Ateliê Karol Poerner - Recursos Bíblicos Didáticos

Conheça toda linha de Recursos Bíblicos Didáticos clicando aqui.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LIÇÕES BÍBLICAS PARA CRIANÇAS - LOUVORES AO REI JESUS

Ministério Bíblico Infantil
Lições Bíblicas: Dezembro –  Domingo / 2010

Tema Central: Louvores ao Rei Jesus

TEMA: Maria e Isabel louvam ao Senhor
TEXTO-BÍBLICO:Lucas 1.26-36; Mateus 1.18-25
VERSÍCULO DO DIA: “(...) A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador ”Lucas 1.46-47
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Ensinar as crianças que Deus tem um plano de vida abençoada para cada um de nós e que por isso devemos louvá-Lo.
INTRODUÇÃOHá muito tempo atrás, quando Deus criou o mundo, Ele fez tudo perfeito. Não existia pecado e Deus estava sempre junto com Adão. Mas... que coisa triste, Adão pecou e o pecado o separou de Deus, porque Deus não pode conviver com o pecado.
Mas Deus por amar tanto o mundo, sabe o que fez?
Ah! Ele prometeu que mandaria um Salvador para livrar os homens dos seus pecados. E desde essa época, todos esperavam esse Salvador que ninguém sabia quando viria.
DESENVOLVIMENTOIsabel era prima, de uma jovem, chamada Maria. Ela estava no sexto mês de gravidez.
Neste tempo, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, onde a jovem Maria morava.
O anjo levava uma mensagem para Maria, que estava com o casamento marcado com um homem chamado José, descendente do rei Davi.
O anjo veio e disse:
— Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer.
Então o anjo continuou:
— Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.Então Maria disse para o anjo:— Isso não é possível, pois não sou casada!O anjo respondeu:— O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.Maria respondeu:— Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!E o anjo foi embora.
Que maravilha! Deus cumpriria, agora, a Sua promessa de enviar o Salvador para o mundo, e esse Salvador seria o Seu próprio Filho!
Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia.
Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, seu bebê se mexeu dentro de sua barriga . Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
— Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, um bebê ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.Então Maria disse:— A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois ele se lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é Santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes, para sempre.Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.
Quando José soube que sua noiva estava grávida, ficou muito confuso, por certo não acreditou que o bebê era o filho de Deus. Por isso, quis terminar o noivado sem que ninguém soubesse de nada.
Mas Deus nunca deixa os seus filhos confusos ou sem solução.
Enquanto José estava pensando em tudo o que estava acontecendo entre ele e Maria, sua noiva, acabou dormindo e um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
— José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: “A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel.” (Emanuel quer dizer “Deus está conosco”.) (Isaías 7.14)Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.
CONCLUSÃOMaria e Isabel ficaram muito felizes por terem sido escolhidas por Deus para serem mães de filhos tão especiais. Isabel seria a mãe de João Batista, ele viria antes anunciando à chegada do Salvador prometido. Já Maria seria a mãe de Jesus, o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Elas louvaram a Deus por fazerem parte do grande plano do amor de Deus de salvar as pessoas dos seus pecados.
TEMA: O Cântico dos Anjos e o Louvor dos Pastores
TEXTO-BÍBLICO: Lucas 2.1-20VERSÍCULO DO DIA: “Louvem o SENHOR, todos os anjos do céu, todos os seus servos, que fazem a sua vontade!” Salmo 103.21OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender que Jesus é o único e verdadeiro Salvador. Nós devemos conhecê-Lo e contar para todos sobre o amor de Deus, que enviou Seu único Filho ao mundo para nos salvar.
INTRODUÇÃOQuem aqui se lembra qual o nome do casal de noivos que o Senhor Deus escolheu para serem os pais de Jesus?
Maria e José estavam muito felizes, esperando o dia em que o bebê muito especial, o Filho de Deus iria nascer.
Mas quando estava próximo disso acontecer...
DESENVOLVIMENTONaquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império.
Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi e levou consigo Maria, sua esposa.
Quando lá chegaram, Maria, por certo, devia estar muito cansada da viagem longa, e porque estava nos dias de ganhar o bebê, então, foram procurar uma pensão onde pudessem ficar. (Explique para as crianças bem pequenas que pensão é tipo um hotel bem simples.)
Mas, Maria e José tiveram grande dificuldade, não encontrando nem lugar para passar a noite, pois a cidade estava muito cheia de gente.
O dono de uma pensão ofereceu um lugar para eles passarem a noite: uma estrebaria (local onde os animais ficavam).
Naquela noite, aconteceu que chegou o tempo de Jesus, o Salvador do mundo, nascer.
Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura (que é o lugar onde se coloca comida para os animais comerem), pois não havia lugar para eles na pensão.
Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas.
Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz forte e gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores.
Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse:
— Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:— Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:— Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura.
Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados.
Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas.
Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.
CONCLUSÃOOs anjos e os pastores louvaram a Deus; os pastores ficaram muito agradecidos a Deus pelo presente, que era Jesus.
Era a promessa de Deus se cumprindo. Jesus tinha nascido! O Salvador do mundo. Por causa Dele, podemos ficar tranqüilos, pois Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz! (Isaías 9.6)
Assim, nós também devemos sempre agradecer a Deus e louvá-Lo por Jesus. Porque Jesus foi o presente de Deus para nós
!


TEMA: O Louvor de Simeão e Ana
TEXTO-BÍBLICO: Lucas 2.21-39VERSÍCULO DO DIA: “..., louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” Colossenses 3.16OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender que Deus sempre cumpre as suas promessas na nossa vida e que devemos louvar o Seu nome por isso.
INTRODUÇÃOVocês se lembram o que aprendemos na lição bíblica da semana passada?
Vimos quantas pessoas se alegraram e louvaram a Deus porque Jesus, o Salvador, havia nascido: Maria, José, os Anjos, os Pastores.
Pois hoje vocês vão saber de mais duas pessoas que adoraram e louvaram a Deus quando conheceram Jesus.
DESENVOLVIMENTOQuando o bebê completou oito dias de nascido, Maria e José puseram nele o nome de Jesus, pois este era o nome que o anjo Gabriel tinha dito que o bebê deveria receber, antes mesmo dele nascer. Depois O levaram ao Templo que ficava em Jerusalém, a fim de apresentá-Lo ao Senhor.
Apesar de ser, o Filho de Deus, Jesus era judeu. Por isso, Maria e José tinham que fazer tudo o que a Lei de Moisés mandava.
A Lei do Senhor dizia:
“Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor.”
Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo.
Quando os pais chegaram com o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, encontraram com Simeão.
No momento em que Simeão viu o bebê, ele ficou muito, mas muito feliz mesmo! Como ele havia esperado por aquele dia!
Então, Simeão se aproximou de Maria e José, pediu-lhes permissão para pegar o bebezinho no seu colo e começou a louvar a Deus dizendo assim:
— Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele.
Depois de apresentar e entregar aquela criança a Deus, para que Ele a protegesse o menino durante toda a Sua vida. Simeão entregou o bebê a sua mãe e abençoou aquela família. Ele disse a Maria sobre coisas que Jesus iria fazer no futuro:
— Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.Havia também, naquele Templo, uma profetisa, chamada Ana, que era viúva e muito idosa.
Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações.
Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Você também pode ser uma criança que serve e louva o Senhor como Simeão e Ana.
Fale de Jesus para seus amigos, parentes, vizinhos e louve ao Senhor com muita alegria no seu coração.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
CONCLUSÃOSimeão acreditou na promessa de Deus, esperou e viveu para ver o dia em que Deus decidiu cumpri-la. Naquele dia especial, marcado pelo Senhor Deus, Simeão viu a promessa cumprida, bem ali na sua frente.
A profetisa Ana também viu o Salvador prometido e não guardou aquela notícia somente para si, mas começou a falar para todos sobre o nascimento de Jesus.
Aquele foi um dia inesquecível para Simeão e Ana.


TEMA: Os Sábios Louvam ao Rei Jesus com seus Presentes
TEXTO-BÍBLICO: Mateus 2.1-11VERSÍCULO DO DIA: “Venham, fiquemos de joelhos e adoremos o SENHOR. Vamos nos ajoelhar diante do nosso Criador.” Salmo 95.6OBJETIVOS DA LIÇÃO:Ensinar que assim como os sábios, nós devemos buscar Jesus até encontrá-Lo e oferecer sempre a Ele o nosso melhor.
INTRODUÇÃOVocês sabiam que quando as crianças nascem elas recebem muitas visitas?
Todos querem conhecer o bebê que nasceu depois de ser esperado por tanto tempo!
Os avós, os tios, enfim todos os parentes, os vizinhos, os amigos... e quem mais quiser conhecer aquele “presente” lindo que chegou ao mundo.
Muitos desses visitantes trazem presentes para a criança que acabou de nascer.
O mesmo aconteceu com o menino Jesus quando Ele nasceu. Nós já vimos que os anjos vieram do céu e anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores que cuidavam das ovelhas no campo e eles foram lá visitá-Lo.
Mas, depois que o menino Jesus cresceu um pouquinho recebeu outros visitantes. Vamos ver?
DESENVOLVIMENTOJesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel.
Numa terra muito distante dali, no Oriente, havia alguns homens sábios que estudavam as estrelas.
(Atenção: A Bíblia não diz em Mateus 2.1 o número de magos que foram visitar o Senhor Jesus, por isso não caia no erro de ensinar as crianças dizendo assim “os três reis magos...”, pois a Bíblia também não declara se eles eram reis. A palavra magos ,utilizada no texto, pode equivaler para nós hoje como astrônomos, que são aquelas pessoas que estudam os movimentos do Universo. Mas, para que fique bem fácil para as crianças menores entenderem usamos alguns homens sábios que estudavam as estrelas.)Depois que Jesus nasceu, Deus lhes mostrou uma nova estrela que surgiu no céu, que uma pessoa muito especial havia nascido.
Assim, saíram de sua terra e foram adorar Aquele a quem nem conheciam.
Depois de muito viajar, os sábios chegaram em Jerusalém, onde reinava o rei Herodes. Ali perguntaram ao povo:
— Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito preocupado, e todo o povo de Jerusalém também ficou.
O povo ficou muito surpreso, pois apesar de estar esperando o Salvador que Deus prometera há muito tempo atrás, não sabia de nada. Logo que o rei Herodes soube do que os sábios estavam falando, não gostou nada da idéia. Imaginem, um novo rei para Israel? Ah! Ele ficou muito preocupado e preparou um plano para acabar com Aquele menino, que segundo os sábios, seria um rei.
Sem demora, Herodes reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei e perguntou onde devia nascer o Messias. Eles responderam:
— Na cidade de Belém, na região da Judéia, pois o profeta escreveu o seguinte:“Você, Belém, da terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel.” (Miquéias 5.2)Olhem só crianças! Deus já havia dito até onde o Salvador nasceria. Deus realmente não mente e podemos confiar na Sua Palavra, que está na nossa Bíblia.
Então Herodes chamou os visitantes do Oriente para uma reunião secreta e perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido; e eles disseram. Depois os mandou a Belém com a seguinte ordem:
— Vão e procurem informações bem certas sobre o menino. E, quando o encontrarem, me avisem, para eu também ir adorá-lo.Vocês acham que ele realmente queria adorar a Jesus? Claro que não! Ele queria matá-Lo. Ele tinha medo de perder o trono para outra pessoa.
Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora.
Quando os sábios estavam a caminho de Belém, viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente.
Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes.
Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra
. (Muito cuidado quando ensinar esta lição para não ilustrá-la ou preparar atividades contendo desenho de Jesus na manjedoura e os magos presenteando-O. A verdade é que os magos não visitaram Jesus na noite do seu nascimento, mas sim, os pastores, porque os magos levaram um determinado tempo viajando e entregaram os presentes ao menino Jesus quando Ele já estava em casa. Leia Mateus 2.11)Os sábios ofereceram presentes caros a Jesus. Hoje Jesus não deseja que Lhe ofereçamos algo muito caro. O presente que Ele deseja receber de nós é a nossa própria vida, o nosso coração.
Quem deseja entregar sua vida para Jesus hoje?

CONCLUSÃODurante este mês, nós aprendemos sobre a maravilhosa história do nascimento de Jesus.
Ficou sabendo como Jesus foi louvado e adorado por muitos: José, Maria, Isabel, pelos Anjos, Pastores, Simeão, Ana, os Sábios do Oriente.
Crianças, vocês gostariam de se unir a todas essas pessoas e louvar a Deus também pelo nascimento de Jesus, nosso Salvador?
Você pode fazer isso de muitas maneiras.
Você pode louvá-Lo com cânticos.
Você pode louvá-Lo com ofertas.
Você pode louvá-Lo com atitudes.
Você pode louvá-Lo com palavras.
Os anjos cantaram um lindo hino; os pastores O adoraram com orações e falaram dele aos outros. Os sábios do Oriente louvaram com seus presentes.
Quantas maneiras de louvar o Salvador Jesus!
Você pode louvar a Jesus em sua casa, sozinho, no seu quarto.
Pode louvá-Lo na igreja. Pode louvá-Lo enquanto está num ônibus, num carro, ou mesmo andando pela rua.
Você pode louvar a Jesus até quando está brincando. Afinal é Ele quem te dá saúde. Foi Ele quem criou os pés para correr, olhos para enxergar, ouvidos para ouvir e boca para falar.
Jesus verdadeiramente merece todo nosso louvor!!!

aSUGESTÕES PARA ESTA LIÇÃO:No último domingo (27/12) realize com a sua turma a “CEIA DO AGRADECIMENTO”.Durante os domingos anteriores anuncie a Ceia e prepare um convite para ser entregue aos responsáveis pedindo que cada um traga um prato para colaborar.
Para este dia capriche no preparo da aula, afinal será a última aula deste ano de 2009!
Sugestões para que esta aula seja muito especial:rPrepare uma toalha bem bonita, para colocar sobre a mesa onde será colocado o lanche;rEnfeite a sala com bolas de festa coloridas;rSe for possível, prepare uma lembrancinha para cada criança;rTraga canções e DVD que falem sobre o “Nascimento de Jesus”.rNesta última aula você poderá realizar um AMIGO SECRETO de cartões que eles farão durante a aula e presentearão o amigo que tirarem no sorteio.

"Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores." Salmo 47.6

Um comentário:

  1. a paz do Sr. Jesus. Tô passando por aqui para divulgar meu blog, que leva a palavra de Deus ao quebrantados. Faça uma visita, divulgue tambem,vamos evangelizar na internet. www.rgtdecristo.blogspot.com
    abraço, Rodrigo. Que Deus continue derramando bençãos por aqui, em nome de Jesus.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita ao meu blog!
Se o seu comentário necessita de resposta deixe seu e-mail para que eu possa lhe retornar.
"..., mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta."
Salmo 34.10b

POSTAGENS MAIS VISITADAS