Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

NOVA SÉRIE DE LIÇÕES BÍBLICAS - APRENDENDO COM JESUS E SUA FAMÍLIA

Escola Bíblica Infantil
Lições Bíblicas: Dezembro – 4ª feira e 6ª feira / 2010
Tema Central: APRENDENDO COM A FAMÍLIA DE JESUS

1ª Lição - TEMA: Maria e José: Um Casal Obediente a Deus
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 1.26-38; Mateus 1.18-25

VERSÍCULO DO DIA: “Servi ao Senhor com alegria;” Salmo 100.2
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar as crianças que devemos servir ao Senhor porque O amamos. Precisamos dar a Deus o primeiro lugar em nossas vidas.

INTRODUÇÃONeste último mês do ano vamos aprender sobre uma família que serviu a Deus, obedecendo a Sua Palavra. Na lição de hoje vamos conhecer dois jovens que amavam ao Senhor e que por obedecerem a Palavra de Deus receberam uma bênção muito especial nas suas vidas. Será que alguém sabe de quem eu estou falando?

DESENVOLVIMENTOMorava na pequena cidade de Nazaré uma moça que amava muito a Deus. Ela se chamava Maria e estava noiva de um moço que também servia a Deus, chamado José.
Certo dia, Maria recebeu uma visita muito especial que veio lhe trazer uma notícia muito importante. Apareceu-lhe um anjo do Senhor, o anjo Gabriel. Imaginem o susto que Maria deve ter levado!
O anjo Gabriel então disse a Maria:
— Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.Mas, Maria ficou sem saber o que fazer e, admirada, ficou pensando o que anjo queria dizer com aquelas palavras. Então, o anjo continuou:
— Não tenha medo Maria, o Senhor irá abençoá-la de uma forma muito especial. Você terá um bebê e dará a ele o nome de JESUS. Ele é o Filho de Deus. Ele reinará e o Seu reino nunca mais terá fim.Maria, ainda sem entender aquela notícia que o anjo tinha lhe trazido, disse ao anjo que não poderia ter um bebê, pois ainda não era casada.
Porém, o anjo Gabriel contou a Maria que aquele bebê que ela teria não seria filho de José, mas, sim, Filho de Deus.
Então, Maria respondeu:
- Eu sou uma serva do Senhor, que aconteça comigo o que Deus disse. Depois disso, o anjo Gabriel foi embora.
Quando José soube que sua noiva, Maria teria um neném, ele não entendeu como sua noiva teria um filho antes de se casar com ele. José pensou então em terminar o noivado, sem que ninguém soubesse de nada.
Mas, uma noite José teve um sonho no qual um anjo que lhe disse:
—José, não tenha medo de se casar com Maria. Deus a escolheu para gerar Seu próprio Filho. Ele se chamará JESUS e salvará as pessoas dos seus pecados.

Quando José acordou, entendeu o plano de Deus para sua vida e a vida de sua noiva, ele obedeceu às ordens que o Senhor havia lhe dado.

CONCLUSÃODeus fica muito contente quando encontra pessoas obedientes as Suas ordens. Assim como Maria foi obediente a Deus, recebendo com alegria a missão de ser a mãe do Filho de Deus e José que não deixou Maria sozinha, mas casou-se com ela, Deus também deseja que você sirva a Ele com alegria.
Quando ouvimos a voz de Deus através da Sua palavra e praticamos os seus mandamentos, agradamos a Deus e recebemos Suas bênçãos nas nossas vidas.

2ª Lição - TEMA: Jesus Nasceu!
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 2.1-7

VERSÍCULO DO DIA: “... Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
Lucas 2.11
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Mostrar a importância que o nascimento de Jesus teve. Ele nasceu para trazer a salvação do pecado para todo aquele que nEle crê.

INTRODUÇÃOQuem aqui ter irmãos? Como você e sua família ficaram quando souberam que um bebê estava chegando à família?

DESENVOLVIMENTOMaria e José se casaram e ficaram esperando a chegada do bebê.
Quando Maria já estava quase na época de dar à luz, o imperador César Augusto mandou uma ordem para que todos os cidadãos se registrassem na cidade onde nasceram os seus familiares, a fim de ser feita uma contagem da população. José pertencia à família do rei Davi, por isso ele deveria ir para a cidade de Belém, para também ser contado.
José levou Maria consigo. Porém, quando eles chegaram a Belém, a cidade estava cheia de gente e eles não encontraram nenhuma vaga nas pousadas, hotéis de lá para passarem a noite.
O único lugar disponível era um estábulo (local onde os animais descansam e se alimentam).
Então José e Maria passaram a noite junto com ovelhas, burrinhos, cavalo ...
Naquela mesma noite, ali, naquele lugar tão simples, nasceu Jesus o Filho de Deus!
Maria enrolou o bebezinho Jesus em panos e com muito amor o colocou para dormir numa aconchegante manjedoura.

CONCLUSÃOQuando Jesus nasceu Deus estava cumprindo a sua promessa de resgatar todas as pessoas das mãos do diabo. Por causa da desobediência de Adão e Eva, lá no Jardim do Éden, todas as pessoas, inclusive vocês crianças, já nascem separadas de Deus.
Mas para nos mostrar o quanto nos ama e não quer ficar longe de nós, Deus enviou o Seu único Filho, Jesus Cristo, que nunca tinha cometido pecado algum para morrer em nosso lugar derramando Seu precioso sangue lá na cruz e nos trazendo de volta para perto do Pai. Vamos ler a mais linda promessa de Deus para nós em João 3.16.

3ª Lição - TEMA: Deus Protege Jesus e sua Família
TEXTO – BÍBLICO: Mateus 2.13-23

VERSÍCULO DO DIA: “O Senhor te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua vida.”
Salmo 121.7
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que Deus está no controle de todas as coisas. Ele tem todo poder em Suas mãos. O Senhor nos cerca e não deixa nenhum mal nos atingir.

INTRODUÇÃOSerá que alguém aqui já passou por uma situação de grande perigo e que se não fosse Deus te ajudar algo muito ruim teria lhe acontecido?

DESENVOLVIMENTOCerta noite, alguns sábios estudiosos das estrelas viram uma estrela diferente no céu. Eles perceberam que aquela estrela era o sinal do nascimento do grande Rei, Jesus.
Os sábios foram para Jerusalém e no palácio do rei Herodes, que era o rei de Jerusalém naquela época, perguntaram sobre o novo Rei dos Judeus.
(Atenção: A Bíblia não diz em Mateus 2.1 o número de magos que foram visitar o Senhor Jesus, por isso não caia no erro de ensinar as crianças dizendo assim “os três reis magos...”, pois a Bíblia também não declara se eles eram reis. A palavra magos utilizada no texto pode equivaler para nós hoje como astrônomos, que são aquelas pessoas que estudam os movimentos do Universo. Mas, para que fique bem fácil para as crianças menores entenderem usamos alguns homens sábios que estudavam as estrelas.)Ouvindo que os sábios tinham vindo adorar o Rei dos Judeus, o rei Herodes chamou os sacerdotes e estudiosos da Bíblia para descobrir onde a criança haveria de nascer.
Com medo de perder o seu trono, o rei Herodes chamou os sábios em segredo e lhes pediu que quando eles achassem o menino Jesus o avisassem para que ele também pudesse adorá-lO. Os sábios continuaram seguindo a estrela, até que ela parou bem em cima de uma casa. Eles ficaram muito, muito felizes.
Quando entraram na casa viram o menino Jesus com sua mãe. Então, os sábios se curvaram diante dele e abriram os presentes que haviam trazido para Jesus: ouro, incenso e mirra. (Muito cuidado quando ensinar esta lição para não ilustrá-la ou preparar atividades contendo desenho de Jesus na manjedoura e os magos presenteando-O. A verdade é que os magos não visitaram Jesus na noite do seu nascimento, mas sim, os pastores, porque os magos levaram um determinado tempo viajando e entregaram os presentes ao menino Jesus quando Ele já estava em casa. Leia Mateus 2.11)Depois disso, os sábios foram avisados em sonho para não se encontrarem com o rei Herodes e, por isso, seguiram outro caminho de volta para casa.
Quando o rei Herodes percebeu que os sábios não voltariam para dar notícias sobre o Rei Jesus ficou furioso. Ele resolveu mandar matar todos os meninos com até dois anos de idade que havia na cidade de Belém e nos locais vizinhos, para que Jesus, quando adulto não tomasse seu trono.
Mas Deus que sabe de todas as coisas já havia providenciado uma saída.
Um anjo do Senhor apareceu a José em um sonho e lhe contou os planos malignos do rei Herodes, ele mandou que José tomasse Maria e Jesus, fugissem para o Egito e ficassem lá até que recebesse a ordem de Deus para voltar. José era um homem muito obediente a Deus e fez tudo como o anjo lhe dissera.
À noite, José, Maria e Jesus fugiram para o Egito e permaneceram lá até a morte do rei Herodes.

CONCLUSÃOAprendemos com a fuga da família de Jesus para o Egito que aqueles que andam segundo a vontade do Pai, são protegidos e guardados por Deus que é fiel.

4ª Lição - TEMA: O Bebê Jesus vai à Igreja.
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 2.21-40

VERSÍCULO DO DIA: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”
Salmo 122.1
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que quando uma criança nasce ela deve ser apresentada ao Senhor. E com os exemplos das vidas de Simeão e Ana.
Mostrar que Deus abençoa todos aqueles que são fiéis a Ele.

INTRODUÇÃOQuem pode abrir a Bíblia no livro de Salmos e ler o capítulo 122.1?

DESENVOLVIMENTOQuando Jesus tinha oito dias de nascido recebeu o seu nome e seus pais o levaram a igreja para ser apresentado ao Senhor.
José e Maria estavam muito felizes pelo filho que Deus lhes tinha dado. Eles também prepararam dois pombinhos para oferecerem como oferta de amor ao Senhor.
Ao entrarem na igreja, encontraram um senhor chamado Simeão. Ele era um homem que amava muito a Deus e que há muito tempo esperava pela chegada de Jesus. Naquele dia, o Espírito Santo tocou no coração de Simeão para que ele fosse à igreja.
Quando Simeão viu o bebê Jesus, ele soube que aquele menino era o Salvador enviado por Deus.
Simeão pegou o menino em seus braços e começou a louvar a Deus: Senhor, agora já posso morrer feliz. Eu vi o Salvador prometido por Ti. Ele é a Luz do mundo, a Glória do teu povo.
Maria e José ficaram ali, maravilhados com o que ouviram. Simeão os abençoou.
Outra pessoa também estava na igreja naquele dia e viu Jesus. Era uma senhora com a idade bem avançada que se chamava Ana. Ela ficava no templo servindo a Deus com suas orações e jejuns. Ana também era uma profetisa, ela entregava mensagens de Deus para as pessoas.
Ana se aproximou do menino Jesus e Deus a fez saber que aquele menino era o Salvador prometido.
Ana ficou tão alegre que, louvou ao Senhor, depois ela contou a várias pessoas sobre Jesus.
Depois que Maria e José apresentaram Jesus ao Senhor eles voltaram para a cidade de Nazaré que era onde eles moravam. A Bíblia nos conta que quanto mais Jesus crescia, Ele ficava mais sábio.

CONCLUSÃOSimeão e Ana estavam sempre na igreja, orando e louvando a Deus, por isso eles foram abençoados.
Você também pode e deve servir ao Senhor na igreja. Quando Jesus ainda era uma criança, foi apresentado por seus pais a Deus. Toda criança quando nasce deve ser apresentada ao Senhor e quando cresce deve continuar vindo à igreja para aprender mais da palavra do Senhor.

5ª Lição - TEMA: Jesus: Que Menino Inteligente!
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 2.41-52

VERSÍCULO DO DIA: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”
Lucas 2.52
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Jesus com apenas doze anos já conhecia muito a Palavra de Deus e tinha prazer de estar na igreja. Incentivar cada criança ter a sua Bíblia e sempre vir à igreja.

INTRODUÇÃOQuem aqui é inteligente? Em qual matéria na escola vocês tiram as melhores notas?
Será que o menino Jesus era inteligente?

DESENVOLVIMENTOJesus morava com sua família na cidade de Nazaré. Todos os anos Maria e José viajavam para a cidade de Jerusalém para participarem da “Festa da Páscoa”. Isto é, relembravam a saída do povo judeu do Egito.
Jesus tinha completado doze anos de idade e agora já podia acompanhá-los até a igreja em Jerusalém para a grande comemoração.
A viagem de Nazaré para Jerusalém era muito longa, por isso Jesus e seus pais se uniam as várias outras pessoas que também iam a Festa da Páscoa para viajarem juntos. A Festa da Páscoa durava sete dias.
Após os sete de duração da Festa, todo o povo arrumava suas malas e seus animais e retomavam o caminho de volta para casa. Maria nem se preocupava com Jesus durante a viagem. Ele era um menino obediente e, por isso, não dava trabalho. Certamente, ao sentir que ele não estava ao seu lado ela pensava: “Deve vir com alguém, ou, então, com outras crianças um pouco mais atrás.” Maria e José já estavam no caminho para Nazaré, mas depois de um dia inteiro de viagem sem ver Jesus ficaram preocupados. Perguntaram aos companheiros viajantes se tinham visto o menino Jesus, mas ninguém o havia visto
Maria e José voltaram a Jerusalém à procura do seu filho.
Finalmente, depois de três dias procurando, eles encontraram Jesus. Crianças sabem onde ele estava? Jesus tinha ficado na igreja conversando sobre a Bíblia, com homens muito estudiosos das Sagradas Escrituras.
Os estudiosos ficaram admirados com a maneira com que Jesus lhes respondia.
Quando Maria e José viram e ouviram a Jesus, eles também ficaram admirados.
Jesus se despediu dos doutores e como era obediente voltou com seus pais para Nazaré.
Quando os filhos obedecem aos pais o lar é mais abençoado!

CONCLUSÃONessa história da vida de Jesus que aprendemos hoje vimos que ele tinha doze anos, era uma criança passando para a fase de adolescente e que mesmo assim fazia duas coisas que muitas crianças não dão à mínima importância e não praticam em suas vidas, no seu dia-a-dia.
1º) Jesus ficou muito feliz de ir à igreja com seus pais. Você também precisa vir à igreja porque você ama a Deus e não porque seus pais, tios, ou avós mandam você vir.
2º) Jesus conhecia tanto a Palavra de Deus que conversou com homens adultos sem ficar todo confuso ou embaraçado na hora de responder as perguntas que lhe eram feitas. Será que você tem estudado sua Bíblia todos os dias para aprender mais de Deus?

Um comentário:

  1. Parabéns!!! Que DEUS abençoe você sempre!!!! suas ideias são muito boas!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS