AMIGOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

sábado, 29 de maio de 2010

PLANO DE AULA – SÓ O SENHOR É DEUS! (ELIAS E OS PROFETAS DE BAAL)

Neste domingo estarei ensinando as crianças um pouco sobre Adoração somente à Deus.
No domingo passado comecei a comentar com as crianças sobre o porquê nós que servimos a Deus não devemos participar de FESTA JUNINA.
Então, algumas até comentaram comigo que em suas escolas eram obrigadas a participarem de tal festa, pois senão perderiam pontos.
Creio e quero sinceramente acreditar que tal fato é um absurdo! Se alguém que acompanha o meu blog é professor (a) de Ensino Fundamental por favor me informe se isso procede desta forma, pois não sei se isso acontece assim mesmo nas escolas, as crianças às vezes exageram um pouquinho.
Mas, se for uma realidade que as escolas tirem pontos de quem não participa de Festa Junina, então cabe aos pais tomarem uma providência de chegarem junto a direção da Escola onde seu filho estuda e defender o direito de não querer que seu filho participe, pois o nosso país têm leis sobre liberdade religiosa e para quem é evangélico comemorar Festa Junina não é simplesmente uma questão de ensino, fere nossa fé em Deus e obediência a Sua Palavra. (Depois estarei fazendo uma postagem específica sobre O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE FESTA JUNINA.)
Diante deste fato é que vim para casa pensando no assunto e pedi ao Senhor que me desse uma Mensagem para eu preparar uma aula para ensinar e conversar mais profundamente com as crianças sobre o assunto.
Várias mensagens vieram ao meu coração, SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO NA FORNALHA (Daniel 3.), que por não se curvarem diante da estátua de ouro de Nabucodonosor foram punidos, mas receberam o livramento de Deus,
O BEZERRO DE OURO construído por Arão (Êxodo 32.), irmão de Moisés no deserto e que deixou o Senhor muito irado.
Se fizermos um estudo veremos que a IDOLATRIA é um pecado que desagrada em extremo à Deus.
A Mensagem que mais tocou o meu coração para falar sobre o pecado da IDOLATRIA e mostrar que somente Deus deve ser adorado foi O DESAFIO DO PROFETA ELIAS AOS PROFETAS DE BAAL. Essa mensagem é tremenda!!!
Por isso, compartilho com vocês o passo-a-passo desta aula, que em nome de Jesus há de ser muito proveitosa e abençoada.

PLANO DE AULA

COMEÇO - ORAÇÃO
Ao receber as crianças temos um CADERNO DE ORAÇÃO, onde anotamos o nome completo de cada uma que chega e sua idade, (pois por enquanto a classe é mista, mas as salinhas novas estão em obra e em breve espero poder colocar fotos delas por aqui). Nesse início procuro conversar com as crianças enquanto as demais estão chegando e saber as novidades da semana.
Preparei este Mini-Cartaz sobre Oração, pois é a Primeira coisa que fazemos antes das demais atividades do dia. Então, cada dia vou ensinando as crianças um pouco sobre a Oração, procurando sempre variar os métodos.
Também preparei uma caixa que encapei com papel silhueta rosa e colei em cima um dizer assim: "NOSSOS PEDIDOS DE ORAÇÃO" e coloquei o versículo que está em 1ª Timóteo 2.1 para que as crianças possam fazer seus pedidos para nós apresentarmos à Deus. (Preciso ajeitar minha câmera digital para tirar foto destes meus trabalhos manuais para compartilhar com vocês. Por enquanto fico devendo.)

LOUVORES:
Durante a semana fiquei pensando num louvor que falasse sobre Elias e os Profetas de Baal, aí me lembrei de um antigo do Pr. Agê Ferreira bem alegre e animado do Cd PEÇA COM FÉ que têm por título FOGO NO ALTAR. Veja a letra.

Um dia no Monte Carmelo um fato sem igual
Se deu entre o profeta Elias e os profetas de Baal
E eram quatrocentos e cinqüenta contra Elias
Mas o verdadeiro Deus, Elias conhecia
O holocausto ele fez com lenha para se queimar
Pois era necessário ao verdadeiro Deus clamar
O deus que respondesse com fogo aos votos seus
Esse deus seria o verdadeiro Deus

Fogo no altar, tem que ter fogo no Altar
Pra queimar o holocausto, em nome de Jeová
Tem que ter fogo no Altar, tem que ter fogo no Altar
Pra queimar o holocausto, em nome de Jeová
Os profetas de Baal então gritaram em agonia
Clamaram o dia inteiro, mas Baal não respondia
Elias então lhes disse: Quem sabe ele não foi dormir?
Talvez esteja viajando por isso ele não pode ouvir!
Elias estendeu suas mãos e começou a orar
Pedindo uma resposta em nome de Jeová
Naquele mesmo instante um milagre aconteceu
Elias pediu fogo e o fogo do céu desceu

ORAÇÃO E LIÇÃO-BÍBLICA:
Torno à fazer uma oração com as crianças pedindo que o Senhor fale conosco através da Sua Palavra.
O Tema desta Lição – Bíblica é ADORAR SÓ A DEUS!
Aquelas que já sabem ler e possuem a Bíblia acompanham comigo o texto bíblico que está em 1° Reis 18.17-40. É claro que não serão lidos todos estes versículos com as crianças, pois elas facilmente se cansariam, por isso eu seleciono alguns versículos que julgo necessário serem lidos e no demais a Lição é contada com minhas próprias palavras, depois, é claro, da Lição previamente estudada, para saber como a história acontece!
Enquanto ensino a Lição - Bíblica vou apresentando os visuais.

VERSÍCULO DO DIA
O Versículo do Dia traz praticamente o objetivo da Lição Bíblica revelado. Nesta aula preparei Isaías 42.8. Apresento então o cartaz que fiz.
ATIVIDADES DO DIA
Como já disse anteriormente, minha turminha é mista, com diversas faixas etárias, por isso preparo duas atividades: para quem já sabe ler e escrever e quem ainda não é alfabetizado.
Faça o download das lições desta aula aqui
http://www.4shared.com/file/y0SJt6yG/Atividades_Elias_e_os_Profetas.html

LANCHE
Reunimos as crianças após as atividades, escolhemos alguns ajudantes e servimos o lanche do dia.

HORA DA BRINCADEIRA
Vou fazer uma brincadeira de perguntas e respostas relacionadas a história de Elias e os profetas de Baal. Vendo a quantidade de crianças pretendo dividir a turma em dois grupos. Segue as perguntas que vou fazer:

a) Como se chamava o rei da história?
b) Qual era o nome do profeta da história?
c) Em que monte o profeta mandou que todos se reunissem para saber quem era o verdadeiro Deus?
d) Como se chamava o falso deus?
e) Quantos profetas serviam ao falso deus?
f) Que animal foi oferecido como oferta?
g) Quando os profetas do falso deus clamaram a ele o que aconteceu?
h) O que o profeta Elias fez antes de colocar o animal sobre o altar?
i) Quantas pedras o profeta Elias utilizou para fazer o altar?
j) O que aconteceu quando o profeta Elias clamou a Deus?
k) O que o povo gritou depois que o Senhor enviou fogo do céu?

MOMENTO DAS OFERTAS
Neste período procuro, utilizando alguma passagem bíblica de alguém que deu o seu Dízimo e a sua Oferta explicar as crianças à importância de ajudarmos a Casa do Senhor. Neste domingo estou levando visuais para falar da Oferta da Viúva Pobre que deu o seu melhor ao Senhor. Recolho as doações que foram trazidas, faço uma oração agradecendo e pedindo a bênção da Prosperidade sobre a vida das crianças e depois pergunto quem precisa do envelope do Dízimo, e ou da Oferta.

ENCERRAMENTO
As atividades feitas são entregues e faço uma oração agradecendo pela oportunidade que o Senhor nos deu de termos estado juntos em Sua Casa aprendendo mais da Sua Palavra e pedindo a proteção de Deus para a vida das crianças no retorno para seus lares. Se ainda sobrar um tempinho, vou passar para as crianças o filme O desafio de Elias do DVD Midinho – O Pequeno Missionário Vol. 8

É claro que nem toda semana o Encontro com as crianças ocorre sempre igualzinho, pois aí se torna muito repetitivo, e à exceção da classe de Maternal que se utiliza do Recurso da Repetição para aprender, as demais faixas etárias não gostam quando semana após semana tudo é igual, sem nenhuma novidade.

Mas decidi fazer esta postagem porque volta e meia recebo e-mails de irmãs que estão iniciando no Ensino Bíblico de Crianças e não têm a mínima noção de como dar andamento a uma Aula Bíblica para crianças. Espero que o Passo-a Passo desta aula possa ajudar alguém, pois está bem viva em minha memória a experiência de entrar numa sala e não saber o que fazer com as crianças (rsrsrsrsrsrs). Meu Deus obrigada por me ajudar, me aperfeiçoar e hoje poder auxiliar tantos amigos e irmãos que eu nem conheço pessoalmente, mas que através do meu Ministério estão sendo abençoados.

Bem, termino por aqui e que o Senhor abençoe todos que têm utilizado os recursos deste blog para ensinar Sua Palavra as crianças.

2 comentários:

  1. Amei, achei muito interessante a maneira que você organiza a sua aula. Eu estou querendo começar a trabalhar com as crianças na minha igreja, mas não sei como começar. Gostaria muito que você me orientasse. Sou da Batista EL Shaddai.

    ResponderExcluir
  2. Que o senhor Deus seja louvado através de sua vida ,continue sendo um canal de benção para todos
    que amam e trabalham as criancinhas de jesus!
    dsa: OZÉLIA

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS