AMIGOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

PLANEJAMENTO_A MARAVILHOSA CRIAÇÃO DE DEUS/ JANEIRO 2010

Escola Bíblica Infantil
Planejamento Mensal: JANEIRO - Domingo /2010
Tema Central: A MARAVILHOSA CRIAÇÃO DE DEUS

DATA: 03/01
TEMA: O COMEÇO FOI ASSIM...
TEXTO-BÍBLICO: Gênesis 1.1-23
VERSÍCULO DO DIA: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Apocalipse 4.11
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Fortalecer a fé na criação enfatizando Deus como Criador.

INTRODUÇÃO
Quem sabe qual é o nome do primeiro Livro da Bíblia?
(Neste momento aguarde respostas e incentive as crianças a procurarem se estiverem com a Bíblia nas mãos.)
A palavra Gênesis significa “começo” ou “princípio”, e é por isso que este Livro nos conta o começo de todas as coisas.
Hoje, vamos começar aprender como tudo que existe não surgiu do nada, mas foi criado pelo nosso Deus.
No começo, Deus já estava presente, Ele já existia antes de qualquer outra coisa.
A Bíblia Sagrada nos conta como foi a Criação do Mundo, dos planetas, das estrelas, da lua, das árvores, dos animais e dos primeiros seres humanos.

DESENVOLVIMENTO
No primeiro dia...

Deus é eterno. Ele não teve princípio e nunca terá fim. Então, há muito tempo, em uma época em que ainda não existia nadinha do que existe hoje em dia, o Senhor Deus teve uma grande idéia! Ele imaginou o quanto seria bom se existisse um mundo lindo, cheio de belas paisagens e muitos animais vivendo nele. Foi então, que Ele resolveu criar este mundo: o Planeta Terra.
O Senhor criou o nosso planeta, a Terra, e as demais estrelas que existem no céu. Quando Ele começou a criar todas as coisas, Ele não parou mais, até que tudo estivesse feito. A Terra não tinha uma forma definida como nós vemos hoje. Por falar nisso, quem conhece a forma do planeta Terra?
(Aguarde respostas. A seguir, mostre o visual da Terra.)
Mas, nem sempre a Terra foi como nós a conhecemos, redonda. No início da criação, ela era sem forma e vazia, não podia ser comparada a nada do que existe hoje. Nela só havia água.
Não era possível ninguém morar aqui na Terra naquela época, pois, além de ser vazia, até aquele momento, não existia a luz. Tudo era muito escuro, pois não havia sequer uma estrela que iluminasse.
Foi, então que Deus imaginou o quanto seria bom se houvesse luz sobre a Terra, e resolveu criar a luz. Para isso, Deus, por ser tão Poderoso, simplesmente falou:
— Haja luz.
A luz passou existir.
A seguir, Ele examinou a luz que havia acabado de criar e chegou à conclusão de que era bom.
Então, Deus fez uma separação entre a Luz e a Escuridão, e chamou a luz de dia e a escuridão de noite.
Isso aconteceu no primeiro dia.
Agora, vamos ver o que aconteceu no segundo dia...
O Senhor Deus resolveu que seria bom separar as águas, de maneira que se abrisse um espaço vazio, e assim criou os céus.
A Bíblia diz que havia água espalhada por toda a parte. Deus separou as águas em duas partes. E foi assim que Deus criou os céus! Da mesma maneira que a luz e todas as coisas foram criadas, o Senhor usou apenas Sua Palavra!
O Senhor Deus falou, e aconteceu! Deus criou ali os céus. O mesmo céu azul que nós vemos todos os dias foi criado naquele momento, no segundo dia da criação.
No terceiro dia...
Deus não queria que existissem somente as águas e o céu; Ele também queria criar e terra firme. Então, Ele resolveu separar do meio das águas que ficaram debaixo dos céus aquilo que chamou de porção seca.
Deus ordenou que se formasse o chão. Surgiram os continentes, as grandes montanhas, vulcões, e até os pequenos montes e vales. E assim foi feito.
A porção seca Deus chamou de terra, e o grande volume das águas Ele chamou de mares. Não é fantástico?
Deus criou tudo com a Sua poderosa Palavra! Podemos falar que o Senhor Deus estava muito inspirado quando decidiu criar o mundo em que vivemos, não é verdade?
A Palavra do nosso Deus é muito poderosa. Ela é como Ele: Ela é todo-poderosa.
Mas, Deus queria mais do que apenas um solo seco. Ele queria que a terra fosse coberta por seres vivos chamados de vegetais. Isso mesmo, as plantinhas!
Quem pode me dizer alguns nomes de verduras e legumes?
As árvores das florestas, dos bosques; a grama e todos os outros tipos de plantas começaram a brotar.
A terra foi então coberta das plantas diversas: verduras, legumes e grandes árvores, que produziam frutas suculentas, com suas sementinhas dentro, para que sempre nascessem outras árvores novas. E ao final do terceiro dia, o Senhor Deus, novamente viu que era bom o que Ele havia feito até então.
Assim foi no quarto dia...
Deus não havia terminado o Seu trabalho. Ele olhou tudo o que já havia criado: a noite, o dia, os mares, a terra, as plantas.
E no quarto dia o Senhor decidiu criar as estrelas, isto é, luzes bem grande, para que o dia se tornasse bem claro e a noite bem bonita.
Deus disse:
- Quero que apareçam os luminares bem lá no alto, na expansão do céu para que iluminem toda a Terra.
Então, apareceu o Sol muito brilhoso, a Lua muito bonita e começaram a brilhar muitas, muitas estrelas no céu.
Quem aqui já observou a Lua e as estrelas no céu à noite?
Foi assim que Deus criou os Astros. Eles passaram a iluminar a Terra!
O Senhor fez o Sol para orientar o dia e a Lua para orientar a noite. Fez também um montão de estrelas cintilantes que enfeitam o céu e mostram as horas e as estações do ano.
Tudo isso Deus fez no quarto dia!
Assim como o Senhor fez o Sol para orientar o dia e a Lua para orientar a noite, nós também temos que nos orientar na Palavra de Deus para fazermos o que agrada ao Senhor. Temos que olhar para a vida de Jesus e procurar imitá-la em tudo.
A criação ainda não estava completa, no quinto dia que veremos agora, o Senhor Deus continuou o Seu trabalho.
No quinto dia...
Deus viu que todas as coisas que Ele havia criado eram boas. Estava tudo ali prontinho. Mas estava faltando algo, tudo estava muito paradinho.
Pois é, as plantas eram muito lindas, mas ficavam paradas em um mesmo lugar a vida toda. Então, Deus achou que seria uma ótima idéia que outros seres vivos fossem criados, alguns que se mexessem de verdade.
Deus não perdeu tempo, fez as criaturas que se movem: Os animais!
Ele começou pelos animais aquáticos e pelas aves.
Peixes e répteis encheram as águas e o céu ficou cheio de aves, lindas e coloridas, que voavam alegremente em bandos dançando nos ares.
E Deus abençoou aqueles animais dizendo que eles se multiplicassem sobre a Terra.
E assim foi o quinto dia!

