim mesmo naquela terra: O que o rei tinha dito isso ele sempre tinha que fazer. Ele queria ajudar a Daniel, mas não podia. E quando anoiteceu, Daniel foi levado para a cova dos leões.
O rei estava bem triste e chamou:
— Daniel, eu não posso ajudá-lo, mas espero que seu Deus o ajude. Então Daniel foi lançado na cova.
Chegou à noite, mas o rei não pôde dormir. Ele estava muito triste e sempre tinha que pensar em Daniel. Será que seu Deus cuidaria dele?
De manhã, o rei levantou-se bem cedo e foi para fora. Com o coração batendo, chegou à cova dos leões.
—Daniel, chamou ele. Deus cuidou de você? E de repente, o rei quase deu um salto de alegria. Porque do fundo da cova veio uma voz: —Sim, rei. Deus cuidou de mim. Ele mandou seu anjo, para cuidar que os leões não me fizessem mal algum, porque também eu não fiz nenhum mal. O rei ficou muito contente. —Tirem-no dali! gritou ele. Depressa, tirem Daniel da cova! Então vieram alguns homens, com uma corda grossa. Desceram a corda na cova e assim puxaram Daniel para cima. E então Daniel estava à frente do rei, vivo e são. Ele tinha passado a noite inteira com os leões ferozes, mas eles não lhe tinham feito nenhum mal. Que grande milagre foi este! E como estava contente o rei, porque tinha Daniel de volta.
Mas então ele se lembrou dos homens malvados que queriam matar Daniel. Mandou seus soldados para buscá-los e então mandou jogá-los também na cova dos leões. Mas agora não havia nenhum anjo que cuidasse deles. Todos foram comidos pelos leões. Mas Daniel ficou sendo o servo mais importante do rei, sim, o mais nobre em todo o país.
E o rei ordenou que todas as pessoas naquela terra servissem ao Deus de Daniel.
CONCLUSÃO Daniel amava muito a Deus. O Senhor estava em primeiro lugar em sua vida, nada era mais importante para Daniel do que sua amizade com Deus.
Daniel não deixou que nada o impedisse de conversar com Deus todos os dias, nem mesmo o perigo de ser lançado na cova dos leões.
Este exemplo serve para todos nós, crianças. Não devemos permitir que nada nos impeça de falar com Deus todos os dias.
Orando a Deus todos os dias estamos sempre perto daquele que pode e quer ser o nosso melhor amigo.
SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO *Poderá ser utilizado o Dvd Midinho: O Pequeno Missionário – vol.1 onde tem a história Daniel no Palácio do Rei.
*Uma sugestão de Trabalho Manual para esta aula é trazer cópias da Máscara de Leão abaixo e trazer Papel Crepom nas cores laranja e vermelho, em quantidade suficiente para todas as crianças colarem na Máscara. (Veja outras máscaras de Leões aqui http://karolpoerner.blogspot.com/2009/05/mascaras-de-leao.html)

*Neste mês estaremos realizando o Projeto de Oração “31 Dias de Clamor pelo Brasil”. Este Projeto será realizado com a participação das Crianças, portanto planeje sua aula separando um tempo para interceder pelo Estado ou Região específico do dia em que sua aula acontecer. O objetivo de compartilhar este projeto com as crianças é de ensiná-las sobre um tipo de Oração: a de Intercessão. Lembre-se de explicar em todas as suas aulas o que é o Projeto de Oração, pois sempre temos a possibilidade de termos crianças pela primeira vez na classe. (Utilize o cartaz que ficará fixado na sala.) É interessante você trazer algo para ilustrar este Momento: bandeira (se for o dia em que um Estado Brasileiro será apresentado), figuras com características típicas do lugar e outros semelhantes. A oração pode ser feita no início, durante ou no final da aula. Decida isto quando estiver preparando seu encontro com as crianças. Você vai encontrar muitos desenhos de crianças orando aqui no blog.

O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: Domingo – Pará

No Cd Nani for Kids tem a música Telefone do Céu que pode ser ensinada durante todo este Planejamento. Veja a Letra:

TRIM, TRIM É O TELEFONE DO CÉU
QUANDO FECHO OS OLHOS PARA ORAR
FALO COM PAPAI DO CÉU

ELE NUNCA ESTÁ OCUPADO

É SÓ VOCÊ CHAMAR
VOCÊ PODE ATÉ FALAR BAIXINHO, NÃO PRECISA GRITAR!
SE UM DIA VOCÊ FICAR TRISTE
É SÓ LEMBRAR
QUE O TELEFONE DO CÉU EXISTE
E VAI SE ALEGRAR (OBA!).

PODE SER DE DIA OU DE NOITE

ELE SEMPRE ESTÁ LÁ
JESUS É O MEU MELHOR AMIGO
VAI ME OUVIR FALAR
SE EU ACHAR QUE ESTOU COM MEDO
EU NÃO ME ASSUSTO NÃO
VOU TE CONTAR O MEU SEGREDO:
É A ORAÇÃO!
*No Cd e também disponível em Dvd CRISTINA MEL E OS VEGETAIS tem a música Deus é Fiel que fala sobre Daniel na Cova dos Leões.

EU QUERO É CONFIAR EM DEUS, CONFIAR EM DEUS
POIS SEI QUE ELE É FIEL
TUDO QUE ELE PROMETER, QUE ELE PROMETER
ELE FAZ ACONTECER

FOI ASSIM COM DANIEL
NA COVA DOS LEÕES
NADA SE OUVIU, O LEÃO DORMIU
FOI ASSIM COM DANIEL NA COVA DOS LEÕES
NADA SE OUVIU...O LEÃO DORMIU!
DEUS É FIEL, DEUS É FIEL
POIS LIVROU A DANIEL
DEUS É FIEL, DEUS É FIEL
POIS LIVROU A DANIEL TEMA: Contando meus Erros para Deus TEXTO-BÍBLICO: Jonas 1-3 VERSÍCULO DO DIA: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1ª João 1.9 OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar às crianças a fazerem a Oração de Confissão, onde é preciso contar a Deus o pecado praticado tendo dentro do coração o verdadeiro arrependimento.
INTRODUÇÃO Quem aqui já desobedeceu a uma ordem dada pela mamãe, ou papai, a professora na escola, ou outro adulto?
O que aconteceu por você ter desobedecido? Você levou uma grande bronca, ficou de castigo, algo que você gosta de fazer lhe foi impedido, levou umas palmadas?
(Aguarde participação das crianças.) Vocês sabiam que a Bíblia nos conta a história de um homem que tentou fugir para se esconder de Deus porque não queria obedecer ao que o Senhor o havia mandado fazer?
Vamos agora prestar muita atenção para aprendermos esta história bíblica e descobrirmos o que aconteceu com este homem desobediente.
DESENVOLVIMENTO Jonas era profeta e morava em Samaria. Certo dia, Deus ordenou que Jonas fosse à Nínive e pregasse contra os pecados dos moradores daquela cidade, que Nínive seria destruída em quarenta dias.
Os ninivitas gostavam de guerras. Eram violentos, mentirosos, roubavam e matavam as pessoas. Eles faziam muitas coisas feias! Mas Deus amava os ninivitas e não as coisas erradas que eles faziam.
Jonas não gostava do povo de Nínive porque eles eram cruéis e malvados! Ele teve medo de ir à Nínive, e resolveu que iria desobedecer a Deus.
Vocês acham que Jonas estava agindo certo?
É claro que não! Quando Deus fala, quer que obedeçamos imediatamente.
E você, tem obedecido ao que a Palavra de Deus diz? A Bíblia diz que devemos obedecer aos nossos pais. Então, quando a mamãe mandar você fazer alguma coisa, faça imediatamente, não a espere pedir a segunda ou a terceira vez.
Jonas comprou uma passagem de navio e fugiu para um lugar chamado Társis. Ele foi para bem longe de Nínive, desobedecendo, assim, a ordem de Deus.
Quando entrou no navio, desceu para o porão, deitou-se e dormiu.
Será que no porão deste navio Jonas estava escondido de Deus?
Ninguém consegue se esconder de Deus, pois Ele tudo vê e tudo sabe.
O navio já estava em alto mar, quando Deus mandou um vento forte e depois uma grande tempestade que o balançou para lá e para cá...
O navio estava quase a ponto de despedaçar-se! Com muito medo, os marinheiros começaram a orar cada um para o seu deus, e jogaram no mar tudo que era pesado, para aliviar o peso do navio. Mas, nada adiantava, parecia que tudo estava perdido!
O mestre do navio desceu depressa até o porão e encontrou Jonas dormindo tranqüilamente.
Bastante bravo, disse:
- Levante-se, ore ao seu Deus talvez Ele nos salve! Os tripulantes reuniram-se e descobriram que Jonas era o culpado por aquela situação. Jonas contou a todos o que tinha acontecido e pediu que o jogassem no mar.
Então eles oraram e jogaram o profeta Jonas no mar; e logo o mar se acalmou.
Os marinheiros reconheceram que Deus é Único e Verdadeiro!
E Jonas, será que morreu?
Quando Jonas caiu no mar, Deus ordenou que um grande peixe o engolisse, porque o amava e tinha um plano para a sua vida.
Jonas ficou três dias e três noites na barriga do grande peixe.
Vocês estão vendo... A desobediência só traz coisas ruins.
Será que Jonas estaria na barriga do peixe se tivesse obedecido à ordem que Deus lhe deu? Qual foi a ordem que o Senhor tinha dado ao profeta Jonas mesmo?
A desobediência sempre nos afastará do Senhor. Lendo a Bíblia, nós podemos conhecer a vontade de Deus.
Deus quer que você obedeça às autoridades: seus pais, os professores, as tias aqui da escolinha, os mais velhos para que você seja abençoado.
Ali, naquele lugar tão ruim, escuro e sozinho, o profeta Jonas reconheceu o seu pecado. Mas, o que é pecado? Pecado é desobedecer à vontade de Deus. E foi justamente isso que o profeta Jonas havia feito; Deus queria que ele avisasse aos ninivitas que dentro de quarenta dias a cidade seria destruída, porém, Jonas desobedeceu, indo para outro lugar.
Jonas não conseguiu esconder o seu pecado, pois Deus sabe de todas as coisas! E de dentro da barriga do grande peixe Jonas clamou ao Senhor, pediu perdão por tê-lo desobedecido. Agradeceu a Deus por tê-lo guardado da morte.
Jonas estava aflito, mas ele sabia que somente Deus poderia ajudá-lo naquela situação tão difícil em que se encontrava.
A Bíblia diz que Deus é amor. Deus ouviu a oração do profeta Jonas. Ele o perdoou e fez com que o peixão vomitasse Jonas na praia.
Que maravilha, Jonas reconheceu o seu pecado, orou e Deus o livrou!
Vamos abrir nossa Bíblia em 1ª João 1.9.
Quando vocês fizerem qualquer coisa errada, que não deixa Deus contente é preciso ir até o Senhor em oração e contar a Ele o que você fez de errado, pedir que Lhe perdoe e nunca mais fazer.
Assim Deus fica muito feliz, e como Jonas alcançou a ajuda do Senhor, você também receberá a ajuda Dele para obedecer a Sua Palavra.
Jonas se arrependeu de sua desobediência, pediu perdão e Deus não o deixou morrer dentro da barriga do grande peixe. Agora, ele estava disposto a obedecer à ordem do Senhor. Jonas levantou-se e foi para Nínive pregar a mensagem de Deus...
O que será que aconteceu em Nínive? Será que os homens malvados maltrataram Jonas?
O profeta Jonas teve uma experiência grandiosa com Deus e jamais poderia se esquecer que Deus o havia livrado!
E, quando Deus falou outra vez com ele, para anunciar Sua Palavra aos ninivitas, ele foi imediatamente!
Nínive era uma cidade muito grande. Jonas demoraria três dias para andar por toda a cidade. Mesmo assim ele obedeceu ao Senhor.
Jonas entrou na cidade, andou um dia e começou a falar para as pessoas, assim:
- Dentro de quarenta dias Nínive será destruída! Os ninivitas, não conhecendo o Deus Único e Verdadeiro, adoravam outros deuses e faziam muitas outras coisas erradas.
À medida que os ninivitas ouviam Jonas falar, se arrependiam, acreditavam na mensagem de Deus e se convertiam.
A mensagem de que Nínive seria destruída chegou até ao palácio do rei.
E agora, o que será que vai acontecer? Será que ele vai mandar prender Jonas?
Imediatamente o rei tirou suas vestes reais, vestiu-se com panos de saco e sentou-se sobre cinzas, em sinal de humilhação perante Deus. O rei também mandou que falassem na cidade, que todos (homens, mulheres, crianças e animais) deveriam jejuar. Ninguém deveria comer ou beber, nem mesmo levar os animais para o pasto ou para beber água.
O rei verdadeiramente entendeu a mensagem de Jonas, se converteu dos seus pecados, e queria que todas as pessoas se convertessem, também.
A partir daquele dia todos deveriam orar com muita sinceridade a Deus, pedindo-lhe perdão por seus pecados e deveriam se converter e parar de praticar as maldades e crueldades que costumavam fazer. Assim, Deus poderia perdoar a todos e talvez não os destruísse.
A Bíblia diz em 2ª Pedro 3.9 que Deus não quer que ninguém se perca, mas que se arrependam dos seus pecados e voltem pra Ele.
Foi justamente isto que aconteceu com o povo de Nínive. Deus viu que eles se arrependeram dos seus pecados e abandonaram os seus maus caminhos, por isso, foram perdoados, e Deus não castigou a cidade como havia dito.
Que coisa maravilhosa! Jonas pregou a Palavra de Deus, as pessoas se arrependeram, mudaram de atitude, foram perdoadas e salvas por Deus.
CONCLUSÃO Com a obediência de Jonas à Palavra de Deus muita pessoas foram salvas!
Deus mandou o profeta Jonas à cidade de Nínive porque não gosta do pecado. Tudo o que os homens fazem de ruim desagrada e entristece a Deus. Mas o Senhor ama todas as pessoas e quer que elas se arrependam de suas maldades e pecados, e não façam mais coisas ruins e feias.
Assim como Jonas, devemos falar do amor de Deus, pois todas as pessoas precisam conhecer o único e verdadeiro Deus que perdoa os pecados de seus filhos.
O Senhor não gosta do pecado... Mas ama muito o pecador!
SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO *Poderá ser utilizado o Dvd Midinho: O Pequeno Missionário – vol.4_Jonas e o Grande Peixe e outras Histórias onde tem 2 histórias que podem ser passadas para as crianças: Jonas e o Grande Peixe e Jonas na Cidade de Nínive. *No Cd Aline Barros & Cia vol. 2, também disponível em Dvd tem a música O Barco Balançou que fala sobre Jonas. É uma música bem animada. Veja a letra:

DEUS MANDOU,MAS JONAS NÃO QUIS IR
DEUS FALOUJONAS NÃO QUIS OUVIR
E O BARCO BALANÇOUE O BARCO BALANÇOU
QUANDO LANÇARAM JONAS
FOI QUE O MAR SE ACALMOU
E NA BARRIGA DA BALEIA
JONAS FOI PARAR
NAQUELE BARRIGÃOPRA LÁ E PRA CÁ
TRÊS DIAS E TRÊS NOITES
E ELA ENJOOU
DEUS DISSE:"DEIXA ELE NA PRAIA
PRA FALAR DO MEU AMOR

*O propósito do Projeto de Oração para esta aula é:
Domingo – Rio Grande do Norte TEMA: Senhor, eu preciso de uma bênção! TEXTO-BÍBLICO: 1° Samuel 1.1-19 VERSÍCULO DO DIA: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, em oração, crede que recebestes, e será vosso.” Marcos 11.24 OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar às crianças que devemos apresentar a Deus através da Oração de Petição tudo o que precisamos. INTRODUÇÃO (Prepare um cartaz em Papel Pardo ou Papel 40kg com o título “O QUE FAZEMOS NA CASA DE DEUS?”. Escreva as seguintes frases e cole os desenhos da turminha que se relacionam: „Louvamos ao Senhor junto com os demais Irmãos,
„Estudamos a Palavra de Deus
„Ajudamos com nossos Dízimos e Ofertas.
Deixe um espaço no final do cartaz para colar a Figura sobre Oração e escrever
„ Falamos com Deus através das nossas Orações.) Oi crianças! Tudo bem com vocês?
Gostaria de saber quem aqui gosta de vir na Casa de Deus?
E para que a gente vem na Casa do Senhor?
(Apresente o cartaz “O QUE FAZEMOS NA CASA DE DEUS?”)
Vejam só este cartaz que eu trouxe aqui. Na Casa de Deus a gente louva, estuda a Palavra de Deus, ajuda com nossas ofertas e dízimos, adora a Deus junto com os demais irmãos.
Hum... Será que me esqueci de alguma coisa.
(Faça esta indagação se nenhuma criança falar sobre a Oração.) Ah, sim! Na Casa de Deus nós falamos com o Senhor através das nossas Orações!
A Palavra do Senhor nos diz que Sua Casa seria chamada “Casa de Oração para todos os povos.”
Na nossa Lição Bíblica de hoje vamos conhecer uma família que só ia à Casa de Deus uma vez por ano. Já imaginaram! Vir na Igreja só uma vez por ano.
E uma pessoa desta família estava tão triste, mas tão triste que foi na Igreja para conversar com o Senhor sobre sua tristeza.
DESENVOLVIMENTO Havia um homem chamado Elcana, que vivia na cidade de Ramá. Ele era casado com duas mulheres: uma se chamava Penina e a outra Ana.
Sabem por que Elcana era casado com duas mulheres? Ana, a mulher que Elcana amava tanto, não podia ter filhos. Quando isso acontecia, era costume naquela época que o homem se cassasse com mais uma mulher para poder ter filhos, mas essa não era a vontade de Deus. Elcana se casou com Penina e eles tiveram muitos filhos.
Penina era orgulhosa!
Todos os anos Elcana saía da sua cidade e ia a Siló a fim de adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR Todo-Poderoso.
Lá em Siló, Eli e seus dois filhos: Hofni e Finéias, eram sacerdotes do SENHOR Deus.
Cada vez que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava para Ana duas vezes mais.
Elcana a amava muito, embora o SENHOR não permitisse que ela tivesse filhos.
Penina zombava de Ana, por ela não poder ter filhos. E por causa daquelas provocações de Penina, Ana ficava só chorando e não comia nada.
Um dia o seu marido Elcana lhe perguntou:
— Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está sempre triste? Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos? Ana amava muito o seu marido, porém a sua tristeza era porque queria muito ter um filhinho.
Elcana amava muito a Ana, e fazia de tudo para vê-la feliz. Na hora da refeição, Elcana colocava bastante comida no prato de Ana; era o seu modo de mostrar-lhe o quanto a amava.
Mas Ana estava tão triste por não ter filhos, que perdia até o apetite e não conseguia comer.
Naquela época, não havia igrejas, como temos hoje. Para Ana e Elcana adorarem a Deus, tinham que ir a outra cidade, chamada Siló. Eles não podiam ir sempre à Casa de Deus como a gente vai.
Um dia, lá mesmo em Siló, após a refeição, o sacerdote Eli estava sentado na sua cadeira, perto de uma das colunas da Casa de Deus, quando percebeu uma mulher que agia de forma estranha. Parecia que ela falava sozinha.
Era Ana que se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus com fé. E fez esta promessa:
Ó SENHOR Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra-Te de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a
vida e que nunca ele cortará o cabelo. A promessa que Ana fez a Deus foi muito séria. Se ela ganhasse o filho tão desejado, ele seria oferecido para trabalhar para o Senhor por todos os dias de sua vida.
Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli (o sacerdote) achou estranho e começou a prestar atenção nela.
Ele percebeu que os lábios dela se mexiam, porém não saía nenhum som.
Ana estava tão triste, que ficou orando em silêncio. Ela estava orando baixinho, mas a sua alma estava gritando de aflição.
Então, o sacerdote Eli pensou que ela estava bêbada e disse:
— Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber!
— Senhor
, — respondeu ela —,
eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho nem cerveja. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao SENHOR. Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora. O sacerdote Eli entendeu o sofrimento de Ana, e respondeu-lhe:
— Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!
— Que o senhor sempre pense bem de mim! — respondeu ela.
Assim, Ana voltou para sua casa. E sabem de uma coisa? O seu coração já não estava mais triste! Estava alegre, e ela até comeu alguma coisa.
Ana confiou em Deus, ela sabia que o Senhor tinha escutado sua oração.
Ana fez o que Deus quer que você faça: foi à Casa de Deus conversar com Ele sobre aquilo que a estava entristecendo. Deus quer que você venha à igreja e lhe conte às coisas que estão chateando você e o deixando triste.
Mas será que Deus só nos escuta se viermos orar na igreja?
Não, Deus nos ouve em qualquer lugar, mas Ele fica contente se vimos à Sua casa conversar com Ele quando temos algum problema.
Na manhã seguinte, Elcana e sua família se levantaram cedo, adoraram a Deus e voltaram para casa, em Ramá.
CONCLUSÃO Deus sempre ouve as nossas orações, quando as fazemos com fé, acreditando que aquilo que pedimos, ou determinamos irá acontecer.
O Senhor pode todas as coisas. Para Ele não há nada impossível. Ele tem prazer em ouvir a oração das pessoas que confiam nEle sem duvidar.
Quantas vezes não tivemos um problema tão difícil e depois que oramos o Senhor nos ajudou?
(Pergunte quem já fez um pedido em oração a Deus e recebeu resposta.) É muito bom confiar em Deus, mas nós não podemos deixar de fazer a nossa parte, que é crer e agradecer por tudo o que Ele já tem feito em nossas vidas.
Todas as nossas orações devem ser feitas com fé, acreditando naquilo que a Palavra de Deus nos promete.
Depois que oramos com fé, não precisamos continuar preocupados, podemos sorrir aliviados, tendo a certeza de que o Senhor já ouviu a nossa oração.
SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO *Você poderá preparar o cartaz para ser apresentado no Início da aula, conforme descrito na Lição Bíblica.
*Pinte o desenho do SEMÁFORO em anexo e cole-o em uma cartolina para ensinar as crianças que Deus pode responder a nossa Oração de Três Formas: NÃO, ESPERE e SIM. NÃO – círculo vermelho, ESPERE – círculo amarelo e SIM – círculo verde.

O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: Domingo – Mato Grosso do Sul
TEMA:
Coração Agradecido TEXTO-BÍBLICO: 1° Samuel 1.20-28, 2.1-11 VERSÍCULO DO DIA: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Efésios 5.20 OBJETIVOS DA LIÇÃO: As crianças deverão aprender sobre a Oração de Ações de Graças, que consiste em mostrar a Deus o quanto elas são agradecidas ao Senhor por Suas bênçãos.
INTRODUÇÃO
Vocês se lembram da lição da semana passada?
Nós aprendemos que Ana orou a Deus fazendo um pedido e uma promessa muito especiais.
Ana pediu que o Senhor desse a ela um filho e prometeu que o devolveria para trabalhar para o Senhor por todos os dias de sua vida.
Mas, será que Deus realmente ouviu a oração de Ana? É isso que nós vamos saber agora.
DESENVOLVIMENTO O tempo passou.... E o SENHOR respondeu à oração de Ana!
Ana percebeu que seu corpo estava diferente, sua barriga começou a crescer. Ana estava grávida!!!
Que alegria! Ana finalmente seria mamãe e Elcana seria papai!
A alegria de ter sua oração respondida pelo Senhor tomou conta da casa de Ana e Elcana, eles começaram a fazer os preparativos para a chegada do bebê.
Mas espera aí. Será que é um menino, ou uma menina. O que Ana pediu mesmo? Ela pediu um menino. Será que até isso Deus vai fazer, mandar um menininho para aquela família?
Chegou a hora do bebê de Ana nascer, e agora...
Ana deu à luz a um filho. Deus faz tudo muito perfeito. Aleluia!!!
Ela pôs nele o nome de Samuel e explicou:
— Eu pedi esse filho a Deus, o SENHOR. Elcana e a sua família foram a Siló para adorar e entregar suas ofertas ao SENHOR. A oferta, que era dada todo ano e uma oferta especial que ele havia prometido.
Ana, porém, não foi, pois Samuel ainda era muito pequenininho.
Ela disse ao marido:
— Assim que Samuel parar de mamar eu o levarei à Casa de Deus, o SENHOR, para que ele fique lá toda a sua vida. Elcana respondeu: — Tudo bem. Fique em casa até que ele pare de mamar. E o SENHOR faça com que, de fato, se cumpra a promessa que você fez. Então Ana ficou em casa e amamentou o filho.
Os meses e anos se passaram...
Ana cuidava do pequeno Samuel com muito amor e carinho, mas ela não se esqueceu da promessa que havia feito ao Senhor.
Quando o bebê Samuel cresceu, aprendeu a andar, a falar e a comer com suas próprias mãozinhas, a mamãe Ana o levou à Casa de Deus em Silo e ali o apresentaram ao Senhor.
Ela fez assim como hoje os pais devem fazer quando seus filhos nascem: eles devem trazer o bebê ao pastor para apresentá-lo a Deus em culto de agradecimento.
Para agradecer a Deus levou como oferta: um touro de três anos, dez quilos de farinha e um odre cheio de vinho.
Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.
Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli.
Ana disse:
— Meu senhor, sou aquela mulher que o senhor viu aqui de pé, orando. Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR. Então eles adoraram a Deus ali. E Samuel ficou trabalhando como ajudante do sacerdote Eli lá na Casa de Deus.
Agora, Samuel era um dos trabalhadores da Casa de Deus. Enquanto ele fosse pequeno, o sacerdote Eli cuidaria dele e o ensinaria a servir a Deus.
Ana ficou muito feliz porque Deus ouviu a sua oração e lhe Samuel.
Por isso, ela fez uma linda oração de agradecimento ao Senhor.
Ana orou assim:
- O SENHOR Deus encheu o meu coração de alegria; por causa do que ele fez, eu ando de cabeça erguida. Estou rindo dos meus inimigos e me sinto feliz, pois Deus me ajudou.
Ninguém é santo como o SENHOR; não existe outro deus além dele, e não há nenhum protetor como o nosso Deus.
Não fiquem contando vantagens e não digam mais palavras orgulhosas. Pois o SENHOR é Deus que conhece e julga tudo o que as pessoas fazem. Os arcos dos soldados fortes estão quebrados, mas os soldados fracos se tornam fortes.
Os que antes estavam fartos agora se empregam para ganhar comida, mas os que tinham fome agora estão satisfeitos.
A mulher que não podia ter filhos deu à luz sete filhos, mas a que possuía muitos filhos ficou sem nenhum.
O SENHOR Deus é quem tira a vida e quem a dá. É ele quem manda a pessoa para o mundo dos mortos e a faz voltar de lá.
Ele faz com que alguns fiquem pobres e outros, ricos; rebaixa uns e eleva outros.
Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados. Ele faz com que os pobres sejam companheiros dos príncipes e os põe em lugares de honra.
Os alicerces da terra são de Deus, o SENHOR; ele construiu o mundo sobre eles.
Ele protege a vida dos que são fiéis a ele, mas deixa que os maus desapareçam na escuridão, pois ninguém vence pela sua própria força.
Os inimigos de Deus, o SENHOR, serão destruídos; ele trovejará do céu contra eles.
O SENHOR julgará o mundo inteiro; ele dará poder ao seu rei e dará a vitória a esse rei que ele escolheu.

Então Elcana e Ana voltaram para casa, em Ramá. Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus, como ajudante do sacerdote Eli.
CONCLUSÃO Ana não só se lembrou de Deus quando estava triste, por não poder ter filhos. Mas ela se lembrou também de agradecê-Lo quando recebeu seu milagre, sua vitória. Nós também devemos sempre nos lembrar de louvar, agradecer ao nosso Deus quando Suas bênçãos chegarem às nossas vidas.
SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO *Poderá ser utilizado o Dvd Midinho: O Pequeno Missionário – vol.3 onde tem a história O Sacrifício de Ana. *Outra sugestão de Dvd que também se encontra disponível em Cd é Samuel O Menino que Ouviu Deus das Crianças Diante do Trono. Poderá ser passado os clipes de 1 à 15 se for utilizar o Dvd, ou então pode ser escolhida uma música para ensinar as crianças.
*O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: Domingo – Região Sul

POSTAGENS MAIS VISITADAS