Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DEUS É FIEL_Um Plano de Aula para a Lição Bíblica do Profeta Eliseu e a Multiplicação do Azeite da Viúva

Neste último domingo de Setembro (dia 26/09) dei a última lição do Planejamento Quem é Deus_parte 2. Vou contar o passo a passo desta aula e coisas interessantes que aconteceram enquanto estive com as crianças neste dia.

CHEGADA E MOMENTO DE ADORAÇÃO Cheguei à Igreja e a minha auxiliar “Tia Marcinha” já tinha chegado e estava preparando a sala antes que os pequeninos chegassem. Deixo aqui uma palavra para aqueles que não preparam propriamente a aula para as crianças: atividades, a Lição Bíblica entre outros, mas que são auxiliares que não achem que são menos importantes, ou menos responsáveis dentro do ministério infantil de sua Igreja. Um auxiliar responsável pode fazer toda a diferença numa aula na Escola Bíblica, ou qualquer outra programação onde crianças estejam envolvidas para aprenderem a Palavra de Deus. Vocês são necessários para ajudar quem estiver ensinando a manter a boa ordem no ambiente de ensino. Faça a sua parte com dedicação e alegria para o Senhor.
No início da aula enquanto as crianças foram chegando, fui anotando seus nomes completos e idade, no Caderno de Oração.
Levei uma cartolina com o versículo de 1ª João 1.9 escrito e a figura abaixo recortada em várias partes, tipo joguinho de quebra-cabeça, para que as crianças montassem e colassem no cartaz completando-o.

"Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade."
Após as crianças terem montado a figura, fizemos a leitura do versículo e fiz a seguinte pergunta a elas:
— O que são pecados? Elas responderam: — Mentir, brigar, falar palavrão e outros semelhantes. Eu disse: — Tudo o que desagrada ao Senhor é pecado. Fiz uma nova pergunta:
— Alguém aqui sabe o que significa confessar? As crianças então ficaram pensando.
Prossegui conversando com os pequeninos que confessar é contarmos a Deus os pecados que cometemos. E no versículo estava dizendo que se confessássemos os nossos pecados a Deus Ele era poderoso para nos perdoar.
Depois disso fiz uma oração para apresentarmos nossa aula a Deus.

LIÇÃO BÍBLICA Nesta aula fiz diferente e após a Oração Inicial passei para a Lição Bíblica. Esta aula teve como tema DEUS É FIEL, com base na passagem bíblica do Profeta Eliseu e o Azeite da Viúva (2° Reis 4.1-7). Como esta historia bíblica não tinha muitos versículos fiz a leitura diretamente na Bíblia e fui mostrando os visuais.

VERSÍCULO DO DIA Terminada a Lição Bíblica eu mostrei as crianças o Versículo do Dia, que estava em Deuteronômio 7.9, para fazermos a memorização do mesmo.
Aproveitei uma postagem do site da Tainá Mara, onde ela postou um molde de botija, justamente sobre esta passagem bíblica, onde fazendo este molde eu teria várias botijas unidas.
Imprimi e ampliei o modelo para o tamanho de uma folha A4. Comprei papel pardo, que ficaria numa cor semelhante ao de uma botija de verdade e fiz no computador cada palavra do versículo do dia e sua referência para colar nas botijas.
Quando acabei de contar a história bíblica mostrei o versículo inteiro as crianças e pedi que elas lessem, depois fui dobrando as botijas e elas tinham que falar todo o versículo até que nenhuma palavra mais fosse mostrada.
Foi uma dinâmica legal.


LANCHE Fizemos a Oração de Agradecimento e com a ajuda de algumas crianças entregamos o lanche do dia.

ATIVIDADES DO DIA Após o lanche dei as atividades para as crianças fazerem.
Neste momento da aula vivi uma experiência que há um bom tempo não tinha, ter uma criança especial na classe. Eu já tive a experiência de ter uma criança surda e muda na sala, outra com deficiência mental e neste domingo o Senhor trouxe um menino que eu não sei dizer o que ele tem, mas após o culto conversei com a avó dele, que o trouxe a Igreja e perguntei a ela o que o Jonathan têm. Ela me disse que não sabia dizer o nome do problema ao certo, mas é um problema de nervos e ele tem que tomar remédio controlado. Sabe pessoal, no momento em que as outras crianças faziam suas atividades peguei uma cadeira e me sentei perto dele, pois ele fica muito calado, a única coisa que eu entendia ele dizer era:
“—Vó.” e “—Quero ir embora.”
E era bem difícil entender porque ele fala enrolado, as palavras não são claras para quem ouve.
Mas, eu sentei perto dele e lhe abracei e fiquei fazendo carinho em sua cabeça. Ele não pega no lápis para nada. Então fiquei ali conversando com ele e ele ficava me olhando atentamente. Observei suas mãos e vi que estavam machucadas, e quando conversava com a avó dele descobri que quando ele fica muito inquieto fica mordendo suas mãos.
É uma prova termos uma criança especial na turma, pois ele de vez enquanto bate nas outras crianças, mas vemos a necessidade de pedirmos sempre a Deus sabedoria para lhe darmos com todas as situações.
Diante daquele menino me pus a pensar em quantas e quantas crianças especiais existem por aí sofrendo. Elas também precisam do amor de Deus!!!

A Palavra de Deus nos ensina:
"Cuidado, não desprezeis a qualquer destes pequeninos;..."Mateus 18.10
MOMENTO DAS DOAÇÕES Bem, continuando nossa aula reuni as crianças em círculo e conversei sobre a Importância de ajudarmos a Casa de Deus com nossos Dízimos e Ofertas.

ENCERRAMENTO Quase no fim da aula o Senhor me lembrou para conversar com as Crianças sobre o dia seguinte que seria dia 27/09 o dia dito de “São Cosme e Damião”.
Aí eles falaram tia a gente não pode pegar o doce orar e comer, não?
Eu respondi que não, pois quando nós sabemos que algo que está sendo feito tira a glória de Deus é pecado participarmos.
Então a Vitória me perguntou assim:
Tia, mas se errado adorar Cosme e Damião, por criaram este dia?
Eu falei para ela que infelizmente muitas pessoas adoram muitas coisas e deixam de adorar a Deus.
As crianças comentavam comigo se Cosme e Damião eram do diabo. Eu falei que não. E contei às crianças um pouco sobre a real história de Cosme e Damião. Aproveitamos este momento para cantarmos alguns louvores.

No final da aula entreguei as atividades fiz a Oração pedindo a proteção do Senhor sobre suas vidas e me despedi das crianças.

Sai desta aula mais uma vez com uma certeza renovada no meu coração: Deus me chamou para levar a Sua Palavra ao coração dos pequeninos, não importam os obstáculos, preciso buscá-Lo de todo o meu coração e com todo o meu ser que Ele me dará a certa direção.
Deus abençoe vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS