Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Lições Bíblicas para Crianças - Série: MILAGRES DE JESUS NA FAMÍLIA

As Quartas- Feiras em nossa Igreja é Dia de Orarmos pela Sagrada Família. Então estou postando esta série de lições bíblicas para que os irmãos que têm um dia específico para buscar pela família em suas Igrejas poderão colocar em prática, mas também pode ser utilizado em um outro dia, conforme o Senhor orientar.

Escola Bíblica Infantil da Graça de Deus
Lições Bíblicas: Fevereiro – 4ª feira /2010
Tema Central: MILAGRES DE JESUS NA FAMÍLIA

03/02 - Tema: JESUS ABENÇOA UM CASAMENTOTexto-Bíblico: João 2.1-11versículo do dia: “... Eis que faço novas todas as coisas...” Apocalipse 21.5Objetivos da Lição: Aprender que assim como Jesus transformou água em vinho, pode transformar o coração dos nossos familiares.

INTRODUÇÃOQuem aqui já foi a uma festa de casamento? A noiva estava bonita? E o noivo?
Certa vez, Jesus foi convidado para ir a um casamento, numa cidade chamada Cana. Ele levou seus discípulos e sua mãe. Nesse casamento houve uma grande festa. Todos deviam estar muito alegres!

DESENVOLVIMENTOTudo estava indo muito bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim... O vinho acabou!
Seria uma vergonha para a família dos noivos, mas o que fariam?
Quando Maria, mãe de Jesus, ficou sabendo do problema, mais que depressa procurou Jesus e lhe contou o que estava acontecendo. Ela sabia que Ele poderia resolver qualquer problema.
Precisamos aprender que, quando temos alguma dificuldade, devemos procurar a pessoa certa que pode nos ajudar, e essa pessoa é Jesus.
Maria confiava que Jesus pode fazer algo para ajudar os donos da festa. Ela confiava que Jesus podia dar tudo o que a gente precisa.
Maria disse aos garçons da festa:

- Façam o que Ele mandar.Ali perto estavam seis potes bem grandes e Jesus mandou os empregados pegarem aqueles potes e encherem de água, até a boca. Os empregados obedeceram a ordem de Jesus e encheram os potes.
Depois, Jesus deu outra ordem aos empregados:

- Agora tirem um pouco de água destes potes e levem ao chefe dos garçons da festa.Eles levaram; o chefe dos garçons provou a água, e uma coisa maravilhosa havia acontecido: Imaginem vocês a água virou vinho!
O chefe dos garçons não sabia o que havia acontecido e achou aquele vinho muito bom, bem melhor do que os outros vinhos que já haviam sido servidos.
Jesus transformou a água em vinho! (Se alguma criança indagar sobre o fato de Jesus ter transformado a água em vinho, explique que o vinho que Jesus fez não deixava as pessoas embriagadas ele era diferente.)Um milagre foi feito, porque todos obedeceram às ordens de Jesus. Quando há obediência, o Senhor Deus fica contente e opera milagres através do seu Filho, Jesus.
Os convidados puderam beber à vontade, e todos ficaram felizes novamente.
A festa não precisou acabar antes do horário, e nem os noivos ficaram tristes porque Jesus com a sua bondade realizou o milagre da transformação da água em vinho. Quando Jesus está perto de nós tudo se resolve! Jesus tem poder para transformar todas as coisas!

CONCLUSÃOEste foi o primeiro milagre de Jesus, e os Seus discípulos creram Nele por causa desse milagre. Nós, também, podemos crer Nele, pois Ele, ainda hoje, resolve os nossos problemas.


10/02 - Tema: JESUS CURA O FILHO DE UM OFICIAL
Texto-Bíblico:João 4.43-54versículo do dia:“E disse-lhe Jesus:Hoje, veio a salvação a esta casa,...” Lucas 19.9Objetivos da Lição: Ensinar que quando algum familiar nosso estiver doente devemos apresentá-lo em oração a Deus.

INTRODUÇÃOCerto dia, quando Jesus ia da Judéia para a Galiléia, Jesus chegou à cidade de Caná, lugar onde já tinha feito um grande milagre. Será que alguém se lembra que milagre foi este? (Dê dicas, diga palavras que lembrem o milagre da transformação da água em vinho.)
DESENVOLVIMENTOUm homem da cidade de Cafarnaum, oficial do governo, cujo filho estava muito doente, soube que Jesus havia chegado e viajava pela Galiléia.
Este homem foi a Caná, onde encontrou o Senhor e pediu a Ele para curar o seu filho, que estava doente.
Jesus perguntou:
— Nenhum de vocês vai crer em mim, se eu não fizer mais milagres.O oficial pedia com muita insistência:
— Senhor, por favor, venha já, antes que meu filho morra.Então Jesus falou:
—Volte para casa. O seu filho está curado!O homem teve fé. Acreditou em Jesus e voltou para casa.
E quando ele estava no caminho, alguns dos seus empregados vieram ao seu encontro com a notícia de que tudo ia bem.
O filho dele tinha ficado curado! Ele perguntou quando o rapaz havia começado a sentir-se melhor, e eles responderam:
— Ontem à uma da tarde, a febre dele desapareceu de repente!Então, o pai percebeu que aquele era o momento exato em Jesus havia dito: “O seu filho está curado!”
E o oficial, juntamente com toda sua família, creu que Jesus era o Filho de Deus, nosso Salvador!

CONCLUSÃOA Bíblia diz que Jesus é o Filho de Deus. Ele nos ama e quer cuidar de nós. Deseja nos ajudar quando estamos doentes ou quando alguém em nossa família está triste ou enfrentando uma situação muito difícil (morte,desemprego,separação). O oficial foi até Jesus buscar ajuda. Você também pode ir até Jesus, sabe como? Através de sua oração. Quando oramos acreditando que Deus nos ouve, Ele responde as nossas orações enviando o socorro.

Jesus curou o jovem e assim toda a família do oficial creu e ficou muito feliz. Jesus não quer ver ninguém doente ou triste. Ele é bom e nos ama muito. Por isso, nunca se afaste dEle, porque só Jesus tem o melhor para as nossas vidas.

17/02 - Tema: JESUS CURA A SOGRA DE PEDRO
Texto-Bíblico: Mateus 8.14-17, Marcos 1.29-34, Lucas 4.37-40versículo do dia: “...: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.” Mateus 8.17Objetivos da Lição: Aprender que quando Jesus entra na nossa casa o milagre acontece.


INTRODUÇÃO
Durante o tempo em que Jesus viveu na terra, Ele estava sempre anunciando a Palavra de Deus. Pregava nas sinagogas*, nas aldeias e cidades, de maneira incansável, Jesus não tinha onde reclinar a cabeça, mas seus discípulos tinham suas casas e se ofereciam para hospedar o Mestre.
Pedro era ajudante de Jesus. Aonde Jesus ia Pedro o seguia; eles estavam sempre juntos.
Certa vez, quando voltavam da sinagoga*, Jesus foi à casa de Pedro com Tiago e João. Chegando lá, Pedro viu sua sogra, a mãe de sua esposa, deitada com muita febre.
(*sinagoga=igreja dos judeus)
DESENVOLVIMENTOPorém, Pedro confiava em Jesus. Ao invés de dar remédios, a primeira coisa que pensou foi pedir para Jesus curá-la.
Pedro sabia que Jesus era capaz de curar paralíticos (pessoas que não podem andar) e leprosos (pessoas com uma doença na pele). Por isso, era capaz também de curar uma febre. Isso mesmo! Jesus cura a febre!
Vendo o sofrimento da sogra de Pedro, Jesus tomou-a pela mão e a febre saiu dela, passou na hora!
Então, ela levantou-se cheia de força e vigor, curada!
Como é bom confiar em Jesus. Quando queremos alguma coisa, não há nada melhor do que pedir e confiar no Senhor.
Sabem o que fez a sogra de Pedro depois de curada? Será que ela ficou deitada?
Ao perceber que já estava curada, a sogra de Pedro levantou-se rapidamente e começou a servir todos que ali estavam. Ela preparou uma gostosa refeição para Jesus.
Deus não quer ver ninguém com dor de garganta, dor de ouvido, resfriado, com doença alguma. Ele quer ver seus filhos fortes, alegres, bem dispostos, correndo, brincando e principalmente, o servindo. Por isso, Ele nos dá saúde.
Vejam como a mulher logo teve força para trabalhar. Não continuou deitada na cama. Assim que ficou boa procurou ajudar as outras pessoas.
É importante pedir saúde a Jesus para que possamos servi-lo, e ajudar as pessoas que precisam da nossa ajuda, como mamãe, papai, o irmão, a vovó...

CONCLUSÃOJesus gostava de ajudar as pessoas. Ajudando aos outros, Ele estava servindo a Deus. Ele ensinava as pessoas sobre o amor de Deus Pai.
Ajudava curando os doentes, cegos, aleijados, surdos e todas as pessoas que precisavam da sua ajuda.
A sogra de Pedro após ficar curada, pôde ajudar as pessoas que estavam em sua casa.
Seja como Jesus, procure ajudar aqueles que estão pertinho de você. Não se esqueça também que Jesus pode curar qualquer doença.


24/02 - Tema: JESUS TRAZ ALEGRIA À UMA FAMÍLIA
Texto-Bíblico:João 11.1-45versículo do dia: “... eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.” João 10.10Objetivos da Lição: Aprender que não existe nenhum problema na nossa família que o Senhor não possa operar o milagre.


INTRODUÇÃOJesus gostava de ir à casa de seus amigos Marta, Maria e Lázaro.
Vocês também gostam de visitar a casa de seus amigos?

DESENVOLVIMENTOCerto dia, Lázaro, o amigo de Jesus, ficou muito doente. Ele estava tão mal que não podia levantar da cama. Ao invés de melhorar, piorava a cada dia.
Então, as irmãs de Lázaro resolveram pedir socorro a Jesus, pois sabiam que Ele poderia curá-lo.
Assim, Marta e Maria mandaram um recado para Jesus: “Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!”Mas Jesus não ficou preocupado e respondeu:
— O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso.Apesar de Jesus amar muito aquela família, não atendeu ao chamado das irmãs imediatamente. Ele ainda ficou por dois dias onde estava.
Passados esses dois dias, Jesus disse aos seus discípulos:
— Vamos voltar para a Judéia.Durante a viagem, Jesus disse aos seus amigos:
— O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu irei acordá-lo.Então os discípulos disseram:
— Senhor, se ele está dormindo, quer dizer que ele vai ficar bom!Então, Jesus afirmou-lhes claramente:
— Lázaro morreu!Isso mesmo! Antes de Jesus chegar à Betânia, onde seus amigos moravam, Lázaro morreu. É claro que Marta e Maria ficaram muito tristes. Muitas pessoas foram até a casa delas para tentar consolá-las.
Quando Marta soube que Jesus estava chegando, saiu correndo para encontrar-se com Ele.
Então Marta disse a Jesus:
— Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o Senhor lhe pedir.Marta era muito amiga de Jesus. Ela sabia que Jesus tinha poder para realizar um milagre. E Jesus disse a Marta:
— O seu irmão vai ressuscitar! Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
— Sim, Senhor
. Ela respondeu.
Depois disso, Marta foi, chamou Maria e disse-lhe que Jesus queria vê-la. Ela não perdeu tempo, saiu correndo e atrás dela vieram as pessoas que estavam lá na casa delas.
Ao ver Jesus, Maria se jogou aos seus pés e clamou:
— Se o Senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido.Maria também amava Jesus. Ela sabia que Jesus podia fazer qualquer coisa.
Quando Jesus viu Maria e os visitantes chorando, perguntou-lhes onde Lázaro estava enterrado. Ao ver aquela cena triste, Jesus também chorou, pois amava muito o seu amigo Lázaro. Tristemente, levaram Jesus até o túmulo, que era um lugar fechado por uma enorme pedra.
Ao chegar lá, Jesus ordenou:
— Tirem a pedra!Naquele instante, Marta, a irmã do morto, disse:
— Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!Jesus respondeu:
— Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?E mesmo sem saber por que Jesus queria fazer aquilo, tiraram a pedra.
Então Jesus olhou para o céu e disse:
— Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas eu estou dizendo isso por causa de todas estas pessoas que estão aqui, para que creiam que tu me enviaste.Depois de orar, Jesus gritou:
— Lázaro, venha para fora!E sabem o que aconteceu?
Lázaro saiu de dentro do túmulo com seus pés e mãos enfaixadas com tiras de pano, e um lenço em volta do seu rosto.
Então Jesus disse:
— Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.E naquele dia muitos puderam ter a certeza de que Jesus era o Filho de Deus, poderoso para realizar milagres.

CONCLUSÃOVocês acreditam que Jesus ainda realiza milagres? Não tenham dúvida disso!
Deus tem o poder sobre tudo, a vida e a morte. Assim sendo, nada é impossível para Deus. Ele pode resolver os problemas mais difíceis.
Vamos repetir o versículo de João 10.10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS