Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

POSTAGENS MAIS VISITADAS

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA - LIÇÃO 1 "E ASSIM DEUS CRIOU" - REVISTA PLUG KIDS N°1

É hora de preparar a primeira aula dominical do ano. Que alegria! Mais um ano onde teremos a oportunidade de ensinar as crianças os preciosos ensinamentos da Palavra de Deus.
A você que é visitante desse blog, ou não leu ainda sobre o Planejamento de Lições Bíblicas que estarei trabalhando durante esse ano leia essa postagem http://karolpoerner.blogspot.com/2010/12/revista-plug-kids-n1-as-primeiras.html


Dentro do Manual do Professor você encontrará sugestões para o Desenvolvimento da Aula.
Segue abaixo algumas sugestões minhas para enriquecer essa aula.


Creio que será bem legal se você preparar na sua salinha um novo mural bem bonito de boas-vindas, assim: Se você não tem muita prática, assim como eu, para fazer letras grandes que fiquem bem bonitas, pode adotar um recurso bem prático. Em papelarias e lojas de artigos de festa já são vendidas letras em E.V.A. Você pode comprar uma letra de cada e formar o seu alfabeto e utilizá-lo para fazer palavras ou frases em E.V.A, ou no material que quiser. Poderá ser feito um mural, ou cartaz com a seguinte frase: "Sejam Bem-Vindos! Em nome de Jesus!" ou "Sejam Bem - Vindos! Que alegria ter você aqui conosco!" Enfeite a sala com umas bolas coloridas. Vocês já ouviram a frase que a primeira impressão é a que fica? Imagine como os pequeninos ficarão felizes em serem recebidos com novidades.

Chegada: No início da aula faça um semi-círculo com as crianças e numa conversa pergunte o que elas gostaríam que o Senhor fizesse em suas vidas nesse ano, que coisas boas elas querem que aconteçam. No começo da aula eu sempre realizo um Período de Oração com as crianças e creio que na maioria dos Ministérios Infantis também seja assim. Tenho aprendido que é importante ensinarmos e estimularmos a prática da Oração na vida dos pequeninos.
Para este momento como vamos conversar sobre sonhos e planos com as crianças achei o Salmo 37.4 ideal para ser lido.
Preparei o cartaz abaixo usando a Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje para ser melhor compreendido pelos pequeninos. Um louvor mais suave e tranquilo pode ser acrescentado a este momento também.
Momento de Celebração: A aula de hoje fala sobre a Criação do Mundo e o Salmo 148.1-13 nos mostra um convite do salmista a todo Universo para adorar ao Senhor. Pode ser feito um cartaz com figuras que o ilustrem para ficar fixado na classe durante esse mês com essa referência bíblica. Para esse momento escolha 1 ou dois louvores de sua preferência bem animados para cantar com as crianças.

Lição Bíblica: Tema: E ASSIM DEUS CRIOU
TEXTO - BÍBLICO: Gênesis 1. - 2.1-3
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender o que Deus fez a cada dia da Criação. Sentir gratidão pela criação de Deus. Identificar no dia-a-dia como pode cuidar do mundo que Deus criou.
No Manual do professor você encontrará a história bíblica como deve ser ensinada e no Caderno Complementar encontrará os visuais. (Quero deixar registrado aqui que elaborei todas essas sugestões com a postagem feita pela irmã em Cristo e amiga Paula Belquice em seu site, pois meu material ainda não havia chegado. Ela postou algumas Lições da Revista do Professor, Visuais e Atividades também. Quem quiser dar uma olhadinha acesse http://belquice.multiply.com/photos/album/62/As_Primeiras_Coisas)

Versículo do Dia: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;..." Gênesis 1.31

Atividades: Como nossa turminha aqui na Igreja é mista estaremos utilizando a Revista Plug Kids Aluno n° 1 (crianças de 6-8 anos) e a Revista Pluguinho Kids (crianças 4-6 anos). Todas duas com o título AS PRIMEIRAS COISAS. As duas trabalham os mesmos temas nas Lições Bíblicas, mas trazem atividades próprias para cada faixa etária.

Atividades Extras: Além das Atividades que as crianças realizam de maneira individual para essa aula pode ser preparado um Joguinho da Memória bem interessante. Prepare 15 cartões tamanho 10cmX10cm em cartolina, ou papel cartão. Em 7 cartões enumere-os de 1 à 7 , em outros 7 reduza os visuais abaixo e cole em cada um. Com o visual onde está escrito "Deus Disse" você pode preparar uma carta surpresa a criança que virá-la pode responder uma pergunta sobre a Lição Bíblica. Caso não queira fazer uma carta surpresa você poderá colá-la numa caixinha onde guardará o Joguinho da Memória.
Modo de Brincar: Faça um círculo com as crianças, embaralhe os cartões e arrume-os no chão, ou sobre a mesa. Peça para uma criança de cada vez virar dois cartões. Quando os demais pequeninos virem as combinações entre os dois cartões pergunte se está correto, se estiver deixe as cartinhas viradas para cima, ou então retire do jogo. Se não fizerem par peça que outra criança vire outros dois cartões. A brincadeira termina quando todos os cartões tiverem sido acertados. Essa atividade lhe ajudará a observar se o que foi ensinado foi assimilado por seus alunos.

Momento das Doações: Eu não sei como funciona o ensino de Dízimos e Ofertas no Ministério Infantil de sua Igreja. Aqui nós entregamos um envelope para as crianças colocarem seus Dízimos e outro para suas ofertas. Se você também utiliza esse método para as doações com seus alunos, que tal preparar um Porta Envelopes para que eles coloquem seus envelopinhos?

Para esse Porta-Envelopinhos ficar num tamanho bom sugiro que você imprima e leve numa Copiadora para que eles ampliem para uma folha tamanho A3. Você pode pintar e colar algodão e papel crepom verde para enfeitar os detalhes.

Encerramento: Nessa aula as crianças aprenderam que Deus criou o Universo com o poder da sua Palavra. Então fiquei pensando para finalizar essa aula de um jeito bem legal, que tal comprar um saco de pirulitos no formato de uma boca (não sei se na sua cidade você achará, mas caso não encontre compre um saquinho de pirulitos comuns mesmo), apresentá-los durante a semana a Deus e pedir ao Senhor que coloque uma unção no mesmo que abençoe a vida das crianças.


Comente no final da aula que assim como a Palavra de Deus foi poderosa o suficiente para criar o Universo e tudo o que nele há, o Senhor nos ensina que nossas palavras também são poderosas para abençoar ou amaldiçoar (Provérbios 18.21). Com isso finalize a aula ensinando as crianças que palavras feias tais como: fofocas, palavrões, malcriações e mentiras não devem estar na boquinha da criança que ama Deus.
Realize a Oração Final agradecendo a Deus pela oportunidade de mais um dia juntos na Casa de Deus. Peça que o Senhor abençoe a semana de cada um. Despeça todos e na saída entregue o Pirulito abençoado.

6 comentários:

  1. PARABÉNS ABENÇOADA!! ÓTIMO PLANO DE AULA E ÓTIMAS DICAS!!! DEUS CONTINUE FAZENDO TUA OBRA ATRAVES DE SUA VIDA!! BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR QUERIDA, FIQUEI MUITO FELIZ POR ENCONTRAR VC, POR FAVOR COLOCA LOGO A LIÇÃO 2 E 3 DE TODAS AS FAIXA ETARIAS.BJUS

    ResponderExcluir
  3. Gostei do plano !Que continue abençoando !

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Gostei muito do seu trabalho, limpo, objetivo e com unção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Maria!
      Obrigada por sua visita e participação aqui no blog.
      Deus te abençoe!

      Excluir
  5. ESTOU MARAVILHADA COM O SEU BLOG,
    COMECEI TRABALHAR COM CRIANÇAS A POUCO TEMPO E ESTÁ ME AJUDANDO BASTANTE SEUS PLANOS MUITO OBRIGADA, E PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b