Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

10 Mandamentos para Montar



Figuras_Moisés e os 10 mandamentos



Essas figuras podem ser ampliadas para serem utilizadas em flanelógrafo.

Moisés e os 10 Mandamentos_+1desenho para colorir

OS 10 MANDAMENTOS

Esse visual você encontra no http://www.escoladominical.net/forum/viewtopic.php?f=69&t=2758

Visuais sobre Moisés recebendo os 10 Mandamentos

"O Senhor desceu no alto do monte Sinai e chamou Moisés para que fosse até lá. Moisés subiu." (Êx 19.20)
"Moisés ficou ali com Deus, o Senhor, quarenta dias e quarenta noites e durante esse tempo não comeu nem bebeu nada.(...)" (Êx 34.28)
"(...), descendo Moisés do monte Sinai (...) trazia as duas tábuas do Testemunho em sua mão,(...)" (Êx 34.29)
"Moisés foi e contou ao povo tudo o que o Senhor tinha dito e todos os mandamentos que Ele tinha dado.(...)" (Êx 24.3)
"Então, escreveu o Senhor nas tábuas,(...), os dez mandamentos,(...)" (Dt10.4)

Moisés e os 10 mandamentos_Para Colorir

"Então, escreveu o Senhor nas tábuas,(...), os dez mandamentos,(...); e o Senhor mas deu a mim."
Deuteronômio 10.4

Josué 1.8


SALMO 119.11

TIAGO 1.22

SALMO 119.105

COLORIR_MOISÉS E OS 10 MANDAMENTOS

domingo, 28 de junho de 2009

LIÇÕES BÍBLICAS PARA CRIANÇAS - SÉRIE_BÍBLIA: A PALAVRA DE DEUS PRA MIM!


Escola Bíblica Infantil da Graça de Deus
Lições Bíblicas: Julho – Domingo /2009
Tema Central: BÍBLIA: A PALAVRA DE DEUS PRA MIM!


BÍBLIA: MANUAL PARA VIDA (1ª Pedro 1.21; Salmo 119.105,160)

INTRODUÇÃO(Para esta aula providencie algum “Manual de Instruções” de algum aparelho eletrodoméstico, ou mesmo de algum jogo.)Olá crianças! Como vocês estão?
Vejam o que eu tenho aqui em minhas mãos: um Manual de Instruções.
Mas, para que serve um Manual de Instruções?
(Aguarde respostas.)Ah, sim! Ele serve para mostrar como algo funciona como deve ser usado. Existem vários tipos de manuais que ensinam vários tipos de coisas.
O que pode acontecer quando não lemos atentamente um manual de instruções, por exemplo, de como instalar um chuveiro?
(Aguarde respostas.)O chuveiro pode ser instalado de maneira errada e pode até acontecer um incêndio dentro de casa.DESENVOLVIMENTO(Segure sua Bíblia mostrando-A para a turma.)Crianças, o que é isto que tenho em minhas mãos? Sim, a Bíblia!
Vocês sabiam que a Bíblia também é um Manual de Instruções?
Só que Ela não é como um manual qualquer. Ela é o Manual de Instruções que nos foi dado por Deus para que tenhamos uma feliz e abençoada.
A Bíblia não é um livro simplesmente, mas sim uma coleção de 66 livros. Ela é divida em duas partes principais: o Velho Testamento com 39 livros e o Novo Testamento com 27 livros.
Alguém aqui sabe os nomes dos 66 livros que formam a nossa Bíblia? Então vamos aprender cantando!!!
(Coloque o cd sugerido na faixa indicada e exponha o cartaz com os nomes dos Livros da Bíblia)A Bíblia levou cerca de 1.600 anos para ser escrita. Deus escolheu aproximadamente 40 homens para escreverem a Sua Palavra, mas eles não escreveram o que quiseram não! Deus guiou esses homens para escreverem exatamente o que Ele queria. Vamos ler 1ª Pedro 1.21. (Para que as crianças participem mais das aulas escolha uma delas para lerem alguns versículos que serão estudados nas aulas.)A Bíblia é a Palavra de Deus e Ela é verdadeira, Salmo 119.160.Um Manual de Instruções nos mostra o que é certo se fazer. A Bíblia também nos mostra o que devemos fazer para agradar a Deus e o que não devemos fazer.
Vamos ler agora o
Salmo 119.105.CONCLUSÃOHoje aprendemos como a Bíblia é preciosa para nossas vidas. Sem ela não sabemos a direção certa a ser seguida e deixamos de receber grandes bênçãos. Ela é o Manual de Instruções que nos ensina a viver felizes.
É muito triste ver que algumas pessoas não gostam de seguir a Palavra de Deus, e até duvidam que ela seja verdadeira. Você deve ter a certeza de que, só podemos fazer a vontade do Senhor quando seguimos tudo o que Ele nos ensinou através da Bíblia. A Bíblia é o Manual que nos ensina a vivermos felizes, aprenda a seguir o que ela ensina e seja muito abençoado!

SUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:*Para esta aula traga um ou mais Manuais de Instruções de aparelhos eletrodomésticos, ou mesmo de algum jogo.*Providencie o cd Cânticos de Fé do Miss. R.R.Soares faixa n°3 com o louvor sobre os Livros da Bíblia. Durante todas as aulas deste planejamento essa canção deverá ser ensinada.*Prepare em um Papel Pardo ou Papel 40kg (que é uma cartolina maior) um cartaz com os nomes dos livros da Bíblia, divididos em Velho e Novo Testamento , para que as crianças melhor visualizem os livros da Bíblia.

DEUS DÁ A SUA PALAVRA (Êxodo 20.1-21)


INTRODUÇÃOOi crianças! Que bom estar aqui com vocês hoje!
Na semana passada, nós aprendemos que a Bíblia é muito parecida com algo, vocês se lembram com o que?
(Aguarde respostas, caso as crianças tenham dificuldades em responder, mostre o Manual de Instruções que você utilizou na aula passada.)
Aprendemos que a Bíblia é como um Manual de Instruções.
Por exemplo, um Manual de Instruções de um jogo traz as regras que devem ser obedecidas pelos jogadores.
A Bíblia nos fala que Deus também deixou algumas regras para que nós seguíssemos. Essas regras que o Senhor fez foi para que o Seu povo fizesse tudo certinho e fosse feliz.
Prestem bastante atenção na lição bíblica de hoje e preparem-se para descobrirem que regras são essas.
DESENVOLVIMENTOVamos abrir nossa Bíblia no livro de Êxodo.
Quando Deus libertou o Seu povo da escravidão do Egito, da maldade de Faraó, ele escolheu Moisés para guiar o Seu povo até a Terra Prometida.
(Êx 3.10-12)Deus queria que Seu povo fosse diferente dos demais povos que existiam sobre a terra.
Certo dia, enquanto o povo de Deus estava acampado no deserto, o Senhor chamou Moisés e pediu que ele subisse a parte mais alta do monte Sinai (Êx. 24.12), porque queria dar-lhe algumas instruções, algumas regras que Seu povo deveria obedecer para viver feliz.
Moisés tinha um ajudante que o servia em tudo, que era muito fiel e obediente seu nome era Josué. Quando Moisés subiu ao monte seu ajudante Josué o acompanhou.
(Êx 24.13)Enquanto o Senhor Deus estivesse falando com o seu servo Moisés, ninguém deveria encostar no monte.(Êx 19.12-13)O encontro de Moisés com Deus naquele dia foi algo maravilhoso! O povo viu lá debaixo, o monte fumegando (exalando vapor) e toda montanha tremia. (Êx 19.16-18)Moisés amava tanto estar com Deus que nem notou os dias passarem. Ele permaneceu no alto do Monte Sinai por 40 dias e 40 noites. Que coisa maravilhosa! (Êx 24.18, 31.28, Dt 9.9)No final daqueles dias, Deus entregou duas placas de pedra, escritas pelo Seu próprio dedo, a Moisés, com 10 regras, os 10 mandamentos. (Êx 31.18)Sabe crianças, aqueles mesmos mandamentos que Deus deu a Moisés para o povo de Israel, estão escritos na nossa Bíblia, e nós podemos lê-los agora. Vamos abrir em Êxodo 20?
vs. 2-5 – 1º) Não adore outros deusesSó existe um Deus verdadeiro e Ele está no céu.vs. 4-5 – 2º) Não adore nenhuma Imagem de EsculturaVocê já viu alguém adorando uma estátua? Esse pecado se chama idolatria. Somente Deus deve ser adorado.v. 7 – 3º) Não use o nome de Deus sem respeitoÉ errado ficar brincando com o nome de Deus, ou usá-Lo à toa.vs. 8-9 – 4º) Guarde o SábadoDevemos separar sempre tempo para servir ao Senhor!

v.12 – 5º) Respeite seu Pai e sua MãeQuem desobedece aos seus pais, não agrada a Deus!
v. 13 – 6º) Não MateNem em pensamento!
v. 14 – 7º) Não AdulterarásNão podemos trair as pessoas que nos amam.v. 15 – 8º) Não RoubeNão podemos pegar o que não é nosso.
v.16 – 9º) Não dê Testemunho Falso Contra ninguémNão minta.

v. 17 – 10º) Não cobice as coisas do seu PróximoNão podemos ter inveja ou querer o que não é nosso!

Depois de passar 40 dias e 40 noites no monte Sinai em comunhão com Deus, Moisés desceu e contou para o povo tudo o que o Senhor havia lhe falado.
CONCLUSÃODeus deu para Moisés aquelas duas placas de pedra com um resumo do que o Seu povo deveria fazer, para que ficasse, através dos tempos, registrado, e assim ninguém poderia dizer que não sabia ou não tinha aprendido. Dessa forma, ninguém culparia a Moisés, dizendo que ele não tinha ensinado direito.
E para que nós não nos esquecêssemos os seus mandamentos, os seus estatutos, Deus ordenou que alguns dos seus servos escrevessem a Sua Palavra formando assim a Bíblia Sagrada.
Vamos ver o que o Senhor nos diz em Tiago 1.22?
Toda criança que ama Jesus, sente alegria em ler a Bíblia e obedecer ao que nela está escrito
.

UM LUGAR ESPECIAL PARA A PALAVRA DE DEUS
(Êxodo 25.10-22; Provérbios 3.1; Salmo 119.11)
INTRODUÇÃOQue bênção!!! Mais uma vez estamos aqui reunidos para aprendermos importantes lições da Palavra de Deus.
Será que alguém aqui consegue se lembrar o que a tia ensinou na semana passada? Vou dar uma dica.
(Mostre o visual das duas placas de pedra com os 10 mandamentos, utilizado na aula passada.)Nós aprendemos que Deus mandou que Moisés subisse à parte mais alta, de qual monte mesmo?
Do Monte Sinai.
Pra que Moisés deveria ir até lá? Para receber as instruções de Deus e os Dez Mandamentos de Deus para o seu povo.
Mas, depois que Moisés desceu do monte Sinai o Senhor mandou que ele colocasse as duas placas de pedra com os Dez Mandamentos em um lugar muito especial. Mas que lugar seria esse?
É isso que nós vamos descobrir, prestando bastante atenção na lição bíblica de hoje.
DESENVOLVIMENTOQuem trouxe sua Bíblia hoje? Vamos abri-la no livro de Êxodo 25.10.O Senhor ordenou que fosse construída uma Arca de Madeira, revestida de ouro por dentro e por fora para que as duas placas com os Dez Mandamentos fossem guardados dentro dela.
(Obs: Leia Êx 31.18 e veja que as tábuas com os Dez Mandamentos também era chamada de “as duas tábuas do Testemunho”)
A Arca era parecida com uma caixa. Sua tampa era chamada de propiciatório e formava um tipo de coroa, onde em cima ficavam dois querubins.
Também tinha umas argolas douradas nos seus quatro cantos, onde eram colocadas varas (também de ouro), para que ela fosse carregada.
Ninguém podia encostar na Arca, somente os levitas, homens que faziam a obra de Deus, poderiam carregá-la.
Assim como Deus mandou que Moisés tivesse um cuidado todo especial com a Sua Palavra, nós também devemos guardar a Palavra de Deus em um lugar muito especial de onde jamais possam tirá-la da nossa vida, ou nos fazer esquecer que ela existe.
Mas que lugar é esse que a Palavra de Deus pode ser guardada e que só nós temos a entrada?
Vamos descobrir, abram a Bíblia em Provérbios 3.1?
É no nosso coração, ou seja, dentro de nós!
Mas, como é que conseguimos esconder a Palavra de Deus em nosso coração? Será que teremos de comer a Bíblia? Não é assim.
Então, o que vocês acham?
(Espere algumas opiniões.)É lendo memorizando, pensando nela e praticando o que ela determina.
E sabem de uma coisa? Quem procura guardar a Palavra de Deus em seu coração, começa a amá-la e cada vez mais aumenta o desejo de conhecê-la, e quanto mais nós a experimentamos, mais tomamos conhecimento das promessas divinas.
Por isso, crianças, devemos sempre prestar atenção quando alguém está ensinando a Palavra de Deus, pois naquele momento é hora de aprender e guardar no coração cada ensinamento.
E por que é importante conhecer e guardar dentro de si a Palavra de Deus. Vamos ler agora o Salmo 119.11?
É para que não venhamos pecar contra Deus, isso mesmo, desobedecer a Sua Palavra.
CONCLUSÃOÉ necessário que tenhamos um cuidado todo especial com esse livro maravilhoso, que é a Bíblia. Porém, o mais importante mesmo, não é guardar o objeto, para que não seja destruído. Isso é bom, mas não é o principal. O principal mesmo é guardarmos as palavras que estão escritas nele.
Os mandamentos de Deus foram colocados dentro da Arca da Aliança. E a Bíblia Sagrada onde deve ser escondida? Muito bem! É no coração, o lugar mais seguro.
Levar a Palavra de Deus dentro do nosso coração para todos os lugares nos faz andar em obediência para com Deus.


A PALAVRA QUE TRAZ CORAGEM (Josué 1.1-9)

INTRODUÇÃOGlórias a Deus!!! Estamos chegando ao final deste mês e quantas coisas interessantes e importantes aprendemos.
Muito bem, como se chamava o homem de Deus que recebeu duas placas de pedra com os Dez Mandamentos? Moisés.
E quem se lembra como se chamava o ajudante dele? Josué.
DESENVOLVIMENTOMuito bem, o tempo foi passando e Moisés foi ficando velhinho, já estava com 120 anos.
O Senhor avisou a Moisés que a sua hora de partir era chegada:
—Está chegando o dia da sua morte. Chame Josué, e vocês dois vão até a Tenda Sagrada. Ali darei as minhas ordens a Josué.O SENHOR falou com Josué, filho de Num, e lhe disse:— Seja forte e corajoso. Você comandará o povo na conquista da terra que prometi dar a eles, e eu estarei com você.Como ajudante de Moisés, Josué aprendeu a ser um homem de muita fé, corajoso e obediente a Palavra de Deus.
Josué foi chamado por Deus para ser líder de Seu povo e conquistar Canaã, a Terra Prometida.
Um dia, Deus mandou que Moisés subisse no monte Nebo, de onde ele poderia ver a Terra Prometida, e enquanto estivesse olhando, sua vida chegaria ao fim. E assim foi.
Moisés morreu com 120 anos e foi enterrado pelo próprio Deus.
Depois que Moisés morreu, Josué ficou um pouco desanimado, pois agora ele tinha uma importante missão: levar aquela numerosa multidão para entrar na Terra Prometida.
Josué estava com Moisés desde a saída do Egito e tinha visto quantas lutas ele tinha passado com aquele povo.
Mas, o Senhor sabendo disso teve uma conversa muito séria com ele e lhe trouxe uma palavra de ânimo.
Vamos ler os conselhos que Deus deu a Josué no livro de Josué capítulo 1.1-6.
Nesses versículos vemos que Deus manda Josué ser corajoso, pois o Senhor seria sempre com ele por onde quer que ele andasse.
Quem gostaria de ler os versículos 7,8?
Deus disse a Josué que o segredo para que ele sempre fosse vencedor era que todos os dias ele estudasse a Sua Palavra e tivesse o cuidado de fazer tudo o que nela estivesse escrito.
CONCLUSÃODeus falou que Josué deveria estar com a Palavra do Senhor na “ponta da língua” de dia e noite, pois fazendo isso, todos os problemas seriam resolvidos, e a vitória seria certa.
Assim como Moisés, Josué e tantos outros homens e mulheres de Deus estudaram a Palavra de Deus e quando colocaram em prática foram abençoados, seja você também abençoado.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PARA COLORIR_LIKINHA

"De tarde, e de manhã, e ao meio-dia, orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz. " Salmo 55.17

terça-feira, 2 de junho de 2009

+ 1 ATIVIDADE DE DANIEL NA COVA DOS LEÕES

Encontre essa atividade e muitos desenhos legais para ilustrar suas aulas no http://picasaweb.google.com/aeiou.deptoinfantil/OMUNDODEDEUS#

DANIEL NA COVA DOS LEÕES




DANIEL NA COVA DOS LEÕES_+ATIVIDADES

POSTAGENS MAIS VISITADAS