AMIGOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

JESUS ENSINA SOBRE A ORAÇÃO - SÉRIE COM 4 LIÇÕES BÍBLICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS.

Neste mês de Novembro/2010 estaremos ensinando aos pequeninos a importância que a Oração deve ter na vida de todo filho de Deus. Durante nossos encontros semanais, na 4ª e 6ª feiras estaremos trabalhando passagens bíblicas que narram ensinos que o Senhor Jesus nos deixou sobre a Oração.

Leia as Lições Bíblicas abaixo e algumas sugestões para enriquecer suas aulas.

Escola Bíblica Infantil
Planejamento Mensal: Novembro – 4ª feira e 6ª feira / 2010
Tema Central:
Jesus Ensina sobre a Oração

TEMA: Jesus me Ensina a Orar 
TEXTO – BÍBLICO: Lucas 11.1-4, Mateus 6.9-13
 VERSÍCULO DO DIA: “Jesus estava orando em certo lugar e, quando terminou, um de seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar...” Lucas 11.1 
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar através da Oração do “Pai Nosso” como falar com Deus. Alertar às crianças que Jesus ensinou esta oração para nos servir de modelo dos “ingredientes” que compõe uma Oração e que esta não deve ficar sendo repetida.
INTRODUÇÃO 

Orar é falar, conversar com Deus. Você e eu podemos dizer a Deus quão grande Ele é. Podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e por outros. É possível conversar com Ele sobre as coisas tristes ou alegres. Podemos pedir que satisfaça as nossas necessidades.
O Senhor Jesus orava sempre e costumava falar sobre a oração. Um dia, os discípulos quiseram aprender a orar. Jesus então deu a eles um modelo de oração para ajudá-los a aprender.

DESENVOLVIMENTO 

O Senhor Jesus disse: “Vocês devem orar assim”
rPai nosso, que estás nos céus...” – Jesus diz aos discípulos para chamar Deus de “Pai”. Só alguém que é filho de Deus tem o direito de chamá-lo de “Pai”. Você já é filho de Deus. Nem todo mundo é. Só aqueles que receberam o Senhor Jesus como Salvador são filhos e filhas na família de Deus (Jo 1.12). Deus quer ser o seu Pai amoroso.

r...santificado seja o teu nome.” – Logo em seguida, Jesus ora para que o nome de Deus seja santificado, ou reconhecido como santo. Quando orar, procure ficar tranqüilo e pensar na grandeza de Deus. A seguir, comece a sua oração glorificando o nome de Deus.

rVenha o teu Reino.” – Deus tem domínio sobre tudo. Peça a Deus que Ele reine na sua vida, ou seja, obedeça toda a Palavra de Deus.

rSeja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.” – Precisamos pedir ao Senhor que a vontade Dele se cumpra na nossa vida e não a nossa.

rO pão nosso de cada dia dá-nos hoje.” – Você pode se perguntar por que precisamos pedir o pão diário a Deus. Seus pais compram o alimento para a família, não é? São muitas as razões para fazermos esta oração. De um lado, se Deus não der a eles a capacidade para trabalhar, os pais não poderão pagar pelo alimento. Deus também envia o sol e a chuva para que haja colheita e esta precisa da proteção do Senhor contra as tempestades, secas e as pragas.
Deus é verdadeiramente Aquele a quem devemos buscar para termos nosso pão diário, e a satisfação das nossas necessidades diárias.

r“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” – “Dívidas”, neste caso, significam pecados. “Nossos devedores” são aqueles que fizeram coisas erradas contra nós. Quando agimos mal, queremos que Deus nos perdoe. Mas, você acha difícil perdoar alguém que o prejudicou? Jesus está dizendo aqui que Deus espera que você e eu perdoemos completamente aos outros, da mesma forma que Ele nos perdoa. Quando você se sentir incapaz de perdoar alguém, pense em todos os erros que Deus perdoou a você e peça que o ajude aos perdoar outros.

rE não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal...” – Jesus nos diz para orarmos pedindo a Deus que nos guarde dos dias maus. Devemos orar também para Deus nos livrar das coisas que possam levar-nos a pecar. O diabo nos tentará a fazer coisas erradas. Deus pode nos dar forças para impedir que nos deixemos envolver pelas tentações de Satanás.


r...porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!” – Este é um final maravilhoso para qualquer oração. Nosso Deus controla tudo. Só Ele tem poder para ajudar-nos a cada dia. E fará isso! Não importa o que aconteça, nós queremos que Deus tenha todo o louvor e honra.

CONCLUSÃO 

Jesus ensinou esta oração, para que todos os filhos de Deus aprendessem a se comunicar com o nosso Pai. Ele deseja que falemos com o nosso Deus diariamente. Podemos e devemos orar, isto é, falar com Deus, onde, quando e quanto quisermos, pois Ele nos ouve sempre.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
Poderá ser ampliada cada “mãozinha em oração” que contém uma parte da Oração do Pai Nosso para o tamanho de uma folha A4 e coladas em cartolina para serem mostradas as crianças conforme for ensinando cada parte desta Oração.

Neste mês estaremos realizando o Projeto de Oração “31 Dias de Clamor pelo Brasil”. Este Projeto será realizado com a participação das Crianças, portanto planeje sua aula separando um tempo para interceder pelo Estado ou Região específico do dia em que sua aula acontecer. O objetivo de compartilhar este projeto com as crianças é de ensiná-las sobre um tipo de Oração: a de Intercessão.Lembre-se de explicar em todas as suas aulas o que é o Projeto de Oração, pois sempre temos a possibilidade de termos crianças pela primeira vez na classe. (Utilize o cartaz que ficará fixado na sala.) É interessante você trazer algo para ilustrar este Momento: bandeira (se for o dia em que um Estado Brasileiro será apresentado), figuras com características típicas do lugar e outros semelhantes. A oração pode ser feita no início, durante ou no final da aula. Decida isto quando estiver preparando seu encontro com as crianças. Você vai encontrar muitos desenhos de crianças orando aqui no blog, faça uso delas.

O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: na 4ª feira – Rondônia e na 6ª feira – Roraima. (Se você está participando do Projeto de Oração acima citado e seus dias de encontro com as crianças durante a semana não forem nas Quartas e Sextas-feiras verifique no Mini-Cartaz que lhe foi enviado qual Estado ou Região Brasileira a ser apresentado no dia da aula que for dar.)


TEMA: Quando é que Deus ouve a minha Oração?
TEXTO - BÍBLICO: Lucas 18.9-14, Mateus 6.5-6 
VERSÍCULO DO DIA: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1ª João 1.9
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar aos pequeninos que precisamos ser sinceros diante de Deus, sempre confessando a Ele nossas atitudes erradas.

INTRODUÇÃO 
Oi Crianças, como vocês estão? Prontos para aprenderem mais um pouco da Palavra de Deus?
Na semana passada, começamos a estudar sobre que assunto vocês se lembram?
Iniciamos esta série de 4 Lições Bíblicas, onde estaremos aprendendo alguns conselhos importantes que o Senhor Jesus nos deixou sobre a Oração.
Jesus era um homem que orava bastante! Ele tinha um enorme prazer de falar com seu Pai, Deus.
Como Jesus sabia que era muito importante orar, Ele sempre estava ensinando aos seus discípulos a maneira correta de orar e que agradava a Deus.
Um dia Jesus contou a seguinte Parábola...

DESENVOLVIMENTO 

Vocês sabem o que é uma Parábola?
As Parábolas eram histórias que Jesus contava sobre algo do dia-a-dia para ensinar uma verdade importante sobre Deus.O Senhor Jesus contou a história de dois homens que foram à Casa de Deus para Orar.
Jesus contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam aos outros:
— Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, era publicano.
(Explique que o fariseu era um homem que estudava a Bíblia e procurava cumprir todas as leis. Já o publicano, era um cobrador de impostos, alguém que cobrava mais do que devia, para ficar com parte do dinheiro. Diga às crianças que eles eram muito odiados pelo povo daquela época.)O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos.
Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”
— Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”
Qual das duas orações vocês acham que agradou a Deus? Por quê? (Aguarde respostas.)A oração do fariseu desagradou muito a Deus, porque embora ele realmente tivesse atitudes certas, no seu coração ele se exaltava. O fariseu ficava orgulhoso por não roubar, por ser justo e por dar o dízimo. Além disso, o fariseu desprezava o cobrador de impostos dizendo que não era como ele.
Com certeza Deus não se agradou da oração do fariseu, pois ele achava que não fazia nada de errado, mas não existe uma pessoa no mundo sequer que não cometa pecados.
Vocês sabem me dizer o que é Pecado? (Aguarde as respostas das crianças e faça a pergunta diretamente para aquelas que são mais tímidas, dando a elas a oportunidade de participarem do ensino também.)Pecado é tudo que não agrada a Deus. O orgulho, a mentira, a desobediência, falar palavras feias são alguns exemplos de pecados. Deus não se agrada, ou fica feliz quando praticamos nenhum pecado.
Já a oração do cobrador de impostos alegrou muito o coração de Deus, porque foi uma oração muito sincera e verdadeira. Ele foi humilde, confessando ser um pecador e reconhecendo que precisava do perdão do Senhor Jesus.
Jesus terminou de contar esta história dizendo:
— Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

CONCLUSÃO
Um dia Jesus ensinou algo à respeito de pessoas como o fariseu da história que acabamos de aprender, Ele disse assim:
Quando vocês orarem, não sejam como as pessoas fingidas (hipócritas). Elas gostam de orar de pé nos lugares de Oração para serem vistas pelos outros. Fazendo isso elas já recebem a sua recompensa e não receberão nada de Deus.
Depois Jesus ensinou assim:
Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore à Deus, que não pode ser visto. E Deus, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Quando formos orar precisamos ser humildes diante do Senhor e confessar a Ele todos os nossos erros e pedir-Lhe o Seu perdão.
Deus que é amor e também perdoador vendo a sinceridade da nossa oração nos perdoará e nos dará forças para não fazermos mais o que é errado.
Vamos ler 1ª João 1.9 que nos diz exatamente isso?

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO 

Você poderá preparar como Método Visual para esta lição “Palitoches” (figuras no palito). No anexo você encontrará: o fariseu, o publicano e o templo.


Esta Dinâmica pode ser feita nesta aula e, ou em outra.
Dinâmica “Sopra-Sopra”: Material: Balões de Festa, Folha Branca e Hidrocor.Escreva as palavras do Versículo do Dia em tiras do papel branco e coloque-os dentro dos balões. As crianças deverão assoprar o balão até estourar. Em seguida, recolher as palavras e montá-las na sequência certa. (Esta dinâmica a Irmã Sheila encontrou aqui http://miriangalli.blogspot.com/2010/03/estudo-para-celula-de-criancas-ana.html e eu fiz umas adaptações e acrescentei a este Planejamento.)
O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: na 4ª feira – Maranhão e na 6ª feira – Bahia
 TEMA: O Poder da Oração e a Fé 
TEXTO – BÍBLICO: Marcos 11.12-14, 20-24 
VERSÍCULO DO DIA: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes, em oração, crede que recebestes, e será vosso.” Marcos 11.24 
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar às crianças que devemos ter fé, acreditar que o Senhor é poderoso para nos abençoar com aquilo que precisamos, mesmo antes de recebermos o que pedimos.
INTRODUÇÃO

 Jesus, o Filho de Deus, enquanto esteve aqui na terra visitou muitas cidades para anunciar a boa Palavra de Deus.
Certo dia, enquanto Ele dirigia-se de Betânia para a Casa de Deus que ficava em Jerusalém aconteceu algo muito interessante no meio do caminho.
Mas, o que será que aconteceu?
Vamos descobrir agora, prestando bastante atenção na historia bíblica que vamos estudar hoje!

DESENVOLVIMENTO 

No caminho entre as cidades de Betânia e Jerusalém, Jesus teve fome.
Viu de longe uma figueira e foi até lá para ver se ela tinha algum fruto para Ele comer.
Alguém aqui sabe que fruto uma figueira produz?
A figueira produz figos.
Mas ao aproximar-se da figueira...Que decepção!
Jesus não encontrou nenhum figo encontrou somente folhas porque não era tempo de figos.
Então disse à figueira:
— Que nunca mais ninguém coma das suas frutas!E os seus discípulos ouviram isso.
Lá em Jerusalém, o Senhor Jesus ensinou que à Casa de Deus é Lugar de Oração.
No dia seguinte, de manhã cedo, Jesus e os discípulos passaram pelo mesmo caminho, perto da figueira e viram que ela estava seca desde a raiz.
Então Pedro, um dos discípulos de Jesus, lembrou do que havia acontecido e disse ao Senhor:
— Olhe Mestre! A figueira que o Senhor amaldiçoou ficou seca.Com aquele acontecimento o Senhor Jesus aproveitou para ensinar mais um conselho sobre a Oração aos seus discípulos:
— Tenham fé em Deus. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram então isso será feito. Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.
CONCLUSÃO 

A Bíblia diz que: “... sem fé é impossível agradar a Deus ...” (Hebreus 11.6).
Quando oramos a Deus pedindo-lhe alguma coisa que precisamos devemos acreditar que Ele pode nos abençoar.
Jesus estava ensinando que quando oramos por algo precisamos ter fé, não podemos duvidar.
Jesus disse:
— Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO
 
Para ilustrar o Versículo do Dia você poderá aproveitar o modelo desta árvore. Poderão ser confeccionados vários moldes da árvore para dividir as palavras do Versículo nela.

Leia “Sugestões para Esta Lição” da aula da próxima semana e lembre-se de preparar o Convite para a Comemoração da próxima semana. Este convite deverá ser entregue na aula de hoje.
O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: na 4ª feira – Alagoas e na 6ª feira – Região Centro-Oeste
TEMA: Jesus me ensina a Agradecer 
TEXTO – BÍBLICO: João 6.1-14 
VERSÍCULO DO DIA: “Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” Efésios 5.20 
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar que é importante lembrarmos sempre de agradecer ao Senhor por todas as Suas bênçãos em nossa vida.
 
INTRODUÇÃO 

Bem crianças, neste mês temos aprendido alguns dos diversos conselhos que o Senhor Jesus nos deixou a respeito da Oração.
Quem aqui tem lembrado de falar com Deus? Vocês têm orado todos os dias? Em que períodos do dia vocês costumam orar? (Neste momento aproveite para fazer um balanço se as crianças estão assimilando o que você tem ensinado a respeito do assunto. Estimule de maneira ordenada, todas contarem suas experiências com Deus.)
Hoje vamos aprender a última Lição Bíblica desta série.
O que vocês verão na história bíblica de hoje, a respeito da oração, muita gente se esquece de fazer.

DESENVOLVIMENTO 

Certo dia, Jesus atravessou o lago da Galiléia. Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes.
Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos.
Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe:
— Onde vamos comprar comida para toda esta gente?Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe.
Filipe respondeu assim:
— Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse:
— Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente?Jesus disse:
— Digam a todos que se sentem no chão.Então todos se sentaram. (Havia muita grama naquele lugar.) Estavam ali quase cinco mil homens.
Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes.
Vejam só, o Senhor Jesus antes de servir o alimento para que as pessoas famintas comessem agradeceu a Deus por aquele alimento.
Sempre que vocês forem se alimentar, lembre-se de fazer uma oração de agradecimento a Deus por aquilo que Ele te dá.
Depois de orar agradecendo a Deus pelo alimento, os discípulos serviram os pães e os peixes à multidão e todos comeram à vontade.
Quando já estavam satisfeitos, ele disse aos discípulos:
— Recolham os pedaços que sobraram a fim de que não se perca nada.Eles ajuntaram os pedaços e encheram doze cestos com o que sobrou dos cinco pães.
Quando o Senhor Jesus mandou que seus discípulos recolhessem os pães que não tinham sido comidos estava ensinando uma lição muito importante para nós: Deus não gosta de desperdício!
Muitas crianças têm o costume de não darem valor ao que tem, mas através desta história bíblica estamos vendo que o Senhor Jesus mandou que recolhessem aqueles pães que haviam sobrado para quem sabe, dar para que as pessoas levassem para casa e comessem depois.
As pessoas que viram o milagre da multiplicação que Jesus tinha feito disseram:
— De fato, este é o Profeta que devia vir ao mundo!
CONCLUSÃO 

Na história de hoje você viu que Jesus agradeceu a Deus por aqueles cinco pães e dois peixes, os quais Deus milagrosamente multiplicou e assim foi possível que toda multidão comesse a ponto de sobrar.
Nós devemos agradecer ao Senhor não somente pelo que comemos cada dia, mas devemos dar graças, pela nossa vida, família, amigos, nossa casa.
Devemos sempre nos lembrar de ter um coração agradecido a Deus por ter enviado Seu Filho Jesus para morrer lá na cruz para pagar pelo nosso pecado.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO 

Seria interessante nesta aula, sendo a última do mês, realizar uma comemoração, um lanche mais caprichado com as crianças. Dê um convite aos responsáveis, com sugestões do que pode ser trazido para este lanche. Isto deve ser feito na aula da semana anterior. Após a Lição Bíblica deve ser realizada uma Oração de Agradecimento.

Para esta oração pode ser usada a Dinâmica da "Oração Pingue - Pongue"
Dinâmica "ORAÇÃO PINGUE-PONGUE":
Você reúne as crianças em círculo e inicia a Oração dizendo a seguinte frase "Senhor eu te agradeço...", então fala o motivo pelo qual gostaria de agradecer a Deus e pede para cada criança repetir a frase e agradecer por um motivo diferente.

O propósito do Projeto de Oração para esta aula é: na 4ª feira – Minas Gerais e na 6ª feira – Rio de Janeiro

Enquanto concluía este Planejamento minha filha começou a arder em febre, e aí quem é mãe de uma criança de 2 anos como eu, ou já tem filhos sabe como é difícil fazer qualquer coisa com um filho enfrentando uma luta seja na área que for. Essa foi uma das razões que me impediram de acrescentar mais sugestões para auxiliar no ensino de cada Lição Bíblica como gostaria.
Mas ao longo deste mês de Novembro/2010 vou postando possíveis idéias que possam surgir.
Colaboraram com este Planejamento:
Irmã Sheila Mendonça (voluntária no Ministério Infantil em Resende - RJ)


Desejo no meu coração que aqueles que fizerem uso dessas Lições Bíblicas para ensinarem a Palavra de Deus às crianças mostrem a elas o quanto é bom e abençoador ter sempre reservado um tempo para orar falar com Deus todos os dias.

9 comentários:

  1. Oi linda, muito boa essa lição. Estive meio em off por um tempinho, mas estou de volta e já postei algumas novidades no blog dos pequeninos. Bjs docinhos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem das lições sober oração. Estamos estudando o Breve Catecismo com as crianças e sua postagem me ajudou muito, porque oração ainda é algo muit abstrato para os pequeninos.

    Que Deus a abençoe ricamente no Misnistério Infantil!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog irmã, que DEUS continue abençoando seu ministério. Trabalhar com esses pequeninos é uma benção para a minha vida, me ajudou muito(blog. bjus fica na paz!! DEUS É FIEL

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, lindo, objetivo e prático... continue para nos ensinar a ensinar nossos pequeninos. Shalom Adonai

    ResponderExcluir
  5. E AI TURMINHA EU GOSTO MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DE ASSISTIR O MIDINHO EU JA ASSISTIR TODOS OS DESENHOS DO MIDINHO É MUITO DIVERTIDO E TAMBÉM NOS ENSINA COISAS QUE A GENTE NEM SABE UM FORTE ABRAÇO PARA VOCES BJS.

    ResponderExcluir
  6. não me canso de visitar sua página,é uma bênção .

    ResponderExcluir
  7. oi! eu estou muito grata a Deus e a você! Este era o estudo que procurava para passar para as crianças da igreja em que faço parte.
    Que Deus continue abençoando este trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, Caroline...Me ajudou muito... Que o nosso poderoso Deus continue fortalecendo, guardando sua vida, de sua preciosa familia e lhe renovando as forcas para que voce possa cumprir seu ministerio com tanta dedicacao e zelo. Suas postagens sao sementes preciosas que Deus faz brotar em incontaveis searas...Glorias a Deus por sua vida!!!!

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja DEUS por sua vida e Parabéns por este ministério abençõado que lindo tudo lindo DEUS ABENÇÕE

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS