Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

LIÇÕES BÍBLICAS PARA CRIANÇAS - SÉRIE: MILAGRES DE JESUS

Escola Bíblica Infantil
Lições Bíblicas: Novembro – Domingo /2009
Tema Central: OS MILAGRES DE JESUS CRISTO



TEMA: JESUS ABENÇOA UM CASAMENTOTEXTO-BÍBLICO: João 2.1-11
VERSÍCULO DO DIA: “... Eis que faço novas todas as coisas...”Ap. 21.5OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender que assim como Jesus transformou água em vinho, pode transformar o coração dos nossos familiares.
INTRODUÇÃOQuem aqui já foi a uma festa de casamento? A noiva estava bonita? E o noivo?
Certa vez, Jesus foi convidado para ir a um casamento, numa cidade chamada Caná. Ele levou seus discípulos e sua mãe. Nesse casamento houve uma grande festa. Todos deviam estar muito alegres!

DESENVOLVIMENTOTudo estava indo muito bem até que no meio da festa aconteceu algo muito ruim... O vinho acabou!
Seria uma vergonha para a família dos noivos, mas o que fariam?
Quando Maria, mãe de Jesus, ficou sabendo do problema, mais que depressa procurou Jesus e lhe contou o que estava acontecendo. Ela sabia que Ele poderia resolver qualquer problema.
Precisamos aprender que, quando temos alguma dificuldade, devemos procurar a pessoa certa que pode nos ajudar, e essa pessoa é Jesus.
Maria confiava que Jesus pode fazer algo para ajudar os donos da festa. Ela confiava que Jesus podia dar tudo o que a gente precisa.
Maria disse aos garçons da festa:
- Façam o que Ele mandar.
Ali perto estavam seis potes bem grandes e Jesus mandou os empregados pegarem aqueles potes e encherem de água, até a boca. Os empregados obedeceram a ordem de Jesus e encheram os potes.
Depois, Jesus deu outra ordem aos empregados: “Agora tirem um pouco de água destes potes e levem ao chefe dos garçons da festa.”
Eles levaram; o chefe dos garçons provou a água, e uma coisa maravilhosa havia acontecido: Imaginem vocês a água virou vinho!
O chefe dos garçons não sabia o que havia acontecido e achou aquele vinho muito bom, bem melhor do que os outros vinhos que já haviam sido servidos.
Jesus transformou a água em vinho!
Um milagre foi feito, porque todos obedeceram às ordens de Jesus. Quando há obediência, o Senhor Deus fica contente e opera milagres através do seu Filho, Jesus.
Os convidados puderam beber à vontade, e todos ficaram felizes novamente.
A festa não precisou acabar antes do horário, e nem os noivos ficaram tristes porque Jesus com a sua bondade realizou o milagre da transformação da água em vinho. Quando Jesus está perto de nós tudo se resolve! Jesus tem poder para transformar todas as coisas!

CONCLUSÃOEste foi o primeiro milagre de Jesus, e os Seus discípulos creram Nele por causa desse milagre. Nós, também, podemos crer Nele, pois Ele, ainda hoje, faz milagres!

TEMA:JESUS ABENÇOA OS PESCADORESTEXTO-BÍBLICO:Lucas 5.1-11VERSÍCULO DO DIA:
“Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.”Salmo 37.5
OBJETIVOS DA LIÇÃO:Ensinar as crianças que a obediência a Palavra de Deus resulta em bênçãos para nossa vida e que a presença de Jesus em nossa vida nos transforma de pecadores para filhos de Deus.
INTRODUÇÃONa Bíblia tem uma história muito interessante sobre a vida de uns amigos: Pedro, Tiago e João, que viviam num lugar chamado Galiléia. Eles eram pescadores e trabalhavam ali mesmo num lago próximo.

DESENVOLVIMENTOUm dia, enquanto lavavam suas redes de pescar, observavam uma multidão enorme disputando um lugar na praia só para ouvir as palavras de Jesus. De repente, Jesus entrou num dos barcos, o de Pedro (explique as crianças que Simão depois veio a ser chamado por Jesus de Pedro), e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então, sentou-se e começou a ensinar a Palavra de Deus a multidão.
Logo os pescadores perceberam porque aquela multidão queria ouvi-lo. As palavras ditas por aquele homem eram realmente maravilhosas, eram diferentes.
Quando terminou de ensinar à multidão, Jesus ordenou à Pedro:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os outros pescadores joguem as redes para pescar.
Quando ouviu aquilo, Pedro respondeu:
- Mestre, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Pedro tinha apenas que confiar e obedecer à ordem de Jesus. Era necessário que confiasse no Senhor Jesus. Foi preciso ter muita fé para Pedro obedecer à ordem de Jesus; mas, deixando de lado o seu costume de fazer as coisas, ele obedeceu.
E, para surpresa deles, foi só jogar as redes na água e, em seguida, puxá-las. Enquanto lutavam com as pesadas redes, os pescadores se admiraram com o que estava acontecendo!
Eram tantos peixes que as redes estavam quase arrebentando!!! Tiveram que pedir ajuda aos companheiros de outro barco.
Mesmo assim, a quantidade de peixes era tão grande que os dois barcos quase afundaram.
Deus abençoou os pescadores pela sua fé e obediência, dando a eles mais peixes do que precisavam.
Pedro caiu de joelhos admitindo seu pecado diante do Senhor Jesus. Este milagre era toda a evidência que Pedro necessitava. Ao ver Jesus como perfeito Senhor, Pedro, reconheceu que sua vida era totalmente pecaminosa em comparação a Dele.
Todos os pescadores ficaram espantados com a pesca que haviam feito. Jesus disse a eles que não temessem, pois dali em diante seriam “pescadores de homens”. Jesus estava chamando aqueles homens para uma vida de serviço e obediência especiais a Ele, muito além de qualquer coisa que já haviam conhecido.
Os pescadores largaram tudo e seguiram Jesus.

CONCLUSÃOPedro acreditou na palavra de Jesus e obedeceu, fazendo assim como o Senhor havia mandado. Pedro foi abençoado e teve uma pesca maravilhosa.
Nós também precisamos ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Fazendo assim receberemos muitas bênçãos de Deus nas nossas vidas.

TEMA:JESUS CURA O CEGO BARTIMEUTEXTO-BÍBLICO:
Marcos 10.46-52, Lucas 18.35-43
VERSÍCULO DO DIA: “O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças;” Salmo 103.3
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Saber que o Senhor Jesus tem poder para curar qualquer enfermidade.INTRODUÇÃOHoje vamos iniciar esta lição bíblica de maneira bem diferente. Acomode as crianças em semicírculo. Prepare uma colcha e uma canequinha com algumas moedinhas. Você estará fazendo o papel de Bartimeu, para a história ficar mais interessante. Quando for imitar Bartimeu, feche os olhos.
Inicie a história assim: Coloque a colcha sobre os ombros, como se fosse uma capa e segure a canequinha e diante da turma ande dizendo:
- Uma esmola, uma esmolinha, por favor! (Faça uma voz diferenciada para Bartimeu e chacoalhe a caneca de moedas.)Vamos conhecer na história de hoje um homem que não podia enxergar. O mundo para ele era sempre mais escuro que a noite mais escura, porque ele era cego!

DESENVOLVIMENTOCerta vez, Jesus estava saindo de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão o seguia.
À beira da estrada, onde Jesus passava, estava sentado um homem cego e mendigo, seu nome era Bartimeu, filho de Timeu.
Bartimeu percebeu que uma grande multidão se aproximava, por causa do barulho que as pessoas faziam. Ele ficou curioso e perguntou para algumas pessoas que estavam perto dele o que estava acontecendo por ali e lhe disseram que era Jesus que passava ali.
Certamente o cego Bartimeu já tinha ouvido falar dos grandes milagres que Jesus realizava. Então, ele não pensou muito e pôs-se a clamar por Jesus:
-Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!Bartimeu gritava tanto e tão alto que as pessoas ficaram nervosas e brigaram com ele mandando que se calasse, mas Bartimeu, não podia deixar passar a oportunidade de encontrar-se com Jesus, pois sabia que certamente passaria enxergar, por isso, clamava ainda mais alto:
-Filho de Davi, tem misericórdia de mim!De repente a multidão parou de andar. Jesus parou e mandou que chamassem Bartimeu.
O pobre cego Bartimeu ficou muito feliz, pois logo lançou de sobre si a sua capa de mendigo e foi ao encontro de Jesus.
Jesus amava Bartimeu. Ele sabia que o cego estava ali, naquela enorme multidão, necessitando da Sua ajuda. Ele ama também a vocês e a mim. Foi Ele quem nos fez e sabe tudo sobre cada um de nós: a cor dos nossos olhos, se somos altos ou baixos, Ele sabe até o que cada um de vocês está pensando agora!
Assim que Bartimeu se aproximou de Jesus, o senhor lhe perguntou:
-O que você deseja?O que mais Bartimeu poderia querer, ele prontamente respondeu:
-Mestre, que eu possa ver.No mesmo instante, Jesus disse:
-Vai, a tua fé te salvou.O que vocês acham que aconteceu com Bartimeu?
Ele ficou curado! Na mesma hora Bartimeu pôde ver o rosto de Jesus. Quanta alegria ele sentiu!
Bartimeu recebeu o seu milagre e passou seguir Jesus pelo caminho.

CONCLUSÃOJesus não se recusou a falar com Bartimeu. Ele parou e o escutou. Através das suas orações, fale com Jesus, saiba que Ele te ouvirá. Portanto, não desista e insista como fez Bartimeu. E se por algum motivo, Deus não lhe der algo que você pedir, é porque Ele quer dar algo melhor para você. Portanto, não fique triste, confie no Senhor! Pois Ele tem as melhores coisas para a sua vida e sabe o momento certo de lhe dar uma bênção.

TEMA:JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUASTEXTO-BÍBLICO:
Mateus 14.22-34, Marcos 6.45-51
VERSÍCULO DO DIA: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.”Isaías 41.10
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Mostrar as crianças que não devemos ter medo de nada, pois Jesus está sempre nos protegendo e nos guardando.INTRODUÇÃOCom certeza todos nós já sentimos medo, pois este é um sentimento comum a todas as pessoas. Contudo, a cada dia, precisamos vencê-lo pela fé. Pedro, discípulo de Jesus, passou por um desses momentos. Vamos conhecê-lo?

DESENVOLVIMENTOJesus mandou que seus discípulos entrassem no barco, sozinhos, e atravessassem o mar.
Jesus despediu-se da multidão e subiu a um monte, para orar. Ele ficou ali até de madrugada.
Enquanto isso, o barco dos discípulos já estava no meio do mar, e veio um vento forte. O vento começou a levantar as ondas bem alto. Os discípulos começaram a ficar preocupados, pois Jesus não estava com eles.
Embora estivesse orando no monte, bem distante, Jesus viu os discípulos lutando contra a tempestade (Marcos 6.48), e sabia que estavam com medo.
A certa hora da noite, os discípulos, no meio daquela forte tempestade, viram alguém andando por cima da água. Já imaginou o susto que levaram? Eles gritaram:
- É um fantasma! E ficaram apavorados.Então do meio daquelas ondas, eles ouviram uma voz maravilhosa que dizia:
- Coragem, sou Eu, não tenham medo.Ufa! Que alívio! É tão bom saber que Jesus está sempre por perto.
Pedro, um dos discípulos, disse:
- Se é mesmo o Senhor, mande-me andar por cima da água, até onde o Senhor está.Jesus respondeu:
- Venha!E Pedro, foi em direção a Jesus. Mas quando viu o vento forte, as ondas altas, ficou com medo e começou a afundar. Então, gritou para Jesus:
- Senhor, salva-me!Jesus o pegou pela mão, e disse:
- Como a sua fé é pequena, porque você duvidou?Eles voltaram juntos para o barco, e o vento acalmou.
Depois disso, os discípulos adoraram a Jesus dizendo:
- De fato, o Senhor é o Filho de Deus.

CONCLUSÃONão olhando mais para Jesus, Pedro começou a afundar e a gritar por socorro. Enquanto Pedro prestou atenção em Jesus, teve fé e confiança que Ele não o deixaria afundar. Ele creu no poder de Jesus! Mas quando começou a prestar atenção na força do vento, isso fez com que sua fé enfraquecesse e que o medo entrasse em seu coração. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus!
A falta de fé é prova de desconfiança, e Deus quer que confiemos Nele firmemente. Pedro afundou porque perdeu a fé.
Se olharmos para as dificuldades que vamos enfrentar para alcançar o nosso objetivo podemos, como Pedro, iniciar nosso caminho, mas certamente afundaremos também.
Vencemos o medo olhando para Jesus, ou seja, crendo Nele.

TEMA:JESUS DÁ NOVA VIDA A MATEUSTEXTO-BÍBLICO:
Mateus 9.9-13, Marcos 2.13-17, Lucas 5.27-32
VERSÍCULO DO DIA:“Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” 2ª Coríntios 5.17
OBJETIVOS DA LIÇÃO:Ensinar as crianças que o maior milagre que Jesus pode fazer em nossas vidas é nos dar a salvação, uma nova vidaINTRODUÇÃOMateus era um cobrador de impostos, uma classe muito mal vista por todos. Que surpresa quando Jesus o chamou para ajudá-lo! Mateus seguiu o chamado do Mestre e trabalhou muito. Que tal conhecermos essa história tão bonita e aprendermos a trabalhar cada dia mais para nosso Senhor?

DESENVOLVIMENTOJesus andou por muitos lugares e por onde passava, fazia muitos milagres.
Certa vez, Ele tinha acabado de operar um milagre e viu um publicano chamado Mateus (também chamado de Levi).Você sabe o que era um publicano? Publicano era um tipo de cobrador de impostos, como um caixa de supermercado, só que ficava na rua recebendo o dinheiro das pessoas.
Mas havia um problema: os publicanos faziam coisas erradas, pegavam dinheiro a mais do que deviam, roubando o que era do povo. Eles eram vistos como pessoas más e quase ninguém gostava deles!
Você chamaria para te ajudar alguém que fizesse coisas erradas? (Aguarde respostas das crianças.)Quando Jesus viu Mateus, simplesmente disse:
- Segue-me!Para quê Jesus chamou aquele homem? Como já aprendemos o Mestre tinha alguns discípulos. Esses discípulos trabalhavam muito para Jesus, onde o Mestre estava, eles também iam, eram os seus ajudantes. Jesus estava chamando Mateus para ser um deles!
Veja bem, Mateus era um homem que tinha feito coisas erradas, certamente ele deve ter pensado:
“Será que eu posso ser amigo de Jesus?”
E será que ele ouviu o chamado do Senhor? Claro que sim!
Mateus viu que Jesus precisava de sua ajuda, e que se não soubesse fazer alguma coisa, aprenderia!
Então se levantou imediatamente para segui-lo e até ofereceu um banquete em sua casa para festejar junto com o Mestre!
Todos se sentaram à mesa e comeram juntos! Muitos dos que estavam com Jesus não aceitavam aquilo tudo, e diziam:
- Como o Senhor pode chamar e ficar junto de um homem que fez coisas erradas?Mas Jesus é justo e bom, e respondeu:
- As pessoas erradas também precisam de mim! Eu vim para salvá-las!Com isso tudo, as pessoas viram que o Mestre não deixava ninguém de fora!
Depois daquele banquete maravilhoso, Mateus começou a trabalhar para Jesus, aprendeu a só fazer coisas boas e tornou-se um grande amigo do Mestre!

CONCLUSÃOO povo não gostava de Mateus por causa das coisas erradas que ele fazia, mas Jesus mostrou a Mateus e aos que estavam ao Seu redor que Ele o via como uma pessoa de muito valor, como alguém que podia ser completamente transformado quando recebesse o perdão de Deus.
O Senhor Jesus não se importava com os pecados que Mateus tinha cometido e nem o que as outras pessoas pensavam dele.
Jesus, o Filho perfeito de Deus, apresentou o grande amor de Deus a Mateus e ele o recebeu em sua vida. Assim, Mateus tornou-se um novo homem, obediente a palavra de Deus.
Vamos ler o que diz 2ª Coríntios 5.17?

2 comentários:

  1. Karol, Paz do Senhor!

    Você havia solicitado as lições bíblicas do 4º Trimestre de 2008. Já conseguiu? Se não, eu estou iniciando um site onde disponibilizarei as revistas da CPAD para consulta. As lições de 2009 já estão disponíveis. Vou começar agora a colocar as de 2008, começando pelo 4º trimestre. O site é www.estudantesdabiblia.com.br

    Fique na Paz!

    Luiz Antônio de Oliveira
    ladolive@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi querida a paz, vim conferir as novidades e te oferecer um selinho.
    Nasceu um novo cantinho e gostaria de convidá-la para uma visitinha.
    Bjusss
    http://versiculos-biblicos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS