AMIGOS DO MINISTÉRIO INFANTIL

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

PLANEJAMENTO_FOI NO TEMPO DE SAMUEL

ATENÇÃO!!!
Este planejamento é uma continuação deste outro planejamento aqui http://karolpoerner.blogspot.com/2008/10/planejamento-aprendendo-com-samuel-e.html
Leia este anterior com mais fatos da vida deste grande homem de Deus, Samuel e sua família.
ESCOLA BÍBLICA INFANTIL
Planejamento Mensal: Novembro – 4ª feira 19h. /2008
Tema Central:
FOI NO TEMPO DE SAMUEL

05/11 - Tema: Hofni e Finéias: Filhos Desobedientes
Texto-Bíblico:(1° Samuel 2.12-17,22-36)
versículo do dia:“Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.”Êxodo 20.12
Objetivos da Lição:Saber que obedecer aos pais não é somente um mandamento, mas ele traz consigo uma promessa.


INTRODUÇÃO
Oi crianças! Tudo bem com vocês?
Quero iniciar a nossa lição bíblica de hoje fazendo uma pergunta à vocês, mas quero que todos sejam bem honestos e sinceros em suas respostas.
Quantos de vocês aqui são obedientes aos seus pais? Vocês fazem tudo o que eles mandam?
(Aproveite este momento para conversar com as crianças sobre obediência dos filhos aos pais e o que eles acham mais difícil de cumprir quando seus pais mandam fazer.)

DESENVOLVIMENTO
Quem aqui se lembra e pode me dizer qual era o nome do sacerdote que cuidava da Casa de Deus em Silo e viu a mãe de Samuel orar?
Sim, era o sacerdote Eli.
O sacerdote Eli tinha dois filhos, um se chamava Hofni e o outro Finéias. Assim como o pai, eles também eram sacerdotes, ou seja, deveriam ajudar a cuidar da Casa de Deus.
Mas, Hofni e Finéias, não obedeciam à Palavra de Deus, não procuravam saber o que agradava ao Senhor. Eles não conheciam a Deus.
Os dois irmãos não levavam as coisas de Deus à sério e tratavam com desprezo as ofertas que as pessoas traziam para Deus. Eles faziam muitas coisas erradas: tinham muitas mulheres, não davam o bom exemplo.
O sacerdote Eli, que já estava muito idoso, ficava muito triste e preocupado com os seus filhos. Ele ouvia as pessoas falarem sobre as maldades e pecados que seus filhos cometiam contra o povo de Deus.
Então, Eli dizia aos seus filhos assim:
- Por que é que vocês estão fazendo essas coisas? Todos me falam do mal que vocês estão praticando. Parem com isso, meus filhos! Eu estou ouvindo o povo do SENHOR Deus dizer coisas terríveis a respeito de vocês! Se uma pessoa peca contra outra, o SENHOR pode defendê-la. Mas quem pode defender aquele que peca contra Deus?
Mas eles não respeitavam seu pai, eram desobedientes. Assim Hofni e Finéias desobedeciam uma ordem muito importante que é para todos nós. Vamos ver qual é esta ordem em Êxodo 20.12:
“Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo (...)”
Deus dá às crianças um pai e uma mãe, ou podem ser outras pessoas para que as criem e lhes ensinem o caminho correto.
(É muito importante lembrar que, a realidade das estruturas familiares, de hoje, não se limitam somente a pai, mãe e filhos, muitas crianças são criadas por tios, avós e até por outras pessoas. Por isso é importante não excluirmos nenhuma forma de família.)
O Senhor disse:
“Respeite o seu pai e a sua mãe (...)”
Deus quer que vocês obedeçam, amem e ajudem seus pais.
Como é que os pais podem se esforçar pelos seus filhos, se estes não o respeitam? Como podem ensinar os filhos, se estes não os ouvem? Como um lar pode ser um lugar alegre, se os filhos fazem o que bem entendem e não obedecem a seus pais?
Os filhos que só obedecem quando são obrigados, não estão honrando seus pais.
Um dia, Deus mandou que um profeta procurasse o sacerdote Eli e lhe desse a seguinte mensagem:
- Eu me revelei ao seu antepassado Arão quando ele e a sua família eram escravos no Egito. Você sabe que eu os escolhi, entre todas as tribos de Israel, para serem meus sacerdotes, servirem no altar, queimarem incenso e usarem o manto sacerdotal na minha presença. E dei a eles o direito de ficarem com uma parte dos sacrifícios queimados no altar. Por que é que vocês olham com tanta ganância para os sacrifícios e ofertas que eu ordenei que me fossem feitos? Eli, por que você honra os seus filhos mais do que a mim, deixando que eles engordem, comendo a melhor parte de todos os sacrifícios que o meu povo me oferece? Eu, o SENHOR, o Deus de Israel, prometi no passado que a sua família e os seus descendentes me serviriam para sempre como sacerdotes. Mas agora eu digo que isso não vai continuar. Pois respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam. Olhe! Está chegando o tempo em que eu matarei todos os moços da sua família e da família do seu pai para que nenhum homem da sua família chegue a ficar velho. Você passará dificuldades e terá inveja de todas as coisas boas que vou dar ao povo de Israel, mas ninguém da sua família chegará a ficar velho. Deixarei vivo apenas um dos seus descendentes, que será meu sacerdote. Mas ele ficará cego e perderá toda a esperança. E todos os seus outros descendentes morrerão de morte violenta. Hofni e Finéias, os seus dois filhos, morrerão no mesmo dia, e isso será uma prova para você de que o que eu disse é verdade. Escolherei para mim um sacerdote fiel, e ele fará tudo o que eu quero. Darei a ele descendentes que sempre estarão a serviço do rei que eu escolher. E todos os outros descendentes de você que, por acaso, ficarem com vida terão de se curvar diante do rei para pedir dinheiro e comida e implorarão para ajudar os sacerdotes, a fim de terem alguma coisa para comer.
Deus espera que os pais ensinem a Palavra de Deus aos seus filhos, e mostre o certo, que é aquilo Deus permite fazer, e o errado, aquilo que Deus reprova.
O Senhor amava muito a família do sacerdote Eli, assim como ama e se importa muito com a minha, e com a família de cada um de vocês. Por isso, mandou que aquele profeta fosse até Eli para lhe dar aquela mensagem a fim de salvar seus filhos e sua casa da destruição e da morte.
A Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir (João 10.10), por isso nós devemos sempre buscar a Deus pedindo que Ele cuide da nossa família.

CONCLUSÃO
Obedecer, honrando os pais, é o primeiro mandamento que carrega consigo uma promessa. Se formos obedientes honrando e respeitando o que determinam os nossos pais, teremos nossos dias prolongados sobre esta terra.
Se você quer ser feliz, abençoado e ter longa vida, respeite seus pais. Isso é promessa do próprio Deus.

12/11 - Tema: Samuel: O Pequeno Ajudante na Casa de Deus
Texto-Bíblico:(1° Samuel 2.18-21, 26)
Versículo do Dia:“(...) Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus, o Senhor, como ajudante do sacerdote Eli.” 1° Samuel 2.11
Objetivos da Lição: Despertar na criança o sentimento de amor pela Casa do Senhor, ajudando sempre para que ela esteja em ordem.



INTRODUÇÃO
Quem se lembra do bebê de Ana? Como ele se chamava?
Muito bem, Samuel.
Vocês se lembram como foi o nascimento do menino Samuel?
Todos os anos, Ana e, seu marido, Elcana iam à Casa de Deus para levarem suas ofertas de amor. Mas, Ana vivia triste, pois queria muito ter um filho e não podia. Então orou bem baixinho, pedindo a Deus, que lhe desse um nenenzinho e prometeu-Lhe que se o Senhor lhe desse um bebê, quando este crescesse ela o levaria ao templo para trabalhar para Deus. Quando o bebê nasceu, Ana pôs nele o nome de Samuel que significa: Pedido ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO
Samuel foi crescendo, crescendo...
Sua mãe Ana, sempre lhe dizia que um dia ele iria ajudar na Casa de Deus.
- Quando você estiver maior, poderá ir a Casa do Senhor para ajudar o sacerdote Eli.
O tempo passou...
Samuel cresceu. Havia se tornado um menino. Ana disse:
- Samuel, meu filho, agora você já pode ajudar na Casa de Deus. Vamos arrumar suas coisas. Eu e seu pai vamos levá-lo conosco.
Quando acabaram de arrumar tudo, eles com muita alegria saíram de Ramá, onde moravam e viajaram em direção a Silo, onde ficava o templo.
Ana levou Samuel para morar no templo, cumprindo a promessa que fizera ao Senhor antes de Samuel nascer. Ali ele iria aprender como servir a Deus, e como trabalhar para Ele por toda sua vida.
Samuel ficou no templo ajudando o sacerdote Eli. O sacerdote ficou muito feliz com seu mais novo ajudante!
O menino Samuel usava uma roupinha de linho, muito parecida com a do sacerdote Eli.
Todos os dias, Samuel ajudava na limpeza da igreja.
De manhã, levantava cedo, abria as cortinas e as portas da Casa do Senhor, varria o chão e tirava o pó. Limpava os candeeiros e os castiçais. (Explique para as crianças o que eram candeeiros e castiçais. Para melhor visualização e compreensão utilize figuras.)
Quando à noite chegava, Samuel fechava as portas e acendia as lâmpadas.
Samuel queria que a Casa de Deus ficasse sempre limpa e bonita. Ele amava ao Senhor, e fazia de tudo para agradá-lo.
Vocês também podem agradar a Deus, assim como Samuel, ajudando a manter a igreja limpa.
Tem criança que chupa bala na igreja, ou come biscoito, e ainda joga a embalagem no chão. Mas o Senhor não gosta disso, Ele fica contente quando as crianças respeitam a Sua Casa e não fazem sujeira.
O sacerdote Eli também ensinava Samuel a ler a Palavra de Deus. E Samuel aprendia como enrolar os rolos e guardá-los.
Todos os anos, quando os pais de Samuel, iam levar suas ofertas ao Senhor, sua mãe fazia uma túnica, que era uma espécie de roupão, casaco que ia até os pés, e levava de presente para Samuel.
Então, o sacerdote Eli abençoava Ana e Elcana, dizendo assim:
- Que o SENHOR Deus dê a você e a Ana, a sua mulher, outros filhos para tomarem o lugar do que foi dedicado a ele! Depois eles voltavam para casa.
E o SENHOR abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas.
Glória à Deus! Vocês viram crianças? Ana, a mulher que não podia ter filhos, recebeu do Senhor mais cinco filhos. Que bênção!!!
Vamos ler uma promessa que Deus faz na Sua Palavra para aqueles que nEle confiam, está em Efésios 3.20.

CONCLUSÃO
O menino Samuel aprendeu como servir e agradar a Deus através do seu trabalho. Samuel servia a Deus com muita alegria.
Então, o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens

19/11- Tema: Samuel Ouve a Voz de Deus
Texto-Bíblico:(1° Samuel 3.)
Versículo do Dia:“(...) Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando! (...)”1° Samuel 3.9
Objetivos da Lição:Incentivar a criança ter uma vida diária de oração e leitura da Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO
À medida que o tempo passava, Samuel ia crescendo e tornando-se um menino muito sábio e obediente, o que com certeza agradava ao sacerdote Eli e, principalmente, a Deus. Tudo o que Eli mandava, Samuel fazia da melhor maneira possível.

DESENVOLVIMENTO
Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o SENHOR. Naqueles dias poucas mensagens vinham do SENHOR, e as visões também eram muito raras.
Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. Então o SENHOR Deus chamou:
— Samuel, Samuel!
— Estou aqui!
— respondeu ele. Então correu para onde Eli estava e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Mas Eli respondeu:
— Eu não chamei você. Volte para a cama.
E Samuel voltou.
Então o SENHOR Deus tornou a chamar Samuel.
O menino se levantou, foi onde estava Eli e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Mas Eli tornou a responder:
— Eu não chamei você, filho. Volte para a cama.
Samuel não conhecia o SENHOR, pois o SENHOR ainda não havia falado com ele.
Aí o SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi onde Eli estava e disse:
— O senhor me chamou? Estou aqui.
Então Eli compreendeu que era o SENHOR quem estava chamando o menino e ordenou:
— Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando!”
E Samuel voltou para a cama.
Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse:
— Samuel, Samuel!
— Fala, pois o teu servo está escutando!
— respondeu Samuel.
E o SENHOR disse:
— Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado.
Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. Mas Eli o chamou:
— Samuel, meu filho!
— Estou aqui!
— respondeu ele.
— O que foi que Deus lhe disse? — perguntou Eli. — Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que Ele disse.
Então Samuel contou tudo, sem esconder nada.
E Eli disse:
— Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor!
E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR. O SENHOR continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel.

CONCLUSÃO
Samuel servia ao Senhor, mas ainda não conhecia a Sua voz. Como o menino Samuel que estava na Casa do Senhor, servia no Templo e não conhecia a Sua voz, tem muita gente que está assim como ele estava. Vão à Igreja, participam dos cultos, dos encontros na Escola Bíblica, mas ainda não conhecem a voz de Deus. O Senhor quer que todos, mesmo as crianças, possam ouvi-lO.
Você já parou para ouvir a voz de Deus hoje? Ele fala conosco.
Como? De várias formas. Ele fala conosco através da Sua Palavra, a Bíblia. Quando a lemos com atenção, de coração aberto, o Senhor está falando conosco naquelas letras, naqueles textos, e nos ensinado a cumprir os Seus princípios. Ele fala conosco através dos Pastores, das Tias na Escola Bíblica. Quando eles ensinam, falam das coisas de Deus, daquilo que Ele quer que nós aprendamos. O Senhor fala conosco através dos nossos pais também. É só ficarmos atentos, pois todo o tempo o Senhor está nos ensinado.
Crianças, todo aquele que ouve a voz de Deus e obedece é abençoado. Assim como Ele falou com Samuel quando ainda era uma criança, também quer falar com você. E assim como fez de Samuel um grande profeta em Israel, Ele quer fazer de você também uma grande profeta, uma grande bênção nos dias de hoje.
Pare um pouquinho, desligue a TV, guarde a bola, o carrinho, a boneca, o vídeo-game, pegue a sua Bíblia e peça ao Senhor que fale com você e, com certeza, você O ouvirá falando ao seu coração. Experimente! Com certeza você terá uma experiência maravilhosa com Ele.


26/11 -Tema: Uma notícia Triste!
Texto-Bíblico:(1° Samuel 4; 7.15)
Versículo do Dia:“O filho sem juízo é tristeza para o seu pai e amargura para a sua mãe”Provérbios 17.25
Objetivos da Lição: Aprender que quando se escolhe o caminho da desobediência à Deus coisas ruins podem acontecer na nossa vida.


INTRODUÇÃO
Quem aqui se lembra como se chamavam os dois filhos do sacerdote Eli?
Hofni e Finéias. Como era o comportamento deles perante o seu pai, o sacerdote Eli? E perante à Deus?

DESENVOLVIMENTO
Os dois filhos do sacerdote Eli, que também eram sacerdotes, não respeitavam as coisas de Deus e quando seu pai os tentava corrigir eles não lhes davam ouvidos.
Nós aprendemos que por duas vezes o Senhor Deus tentou salvar a família do sacerdote Eli da destruição. Na primeira vez, o Senhor mandou que um profeta fosse até o sacerdote, com uma mensagem que dizia que seus dois filhos estavam entristecendo o coração de Deus quando desprezavam as ofertas que as pessoas levavam ao templo para o Senhor. Nesta mensagem o Senhor usou aquele profeta para fazer uma pergunta ao sacerdote Eli:
- (...) Eli por que você honra seus filhos mais do que a mim, (...)?
E no final o profeta disse que Hofni e Finéias morreriam no mesmo dia.
Na segunda vez, Deus usou o jovem Samuel para alertar ao sacerdote Eli que a destruição de sua família estava próxima e que nada ele havia feito para evitar isso.
Deus continuou usando Samuel para falar ao Seu povo.
Passado algum tempo o povo de Israel foi lutar contra os filisteus.
Os filisteus se aprontaram e entraram na luta. Eles venceram os israelitas, matando no campo de batalha mais ou menos quatro mil soldados.
Quando aqueles que tinham escapado voltaram ao acampamento, os líderes do povo de Israel disseram:
— Por que é que o Senhor Deus deixou que os filisteus nos vencessem hoje? Vamos trazer de Siló para cá a arca da aliança, para que assim o Senhor esteja no meio de nós e nos salve dos nossos inimigos.
Então mandaram mensageiros a Siló para trazerem a arca da aliança do Senhor Todo-Poderoso, que se assenta no seu trono entre os querubins.
E Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, vieram junto com a arca.
Quando a arca chegou, os israelitas gritaram tão alto, que a terra tremeu. Os filisteus ouviram os gritos e disseram:
— Escutem esses gritos no acampamento dos hebreus. O que será que aconteceu?
Quando souberam que a arca da aliança do SENHOR havia chegado ao acampamento hebreu, os filisteus ficaram com medo e disseram:
— Um deus chegou ao acampamento dos israelitas! Ai de nós! Nunca aconteceu uma coisa assim! Ai de nós! Quem poderá nos salvar destes poderosos deuses? São os deuses que atacaram os egípcios com todo tipo de pragas, no deserto. Sejam corajosos, filisteus! Lutem como homens ou seremos escravos dos hebreus, como eles já foram nossos escravos. Lutem como homens!
Assim os filisteus lutaram.
Os israelitas foram vencidos e fugiram correndo para as suas casas.
E houve uma grande matança: trinta mil israelitas foram mortos.
Então os filisteus tomaram a arca de Deus, e Hofni e Finéias, os filhos de Eli, foram mortos.
Um homem da tribo de Benjamim correu desde o campo de batalha até Siló e chegou lá no mesmo dia.
Para mostrar a sua tristeza, ele havia rasgado as suas roupas e posto terra na cabeça.
Eli estava sentado numa cadeira, perto da estrada, esperando. Ele estava muito preocupado com a arca da aliança.
Quando o homem deu a notícia, toda a gente da cidade ficou apavorada e começou a chorar alto. Eli ouviu os gritos e perguntou:
— Que barulho é esse?
Então o homem correu para contar as notícias a Eli.
Eli estava com noventa e oito anos e completamente cego. O homem disse:
— Eu fugi da batalha e hoje mesmo vim correndo de lá até aqui.
— O que aconteceu, meu filho?
— perguntou Eli.
— O povo de Israel fugiu dos filisteus! — respondeu o mensageiro. — Foi uma terrível derrota para nós. Além de tudo, os seus filhos Hofni e Finéias foram mortos, e os filisteus tomaram a arca da aliança.
Quando ouviu falar na arca, Eli caiu da cadeira para trás, perto do portão da cidade. Ele estava muito velho e gordo. Por isso, quando caiu, quebrou o pescoço e morreu. Eli foi o líder do povo de Israel quarenta anos. A nora de Eli, a mulher de Finéias, estava grávida e já quase na época de ter a criança. Quando ela soube que a arca de Deus havia sido tomada e que o seu sogro e o seu marido tinham morrido, começou a ter as dores de parto e deu à luz. Ela estava morrendo, mas as mulheres que a ajudavam disseram:
— Tenha coragem! Você ganhou um filho. Ela não se interessou e não respondeu Mas deu ao menino o nome de Icabô, explicando: “A glória saiu de Israel.” Disse isso, falando da tomada da arca de Deus e da morte do seu sogro e do seu marido.
Ela disse:
— A glória saiu de Israel, pois a arca de Deus foi tomada pelos nossos inimigos.

CONCLUSÃO
Nesta última lição do mês vamos comparar a história de Samuel e de Hofni e Finéias, filhos de Eli.
Samuel foi fruto da oração de sua mãe; foi entregue ao Senhor por seus pais, para servi-lO no Templo.
Hofni e Finéias eram filhos do sacerdote, nasceram e cresceram na Casa do Senhor. Todos eles ouviam os mesmo princípios, mas somente Samuel decidiu obedecer aos princípios que lhe foram ensinados.O que aconteceu com eles depois de crescidos?
Suas histórias foram diferentes. Hofni e Finéias morreram na guerra contra os filisteus, quando a arca da aliança foi levada, assim como morreu Eli e a mulher de Finéias, ao receberam a notícia do que havia acontecido.E Samuel? Sua história foi diferente. Ao procurar ser agradável a Deus, o Senhor o abençoou e o tornou sacerdote em Israel. A Bíblia diz que o Senhor era com ele e todo o Israel conheceu que ele estava confirmado como Profeta do Senhor e que o Senhor se manifestava a ele pela Sua Palavra. E a palavra de Samuel se dirigia a todo o Israel.
Crianças, vejam só que coisa poderosa acontece na nossa vida quando nós decidimos agradar o coração de Deus.
Não são só os adultos que podem atrair a atenção de Deus ou tocar o Seu coração. Você também pode, mesmo sendo pequeno. Porque Deus não olha o tamanho nem a idade, Ele olha o coração.
O Senhor Se agradou de Samuel, pois viu nele um coração obediente. Por isso lhe deu o lugar que seria dos filhos de Eli que, apesar de serem filhos de sacerdote, não tinham no coração amor ao Senhor como Samuel.
E você? Quer ser como Samuel? Quer ser obediente ao Senhor? Quer ser respeitado por todos como um homem ou uma mulher de Deus?
O Senhor lhe chama, assim como chamou a Samuel.
Qual é a sua resposta? A de Samuel foi “Eis-me aqui”. E a sua? Se responder como o menino Samuel, certamente o Senhor o abençoará grandemente e fará de você um grande homem, uma grande mulher

nessa Terra.

aSugestão de Louvor e Filme para este Planejamento:
*Cd e DVD do Crianças Diante do Trono_ Samuel: O
Menino que ouviu Deus

Crianças Ofertando - Para Colorir







quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PLANEJAMENTO_ APRENDENDO COM SAMUEL E SUA FAMÍLIA

Escola Bíblica Infantil
Planejamento Mensal: Outubro – 4ª feira 19h. /2008
Tema Central: APRENDENDO COM SAMUEL E SUA FAMÍLIA

01/10 - TEMA: A FAMÍLIA VAI À CASA DE DEUS
TEXTO-BÍBLICO
:(1° Samuel 1.1-8)
VERSÍCULO DO DIA:“(...) portanto, não fiquem tristes. A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes..” Neemias 8.10
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender que a família unida, deve procurar estar sempre na Casa de Deus para aprender mais do Senhor.
INTRODUÇÃO
Que bênção crianças! Um novo mês se inicia.
Será que alguém aqui, algum dia, viu um parente seu ficar muito triste, a ponto de chorar? Por quê?
Na lição bíblica de hoje vamos conhecer a história de uma mulher, que por causa de um problema vivia tão triste, que ela chorava muito e parou até de comer.

DESENVOLVIMENTO
Havia um homem da tribo de Efraim, chamado Elcana, que vivia na cidade de Ramá, na região montanhosa de Efraim. Seu pai se chamava Jeroão e seu avô era Eliú.
Elcana era casado com Ana, eles já estavam casados há muito tempo.
Porém o lar do senhor Elcana e da senhora Ana não era completamente feliz. Uma enorme tristeza reinava no coração de Ana, pois ela não podia ter filhos.
Todos os anos Elcana saía da sua cidade e ia a Siló a fim de adorar e oferecer sacrifícios ao SENHOR Todo-Poderoso.
Lá em Siló, Eli e seus dois filhos: Hofni e Finéias, eram sacerdotes do SENHOR Deus.
Cada vez que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava para Ana ele dava duas vezes mais.
Elcana a amava muito, embora o SENHOR não permitisse que ela tivesse filhos.
Havia uma mulher, chamada Penina, que zombava de Ana, por ela não poder ter filhos. E por causa daquelas provocações de Penina, Ana ficava só chorando e não comia nada.
Um dia o seu marido Elcana lhe perguntou:
— Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está sempre triste? Por acaso, eu não sou melhor para você do que dez filhos?
Ana amava muito o seu marido, porém a sua tristeza era porque queria muito ter um filhinho.

CONCLUSÃO
Deus não fica nem um pouco feliz quando nos vê tristes. O Senhor se importa muito conosco e não quer nos ver sofrer, ou chorar por nenhum problema. Todas as vezes que o diabo quiser colocar uma tristeza dentro do seu coração, comece a se lembrar de todas as coisas boas que Deus já fez na sua vida. E buscando a Deus creia, acredite que o problema que te entristece vai passar e a vitória o Senhor vai mandar.
Vejam o que a Bíblia diz no livro Neemias 8.10:
“(...) portanto, não fiquem tristes. A alegria que o SENHOR dá fará com que vocês fiquem fortes.”

08/10 - TEMA: NA CASA DE DEUS A FAMÍLIA ORA
TEXTO-BÍBLICO: (1º Samuel 1.9-18)
VERSÍCULO DO DIA: “(...) Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: "A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’ para todos os povos.(..)”Marcos 11.17
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender que a igreja é lugar da família buscar a Deus.
INTRODUÇÃO
Quem se lembra da história da senhora que não podia ter filhos? Qual era o nome dela mesmo?
Isso mesmo! Ela se chamava Ana.
Como Ana se sentia vendo as outras mulheres com seus bebês, e ela não?

DESENVOLVIMENTO
Ana, que era esposa, do senhor Elcana, chorava muito e não comia porque se sentia muito triste por não poder ter filhos.
Elcana amava muito a Ana, e fazia de tudo para vê-la feliz.Na hora da refeição, Elcana colocava bastante comida no prato de Ana; era o seu modo de mostrar-lhe o quanto a amava.
Mas Ana estava tão triste por não ter filhos, que perdia até o apetite e não conseguia comer.
Naquela época, não havia igrejas, como temos hoje. Para Ana e Elcana adorarem a Deus, tinham que ir numa outra cidade, chamada Silo. Eles não podiam ir sempre à Casa de Deus como a gente vai.
Um dia, lá mesmo em Silo, após a refeição, o sacerdote Eli estava sentado na sua cadeira, perto de uma das colunas da Casa de Deus, quando percebeu uma mulher que agia de forma estranha. Parecia que ela falava sozinha.
Era Ana que se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus com fé. E fez esta promessa:
— Ó SENHOR Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo.
A promessa que Ana fez a Deus foi muito séria. Se ela ganhasse o filho tão desejado, ele seria oferecido para trabalhar para o Senhor por todos os dias de sua vida.
Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli achou estranho e começou a prestar atenção nela.
Ele percebeu que os lábios dela se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava tão triste, que ficou orando em silêncio. Ela estava orando baixinho, mas a sua alma estava gritando de aflição.
Então, o sacerdote Eli pensou que ela estava bêbada e disse:
— Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber!
— Senhor
, — respondeu ela —, eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho nem cerveja. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao SENHOR. Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora.
O sacerdote Eli entendeu o sofrimento de Ana, e respondeu-lhe:
— Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!
— Que o senhor sempre pense bem de mim!
— respondeu ela.
Assim, Ana voltou para sua casa. E sabem de uma coisa? O seu coração já não estava mais triste! Estava alegre, e ela até comeu alguma coisa.
Ana confiou em Deus, ela sabia que o Senhor tinha escutado sua oração.
Na manhã seguinte, Elcana e sua família se levantaram cedo, adoraram a Deus e voltaram para casa, em Ramá.

CONCLUSÃO
Ana fez o que Deus quer que você faça: foi à Casa de Deus conversar com Ele sobre aquilo que a estava entristecendo. Deus quer que você venha à igreja e lhe conte as coisas que estão chateando você e o deixando triste.
Mas será que Deus só nos escuta se viermos orar na igreja?
Não, Deus nos ouve em qualquer lugar, mas Ele fica contente se vimos à Sua casa conversar com Elequando temos algum problema
.

15/10 - TEMA: DEUS RESPONDE A ORAÇÃO
TEXTO-BÍBLICO: (1° Samuel 1.19-23)
VERSÍCULO DO DIA:“... Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.”
1º Samuel 1.20 “”
OBJETIVOS DA LIÇÃO: Saber que Deus responde a oração que é feita com sinceridade e fé.
INTRODUÇÃO
Vocês se lembram da lição da semana passada?
Nós aprendemos que Ana orou a Deus fazendo um pedido e uma promessa muito especiais.
Ana pediu que o Senhor desse a ela um filho e prometeu que o devolveria para trabalhar para o Senhr por todos os dias de sua vida.
Mas, será que Deus realmente ouviu a oração de Ana? É isso que nós vamos saber agora.

DESENVOLVIMENTO
O tempo passou.... E o SENHOR respondeu à oração de Ana!
Ana percebeu que seu corpo estava diferente, sua barriga começou a crescer. Ana estava grávida!!!
Que alegria! Ana finalmente seria mamãe e Elcana seria papai!
A alegria de ter sua oração respondida pelo Senhor tomou conta da casa de Ana e Elcana, eles começaram a fazer os preparativos para a chegada do bebê.
Mas espera aí. Será que é um menino, ou uma menina. O que Ana pediu mesmo? Ela pediu um menino. Será que até isso Deus vai fazer, mandar um menininho para aquela família?
Chegou a hora do bebê de Ana nascer, e agora...
Ana deu à luz um filho Deus faz tudo muito perfeito. Aleluia!!!
Ela pôs nele o nome de Samuel e explicou:
— Eu pedi esse filho a Deus, o SENHOR.
Elcana e a sua família foram a Siló para adorar e entregar suas ofertas ao SENHOR. A oferta, que era dada todo ano e uma oferta especial que ele havia prometido.
Ana, porém, não foi, pois Samuel ainda era muito pequenininho.
Ela disse ao marido:
— Assim que Samuel parar de mamar eu o levarei ao santuário de Deus, o SENHOR, para que ele fique lá toda a sua vida.
Elcana respondeu:
— Tudo bem. Fique em casa até que ele pare de mamar. E o SENHOR faça com que, de fato, se cumpra a promessa que você fez.
Então Ana ficou em casa e amamentou o filho.

CONCLUSÃO
Deus sempre ouve as nossas orações, quando as fazemos com fé, acreditando que aquilo que pedimos, ou determinamos irá acontecer.
O Senhor pode todas as coisas. Para Ele não há nada impossível. Ele tem prazer em ouvir a oração das pessoas que confiam nEle sem duvidar.
Quantas vezes não tivemos um problema tão difícil e depois que oramos o Senhor nos ajudou?
(Pergunte quem já fez um pedido em oração a Deus e recebeu resposta.)
É muito bom confiar em Deus, mas nós não podemos deixar de fazer a nossa parte, que é crer e agradecer por tudo o que Ele já tem feito em nossas vidas.
Todas as nossas orações devem ser feitas com fé, acreditando naquilo que a Palavra de Deus nos promete.
Depois que oramos com fé, não precisamos mais continuar preocupados, podemos sorrir aliviados, tendo a certeza de que o Senhor já ouviu a nossa oração.

22/10 - TEMA: OS FILHOS SÃO DO SENHOR!
TEXTO-BÍBLICO: (1° Samuel 1.24-28)
VERSÍCULO DO DIA: “Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção.” Salmo 127.3
OBJETIVOS DA LIÇÃO:Ensinar que os pais devem buscar a sabedoria de Deus para educar seus filhos e ensiná-los a escolher o que é bom e certo através da Palavra de Deus.

INTRODUÇÃO
Os meses e anos se passaram...
Ana cuidava do pequeno Samuel com muito amor e carinho, mas ela não se esqueceu da promessa que havia feito ao Senhor.
Qual foi a promessa que Ana fez a Deus, se Ele lhe desse um filho?
Ela o devolveria por toda vida ao Senhor para que ele trabalhasse para Deus.

DESENVOLVIMENTO
Quando o bebê Samuel cresceu, aprendeu a andar, a falar e a comer com suas próprias mãozinhas, a mamãe Ana o levou à Casa de Deus em Silo e ali o apresentaram ao Senhor.
Ela fez assim como hoje os pais devem fazer quando seus filhos nascem: eles devem trazer o bebê ao pastor para apresentá-lo à Deus em culto de agradecimento.
Para agradecer a Deus levou como oferta: um touro de três anos, dez quilos de farinha e um odre cheio de vinho.
Samuel era muito novo quando a sua mãe o levou à casa do SENHOR, em Siló.
Os pais de Samuel ofereceram o touro em sacrifício e levaram o menino para Eli.
Ana disse:
— Meu senhor, juro pela sua vida que sou aquela mulher que o senhor viu aqui de pé, orando. Eu pedi esta criança a Deus, o SENHOR, e ele me deu o que pedi. Por isso agora eu estou dedicando este menino ao SENHOR. Enquanto ele viver, pertencerá ao SENHOR.
Então eles adoraram a Deus ali. E Samuel ficou trabalhando como ajudante do sacerdote Eli lá na Csa de Deus.
Agora, Samuel era um dos trabalhadores da Casa de Deus. Enquanto ele fosse pequeno, o sacerdote Eli cuidaria dele e o ensinaria a servir a Deus.

CONCLUSÃO
Não deve ter sido fácil para Ana deixar seu filho morando na Casa de Deus, mas ela sabia que ele seria bem cuidado e que estaria trabalhando para Deus.

29/10 - TEMA: UM LOUVOR DE AGRADECIMENTO
TEXTO-BÍBLICO: (1° Samuel 2.1-11)

VERSÍCULO DO DIA: “Então Ana orou assim: O Senhor Deus encheu o meu coração de alegria; (...)”1° Samuel 2.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Aprender que devemos sempre agradecer, louvar o nome do Senhor pelas bênçãos que Ele nos concede.

INTRODUÇÃO
Ana ficou muito feliz porque Deus ouviu a sua oração e lhe Samuel.
Por isso, ela fez uma linda oração de agradecimento ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO
Ana orou assim:
- O SENHOR Deus encheu o meu coração de alegria; por causa do que ele fez, eu ando de cabeça erguida. Estou rindo dos meus inimigos e me sinto feliz, pois Deus me ajudou.
Ninguém é santo como o SENHOR; não existe outro deus além dele, e não há nenhum protetor como o nosso Deus.
Não fiquem contando vantagens e não digam mais palavras orgulhosas. Pois o SENHOR é Deus que conhece e julga tudo o que as pessoas fazem. Os arcos dos soldados fortes estão quebrados, mas os soldados fracos se tornam fortes.
Os que antes estavam fartos agora se empregam para ganhar comida, mas os que tinham fome agora estão satisfeitos.
A mulher que não podia ter filhos deu à luz sete filhos, mas a que possuía muitos filhos ficou sem nenhum.
O SENHOR Deus é quem tira a vida e quem a dá. É ele quem manda a pessoa para o mundo dos mortos e a faz voltar de lá.
Ele faz com que alguns fiquem pobres e outros, ricos; rebaixa uns e eleva outros.
Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados. Ele faz com que os pobres sejam companheiros dos príncipes e os põe em lugares de honra.
Os alicerces da terra são de Deus, o SENHOR; ele construiu o mundo sobre eles.
Ele protege a vida dos que são fiéis a ele, mas deixa que os maus desapareçam na escuridão, pois ninguém vence pela sua própria força.
Os inimigos de Deus, o SENHOR, serão destruídos; ele trovejará do céu contra eles.
O SENHOR julgará o mundo inteiro; ele dará poder ao seu rei e dará a vitória a esse rei que ele escolheu.

Então Elcana voltou para a sua casa, em Ramá. Mas o menino Samuel ficou em Siló, no serviço de Deus, o SENHOR, como ajudante do sacerdote Eli.

CONCLUSÃO
Ana não só se lembrou de Deus quando estava triste, por não poder ter filhos. Mas ela se lembrou também de agradecê-Lo quando recebeu seu milagre, sua vitória. Nós também devemos sempre nos lembrar de louvar, agradecer ao nosso Deus quando Suas bênçãos chegarem às nossas vidas.

aSugestão de Cd e DVD para este Planejamento:
Crianças Diante do trono_ Samuel: O Menino que Ouviu Deus

ATENÇÃO!!!

Este Planejamento têm uma continuação. Eu o preparei dividindo a história de Samuel em duas partes. Clique aqui http://karolpoerner.blogspot.com/search/label/PLANJ.%20FOI%20NO%20TEMPO%20DE%20SAMUEL e leia a continuação.

Você poderá aplicar estes dois planejamentos em dois meses seguidos. Materiais visuais, atividades e desenhos diversos poderão ser encontrados aqui mesmo no blog. Verifique nos marcadores laterais pelos nomes dos personagens bíblicos.

Deus abençoe!!!

POSTAGENS MAIS VISITADAS