CONCLUSÃO
Quantas coisas o Senhor Deus criou em apenas 5 dias! Tudo o que Ele ia criando via que era bom. O Senhor Deus têm o controle de todo o Universo.
Muitos estudiosos tentam explicar como o mundo foi feito, começou e sempre tentam provar que Deus não é o verdadeiro Criador, mas a verdadeira história da Criação do mundo é esta que estamos aprendendo na Palavra de Deus.
Mas, a maravilhosa criação de Deus não havia terminado ainda não. A Bíblia nos diz que o Senhor criou o mundo em 6 dias. O que Deus criou no sexto dia nós ficaremos sabendo na semana que vem.

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:
aPoderá ser confeccionado para esta lição um cartaz, em papel pardo, conforme o modelo, para que as crianças identifiquem o que Deus criou em cada dia. Ir colocando as gravuras à medida que a Criação do Mundo for sendo ensinada. Não trazer o cartaz já completo de uma vez, para despertar a curiosidade das crianças sobre o que vai acontecer:


DATA: 10/01
TEMA: DEUS NOS FEZ PARECIDOS COM ELE
TEXTO-BÍBLICO:Gênesis 1.24-31, Gênesis 2.7, Gênesis 2.18-25,
Gênesis 2.1-3; Gênesis 5.1-2
VERSÍCULO DO DIA: “(..) Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com Ele.” Gênesis 5.1
OBJETIVOS DA LIÇÃO: A criança será capaz de aprender que o ser humano foi criado de forma especial, sentir que é importante para
Deus e se alegrar porque foi criada à imagem de Deus.

INTRODUÇÃO
Será que alguém aqui se lembra sobre o que nós começamos a aprender na semana passada?
(Aguarde as respostas das crianças.)
Nós começamos a estudar como o mundo foi criado por Alguém muito, muito inteligente e criativo! O Senhor Deus!
Em seis dias Deus criou o mundo, vamos ver o que o Senhor criou em cada dia:
(Vá colocando os visuais à medida que for falando.)
No
1º dia: Dia e Noite, no 2º dia: Céus , no 3º dia: Mares, Terra, Plantas, Árvores, Sementes, no 4º dia: Sol, Lua e Estrelas, no 5º dia: Peixes e Aves.
No 6º dia, Deus estava terminando a Criação do Mundo. A obra da Criação de Deus ainda não estava completa, o que será que Deus olhou e viu que ainda estava faltando?
Vamos ver agora o sexto dia. Esse foi o último dia da criação. O que será que o Senhor criou por último?

DESENVOLVIMENTO
Foi no sexto dia que Deus formou as últimas criaturas. E elas eram bem especiais. Tinha chegado a hora de existirem, no nosso planeta, os animais terrestres.
Deus fez: os animais domésticos (peça para as crianças citarem alguns animais que podemos ter em casa), os selvagens e os que se arrastam pelo chão. (Nesse momento você poderá pedir que as crianças imitem os sons e façam mímicas dos animais.)
A Terra ficou cheia de animais lindos e fortes. Deus achou bom.
O sexto dia ainda não tinha acabado, estava quase tudo pronto, quase tudo lindo e perfeito. Mas ainda faltava a parte da criação mais importante.
Deus percebeu que toda a natureza refletia o poder Dele, mas queria criar alguém muito parecido com Ele mesmo! Alguém que Ele chamasse de Imagem e Semelhança Sua! E foi então que o Senhor disse:
— Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco.
Deus, vendo tantas coisas lindas que Ele havia feito, pensou que devia formar ainda uma última criatura! Vocês sabem qual? Isso mesmo, o primeiro homem!
Para fazer o homem, Deus usou o barro. Isso mesmo, o barro do chão. Deus soprou o primeiro fôlego de vida e o homem passou a viver.
(Nesse momento pode ser dada a cada criança um pouco de Massa de Modelar, para que elas façam um boneco representando a Criação de Adão. Veja a Receita para Preparar Massa de Modelar caseira, que não terá nenhum perigo, se crianças pequenas colocarem na boca.)
O homem passou a ser vivo mesmo! Agora o homem podia ver, escutar, falar, andar e tudo mais que uma pessoa pode fazer! Deus chamou o primeiro homem de Adão.
O homem vivia um pouco sozinho. Não havia ninguém que estivesse com ele para ajudá-lo.
Os animais até faziam companhia a ele, mas ele precisava de alguém igual, da mesma espécie para se sentir completo.
Deus observou que tudo o que havia criado era bom, mas percebeu que não havia ninguém igual ao homem, e isso não era bom.
Então, Deus disse:
— Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.
Deus fez o Adão dormir um sono muito pesado e tirou dele uma costela para formar a mulher. No lugar da costela, Deus fechou a carne e, quando Adão acordou, ficou muito feliz por ter uma companheira.
Assim, o Senhor criou uma companheira para que ajudasse Adão, que fosse sua esposa e amiga.
Adão chamou sua esposa de Eva.
Ele disse:
— Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem
Assim, Deus criou o homem e a mulher para viverem juntos e terem filhos, enchendo o nosso planeta.
Estava pronto o nosso lindo planeta! Agora, sim, estava tudo completo! Finalmente, o sexto dia acabou.
No sexto dia Deus terminou a Sua criação.
Foi, então, que Deus, no sétimo dia, viu tudo o que havia criado e descansou de todo aquele trabalhão.
O Sétimo Dia foi um tempo de alegria pela criação. O Senhor estava muito satisfeito com tudo o que havia feito e, por isso, Ele abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois naquele dia Ele acabou de fazer todas as coisas e descansou.
Descansou? Será que Deus ficou cansado de criar o mundo? Não, Deus não se cansa, porque é perfeito.
“E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Gn 2.3
A palavra “descansou” aqui significa que Deus “parou de trabalhar”, porque Sua obra estava completa.

CONCLUSÃO
Como Deus é Maravilhoso, em apenas seis dias criou todo este mundo que nós conhecemos, não é mesmo?
Deus criou os seres humanos parecidos com Ele, diferente das suas demais criações. Os seres humanos receberam o privilégio de ser parecido com o Deus Todo-Poderoso.
Quando o Senhor criou as demais coisas antes do homem, Deus achou tudo bom, mas quando o Senhor fez o homem Deus ficou tão feliz por ter feito alguém parecido com Ele, que pudesse ter amizade com Ele, que achou muito bom!
O homem não veio do macaco não! Ele veio do próprio Senhor Deus!!! Aleluia!

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:
Receita para preparar “Massa de Modelar Caseira”:
Ingredientes:
4 xíc de chá de Farinha de Trigo
1 xíc de chá de Sal
1 + 1/2 xíc de chá de água
1 colher de óleo de soja e colorir com anelina.( Se optar por anilina, verifique se está escrito "comestível" na embalagem. É o mesmo tipo usado para enfeitar bolos. Outra opção é o coloral de origem vegetal ou pó de suco instantâneo.)

Modo de Fazer: Junte a farinha ao sal, obtendo uma mistura homogênea. Adicione corante à água que será usada para dar consistência à massa. Aos poucos, misture a água corada à mistura de farinha e sal, e vá misturando até obter um ponto de massa de pão. Se você quiser obter uma cor mais forte, adicione mais corante à massa. Por fim, adicione aos poucos o óleo e misture bem a massa.


Sugestões de Louvores: Estes louvores poderão ser utilizados durante todo este planejamento.

Autor da Criação – Cd Crianças Diante do Trono_ vol. 1

Há muito Tempo Atrás – Cd Quem é Jesus?_Crianças Diante do Trono

Melô Da Criação – Cd Bom é Ser Criança vol.1_Aline Barros


Criação do Mundo – Cd Mara Maravilha para os Pequeninos vol.3


DATA: 17/01
TEMA: MINHA CASA: LUGAR DE OBEDIÊNCIA A DEUS
TEXTO-BÍBLICO:Gênesis 2.4-17; 19-20
VERSÍCULO DO DIA: “(...) Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.” Josué 24.15
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Agradecer a Deus pela casa onde moramos e saber que cada membro da família deve ajudar nas tarefas do lar.




INTRODUÇÃO
Deus olhou o mundo que Ele havia criado. Achou muito bom. O Senhor criou o mundo com muito amor. Mas Ele sentiu que faltava alguma coisa.
Deus olhou os mares azuis, viu a terra cheia de flores coloridas e de belas árvores. Viu o sol brilhando de dia e a lua e as estrelas brilhando no céu à noite. Viu os lindos animais que havia criado, mas nada disso podia amar e conversar com Ele.
Deus resolveu criar alguém que se parecesse com Ele, para ter amizade com Ele. Alguém muito especial, superior aos animais.
O Senhor então fez do pó o homem, e soprou em seu nariz para que viesse a respirar e pôs nesse homem um coração, uma vida que não acabasse um espírito semelhante ao de Deus. Assim, Deus criou o homem. Deus chamou o primeiro homem de Adão.
De todas as coisas e seres criados por Deus, o homem foi a melhor, porque se parecia com Ele e foi feito para ser amigo de Deus!
Os seres humanos foram criados com sentimentos parecidos com o de Deus: alegria, tristeza, amor, etc.
Deus criou os seres humanos para serem felizes, para adorá- lO, para serem seus amigos.
Se Deus criou o primeiro homem, então Ele criou a mim e a você também.

DESENVOLVIMENTO
Quando Deus criou o homem, fez também uma casa para ele morar, um lindo jardim: O Jardim do Éden.
Lá tinha muitas flores coloridas. O Senhor fez crescer árvores de todas as espécies, frutas de todo tipo e muito deliciosas. Deus também não se esqueceu de fazer passar pelo jardim rios de águas limpinhas e frescas.
Deus fez uma casa onde não havia miséria para Adão morar.
No meio do jardim o Senhor colocou duas árvores especiais: a ÁRVORE DA VIDA e também a
ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL.
E o Senhor deu ao homem a seguinte ordem:
— Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que do conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.
Crianças, vocês sabiam que o Senhor fez uma promessa em Sua Palavra que, todo aquele que obedecer a Sua Palavra, assim como a ovelha obedece ao seu pastor, Ele não deixará nada nos faltar! (leia Salmo 23.1)
No lar que o Senhor Deus preparou para Adão também deveria existir obediência a Palavra de Deus.
A ordem de Deus era bem clara se Adão desobedecesse ele teria sofrimento em sua vida.
A mesma ordem que Deus deu para Adão serve para nós hoje, quando não obedecemos ao que o Senhor nos manda. Vamos ler em Colossenses 3.18-21 algumas ordenanças que Deus deixou para que a família viva feliz.
“Esposa, obedeça ao seu marido, pois é o que você deve fazer por ser cristã.
Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela.
Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer sempre ao seu pai e à sua mãe porque Deus gosta disso.
Pais, não irritem os seus filhos, para que eles não fiquem desanimados.”
Deus manda que toda a família obedeça a Sua Palavra.
Além de Deus criar o homem e de ter-lhe dado um ótimo lugar para morar, Deus deu a Adão o trabalho de cuidar do jardim, guardar e dar nomes a todos os animais.
Imaginem só! Adão teve de dar nomes a todos os animais. Então ele começou:
(Para este momento podem ser confeccionadas algumas máscaras de animais para serem colocadas nas crianças neste momento da lição bíblica. Diga os nomes dos animais nas máscaras produzidas e peça para a criança na qual você a colocou fazer o som do animal.)
—Este aqui se chamará cachorro, aquele ali gato, este outro porco.
E assim ele foi dando nome a todos os animais.
Assim como os animais tinham seus pares, o Senhor preparou para Adão uma companheira. Quem se lembra do nome dela?
Adão e Eva viviam muito felizes no maravilhoso Jardim do Éden, que era um verdadeiro paraíso, criado especialmente para eles. Todos os dias Deus vinha conversar com eles. (Gn 3.8)
Adão cuidava com carinho das plantas, dos animais e de tudo que havia naquele lindo jardim, pois quando o Senhor viesse conversar com ele, encontrasse tudo em ordem.
Você também pode colaborar na sua casa para que ela sempre permaneça em ordem fazendo algumas tarefas, como por exemplo: manter seu quarto ou coisas arrumados, lavando a louça, varrendo o chão, retirando o lixo para fora de casa, se tiver animalzinho de estimação, ajudando a colocar sua comida e muitas outras tarefas que alguém lhe pedir para ajudar.

