Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

UMA PALAVRA SOBRE O PROFESSOR DA PALAVRA DE DEUS_ ESDRAS

(...) Esdras, um escriba* das palavras dos mandamentos do Senhor, não era um mero copista, mas um estudante diligente da Lei. (...)
Depois do término da reforma dos muros e o registro do povo, a congregação se reuniu como um só homem em Jerusalém para celebrar a festa das trombetas. A finalização do trabalho nos muros resultou em um novo entusiasmo entre o povo, surgindo uma necessidade popular para que a Lei fosse lida publicamente. Finalmente, havia surgido a oportunidade para realizar o plano, há tanto tempo acalentado por Esdras, de reorganizar a vida nacional com base na Lei de Moisés.
A leitura pública da Lei deveria ser feita a cada sete anos, mas durante o longo período de cativeiro, a prática que nunca havia sido regular foi totalmente esquecida. O fato de o povo desejar ouvir a leitura da lei indica que havia um clima de avivamento entre eles.
No dia da convocação, Esdras e mais 14 sacerdotes subiram em uma plataforma de madeira, acima do povo. Quando começou a ler a Lei, todo o povo ficou em pé. Então, começou a difícil tarefa de ler o Livro da Lei, de manhã até o meio-dia.
A leitura era interrompida ocasionalmente por Esdras ou outro sacerdote para que pudessem explicar alguns trechos. (Neemias 8.7-8)
O efeito da leitura da lei sobre o povo foi notável. Os judeus irromperam em choro e lamentações quando perceberam os muitos aspectos em que, como nação, violara a Lei. Apesar da dolorosa lembrança do pecado, a tristeza não era adequada com a celebração do dia santo, (...).
Esdras serviu à sua geração da melhor maneira que pôde. Lutou para preservar a Palavra de Deus e para mantê-la livre de corrupções. Depois, lutou para restabelecer um sacerdócio consagrado e separado para Deus. (...) Esdras teve sucesso em salvar sua geração da apostasia e lançar as sementes da fé espiritual, que cresceu para produzir frutos nos séculos seguintes. Esdras era um homem necessário em sua época. Embora seus primeiros esforços em Jerusalém, aparentemente, tivessem poucos resultados e parecessem não terem sido bem aceitos, mesmo assim, no tempo oportuno, ele viu o fruto dos seus esforços. Seu trabalho tornou-se a base sobre a qual Cristo e os apóstolos posteriormente edificaram.
Escriba = Os copistas e mestres das Escrituras. Chamados também de intérpretes ou doutores da Lei.
[Texto retirado do livro Esdras e Neemias — o retorno da Babilônia. Graça Editorial, pgs 17,24-25,27.]

segunda-feira, 27 de julho de 2009

TURMINHA DA GRAÇA E O DIA DOS PAIS_desenhos para colorir



O PEQUENO REI JOSIAS

"Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém;..."
(2°Reis 22.1)

domingo, 26 de julho de 2009

A MENSAGEM DE DEUS ATRAVÉS DE JEREMIAS

VISUAIS SOBRE O REI JOSIAS



Esses visuais acompanham a lição
NÃO SE ESQUEÇA DA PALAVRA DE DEUS!
(2º Reis 22. -23.1-3; 2º Crônicas 34.)

ATIVIDADE PARA COLORIR_ESDRAS LÊ A PALAVRA

Figuras para contar a história do Rei Josias

+ 1 DESENHO PARA O DIA DOS PAIS

Encontre esse desenho e outros no

DESENHOS PARA O DIA DOS PAIS


Crianças lendo a Bíblia

Esse e outros desenhos bem legais você encontra no http://www.amigosdabiblia.com.br/imprimaepinte.html

DESENHOS SOBRE A BÍBLIA




O REI JOSAFÁ INCENTIVA O ENSINAMENTO DA PALAVRA DE DEUS

Esse visual acompanha a lição
A PALAVRA DE DEUS TRAZ SEGURANÇA
(2º Crônicas 17. 1-10)

VISUAIS SOBRE JEREMIAS E O ROLO QUEIMADO


Esses visuais pertencem a lição
A PALAVRA DE DEUS DURA PARA SEMPRE (Jeremias 36.)
Você pode ler esta lição aqui no blog http://karolpoerner.blogspot.com/2009/07/planejamentoo-valor-da-biblia-em-minha.html

VISUAIS SOBRE O ROLO QUE FOI ENCONTRADO NO TEMPLO


Visuais que podem ser utilizados na lição
NÃO SE ESQUEÇA DA PALAVRA DE DEUS!
(2º Reis 22. -23.1-3; 2º Crônicas 34.)
Leia a lição aqui no blog

LIÇÕES BÍBLICAS PARA CRIANÇAS_SÉRIE: O VALOR DA BÍBLIA EM MINHA VIDA

Escola Bíblica Infantil
Lições Bíblicas: Agosto– Domingo /2009
Tema Central:
O VALOR DA BÍBLIA EM MINHA VIDA

A PALAVRA DE DEUS EM MEU LAR (Deuteronômio 6.1-9)INTRODUÇÃO
Louvado seja o nosso Deus! Quantas lições valiosas da Palavra de Deus estamos aprendendo juntos!
Hoje vamos continuar aprendendo como a Palavra de Deus é importante para nossa vida.

DESENVOLVIMENTO
Como se chamava o homem que recebeu de Deus os Dez Mandamentos?
Sim! Moisés.
Além dos Dez Mandamentos, o Senhor deu a Moisés algumas orientações muito importantes, que ele deveria passar para o povo de Israel. Deus chamou Moisés, e falou assim:
—Reúna esse povo na minha presença para que escutem o que vou dizer, a fim de que aprendam a me respeitar a vida inteira e assim ensinem os seus filhos.Assim, Moisés, como era obediente a Deus, reuniu o povo israelita e lhe ensinou a mensagem que o Senhor havia lhe falado:— São esses os mandamentos e as leis que o SENHOR, nosso Deus, mandou que eu ensinasse a vocês. Portanto, obedeçam a esses mandamentos na terra em que vão entrar e que vão possuir. Respeitem o SENHOR, nosso Deus, vocês, os seus filhos e os seus netos, e cumpram sempre todos os mandamentos e leis que eu lhes estou dando e assim vocês viverão muitos anos. Povo de Israel, tenha o cuidado de cumprir a lei de Deus. Então, conforme disse o SENHOR, o Deus dos nossos antepassados, tudo correrá bem para vocês, e vocês se tornarão numerosos naquela terra boa e rica onde vão viver. Escute, povo de Israel! O SENHOR, e somente o SENHOR, é o nosso Deus. Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças.Deus queria que o Seu povo fosse muito abençoado, e para isso era preciso que eles obedecessem e praticassem a Palavra de Deus.
O Senhor também falou com Moisés o que os israelitas deveriam fazer para que todas suas famílias fossem abençoadas:
— Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.O Senhor alertou que os pais deveriam ensinar a Sua Palavra, os Seus mandamentos aos filhos.

CONCLUSÃO
É muito importante que a família unida aprenda a Palavra de Deus. Deus deu aos pais a missão de ensinar aos seus filhos a Sua Palavra. Mas, infelizmente muitos lares não têm esse privilégio de terem pais quem amam e obedecem ao Senhor para poderem falar d’Ele aos seus filhos.
Quem aqui já tem pais que já conhecem ao Senhor Jesus, que amam a Palavra de Deus e vem a Igreja?
(Lembre-se que é realidade que, muitas crianças que freqüentam à Casa de Deus não têm lares com princípios verdadeiramente cristãos. Muitas chegam à Igreja através de avós, tios, vizinhos e etc. Por isso, aproveite essa lição para unir-se as crianças em oração em favor da conversão dos seus familiares.)
Como é bom ter uma família unida servindo ao Senhor!
Mas, para aqueles que não têm ainda seus pais, irmãos e demais familiares servindo à Deus, nós vamos orar agora para que o Senhor Jesus os visite e transforme os seus corações.
(Reúna as crianças formando um círculo e ore.)


A PALAVRA DE DEUS TRAZ SEGURANÇA
(2º Crônicas 17. 1-10)
INTRODUÇÃO
Como é bom aprender coisas novas!
Quando aprendemos algo novo e interessante ficamos contentes. Imaginem então, como é bom aprender sobre a Palavra de Deus!
Toda vez que nos reunimos para saber o que está escrito na Bíblia, o Senhor Deus fica muito satisfeito, e somos abençoados.

DESENVOLVIMENTO
Josafá ficou no lugar de Asa, o seu pai, como rei de Judá e se preparou para se defender do Reino de Israel.
Colocou soldados em todas as cidades de Judá que eram protegidas por muralhas e também pôs acampamentos militares em todo o território de Judá e nas cidades de Efraim que Asa, o seu pai, havia conquistado.
O Senhor Deus abençoou Josafá porque ele agiu como o seu pai tinha agido no princípio do seu reinado. Ele não adorou o deus Baal, mas adorou o Deus do seu pai e obedeceu aos seus mandamentos, em vez de seguir o mau exemplo dos reis de Israel.
O Senhor firmou o poder de Josafá como rei, e todos em Judá lhe davam presentes. Assim Josafá ficou muito rico e famoso.
Continuou cada vez mais decidido a obedecer às leis de Deus e acabou com os lugares de adoração aos falsos deuses que havia no seu país.
No terceiro ano do seu reinado, Josafá viu que o seu povo precisava conhecer um pouco mais sobre o Deus.
Então Josafá pensou, pensou...
Sabem o que o rei fez?
Ele enviou autoridades para ensinarem a Lei de Deus nas cidades de Judá: Cinco Príncipes: Ben-Hail, Obadias, Zacarias, Netanel e Micaías, ajudados por Nove Levitas: Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias e Dois Sacerdotes: Elisama e Jeorão.
Levaram consigo o Livro da Lei de Deus, o SENHOR, e foram por todas as cidades de Judá, ensinando a Lei a todo o povo.

CONCLUSÃO
Sabe qual foi o resultado do povo do reino de Judá, ter dado atenção ao ensino da Palavra do Senhor?
Todos foram muito, muito abençoados!
Aqui em 2º Crônicas 17.10 nos diz o que aconteceu. Quem pode ler este versículo?
(Dê oportunidade a alguma criança que seja visitante, ou que quase nunca participa, ou incentive a alguma que seja tímida a ler o versículo.)O Senhor Deus fez com que todos os povos vizinhos de Judá ficassem com medo de Josafá, e por isso eles não fizeram guerra contra ele.
Deus protegeu o rei Josafá e seu povo, porque eles deram ouvidos à Sua Palavra. É isso que o Senhor nos promete no Salmo 119.165, que muita segurança o Senhor dará aqueles que amam à Sua Palavra.
Por isso crianças, vamos amar e praticar o que diz a Palavra de Deus para que venhamos ser protegidos contra todo mal.


NÃO SE ESQUEÇA DA PALAVRA DE DEUS!
(2º Reis 22. -23.1-3; 2º Crônicas 34.)
INTRODUÇÃO
Quem aqui é curioso? Quem aqui gosta de fazer novas descobertas?
Vocês sabiam que a Bíblia também está cheinha de surpresas que devem ser descobertas? Existem palavras impressionantes que estão escritas nas Escrituras Sagradas, e que às vezes, nós sequer imaginamos...
Conheceremos hoje a história de um rei que se transformou depois de descobrir algumas coisas na Palavra de Deus.
Querem descobrir como isso aconteceu? Atenção para a lição bíblica!
DESENVOLVIMENTO
Josias tinha oito anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou trinta e um anos em Jerusalém. Josias fez o que agrada a Deus, o SENHOR; ele seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi, e não se desviou nem para um lado nem para o outro.
No ano dezoito do seu reinado, Josias mandou que Safã, o escrivão,
(explique que escrivão era um funcionário que trabalhava para o rei semelhante a um secretário) fosse à Casa de Deus. Josias deu a seguinte ordem:
— Vá falar com Hilquias, o Grande Sacerdote, e diga a ele que conte o dinheiro que os sacerdotes que tomam conta da entrada do Templo têm recebido do povo. Peça que entregue esse dinheiro aos homens que estão encarregados dos consertos do Templo. Eles devem pagar os carpinteiros, os construtores e os pedreiros e comprar a madeira e as pedras para os consertos. Os homens que estão encarregados dos consertos são honestos em tudo, e por isso não é preciso pedir que eles prestem contas desse dinheiro.
Safã deu a ordem do rei a Hilquias, e este lhe contou que havia achado algo muito interessante e muito importante, durante a limpeza e a reforma da Casa do Senhor.
O que será que o Grande sacerdote Hilquias havia encontrado?
Hilquias tinha encontrado o Livro da Lei, com a mensagem de Deus que estava perdida há muito tempo.
Ele entregou o livro ao secretário do rei Josias, Safa, e ele o leu.
Depois Safã voltou e contou ao rei o seguinte:
— Os seus servidores pegaram o dinheiro que estava no Templo e o entregaram aos encarregados dos consertos.E Safã disse também:
— Tenho aqui comigo um livro que Hilquias me entregou. E leu o livro em voz alta para o rei.
Quando ouviu o que o Livro da Lei dizia, o rei rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
Então deu a Hilquias, o sacerdote, e a Aicã, a Acbor, a Safã, o escrivão e a Asaías, o servidor do rei, a seguinte ordem:
— Vão consultar a Deus, o Senhor, por mim e por todo o povo de Judá a respeito dos ensinamentos deste livro. Deus está irado conosco porque os nossos antepassados não fizeram o que este livro manda.Obedientes, aqueles homens foram falar com uma profetisa* (Explique que profeta ou profetisa = Alguém que fala por Deus, dando sua mensagem a outros.) chamada Hulda, que morava no bairro novo de Jerusalém.
Eles contaram a Hulda o que havia acontecido, e ela lhes disse que voltassem e dessem ao rei a seguinte mensagem:
— Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, vou castigar a cidade de Jerusalém e todo o seu povo, como está escrito no livro que o rei leu. Eles me abandonaram e têm oferecido sacrifícios a outros deuses e assim me fizeram ficar irado por causa de todas as coisas que têm feito. Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, digo isto a respeito do rei: “Você ouviu o que está escrito no livro, e se arrependeu, e se humilhou diante de mim, rasgando as suas roupas e chorando quando ouviu como ameacei castigar a cidade de Jerusalém e o seu povo. Mas eu ouvi a sua oração e por isso só depois da sua morte é que vou castigar Jerusalém. Vou deixar que você morra em paz.”Então os homens levaram ao rei essa resposta.
Depois de ouvir a Palavra de Deus dita pela profetisa Hulda, o rei Josias iniciou uma grande operação limpeza em Judá.
O rei Josias convidou que todos os líderes de Judá e de Jerusalém se reunissem com ele, e eles foram todos juntos até à Casa de Deus, acompanhados pelos sacerdotes, pelos profetas e por todo o resto do povo, tanto os mais importantes como os mais humildes.
Então, o rei leu diante deles toda a Palavra de Deus que havia sido achada no Templo.
Ele ficou perto da coluna real, em pé, e fez com Deus, o SENHOR, uma aliança pela qual eles lhe obedeceriam e guardariam as suas leis e mandamentos com todo o coração e com toda a alma. E também cumpririam tudo o que a aliança mandava fazer, como estava escrito no livro. E todo o povo prometeu cumprir a aliança

CONCLUSÃO
Josias acabou com todos os falsos deuses que havia nas terras dos israelitas e fez com que todos os israelitas adorassem somente ao verdadeiro Deus.
Enquanto Josias viveu, o povo não deixou de obedecer ao Senhor Deus.


A PALAVRA DE DEUS DURA PARA SEMPRE
(Jeremias 36.)
INTRODUÇÃO
Que bênção! Mais uma vez estamos reunidos para aprendermos importantes ensinamentos da Palavra do nosso Deus!
Na semana passada aprendemos sobre um rei que começou a reinar quando ainda era uma criança, com oito anos de idade e que Deus usou para ensinar a Sua Palavra ao povo de Judá. Como se chamava este rei? (Aguarde respostas)
Foi o rei Josias! Ele ouviu o que estava escrito na Palavra de Deus, que o sacerdote Hilquias havia encontrado no Templo e viu que diversas coisas estavam erradas em seu reino, pois não estavam sendo feitas segundo o que o Senhor tinha ordenado. Assim, o rei Josias ensinou para o seu povo o que estava escrito na Palavra de Deus e todos passaram a seguir seus ensinamentos.

DESENVOLVIMENTO
Mas... Depois que o rei Josias morreu, o seu filho Jeoaquim passou a reinar no lugar de seu pai.
No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o Senhor Deus chamou o profeta Jeremias e lhe disse:
— Jeremias, pegue um rolo — um livro — e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje. O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.Jeremias foi um profeta* (Explique que profeta ou profetisa = Alguém que fala por Deus, dando sua mensagem a outros.) muito usado pelo Senhor. Escolhido por Deus, também foi um dos escritores da Bíblia.
Então, Jeremias chamou Baruque, e ditou tudo o que o Senhor o tinha dito, e ele escreveu num rolo.
Jeremias falou:
— Eu estou proibido de ir ao Templo. Mas quero que você vá, quando o povo lá estiver. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o Senhor Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir. Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o Senhor está furioso e muito irado com este povo.Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como o profeta Jeremias havia lhe mandado.
No nono mês, do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, em Judá, o povo se reuniu na Casa do Senhor, para estarem diante de Deus. Estavam reunidos todos os que viviam em Jerusalém e todos os que tinham vindo das cidades de Judá.
Então Baruque leu no rolo tudo o que Jeremias tinha dito, e todo o povo escutou. Ele fez essa leitura num dos pátios do Templo.
Micaías ouviu Baruque ler no rolo aquilo que o Senhor tinha dito.
Aí desceu ao palácio real e foi até a sala do secretário do rei, onde todas as autoridades estavam reunidas. Encontravam-se ali Elisama, conselheiro do rei, Delaías, Elnatã, Gemarias, Zedequias, e todas as outras autoridades.
Micaías contou tudo o que tinha ouvido Baruque ler para o povo.
Então as autoridades mandaram que Jeudi, fosse dizer a Baruque o seguinte:
— Venha e traga o rolo que você leu para o povo.Aí Baruque pegou o rolo e foi ao palácio. E eles lhe disseram:— Por favor, sente-se e leia o rolo para nós.E Baruque leu para eles.
Depois de terem escutado tudo, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruque:
— Temos de contar isso ao rei.
Então perguntaram:
— Diga uma coisa: como é que você escreveu tudo isso?
— Jeremias ditou palavra por palavra, e eu escrevi tudo com tinta neste rolo!
— respondeu Baruque.
Então eles disseram:
— Você e Jeremias precisam se esconder. Não deixem ninguém saber onde vocês estão. As autoridades deixaram o rolo, isto é, o livro, na sala de Elisama, o secretário do rei. Em seguida, foram até a sala onde o rei estava e lhe contaram tudo.
Então o rei mandou que Jeudi fosse buscar o rolo. Ele foi e trouxe o rolo e leu para o rei Jeoaquim e todas as autoridades que estavam em volta dele.
Ao ouvir a Palavra de Deus, que o Senhor havia dado através do profeta Jeremias, vocês nem imaginam o que o rei Jeoaquim fez!
Era tempo de frio, e o rei estava no seu palácio de inverno, sentado perto do fogo.
Depois que Jeudi terminou a leitura de três ou quatro folhas, o rei ficou muito furioso, pegou um canivete, cortou a mensagem de Deus em pedaços e jogou no fogo. Assim ele fez até que o rolo inteirinho virou cinza.
Nem o rei, nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento.
Acontece que Elnatã, Delaías e Gemarias tinham pedido ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu atenção.
Pelo contrário, mandou que o príncipe Jerameel, junto com Seraías e Selemias, prendesse Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os havia escondido.
Xiii... E agora? A Palavra de Deus foi queimada! Como as outras pessoas aprenderiam os ensinamentos do Senhor?
(Dê ênfase à situação causada pela destruição do rolo que continha a Palavra de Deus e pergunte a elas o que fariam para resolver este problema.)O rei pensava que, queimando o rolo pudesse acabar com a Palavra de Deus. O que ele não sabia era que a Palavra do senhor dura para sempre!
Tudo o que está escrito aqui na Bíblia (mostre a Bíblia para a classe), que é o Livro de Deus, já aconteceu ou ainda vai acontecer. Mesmo se alguém rasgar e queimar o Livro de Deus, as palavras que Ele falou não vão se perder. Elas ficam para sempre e se cumprem. É isso que está escrito aqui em Isaías 40.8. (Se você preparou um cartaz com o versículo do dia apresente-o a turma.)
Depois que o rei Jeoaquim queimou o rolo que continha a Palavra de Deus, o Senhor chamou novamente o profeta Jeremias. Deus mandou que o profeta pegasse outro rolo e escrevesse tudo o que estava naquele que o rei tinha queimado e mandou dizer o seguinte:
— Rei Jeoaquim, você queimou o rolo, perguntando: “Por que foi que Jeremias escreveu que o rei da Babilônia certamente virá, e destruirá esta terra, e matará a sua gente e os seus animais?” Por isso, eu, o Senhor, digo a você, rei Jeoaquim, que nenhum dos seus descendentes será rei no reino de Davi. Castigarei você, os seus descendentes e as suas autoridades por causa dos pecados de vocês todos. Nem você nem o povo de Jerusalém e de Judá se importaram com os meus avisos. Por isso, muitas coisas ruins virão sobre vocês!.
Então, Jeremias pegou outro rolo, entregou ao seu secretário Baruque, e ele escreveu tudo o que eu foi ditado. Baruque escreveu tudo o que estava no rolo que o rei Jeoaquim havia queimado e ainda muitas outras coisas parecidas que o Senhor havia falado.

CONCLUSÃO
Que bela lição! Podemos aprender com esta emocionante história que apesar das lutas contra a Bíblia, ela continua a existir, e durará para sempre.
As pessoas podem até ter raiva das mensagens deixadas pelo Senhor, mas nunca conseguirão destruí-las!
A Palavra de Deus é eterna! Não há como destruí-la, não podemos simplesmente esquecer que ela existe.
A Bíblia é a base para nossas vidas, é o manual que nos ajudará a chegar até o céu, onde Deus está.
Seja fiel como o profeta Jeremias: Siga as Escrituras sagradas e espalhe pelo mundo a mensagem de Salvação, mesmo que isso seja muito difícil.
Tenha certeza que Deus ficará muito feliz com você!


ATENÇÃO, PARA O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS!
(Esdras 7.10; Neemias 8.)
INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus é muito importante! Como já vimos nas lições anteriores, Ela está cheia de bons ensinamentos.
Quem aqui já tem uma Bíblia? Vocês gostam de ouvir a Palavra de Deus? Como se comportam quando alguém lê a Bíblia na igreja? Podemos conversar durante a leitura da Palavra de Deus? Como devemos agir ao ouvirmos as Escrituras Sagradas?
É sobre isso e muito mais que vamos aprender na nossa lição bíblica de hoje.

DESENVOLVIMENTO
O povo de Israel passara muitos anos numa terra distante, e por isso havia se esquecido de muitas coisas da Bíblia, a Palavra de Deus. Quando voltaram a Israel, eles fizeram algo muito especial...
Todos: pais, mães, vovôs e vovós, tios e tias, meninos e meninas acordaram bem cedo e foram sabe a onde?
Em direção a uma grande porta que havia na cidade. Estavam procurando um professor da Palavra de Deus. Seu nome começa com a letra “E”, será que vocês conseguem descobrir?
Era, o sacerdote e professor da Palavra de Deus, Esdras.
Esdras foi um homem muito usado por Deus e até foi uma das pessoas que escreveu a Bíblia. Ele havia dedicado toda sua vida a estudar, e a praticar a Lei do Senhor, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel.
Quando o povo o encontrou, fizeram um pedido muito especial:
— Queremos ouvir a leitura da Palavra de Deus! Por favor, nos ensine! (Peça para as crianças repetirem o que o povo de Israel falou ao sacerdote Esdras.)Antigamente, a Bíblia não era igual a que conhecemos hoje. Ela era em forma de rolos, feitos de peles de animais. (Mostre de um lado o visual que mostra os rolos e do outro levante sua Bíblia.)
Esdras pegou um grande rolo, foi desenrolando, desenrolando e levou para o lugar onde o povo estava reunido: os homens, as mulheres e as crianças.
E ali, na praça em frente ao portão, Esdras leu a Palavra de Deus para o povo.
O culto começou de manhãzinha, ao nascer do sol, e foi até o meio-dia. Já pensou ficar num culto ao ar livre, na praça, todo esse tempo?
Mas o povo nem viu a hora passar, eles estavam muito interessados em ouvir e aprender a Palavra de Deus. Todos prestaram muita atenção, até mesmo as crianças!
Quando você vem aqui na igreja como tem se comportado na hora que a Palavra de Deus está sendo ensinada? Você pára e presta atenção como os moradores de Jerusalém?
A Bíblia nos ensina que devemos nos comportar bem quando estivermos na Casa de Deus. (Ec. 5.1)
O professor da Palavra de Deus, Esdras estava de pé num estrado de madeira que havia sido feito para aquela ocasião. À direita e à esquerda de Esdras estavam de pé homens de Deus.
Esdras ficou ali no estrado acima do povo, e todos olhavam para ele. Quando abriu o rolo com a Palavra de Deus, todos se levantaram, e Esdras disse:
— Louvem o Senhor, o grande Deus!Todo o povo levantou os braços e respondeu:
— Amém! Amém!Aí se ajoelharam e, com o rosto encostado na terra, adoraram a Deus, o Senhor.
Depois se levantaram e ficaram nos seus lugares. Então os levitas explicaram a Bíblia para o povo. Os levitas eram: Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías.
Eles iam lendo a Palavra de Deus e davam explicações para que o povo entendesse o que era lido.
Quando ouviram a leitura da Lei, eles ficaram tão comovidos, que começaram a chorar.
Por que será que eles começaram a chorar?
O povo começou a chorar porque se lembraram dos seus pecados e de como se esqueceram de Deus.
Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e mestre da Lei, e os levitas que estavam ali explicando a Lei disseram a todo o povo:
— Este dia é sagrado para o SENHOR, nosso Deus, e por isso vocês não devem se lamentar nem chorar.Vão agora para casa e façam uma festa. Repartam a sua comida e sua bebida com quem não tiver nada preparado. Este dia é sagrado para o nosso Deus; portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.
Os levitas foram pelo meio do povo, acalmando-os e dizendo que não ficassem tristes num dia tão santo.
Então todos foram para casa, e comeram, e beberam alegremente. E o que eles tinham, repartiram com os outros porque entenderam o que havia sido lido para eles.
No dia seguinte, os chefes dos grupos de famílias e os sacerdotes e os levitas foram onde Esdras estava a fim de estudarem com ele os ensinamentos da Lei.
E acharam escrito nela que, o Senhor Deus havia mandado por meio de Moisés que o povo de Israel morasse em cabanas durante a Festa das Barracas*.
(*Durante essa festa o povo vivia em tendas simples, feita de galhos de árvores para lembrar-se dos anos que passaram, viajando pelo deserto, relembrando o cuidado de Deus durante aqueles anos.)* Para entender melhor leia os textos-complementares que falam da Festa dos Tabernáculos:
Lv. 23.33-44, Dt.16.13-17.
Então, em toda a cidade de Jerusalém e em todas as outras cidades e povoados, mandaram avisar o seguinte:
— Saiam para os morros e tragam galhos de pinheiros, oliveiras, palmeiras e outras árvores, para fazer cabanas, conforme está escrito na Palavra de Deus..
Imaginem só a alegria das crianças procurando galhos de árvores para fazerem suas barracas!
Todo o povo saiu e trouxe galhos de árvores. Em seguida eles construíram cabanas no terraço das suas casas, nos seus quintais, nos pátios do Templo, nas praças. Todos construíram cabanas e moraram nelas.
Fazia muito, muito tempo que eles não comemoravam a Festa das Barracas*, por isso festejaram com muita alegria!
Á noite, eles dormiam nas barracas, e durante o dia, Esdras lia e explicava a Palavra de Deus.
Durante sete dias o povo esteve em festa, e a cada dia era lida uma parte da Palavra de Deus para todos. Mas no oitavo dia houve uma reunião muito importante para terminar a festa.

CONCLUSÃO
Precisamos estar atentos a tudo o que a Bíblia nos ensina. As pessoas que conhecemos na lição de hoje nos ensinaram através de seus exemplos, que é muito importante prestarmos atenção quando a Palavra de Deus está sendo ensinada.
A Bíblia nos diz que o povo ficou de pé em sinal de respeito às Escrituras Sagradas. Devemos seguir este exemplo. Não podemos conversar, tratar de outros assuntos quando estamos no culto, ou ouvindo a Palavra de Deus.
Quando ouvimos o que a Bíblia nos diz, agradamos ao Senhor e sabemos exatamente o que Deus quer que façamos!

Aqui dentro do blog você encontrará os visuais para ensinar as lições as crianças e materiais para preparar as atividades. Olhe na barra lateral e procure pelos temas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

A ARCA DA ALIANÇA

A CONSTRUÇÃO DA ARCA DA ALIANÇA
(Êxodo 37.1-9; Êxodo 25.10-22)
"Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro.
Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado.
Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.
Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
Ele fez dois querubins de ouro batido, um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa.
Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa."

sábado, 11 de julho de 2009

quarta-feira, 8 de julho de 2009

CAIO PARA COLORIR

BINHO LENDO A BÍBLIA_2


"Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria..." Salmo 119.140

BINHO LENDO A BÍBLIA

+ 1 LOUVOR QUE FALA DA BÍBLIA

ESSA CANÇÃO PERTENCE A ESSE CD E TAMBÉM PODE SER PASSADO PRAS CRIANÇAS O CLIP CORRESPONDENTE NO DVD.

A BÍBLIA
A Bíblia é um livro especial
Com ela aprendo mais sobre Jesus
Ele é meu grande amigo
Eu quero O conhecer mais
Vou ler a Bíblia
Todo dia, mais e mais
Vou entrar no meu quarto
Fechar minha porta
Vamos ficar juntinhos, só eu e o Senhor
Vou pegar minha Bíblia
Vou ler com carinho
Sei que Deus vai falar comigo

A Bíblia é o pão que alimenta
A fome que está em meu coração
É a palavra de Jesus
Que me cura e fortalece
Vou ler a Bíblia
Todo dia, mais e mais
Vou entrar no meu quarto...[2x]

-Sabe gente a Bíblia é um livro muito especial!Nela Deus colocou uma coleção de livros que nos ensina tudo o que precisamos saber sobre quem Ele é e sobre a vida que Ele tem para nós. Por isso, é importante nós conhecermos todos os livros da Bíblia, e nessa hora, vamos cantar juntos, quais são esse livros!

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juizes, Rute, Samuel, Samuel, Reis, Reis e Crônicas, Crônicas, Esdras, Neemias Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias e Lamentações, Ezequiel e Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Os trinta e nove livros então, do velho testamento, aqui estão.

Mateus, Marcos, Lucas e João, Atos, Romanos, Coríntios, Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossences, Tessalonicences,Tessalonicences, Timóteo, Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, Pedro, Pedro, João, João, João, Judas e Apocalipse de João.
Os vinte e sete livros então do novo testamento aqui estão.

LOUVORES QUE FALAM DA BÍBLIA

Essa canção é do Cd www.conto com você da Cristina Mel

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver

O velho testamento mostra desde a nossa criação
Em trinta e nove livros para nossa meditação

Gênesis, Êxodo, Levítico, Números E Deuterônomio, Josué, Juízes, Rute, I e II SamuelI e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester e Jó

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver

Salmos, Provérbios, Eclesiastes E Cantares,
Isaías, Jeremias e Lamentações
Ezequiel, Daniel, Oséias e Joel,
Amós, Obadias, Jonas, Miquéias e Naum,
Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver

Um novo testamento mostra vida, graça e salvação
Em vinte e sete livros para a nossa meditação

Mateus, Marcos, Lucas e João
Evangelhos estes chamados são
Atos e Romanos, I e II Coríntios
Galátas, Efésios, Filipenses e Colossenses

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver

I e II Tessalonicenses, I e II Timotéo, Tito e Filemon
Hebreus e Tiago, I e II Pedro, I, II e III João, Judas e Apocalipse

Vamos aprender pra nunca mais esquecer
Livros que nos mostram como se deve viver.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

2 visuais sobre Moisés e os 10 mandamentos

Visual de Moisés com os 10 mandamentos

Encontrei esse lindo visual no http://sementinhakids.wordpress.com/recursos-2/desenhos-coloridos-para-historias-biblicas/moises/

DESENHOS DE BÍBLIAS


"A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros,com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Colossenses 3.16

Desenho da Arca da Aliança

"Coloque dentro da arca as duas placas de pedra que Eu vou lhe dar e ponha a tampa na arca." Êx 25.21
(Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
(*Atenção: Não se esqueça de clicar em cima do desenho para salvá-lo em tamanho maior.)

POSTAGENS MAIS VISITADAS