CONCLUSÃO
Deus não somente Se preocupou de fazer o homem, mas, também, em providenciar um lugar para ele morar.
Conosco, também, acontece isso. Deus nos criou e nos deu uma casa para morar. Talvez não seja um lugar tão belo, quanto o Jardim do Éden, mas é um lugar onde se pode morar; é a nossa casa.
E existe algo muito importante que aprendemos na lição de hoje: É sempre muito importante toda a família obedecer a Palavra de Deus, para que as bênçãos do Senhor: alegria, paz, saúde, fartura, e tantas outras possam existir dentro do nosso lar. Pois Deus disse a Adão:
“(...) Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.”
Quando a família, papai, mamãe, ou os filhos desobedecem as ordens de Deus vão sofrer!


SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:Louvores: Para esta lição sugiro 2 lindas canções no Cd Terremoto da cantora Eyshila que falam sobre a Família: Casa De Benção e Serviremos a Deus.


Máscaras de Animais pegue aqui http://karolpoerner.blogspot.com/search/label/M%C3%81SCARAS

DATA: 24/01
TEMA: DESOBEDIÊNCIA À DEUS: O 1º PECADO
TEXTO-BÍBLICO:Gênesis 3
VERSÍCULO DO DIA: “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.” Romanos 5.19
OBJETIVOS DA LIÇÃO:A criança será capaz de aprender como o pecado entrou no mundo e contaminou todos, sentir que também é pecadora e que precisa do perdão de Deus e louvar a Deus pela salvação que vem pela fé em Jesus.



INTRODUÇÃO
Deus criou o primeiro homem, Adão, e a primeira mulher, Eva, e os colocou em um lindo Jardim, o Jardim do Éden. Era o lugar mais lindo que já existiu!
A Bíblia diz que Deus pôs Adão ali para cultivar, guardar o jardim e para dar nomes a todos os bichos e plantas. Deus queria que ele fosse feliz, por isso deu-lhe essas tarefas, pois o homem não seria feliz se não tivesse nada para fazer.
Todos os dias o Senhor passeava pelo jardim, conversando com Adão e sua esposa, Eva.
Como devia ser bom viver num lugar tão lindo, gozando ainda do privilégio de falar com Deus todos os dias! Eles eram amigos de Deus!
Adão e Eva trabalhavam, mas tinham ainda muito tempo para fazerem o que quisessem. Deus deu-lhes liberdade para irem a qualquer lugar, na hora que desejassem; subir em qualquer árvore, nadar em qualquer rio, comer qualquer fruta. Apenas uma coisa Deus proibiu:
— Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá.
Enquanto foram obedientes, tudo correu bem.

DESENVOLVIMENTO
Um dia, porém, o diabo apareceu a Eva em forma de uma serpente, ou cobra, e conversou assim com ela:
(Prepare a Máscara da Cobra para fazer a interpretação da serpente falando com Eva enquanto estiver ensinando a Palavra de Deus as Crianças. Leia o que a serpente falou para Eva diretamente da Bíblia. Veja a Máscara de Cobra aqui http://karolpoerner.blogspot.com/search/label/M%C3%81SCARAS )
— É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim?
A mulher respondeu:
— Podemos comer as frutas de qualquer árvore, menos a fruta da árvore que fica no meio do jardim. Deus nos disse que não devemos comer dessa fruta, nem tocar nela. Se fizermos isso, morreremos.
Mas a cobra afirmou:
— Vocês não morrerão coisa nenhuma! Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Eva queria ter o conhecimento do bem e do mal, só que não sabia que ela iria conhecer o bem e não conseguiria praticá-lo sempre, e iria conhecer o mal e não conseguiria evitá-lo; isso o diabo não lhe disse. O inimigo sempre distorce a verdade para enganar as pessoas.
A mulher viu que a árvore era bonita e que as suas frutas eram boas de se comer. Ela acreditou na mentira do diabo e pensou como seria bom ter entendimento. Aí apanhou uma fruta e comeu; e deu ao seu marido, e ele também comeu. Eles caíram no erro de desobedecer a Palavra de Deus.
(Muito cuidado quando for ensinar esta lição, diga as crianças que o fruto que Adão e Eva comeram não era uma maçã como muitos livros ilustram. Na hora de preparar o visual não pinte o fruto de vermelho dê a ele uma cor diferente, de preferência uma cor que nenhum fruto que conhecemos tenha.)
Nesse momento os olhos dos dois se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Então costuraram umas folhas de figueira para usar como roupas.
O diabo, ainda hoje, fica nos tentando para que desobedeçamos a Palavra de Deus. A Bíblia diz em Efésios 4.30 que o pecado entristece o Espírito de Deus, e que não devemos entristecê-lO.
A desobediência à Palavra de Deus é pecado e deixa Deus triste, chateado. A Palavra de Deus está escrita na Bíblia, e quando nós a desobedecemos estamos pecando contra Ele e O entristecendo, e contra nós mesmos, pois Deus quer a nossa felicidade, por isso nos dá orientações e ordens!
Será que tenho entristecido a Deus?
A Bíblia diz que todos pecaram (Rm 3.23) e diz qual é o resultado para o pecado (Rm 6.23). Deus odeia o pecado, mas Ele oferece um presente: a vida eterna, o perdão dos nossos pecados.
Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores. Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou:
— Onde é que você está?
O homem respondeu:
— Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi.
Aí Deus perguntou:
— E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?
Adão, então, fez uma coisa muito feia: colocou a culpa na mulher, e, depois a mulher colocou a culpa na serpente. Os dois queriam arrumar uma desculpa para a sua desobediência, como muitas vezes nós fazemos.
Na verdade, a serpente foi a causadora de toda aquela desobediência; mas Eva acreditou nela e comeu a fruta porque quis. Adão foi convidado a comer a fruta e aceitou porque quis.
Eles eram culpados, estavam errados, mas na hora do aperto jogaram a culpa nos outros. Eles não reconheceram a culpa, o seu erro. Se você pecar contra Deus deve reconhecer o seu pecado e pedir perdão. Se fizermos alguma coisa errada contra alguém não devemos jogar a culpa nos outros. Isso entristece a Deus.
Deus, então, decidiu castigar a Adão, Eva e a serpente:
Deus falou à serpente que o castigo dela seria rastejar no chão e comer do pó da terra. (Gn. 3.14)
Deus disse a Eva que ela iria sentir dores quando fosse ter filhos e o marido teria autoridade sobre ela. (Gn. 3.16)
O castigo de Adão seria trabalhar muito para ter o que comer. E isso seria difícil, pois a terra foi amaldiçoada e, por isso, cresceriam espinhos o que dificultaria o seu cultivo. Adão teria que suar, por causa do calor e do trabalho pesado. Além disso, o homem não viveria mais eternamente aqui neste mundo, agora num tempo determinado ele morreria. (Gn. 3.17-19)
A morte, dor e todo tipo de sofrimento tinham entrado no mundo por causa do pecado de desobediência de Adão e Eva.
Apesar de tudo o que havia acontecido Deus amava muito Adão e Eva. Por isso, Deus fez para Adão e Eva roupas de peles de animais.
Então o Senhor disse o seguinte:
— Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre.
Deus expulsou Adão e Eva do jardim pôs os querubins e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direções. Deus fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida.

CONCLUSÃO
Depois que Adão e Eva pecaram, todas as pessoas já nascem com a semente do pecado e acabam desobedecendo a Deus. Por isso, Deus preparou um plano para nos resgatar do poder de Satanás, o Plano de Salvação.
Jesus Cristo veio ao mundo e morreu na cruz em nosso lugar, para nos tirar da condenação do pecado, a morte eterna (inferno). É, pois necessário, reconhecermos que somos pecadores e aceitarmos Jesus para ser Senhor e Salvador das nossas vidas.
Você já recebeu Jesus Cristo em sua vida?


SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:

Poderá ser colocado para as crianças assistirem o DVD do Midinho: O Pequeno Missionário – Vol.7_história nº4 O FRUTO PROIBIDO.
Pode ser utilizado também o
CD ou DVD QUEM É JESUS? – Crianças Diante do Trono_ faixa ou clipe nº6 – UM TRISTE DIA


DATA: 31/01
TEMA: CAIM E ABEL: DOIS IRMÃOS E UMA HISTÓRIA TRISTE
TEXTO-BÍBLICO:Gênesis 4.1-16
VERSÍCULO DO DIA: “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.” Romanos 12.21
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar as crianças que devemos sempre agir como a Palavra do nosso Deus ensina e não deixar que sentimentos ruins contaminem nosso coração.


INTRODUÇÃO
Vocês se lembram da história de Adão e Eva? E de como eles foram expulsos do Jardim do Éden?
Na semana passada ficamos sabendo tudo sobre o primeiro pecado que foi cometido no mundo, que foi a desobediência de Adão e Eva. E nós aprendemos que obedecer a Deus é sempre a melhor decisão a ser tomada.
Por causa dessa desobediência, Adão e Eva deixaram de ser amigos de Deus e para que eles não comessem também da ÁRVORE DA VIDA e se tornassem seres eternos e cheios de dor e sofrimento, o Senhor mandou que eles saíssem do Jardim do Éden.
Hoje, nós vamos aprender sobre dois irmãos que tinham tudo para ser amigos e felizes, mas tiveram uma história muito triste.

DESENVOLVIMENTO
A vida de Adão e Eva mudou muito depois que eles saíram do Jardim do Éden. Adão precisava trabalhar muito para trazer comida para casa e ficava muito cansado. Eva também tinha muito serviço cuidando da casa e dos filhos.
O primeiro filho de Adão e Eva se chamava Caim; ele cuidava da lavoura, das plantações era lavrador, ou agricultor. Depois, Eva teve outro filho e lhe deu o nome de Abel. Ele era pastor de ovelhas.
Caim e Abel precisavam trabalhar para ajudar seu pai, Adão, pois agora para sobreviverem eles precisavam cuidar da terra plantar e colher, criar animais e fazer muitos outros trabalhos cansativos.
Vocês se lembram que no Jardim do Éden Adão também trabalhava? Alguém se lembra as três coisas principais que o Senhor havia mandado ele fazer no Jardim do Éden?
(Aguarde respostas e se for necessário mostre alguns visuais para lembrar as crianças.)
Deus deu a Adão o trabalho de cuidar do jardim, guardar e dar nomes a todos os animais.
No Jardim do Éden, Adão e Eva trabalhavam sim, mas era muito bom, sem se cansar. O pecado trouxe doenças, sentimentos ruins, cansaço e tarefas ao homem que antes ele não tinha. Em Gênesis, capítulo 3, versículo 17, lemos que, por causa da desobediência de Adão e Eva, a terra se tornou maldita; e por isso, ficou difícil prepará-la para o plantio.
Certo dia, Caim e Abel sentiram em seus corações que deviam levar como oferta ao senhor o melhor de tudo o que possuíssem.
Essa é uma boa hora para nós falarmos da diferença entre dízimo e oferta. O dízimo é a décima parte de tudo que uma pessoa recebe. Por exemplo, se o pai de vocês lhes der R$ 100,00, a décima parte, que no caso são R$ 10,00, não pertence a vocês: é o dízimo do Senhor. Ele deve ser entregue a Deus na igreja, com alegria e gratidão no coração por todas as coisas boas que o Senhor nos tem dado.
a oferta é aquilo que sentimos no nosso coração que devemos dar. É como acontece quando um amiguinho seu faz aniversário. Você é convidado a ir à festa dele e sente no coração que deve levar certo presente para ele.
Tanto Abel, como Caim sentiram que deviam fazer a sua oferta. Abel foi procurar o melhor cordeiro que tinha em seu pasto, e encontrou um bem especial, que não tinha nenhuma mancha, nenhum defeito, o melhor e o dedicou como oferta ao Senhor agradecendo a Ele por todas as bênçãos recebidas.
Caim, por sua vez, demonstrou que não tinha muito respeito pelas coisas de Deus. Como sentiu de ofertar, foi até a sua lavoura, mas não retirou dela o melhor; ele ofertou sem pensar que o Senhor sempre merece o nosso melhor. Porém, como o Senhor Deus vê o coração, Ele aceitou a oferta de Abel, pois Abel tinha preparado e ofertado o seu melhor para Deus. Mas a oferta de Caim, que havia sido dada de qualquer maneira, Deus não aceitou.
Deus viu que Abel tinha oferecido a melhor oferta que podia, e que Caim não havia se importado com Deus, como se dissesse: “— Toma; isso aí é para o Senhor.” Já Abel, deve ter escolhido o cordeiro mais lindo do seu rebanho, e deve ter dito mais ou menos assim:
“—Senhor, se melhor eu tivesse, eu Te daria.”
Mas, Caim não gostou nada daquilo. Ele ficou muito zangado! Ele não gostou nada de o Senhor ter aceitado a oferta de seu irmão mais novo e ter rejeitado a dele, mesmo ele não tendo feito o melhor, ainda ficou bravo!
Deus viu o coração de Caim e aquele sentimento maligno que estava em dentro dele e disse:
— Por que você está com raiva? Por que anda zangado? Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.
De nada adiantou esse aviso do Senhor... O coração de Caim encheu-se de sentimentos maus; Caim ficou com inveja e ódio de Abel!
Às vezes isso acontece com vocês crianças. Seus pais mandam vocês estudarem, ou os proíbem de sair e alguns ficam irados, chateados, tem crianças que fazem até pirraças.
Caim, além de irado, deixou-se contaminar pelo pecado e, depois, cometeu um erro ainda maior!
Um dia, Caim foi até o seu irmão e puxou a seguinte conversa com ele:
— Vamos até o campo.
Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou.
Isso mesmo, Caim matou o seu irmão! Até então, ninguém tinha matado outra pessoa aqui na Terra!
Mais tarde o Senhor perguntou a Caim:
— Onde está Abel, o seu irmão?
— Não sei
— respondeu Caim.
— Por acaso eu sou o guarda do meu irmão?
Então Deus disse:
— Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança. Por isso você será amaldiçoado e não poderá mais cultivar a terra. Pois, quando você matou o seu irmão, a terra abriu a boca para beber o sangue dele. Quando você preparar a terra para plantar, ela não produzirá nada. Você vai andar pelo mundo sempre fugindo.
Caim disse a Deus, o Senhor:
— Eu não vou poder agüentar esse castigo tão pesado. Hoje tu estás me expulsando desta terra. Terei de andar pelo mundo sempre fugindo e me escondendo da tua presença. E qualquer pessoa que me encontrar vai querer me matar.
Mas o Senhor respondeu:
— Isso não vai acontecer. Pois, se alguém matar você, será sete vezes castigado.
Em seguida o Senhor pôs um sinal em Caim para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.
Então Caim saiu da presença do Senhor e foi embora para uma terra distante, e Adão e Eva ficaram muito tristes com tudo aquilo que havia acontecido. Agora estavam sem seus dois filhos: Abel estava morto e Caim viveria fugindo.

CONCLUSÃO
Vamos voltar a Gênesis 4.4, que diz assim:
“... e atentou o Senhor para Abel e sua oferta.”
Neste versículo, crianças vemos que o que primeiro agradou a Deus não foi a oferta de Abel e sim o próprio Abel, ou seja, Deus viu a intenção do coração de Abel com a sua oferta e isto O alegrou. Já o mesmo não podemos dizer de Caim, vamos ler o versículo 5:
“Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. ...”
A Bíblia nos diz em 1ª João 3.12 que as obras de Caim eram más, isto era sinal que o seu coração estava cheio de pecado, por isso ele não pode agradar a Deus.
Crianças lembrem sempre de confessar ao Senhor, com sinceridade, os seus pecados, as falhas que vocês cometem. O pecado é a única coisa que pode nos impedir de chegar perto do Senhor.
Se Caim tivesse se arrependido de ter feito qualquer oferta e fizesse o melhor para Deus com certeza ele teria sido abençoado
.

6 comentários:

  1. A paz de Cristo gosto muito do seu blog que sempre nos trás coisas maravilhosas, sobre esse planejamento eu tenho em meu blog umas atividades com rolo de papel higiênico passa lá para ver. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, minha amada! Parabéns pela unção e criatividade para com suas atividades e textos. Que DEus continue te usando como instrumento vivo nas mãos Dele.
    Um forte abraço,
    Cacau

    ResponderExcluir
  3. Querida adorei seu blog, estou na responsabilidade de coordenar o estudo biblico com estes pequenos e vc me ajudou bastante. Graça e paz!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue te abençoando e te concedendo todo conhecimento em sua palavra para que possa continuar esse lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. otimas sugestões para trabalharmos com os pequeninos .
    obrigada , que Deus possa continuar te abençoando neste lindo trabalho

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS